16 maneiras espertas de usar talco na limpeza de casa

Escrito por

Foto: iStock

Continua após o anúncio



O uso do talco na limpeza de casa pode ser surpreendente e inusitado, indo muito além dos cuidados com a pele. Afinal, este produto clássico é encontrado facilmente como talco de bebê, com a finalidade de evitar assaduras nos pequenos. Mas este mineral bruto que pode encontrado na natureza também possui funcionalidades incríveis – e que você nunca pensou – nos cuidados com a casa. A explicação para isso é que o talco possui características de absorção e de adsorção. Enquanto a absorção literalmente absorve outra substância em contato com o talco, na adsorção a substância fica retida ou fixada na superfície de sólidos, neste caso, do pó.

Portanto, para fazer desse mineral um super aliado na limpeza, manutenção e beleza da casa, até mesmo de utensílios, basta seguir nossas dicas espertas. A Personal Organizer, Dilsa Cintra ainda dá sugestões interessantes para o uso do talco. “O pó de talco pode ser o braço direito em detalhes no lar. É importante saber como usar e, sempre que possível, fazer pequenos testes antes de aderir totalmente ao produto”, comenta a profissional. Elaboramos uma lista repleta de dicas úteis e práticas para o seu dia a dia na limpeza e manutenção da casa. Vamos nessa?

1. Xô, mancha de gordura

Foto: iStock


Caiu óleo na sua roupa preferida? Basta colocar um pouco de talco em um algodão e aplicar no local manchado até que ela seque. Faça isso o quanto antes e, se for necessário, esfregue com cuidado.

2. Caindo como uma luva

Foto: iStock


Você já deve ter passado poucas e boas na hora de colocar as luvas de borracha para fazer faxina, não é mesmo? A Personal Organizer dá a dica: coloque um pouco de talco dentro das luvas para que elas escorreguem e… tcharãn! Nada de estresse!

3. Calor demais para dormir? Problema resolvido!

Foto: iStock


O truque inusitado é a melhor dica para o verão. Nos dias de calor extremo, aplique um pouco de pó nos lençóis de cama antes de se deitar. O resultado? Uma sensação geladinha e refrescante para dormir melhor em dias quentes.

Continua após o anúncio



4. Pisos e móveis que querem falar

Foto: iStock


Todo mundo já deve ter tido pisos de madeira ou móveis que rangiam o tempo todo e a qualquer movimento, não é mesmo? Para melhorar o problema, aplique o talco no assoalho e varra. O pó irá ajudar a diminuir os ruídos. Aplique também em móveis que possuem as mesmas características.

5. Refresque seus armários

Foto: iStock


Nada pior do que armários com mofo ou cheiros estranhos, certo? A solução, nestes casos, é deixar um pouco de talco dentro do móvel. “Se possível, coloque um sachê do pó dentro do guarda-roupa por alguns dias e retire. Deixe arejar e repita se necessário”, Dilsa dá a dica.

6. Livre-se da gordura nos livros de receitas

Foto: iStock


Se você adora manter seus livros de receitas por perto enquanto cozinha, saiba que esses queridinhos estão sujeitos a absorverem a gordura de seus pratos, mãos e ambiente. Quando isso acontece, as páginas podem grudar e sofrer outros danos. Para solucionar esse perrengue, polvilhe o talco entre as páginas e deixe agir por uma hora. Depois, basta retirar o pó e verificar a limpeza. Faça sempre que for necessário!

7. No combate às formigas!

Foto: iStock


As formigas não costumam gostar muito do pó de talco. Então, utilize essa estratégia para combater as formigas em sua casa. Coloque o talco no local onde há concentração e elas não se espalharão!

8. Odores na caixa de areia do gato

Foto: iStock

Continua após o anúncio



Espalhar talco na caixa de areia dos gatinhos também pode ser uma ótima opção para evitar que o odor se espalhe pela casa. O pó ajuda na absorção da urina e impede que o cheiro fique por aí! Não exagere na quantidade e retire em seguida.

9. Nada de areia por todos os lados

Foto: iStock


Foi à praia e voltou cheio de areia? Bem… O talco também é aliado nessa tarefa. Para retirar a areia do corpo, espalhe o pó pela região. A umidade presente na areia será absorvida pelo talco, facilitando a limpeza!

10. Aliado nas manchas de sangue

Foto: iStock


Tenha em mãos: água e talco. Mexa até formar uma pasta, mais espessa mesmo. Com um pano, aplique a misturinha sobre a mancha de sangue, esfregando, e deixe agir por um tempinho. Depois, basta aspirar o pó do local!

11. Insetos longe de suas flores

Foto: iStock


Suas lindas flores andam sofrendo com a invasão de insetos? A dica, nesse caso, é a utilização de talco como repelente. Isso mesmo! Separe cinco ou seis mudas e coloque-as em um saco com três colheres de talco. Em seguida, chacoalhe o saco por alguns segundos. Prontinho! A absorção do pó do talco pelas folhas vai garantir que as pragas fiquem longe. Esse truque garante o crescimento saudável e livre de pragas!

12. Tapetes com cheirinho de novo

Foto: iStock


Com o tempo, os tapetes de casa podem apresentar um odor típico que se espalha por todo o seu lar. Nada agradável, não é? Por isso, a Personal Organizer dá a dica do talco para tapetes mais limpos e livres de mau cheiro. “Para isso, espalhe o talco no tapete, deixe agir por um tempinho e em seguida escove o tapete. Se quiser, ainda é possível varrer ou aspirar”, ela explica. O uso pode ser feito, pelo menos, uma vez na semana.

Continua após o anúncio



13. Sofá de couro brilhante, sempre!

Foto: iStock


O couro pode perder um pouco o brilho com o tempo e dependendo de seus cuidados com o material. Mas é possível dar vida novamente para o sofá de couro com o uso desse produtinho mágico que é o talco. Pano e talco em mãos, basta então aplicar o pó e lustrar o tecido. Assim, você garante mais brilho e mais vida em sua sala de estar!

14. Quando o cheiro forte de perfume não é bom…

Foto: iStock


Perfume é mesmo uma delícia, não é mesmo? Mas nem sempre o cheiro pode agradar e, além da fragrância, quando acontece um acidente e o vidro quebra, espalhando o cheiro por toda a casa, parece que o perfume impregnou! Nesses casos, mesmo o melhor perfume se torna enjoativo. Por isso, para acabar com o cheiro forte, umedeça a área com concentração do perfume e, em seguida, coloque talco no local. Deixe agir até que o local fique seco e, por fim, varra ou passe o aspirador de pó.

15. Dicas para eliminar o odor do chão

Foto: iStock


Algumas ações do dia a dia podem influenciar nos odores da casa. E, claro… O chão é o que mais recebe os impactos da sujeira. Por isso, algumas dicas espertas podem ajudar na eliminação dos odores. Primeiro, limpe o chão como de costume. Só então, polvilhe o talco e deixe agir por, no mínimo, 45 minutos. Depois, basta retirar o pó varrendo ou aspirando. A segunda dica é uma misturinha caseira interessante. Coloque uma xícara de chá de água e uma colher de sopa cheia de talco em um recipiente. Misture bem e coloque em um borrifador. Por fim, realize a limpeza normalmente no chão e borrife a misturinha em um pano seco. Passe sobre o chão já limpo e sinta o frescor de um ambiente livre de odores desagradáveis!

16. Adeus cheirinho no sofá!

Foto: iStock


Assim como a dica para deixar o sofá de couro sempre brilhoso, o talco também é um aliado na luta contra o cheiro ruim – como podemos ver nas dicas, não é mesmo? Por isso, se o seu sofá sofreu com algum acidente que o deixou com cheiros estranhos, polvilhe o talco e deixe agir por algumas horas. Depois retire o excesso escovando ou aspirando. Repita a ação sempre que achar necessário e mantenha o ambiente sempre com cheirinho de limpeza apenas ao adentrar!

Utilizar o talco na limpeza de casa é uma maneira prática e eficiente para otimizar o tempo nas tarefas, além de possuir utilidades bastante surpreendentes, não é? Siga nossas dicas e coloque a mão no talco para limpar e fazer a manutenção de sua casa, deixando-a mais cheirosa, limpa, longe de insetos e com ar de frescor!