Como escolher o tapete ideal para sua sala de estar

Escrito por Amanda Akemi

Foto: Reprodução / Toda Arquitetura

Os tapetes são considerados extremamente versáteis na decoração, principalmente de salas de estar. Independente do tamanho do seu cômodo, o uso desse artigo decorativo é sempre bem-vindo. Seus tamanhos diversos, cores, estampas e materiais, fazem com que a escolha do modelo ideal seja tão difícil quanto a de qualquer outro mobiliário da casa.

São muitas as funções ser atribuídas aos tapetes: eles podem separar ambientes, deixá-los mais acolhedor, esconder algum defeito no piso, além de proteger de riscos causados por móveis ou sapatos. É muito comum que em países de invernos mais prolongados seu uso seja constante, uma vez que esse artigo além de aquecer o ambiente, deixa a sala de estar com muito mais personalidade. Existem, também, inúmeras opções voltadas aos países tropicais, permitindo que mesmo em pleno verão sua sala fique estilosa.

Uma dica interessante, e que pode facilitar a escolha de um modelo de tapete dentre inúmeros no mercado, é deixar para adquiri-lo durante as fases finais da decoração. O ideal é que após escolher aquele que melhor se adeque à sua sala reste apenas a escolha dos demais objetos decorativos.

Dessa forma, a harmonização dos elementos será muito mais espontânea. No entanto, a escolha errada de um tapete pode resultar na ilusão de uma sala de estar disforme e menos atrativa, o que dependerá de fatores como a forma com que foi posicionado, seu tamanho, cor e estampa. Procure levar em consideração também a funcionalidade e necessidade do tapete para o cômodo.

Para garantir que sua sala reflita o seu estilo da melhor forma possível, confira dicas e inspirações que auxiliarão na busca pelo tapete perfeito.

Como escolher o tapete da sala

Foto: Reprodução / Flavia Gerad

Escolher o melhor tapete que valorizará ainda mais a sua sala de estar pode não ser uma tarefa muito fácil. Depois de definir o estilo geral da sala, o passo seguinte é escolher se os demais elementos seguirão a mesma paleta de cores e estilo.

Os tapetes ornam com praticamente todos os tipos de pisos (com exceção do carpete), por isso, o fato do seu piso ser amadeirado ou de cimento queimado, por exemplo, não afetará em sua escolha por aderir ou não um tapete. Além disso, para os que amam esse acessório e querem ousar, é possível adicionar mais de um tapete no ambiente, combinando estampas distintas. Para auxiliar na escolha e integração do tapete com o espaço, as arquitetas Cynthia Sabat e Daiane Antinolfi compartilharam dicas para solucionar todas as possíveis dúvidas sobre o assunto.

Tamanho

Foto: iStock

O primeiro item a ser considerado é o tamanho do seu tapete, é importante que seja proporcional ao tamanho da sala. “Pense sempre que é necessário que o tapete cubra a área de conversação da sala. Isso significa que ele precisa ser em torno de 20 a 30cm maior na bordas, para que elas fiquem abaixo do sofá e poltronas laterais. Caso você tenha alguma estante ou móvel de TV, o tapete precisa ficar rente ao móvel e não abaixo”, explica Antinolfi.

Sabat argumenta que em todos os casos procura alocar o tapete na sala, junto ao sofá, e nunca na mesa de jantar. Para ela, colocar tapete na mesa de jantar significa deixar sempre um espaço para que quando puxemos a cadeira, sobre tapete. E, mesmo que o tapete seja mais curto, o movimento de sentar e voltar a cadeira costuma enrolar o tapete e causar incômodo. Ela também afirma que os ambientes cada vez mais reduzidos contribuem para que o tapete ganhe função apenas na sala de estar.

O tapete não precisa ter, necessariamente, medidas exatas. Em alguns casos deixar que o tapete passe do tamanho do sofá não é nenhum problema. Use medidas básicas para que seja mais fácil encontrar o seu tapete em qualquer loja, assim, evita-se ficar preso em lojas que trabalham apenas com tapetes de medidas especiais.

Cor e estilo

Foto: iStock

Seu tapete será apenas um coadjuvante no cômodo? Ou será a peça de destaque? Com base em sua resposta, a cor e o estilo já poderão ser definidos. Se a intenção é atribuir uma função de complementaridade a outros elementos decorativos, busque por cores neutras, com texturas, como o tapetes felpudos ou feitos de sisal.

No caso de desejar que todos os olhares se voltem a esse ornamento, prefira cores fortes, que contrastem com as demais cores presentes. Antinolfi afirma que “o primeiro ponto a ser analisado é o estilo e cores que se adequam melhor ao ambiente. Você pode optar por um tapete sóbrio com alguma interferência de cor que já está utilizando na decoração ou uma cor complementar para um contraponto. Caso ainda esteja na elaboração do projeto deste ambiente, o tapete pode ser a obra de arte principal, e todo restante será colocado de acordo com as cores utilizadas nele”.

Os tapetes de diferentes formatos, como os redondos, podem ser uma boa opção para quem gosta do estilo mais moderno. Esses se caracterizam por serem mais difíceis de serem usados, em cômodos grandes é interessante que a mobília fique toda sobre ele, já em áreas menores é indicado utilizar vários tapetes redondos de tamanhos menores.

Sala cinza decorada: 140 ideias apaixonantes que podemos fazer em casa

Atente-se a alguns fatores como, se há alérgicos na casa, como deverá ser feita a manutenção dessa peça e qual seria a principal funcionalidade do tapete. As respostas a essas questões guiarão o processo de escolha do tapete ideal. “Geralmente gosto de usar cores claras ou com algum tipo de detalhe. Quando opto por piso de porcelanato claro, uso um tapete um pouco mais escuro. Já em piso de madeira, por exemplo, costumo usar tapetes mais claros. O tapete de sisal é o meu favorito, pois é neutro e fica bem tanto com pisos de cores claras quanto mais escuras. No meu ponto de vista, os tapetes mais lisos trabalhados costumam aparecer mais em uma decoração, em relação aos tapetes mais felpudos, além de serem clean e higiênicos”, diz a arquiteta Cynthia Sabat.

Antinolfi fala em 3 estilos diferentes possíveis para você aderir em sua sala. O primeiro é o estilo clássico, que abrange os queridinhos tapetes persas, caracterizados por serem formais e elegantes. Esse estilo com lavagens está em alta e remete a uma impressão visual de antiguidade. Já o estilo moderno contempla os tapetes mais coloridos em formato geométrico, relevos ou de cor única. Já os tapetes de estilo natural ou artesanal são encontrados em cores mais neutras, e feitos com os mais variados tipos de fios e tramas.

Hoje o mercado oferece uma variedade enorme de tipos de fios, e este é um ponto que também deve ser observado. Ainda de acordo com Daiane Antinolfi, os tapetes mais comuns podem ser feitos de lã, acrílico, poliéster, couro ou fibra sintética. A lã é mais durável e macio, costumam ser de qualidade e de fácil manutenção. “Possui grande variedade de cores pois a lã aceita bem a tintura, largamente utilizada em tapeçaria. No entanto, o valor é um dos mais altos comparado a outros fios”, explica.

Uma opção à lã é o acrílico, que imita muito bem a sua textura. Apesar de não serem tão duráveis resistem bem a manchas e marcas. Se a intenção é não investir muito, essa é uma ótima opção. “Já o poliéster, chamado também de ‘fio de seda’, ‘peludo e brilhante’, é utilizado muito em salas de TV”.

Para ambientes que pedem elementos naturais, utilize o couro, que pode ser encontrado em uma grande variedade de cores e formatos. Esse tipo de tapete também remete ao estilo Escandinavo, e é o preferido da arquiteta. E, por fim, a fibra sintética “Ideal para moradores com alergias, muitos possuem tratamento antiácaro e são bem resistentes”, completa Antinolfi.

70 Tapetes para sala para tirar ideias de decoração

De modo geral, é o ambiente que define o formato do tapete. Como a maioria das salas são retangulares, é muito comum que os tapetes também sigam esse formato. Mas, os modelos assimétricos estão ganhando chamando cada vez mais atenção e espaço na decoração contemporânea.

Se você quer inovar, mas está com medo de escolher um tapete que poderá estragar a sua decoração, confira a seleção abaixo e se inspire.

1. As cores sóbrias tomam conta dessa sala de estar

Foto: Reprodução / Claudia Pimenta

2. O uso de pontos de luz realça os tons escuros predominantes

Foto: Reprodução / Viviane Loyola

3. Observe como o tapete estampado se caracteriza como o ponto focal do ambiente

Foto: Reprodução / Viviane Loyola

4. A paleta de cores presente no tapete orna com os demais elementos decorativos

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

5. O preto e o amarelo combinam muito bem e trazem um aspecto mais moderno

Foto: Reprodução / Carolina Danielian

6. A vantagem de tapetes de sisal é que o desgaste é menos aparente

Foto: Reprodução / Flavia Gerad

7. O tapete junto ao detalhe da parede dá unicidade ao cômodo

Foto: Reprodução / Kasa Decor

8. Tons neutros são escolhas certeiras na decoração

Foto: Reprodução / Papyrus Maison

9. O tapete dá um ar ainda mais contemporâneo à sala

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

10. É possível combinar estampas diferentes em um mesmo espaço

11. O tapete ajuda a quebrar a seriedade dos elementos da sala

12. A combinação pode se dar no uso da cor do tapete em diferentes artigos decorativos

Foto: Reprodução / Claudia Pimenta

13. A presença de cores e formas caracteriza um espaço moderno

Foto: Reprodução / Papilio Tapetes

14. A amplitude deste ambiente se dá pelo uso de uma mesma paleta de cor

Foto: Reprodução / Viviane Loyola

Sala de TV: um guia completo de decoração para você se inspirar

15. Linhas longitudinais criam a ilusão de espaço

Foto: Reprodução / Claudia Pimenta

16. O preto pode ser uma cor amplamente usada sem deixar sua sala pesada

17. O minimalismo nos detalhes se justifica pela ousadia no tapete

Foto: Reprodução / Iná Arquitetura

18. O tapete pode dar um ar de luxo e requinte ao cômodo

Foto: Reprodução / MN Arquitetura + Interiores

19. A delimitação de espaço pode ser feita pelo uso de tapetes

Foto: Reprodução / Milena Bomediano

20. A estampa do tapete segue o formato da mesa

Foto: Reprodução / Harmonia Decorações

21. Mais uma vez podemos reparar na repetição de uso das cores nos diferentes elementos

Foto: Reprodução / Loft87 Arquitetura

22. Crie um espaço que reflita sua personalidade

Foto: Reprodução / RodaArq

23. Um estilo mais clean traz luminosidade ao espaço

Foto: Reprodução / Carolina Ouro Arquitetura

24. A não combinação dos elementos quebra o tradicional e revela uma harmonização irreverente

Foto: Reprodução / Mariana Orsi

25. A estampa pied de poule saiu das peças de roupas para adentrar o mundo dos artigos decorativos

Foto: Reprodução / Hariz

26. Divirta-se na escolha do tapete para sua sala

Foto: Reprodução / Vivarchi

27. O uso de texturas, neste caso é visualmente atraente e refinada

Foto: Reprodução / Viviane Loyola

28. Tapetes básicos também podem ser uma boa saída para decorar sua sala sem carregar de diferentes estampas

Foto: Reprodução / Carolina Ouro

29. O piso amadeirado junto ao tapete cria a sensação de aconchego e acolhimento

Foto: Reprodução / Renata Cafaro

30. São muitas as possibilidade de uso de tapetes

Foto: Reprodução / Mauricio Karam

31. O tapete bege com textura desperta sensações e valoriza o espaço

Foto: Reprodução / Renata Cafaro

32. Listras são atemporais e comumente encontradas em decorações

Foto: Reprodução / Antonio Armando Arquitetura

33. As listras deste tapete traz uma paleta de cores mais diversa e alegre ao cômodo

Foto: Reprodução / Sesso e Dalanezi

34. Os formatos de folha na estampa do tapete cria uma decoração mais descontraída

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

35. Apesar de ser uma cor que permite ver sujeiras com facilidade, o bege é ideal para pessoas com gostos mais minimalistas

Foto: Reprodução / Mikaelian Freitas

36. Evite listras muito grossas para salas pequenas

Foto: Reprodução / Sesso e Dalanezi

37. A disposição das linhas dá a ilusão de amplitude para a sala

Foto: Reprodução / Double G Interior Design

38. Podemos encontrar a paleta da sala nas cores presentes no tapete

Foto: Reprodução / Sesso e Dalanezi

39. O uso de diferentes texturas ajuda a delimitar ambientes

Foto: Reprodução / FormatoD Arquitetura

40. As listras ornam bem com as mais diferentes cores e texturas

Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer

41. A estampa contemporânea complementa o visual do ambiente

Foto: Reprodução / FormatoD Arquitetura

42. O zig zag ajuda a separar os dois ambientes da sala

Foto: Reprodução / Adriana Piva Arquitetura

43. Que tal um tapete arredondado para inovar na decoração?

Foto: Reprodução / FormatoD Arquitetura

44. Tapetes grande são os ideais, quanto maior, melhor

Foto: Reprodução / Monise Rosa

45. Tons terrosos ornam bem com pisos amadeirados

Foto: Reprodução / LVA Home Design

46. A cor bege é versátil e ótima para compor ambientes sofisticados

Foto: Reprodução / Viviane Loyola

47. Se deseja sair do óbvio, o tapete listrado pode ser uma boa escolha

Foto: Reprodução / Sesso e Dalanezi

48. O contraste de cores valoriza os diferentes elementos

Foto: Reprodução / FormatoD Arquitetura

49. Apesar do uso de um tapete estampado, o ponto focal da sala continua sendo a parede com patchwork

Foto: Reprodução / Sesso e Dalanezi

50. O preto junto ao metálico remete à sofisticação

Foto: Reprodução / Spaço Interior

51. O tapete belga sempre surpreende com desenhos incríveis

Foto: Reprodução / A Bloomsbury Life

52. A descontração deste ambiente ficou por conta das diferentes cores utilizadas

Foto: Reprodução / Collected Interiors

53. Neste caso a sala de cores neutras recebeu um tapete belga encantador

Foto: Reprodução / Toda Arquitetura

Rack para TV: 65 ideias de decoração para sua sala ficar incrível

54. O sofá vermelho harmoniza muito bem com o tapete colorido

Foto: Reprodução / Studio Shed

55. Faça testes, veja o que melhor combina com o seu cantinho

Foto: Reprodução / Maletz Design

56. A estampa geométrica atrai olhares e se torna o centro das atenções nesta sala

Foto: Reprodução / Cynthia Lynn Photography

57. Tons escuros caem muito bem em salas iluminadas

Foto: Reprodução / Espaço do Traço

58. O sofá branco pode ser uma peça-chave para sua sala, principalmente quando unido a um tapete felpudo

59. Se você não sabe como dar destaque a sua sala, abuse na estampa de seu tapete, o resultado será incrível

Foto: Reprodução / Cristina Menezes Arquitetura

60. O tapete reflete os tons utilizados na sala de estar

Foto: Reprodução / Espaço do Traço

61. A parede de tijolinhos a vista estão em alta e combinam muito bem com as mais diferentes cores

Foto: Reprodução / Urba

62. As estampas das almofadas, apesar de diferentes, ornaram muito bem com o tapete listrado

Foto: Reprodução / NRZ Arquitetura

63. Uma sala neutra merece um tapete diferente e cheio de personalidade

Foto: Reprodução / Watermark & Company

64. A rusticidade do cômodo ficou por conta dos elementos decorativos

Foto: Reprodução / Apartment 34

65. A sobreposição de tapetes de diferentes estampas é uma ideia interessante e diferente

Foto: Reprodução / Estúdio HL

66. O tapete imita tons da madeira e casa muito bem com os demais elementos em branco

Foto: Reprodução / Max Mello Arquitetura

67. Para um efeito mais clean, utilize um tapete claro com poucos detalhes

Foto: Reprodução / Job Arquitetura

68. Não tenha medo na hora de abusar de padrões em seu tapete

Foto: Reprodução / Toda Arquitetura

69. Invista em cada detalhe da sua sala de estar, principalmente se ela for pequena

Foto: Reprodução / Evelin Sampaio Arquitetura

70. As listras estão sempre presentes na decoração

Foto: Reprodução / Figueiredo Fischer

15 tapetes para decorar sua sala

Para todos os bolsos e gostos, os tapetes nunca saem de moda e ganham a cada ano que passa uma gama maior de estampas e materiais. Una estilo e funcionalidade e adquira o seu.

  • Produto 1: Tapete Lanka Marfim 50x100cm. Compre na Etna
  • Produto 2: Tapete Bali 150x200cm. Compre na Mobly
  • Produto 3: Tapete Corttex 100x150cm. Compre na Dafiti
  • Produto 4: Tapete Missoni 2,00×2,90m. Compre na Leroy Merlin
  • Produto 5: Tapete Lisboa 2,00×2,50m. Compre na Havan
  • Produto 6: Tapete Dallas 3,00×4,00m. Compre na Mobly
  • Produto 7: Tapete Zult 300x300cm. Compre na Etna
  • Produto 8: Tapete Pixel Quadros 2,00×2,50m. Compre na Casa Brasil Tapetes
  • Produto 9: Tapete Charmin 1,50×2,00m. Compre na Leroy Merlin
  • Produto 10: Tapete Tress 200x250cm. Compre na Tok Stok
  • Produto 11: Tapete Boreal Magia 200x290cm. Compre na Casas Bahia
  • Produto 12: Tapete Show Valsa 1,00×1,50m. Compre na Casa Brasil Tapetes
  • Produto 13: Tapete Marbella 148x200cm. Compre na Americanas
  • Produto 14: Tapete 3D Sta 1,50×2,00m. Compre na Casas Bahia
  • Produto 15: Tapete Alby 150x200cm. Compre na Tok Stok

No caso de haver idosos e crianças em casa, é possível tomar medidas de segurança, a fim de evitar acidentes. A dica é colar fitas adesivas nas bordas do seu tapete, evitando-se assim tropeços. Se você possui animais de estimação, sabe o trabalho que dá conservar móveis, sofás e tapetes, principalmente os de cores claras. Por isso, opte por um tapete que não desfie com facilidade, como os de material sintético. E, escolha uma cor de tapete que acompanhe a cor da pelagem do seu bichinho, assim, quando o seu animal estiver em fase de troca de pelo, não será tão evidente.

Daiane Antinolfi também dá dicas para a manutenção, “para uso diário, utilize o aspirador de pó, no entanto tenha um cuidado extra para os aspiradores a vácuo. É recomendado de tempos em tempos mudar a disposição para evitar que o peso dos móveis marque o tapete. Para lavagem, que acontece de 4 meses a 1 ano, dependendo do fio e trama, as lavanderias especializadas pedem de 4 a 10 dias de prazo , que contam a partir da retirada em sua residência”, explica. Ela também chama a atenção para a possível impermeabilização da peça. Pergunte ao fornecedor se o tapete escolhido permite esse serviço, apesar de ser um custo extra, acaba compensando no dia a dia, já que você terá uma proteção a mais quanto a sujeiras e líquidos.

Depois de todas as dicas e inspirações, chegou a hora de você colocar seu conhecimento em prática e partir para a escolha do seu tapete. Lembre-se de criar critérios para a escolha, assim, você não se perderá nos inúmeros modelos disponíveis.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS