Cama infantil: 50 criativas opções para dormir, brincar e sonhar

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Silvana Lara Nogueira

Ambiente funcional e que é um local reservado ao descanso dos pequenos, o quarto infantil ainda ganha o papel de entreter as crianças, estimulando a criatividade – já que a imaginação rola solta, além de proporcionar bons momentos de brincadeiras e aprendizados. No período da infância, o ambiente, sua decoração e organização influenciam diretamente a experiência da criança, moldando personalidade e comportamentos. E já que o quarto é o lugar em que as primeiras experiências sociais acontecem, ele deve receber atenção especial no momento de seu planejamento.

Devendo ser mais do que apenas um cômodo com uma cama e guarda-roupas, o ideal é adicionar elementos lúdicos ao espaço, além de uma decoração colorida e diferenciada, que estimule a imaginação dos pequenos e garanta um desenvolvimento mais completo e com interação no ambiente, como nos quartos montessorianos.

Dentre as opções para incrementar o visual e a funcionalidade do quarto, estão as possibilidades de utilizar painéis com desenhos multicoloridos e camas com formatos diferenciados, acompanhadas de escadas ou desníveis, assim como uma estação reservada para os momentos de lazer, agrupando seus brinquedos favoritos.

Precisa de ajuda com inspirações? Então confira essa seleção de lindos quartos infantis que utilizam camas diferenciadas para estimular o desenvolvimento e proporcionar uma infância inesquecível aos pequenos:

1. Quarto digno de uma princesa

Foto: Reprodução / SUITE Arquitetos

O destaque do ambiente é a cama, que ganhou um toque de design da realeza, com dossel e nichos para acomodar todos os pertences da pequena. A cortina complementa o visual dos contos de fadas, e a iluminação é um show à parte, destacando cada espaço do móvel planejado.

2. Um canto para cada coisa

Foto: Reprodução / RSRG Arquitetos

Com espaço de sobra, este quarto conta com um painel com o mapa mundi, ideal para estimular a vontade do pequeno de explorar o mundo e conhecer novas culturas. As mesas para estudo e brincadeiras possuem espaço garantido, assim como a irreverente cama em formato de caminhoneta.

3. Ideal para o pequeno desbravador dos 7 mares

Foto: Reprodução / Samara Barbosa

Os amantes do mar também têm vez com este quarto com design de tirar o fôlego. A cama possui o formato de um navio, enquanto o uso de madeira que reveste as paredes do cômodo garantem a sensação de estar dentro deste ambiente típico dos desbravadores e piratas.

4. Os amantes de ficção científica vão adorar esta opção

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Simulando o interior de uma nave espacial, com a decoração e design dos móveis em um estilo bem futurista, este quarto anda recebeu uma cama com desenho orgânico e personalizado. Destaque para o uso de leds na cor azul para garantir um visual ainda mais belo.

5. Um quarto multicolorido

Foto: Reprodução / Andrea Bento

Utilizando uma ampla tabela de cores, este quarto aposta na temática de carros de corrida em sua decoração. Assim, a cama no formato típico do automóvel é acompanhada de armários com painéis luminosos que simulam os contidos no meio de transporte.

6. Uma cama com dois níveis diferentes

Foto: Reprodução / C+H Arquitetura

Enquanto a cama fica no andar superior, com acesso através de uma escada e cercada de rede para a melhor segurança da criança, no andar térreo, com formato de casinha, fica o local reservado aos momentos de lazer da criança, com mesa e cadeira para atividades.

7. Um castelo e um céu azul

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Enquanto o teto ganhou um recorte no gesso, com pintura simulando um céu azul com nuvens e iluminação dedicada, a cama foi emoldurada com um móvel personalizado que se assemelha à um castelo, com torres e até uma escada para acessar a sua parte superior.

8. Especialmente para os fãs do desenho animado

Foto: Reprodução / Lila Goulart

O quarto em si não possui muitos detalhes diferenciados. O piso, a cortina e o guarda-roupas seguem uma decoração padrão, enquanto o painel com a gravura que remete ao filme favorito do pequeno demostra a temática do ambiente, complementada com uma bela cama com formato de automóvel e almofadas especiais.

9. Outra opção de cama-castelo

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Neste projeto, todo o teto e uma parte das paredes ganharam pintura em tom azul com desenho de nuvens. Para maior conforto, um amplo tapete bege recobre o cômodo. A cama ganha marcenaria personalizada em formato de castelo, incluindo uma cabeceira estofada em tom lilás.

10. Um cantinho no meio da selva

Foto: Reprodução / Leandra Saldanha

Para manter a temática, o quarto recebeu revestimento com papel de parede em tons de verde, com estampa militar. O amplo móvel em madeira agrupa o ambiente de descanso da criança e a área de lazer e aprendizado em um só local, enquanto os animais de pelúcia complementam o visual.

11. Tons de rosa e uma cama de presença

Foto: Reprodução / Nicolle do Vale

A marcenaria personalizada em formato de castelo mostra-se uma das favoritas entre meninas de várias idades. Aqui em formato quadrado, abrange grande parte do quarto, acomodando a cama em seu interior e uma cama para receber uma amiguinha (no recorte da gaveta, como as bicamas). Além dele, ainda há uma mesa e nichos para auxiliar na organização.

12. Cama dupla e até um escorregador

Foto: Reprodução / Andrea Bento

O móvel que acomoda as duas camas possui escada lateral garantindo acesso à cama superior. Com grande funcionalidade, ainda possui gavetas em seus degraus, possibilitando guardar os brinquedos e pertences. E, para descer da cama, um escorregador do outro lado. Destaque especial com os pontos de luz no teto, simulando um céu estrelado.

13. Para os pequenos alucinados por carros

Foto: Reprodução / Milla Holtz

Um tema democrático e fácil de aplicar, ao escolher uma decoração com carros, vale lançar mão de papel de parede, painéis, objetos decorativos e até uma cama neste formato. Neste projeto, destaque especial para a moldura de fotos no formato de engrenagens de motor.

14. Que tal brincar de cabaninha?

Foto: Reprodução / Mutabile

Uma das brincadeiras favoritas na infância é brincar de cabaninha, por isso, nada melhor do que planejar um móvel com uma estrutura que possibilite esta brincadeira em qualquer momento do dia. A paleta de cores suaves garante um ambiente divertido e lúdico.

15. Design diferenciado e muitos nichos

Foto: Reprodução / RBP Arquitetura e Interiores

Em um ambiente onde as cores amarela e lilás imperam, a cama ganhou uma estrutura que lembra uma casa, contando com diversos nichos de tamanhos variados, ideal para acomodar objetos de decoração. Destaque para o telhado na parte superior do móvel.

16. Todos os móveis no mesmo tema

Foto: Reprodução / World Toys

Outro projeto que utiliza a temática de carros de corrida na decoração, aqui a cama em formato de carro é o destaque do quarto, porém o armário seguindo o mesmo tema, com aparência de móvel de mecânica especializada, não fica atrás, mantendo o visual.

17. Com muita funcionalidade

Em formato de casinha, esta cama ocupa grande parte do quarto, porém reúne em um só espaço o local de descanso, no nível superior, e o ambiente reservado para as brincadeiras, dentro da casinha. Para acessar os diferentes níveis, escada com gavetas e um escorregador.

18. De visual mais simples, porém com muito charme

Foto: Reprodução / Projeto Criança

Este é um ótimo exemplo que mesmo um móvel simples pode ter seu charme e encantar as crianças, desde que possua um projeto bem executado. Esta opção ainda possui gavetões coloridos, ideais para organizar os brinquedos da pequena e até mesmo um escorregador.

19. Um abrigo para relaxar

Foto: Reprodução / Costura dos anjos

Buscando se inspirar nas cabanas, esta cama ganhou uma estrutura que simula o formato de um abrigo, posicionado acima da região superior do móvel. Aqui ainda conta com um conjunto coordenado de cama na cor vermelha, protegendo e conferindo mais charme ao projeto.

20. Muita madeira e um balanço

Foto: Reprodução / Occa Store

A ideia aqui era produzir uma cama que se assemelhasse com o visual de uma casa na árvore. Assim, toda sua estrutura foi confeccionada em madeira, mantendo o tom natural do material. Para maior conforto e divertimento, um “ninho” de tecido foi pendurado ao teto, sendo utilizado como balanço.

21. Três recursos em um

Foto: Reprodução / Lilibee

Aqui a cama não ocupa muito espaço, sendo posicionada no canto do quarto e possibilitando espaço de sobra para as brincadeiras. Ela ainda conta com um escorregador, facilitando a saída do nível superior. Já no térreo, uma estrutura em tecido garante a cabana para momentos de lazer.

22. Uma paleta suave para uma menina brincalhona

Foto: Reprodução / Occa Store

Baseando-se nos tons de rosa e verde claro, este quarto conta com papel de parede misturando os dois tons. A cama na cor verde possui cobertura imitando o telhado de uma casa, enquanto o balanço em tecido aconchega confortavelmente quem o utiliza.

23. Para uma pequena artista

Foto: Reprodução / Ateliê Fazendo Coisas

Com um tapete macio estampado com as princesas da Disney, o quarto ainda ganhou desenhos na parede, com árvores e flores. A estrutura da cama foi elaborada de modo a aparentar estar cercada com lápis de cor coloridos, com estampas e tamanhos variados.

24. Tema naval e escorregador vermelho

Foto: Reprodução / Brincasinha

Outro móvel que segue a tendência de reunir a cama em um nível superior com uma cabaninha no nível inferior. Para acessar a cama, escada para subir e um divertido escorregador para voltar ao chão. A roupa de cama e o papel de parede ajudam a manter o ambiente mais descontraído.

25. Com uma grande árvore e tons de verde e azul

Foto: Reprodução / Kate Fisher Art

Com paredes pintadas de verde e azul em formas geométricas, este quarto foi planejado de modo a assemelhar-se com uma floresta. Com uma estrutura de madeira em formato de árvore no meio do ambiente, possui espaço garantido para as atividades escolares, contando com mesa e cadeira.

26. Planejado com segurança e beleza

Foto: Reprodução / Projeto de gente

Este quarto segue a linha de pensamento montessoriano, teoria que defende que todos os recursos do ambiente estejam ao alcance da criança para seu melhor desenvolvimento. Aqui a cama térrea, rente ao chão, ganha estrutura de telhado e cordão de pompons.

27. Cadê os armários?

Foto: Reprodução / Another Studio

Este quarto possui armários camuflados, escondidos na estrutura do telhado das casinhas das camas. Os recortes diferenciados garantem espaço suficiente para guardar os pertences dos seus ocupantes. As camas baixas garantem fácil acesso aos pequenos e os nichos acomodam objetos decorativos.

28. Espaço de descanso e brincadeiras

Foto: Reprodução / Filomena-Mena-Mena

Ideal para quartos de medidas mais discretas, esta cama não necessita de muito espaço, podendo ser acomodada em qualquer canto do cômodo. Com formato de casinha, sua cabeceira conta com duas janelas e telhados, enquanto sua lateral ganha um pequeno jardim.

29. Especialmente para os fãs de formula 1

Foto: Reprodução / 2Apês

A cama em formato de carro de corrida é o grande destaque do ambiente, porém o restante do quarto segue a mesma temática, contando com móveis no tom de vermelho da famosa marca de carros, um adesivo na parede e uma prateleira com aparência de frente de carro antigo.

30. Muita diversão com este projeto personalizado

Foto: Reprodução / Escala Arquitetura

Com o design de uma casa de dois andares, esta ampla cama muda completamente o visual do quarto. Com a cama na parte inferior e espaço para brincar no andar superior, ainda conta com um escorregador em tom azul Tiffany para deixar as brincadeiras mais divertidas.

31. Para curtir um bom jogo de futebol

Foto: Reprodução / NaToca Design

Os pequenos que amam este esporte também tem vez com este quarto de decoração dedicada ao futebol. Com beliche e um adesivo de campo de futebol aplicado ao fundo da cama mais baixa, ainda possui prateleiras que ajudam a organizar a bagunça.

32. Tema náutico e muita madeira

Foto: Reprodução / Escala Arquitetura

Utilizando a clássica combinação de branco, azul e vermelho para criar um espaço náutico, aqui a cama conta com uma estrutura de madeira. No canto do quarto, perto da janela, um deck reservado para os momentos de brincadeira e uma outra cama no andar superior, juntamente com adereços no mesmo tema.

33. Para os apaixonados por cabanas

Foto: Reprodução / Loja Oba!

Com a mesma aparência de uma cabana, este quarto possui teto com design diferenciado, contando ainda com um painel de madeira recobrindo-o e uma bela gravura do planeta Terra ao fundo. Destaque especial para o papel de parede listrado que vai das paredes até o teto.

34. Especialmente para o pequeno fã dos Beatles

Foto: Reprodução / Hana Lerner Arquitetura

Com a temática de uma das mais famosas músicas da famosa banda, “Lucy in the sky with diamonds”, o quarto conta com amplo painel com iluminação de led no globo terrestre, que faz as vezes de uma cabeceira cheia de estilo, além de uma cama com estrutura de vigas de madeira. Nas almofadas aparecem mais referências musicais, com o submarino amarelo (da música “Yellow Submarine”).

35. Com espaço de sobra para brincar e sonhar

Foto: Reprodução / Loja Oba!

Com ampla estrutura de madeira e espaço reservado para brincadeiras e descanso, esta cama ganhou um belo escorregador, que facilita o acesso ao térreo para quem está no andar superior. Além deste recurso, uma réplica de cozinha garante o entretenimento da criançada.

36. Sustentabilidade e beleza

Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura

Esta cama com estrutura de cabana utilizou painéis de madeira sustentável em sua confecção, conferindo ainda mais charme e significado ao móvel. Destaque especial para o teto com plantas variadas e o nicho ao fundo com iluminação dedicada.

37. Que tal dormir sonhando com o mar?

Foto: Reprodução / Karla Silva

Os pequenos que amam o mar vão se apaixonar por este quarto. Com temática náutica, conta com papel de parede listrado em branco e azul, além de uma bela cama em formato de barco. Com uma segunda cama no andar superior, ainda tem com uma pequena escrivaninha para uso da dupla.

38. A cabeceira garante o charme

Foto: Reprodução / Hana Lerner Arquitetura

Esse é outro espaço que mostra não ser necessário muitos recursos para transformar o quarto das crianças. Aqui a cabeceira é o diferencial, sendo substituída por uma estrutura de madeira que muito se assemelha à uma casinha. Para um visual ainda mais belo, um kit de tecido confere o visual de casa.

39. Com visual minimalista

Foto: Reprodução / Renata Lemos

Não é necessário utilizar muitas cores ou acessórios para garantir um quarto onde a criança possa descansar e se entreter. Aqui, a estrutura de madeira projetada com marcenaria especializada garante o conforto no nível inferior, enquanto o andar superior fica reservado para as brincadeiras.

40. O escorregador faz toda a diferença

Foto: Reprodução / Hana Lerner Arquitetura

Um dos brinquedos favoritos pelas crianças ao irem ao parque é exatamente o escorregador, item que transforma completamente o visual deste quarto. Se não fosse por este recurso, a beliche perderia seu charme, se assemelhando às opções comuns no mercado.

41. Para um quarto unissex

Foto: Reprodução / Linha Arquitetura

Como este quarto foi projetado para acomodar um casal de irmãos, a paleta de cores escolhida compreende cores vibrantes e alegres, como o amarelo da escrivaninha. Possuindo um amplo móvel em tom de madeira natural, conta com uma cama no andar térreo e outra no nível superior.

42. Para uma boa noite de sonhos

Foto: Reprodução / Lzmini!

Aqueles que adoram admirar o céu à noite irão adorar esta opção de cama. Com desenho diferenciado, no formato de uma lua em quarto minguante, foi confeccionada com ajuda de marcenaria personalizada, que acompanha um pêndulo com um par de asas e iluminação focal.

43. Diversão garantida e muitas aventuras

Foto: Reprodução / Triplex Arquitetura

Com uma parede destinada à prática de escala logo acima da cama térrea, este quarto ainda conta com estrutura de madeira que acomoda uma cama no nível superior. A rede garante a proteção da criança e o círculo almofadado garante conforto nos momentos de descanso ou leitura.

44. Um safári no quarto

Foto: Reprodução / InterCasa Móveis Infantis

Os amantes da selva e de boas aventuras irão se apaixonar por esta opção. Com estrutura em madeira branca, conta com cama no andar superior, cabana no andar inferior, escada e escorregador. O tecido e os animais de pelúcia ajudam a manter o tema.

45. Muitas estampas e paleta náutica

Foto: Reprodução / Prado Zogbi Tobar Arquitetura

O tema náutico foi o escolhido para montar este quarto para três irmãos. Contando com uma paleta de cores baseada em branco, azul e amarelo, abusa de listras e estampas no papel de parede. Dois móveis em formato de casinha podem ser visualizados: um acomodando a cama (que é uma triliche) e o outro a área de estudos.

46. Espaço reservado para descanso e diversão

Foto: Reprodução / MC Interiores

Utilizando um mezanino para que o espaço inferior seja reservado para as brincadeiras, o andar superior acomoda confortavelmente os pequenos, possuindo até uma TV para momentos de entretenimento. Destaque especial para o revestimento que se assemelha a peças de lego.

47. Estilo cabana para brincar à vontade

Foto: Reprodução / Lise Longo

Apesar deste móvel possuir duas camas, uma superior e uma inferior, o espaço mais baixo ficou reservado para os momentos de brincadeira, contando com uma cortina estampada para delimitar a área. O móvel ainda ganhou um tipo de grade de segurança com acabamento que imita telhado em tom rosa, deixando o visual delicado e belo.

48. Com cabeceira de tirar o fôlego

Foto: Reprodução / Tuti Arquitetura

Para o quarto do aventureiro, a cama ganhou cabeceira especial, com um painel que vai do chão ao teto, em formato orgânico e pintado à mão com gravuras que remetem à natureza e uma bela casa na árvore. Vale ainda destacar a parede de escalada ao lado.

49. Para um bom fã do Scooby-Doo

Foto: Reprodução / Link Interiores

Como este é o desenho favorito do morador deste amplo quarto, nada melhor do que garantir que o pequeno tenha contato direto com seus personagens queridos. Utilizando um beliche com desenho personalizado e papel de parede temático, o quarto ainda possui espaço para a coleção de carros.

50. Um beliche multifuncional

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi

Além de garantir espaço suficiente para duas camas no quarto, este beliche ainda possui desenho funcional, com nichos variados para manter os itens organizados e objetos decorativos à vista. Destaque especial para o espaço circular reservado para boas leituras.

Foi-se o tempo em que os quartos infantis possuíam apenas as opções de cama tradicionais para decorá-lo. Com um bom projeto de marcenaria e criatividade, é possível garantir espaço para os pequenos descansarem e brincarem com a ajuda de um só móvel.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS