30 quartos incríveis com cama no chão para você se apaixonar

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer

Você que procura por um estilo diferenciado de decoração para o seu dormitório: já pensou em instalar a sua cama no chão, ou rente ao piso? A tendência que remete à cultura oriental é também uma forma prática e jovial de valorizar o espaço, ou até mesmo atender uma proposta mais minimalista de quem opta por criar uma atmosfera clean ao ambiente.

Independentemente se o quarto for de um solteiro, casal ou infantil, o leito baixo é versátil, pois se encaixa perfeitamente em qualquer estilo de decoração, seja ele contemporâneo, moderno, escandinavo, rústico ou simples. Sua base pode ser de madeira, pallets, concreto, acoplada na cabeceira, ou simplesmente apoiada sobre um confortável tapete – o importante é garantir o conforto na medida certa.

Se a ideia é colocar a cama no chão seguindo a proposta à risca, é importante pensar em um projeto que garanta também a sua boa conservação. Alguns tipos de pisos são verdadeiros retentores de umidade, e para não mofar o seu colchão, é essencial incluir uma proteção sob o objeto, assim como levantá-lo periodicamente para que a base inferior possa “respirar” de vez em quando. Confira a seguir alguns projetos inspiradores de quartos com cama baixa, em diferentes propostas decorativas para você se apaixonar:

1. Base acoplada na cabeceira

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

Revestida com o mesmo couro sintético da cabeceira, a base acoplada criou um visual homogêneo e moderno ao projeto decorativo deste quarto de casal, que ainda contou com criados-mudos baixos para acompanhar a altura da cama.

2. O suporte também pode ser instalado acima de nichos

No projeto acima, a cama foi devidamente instalada em cima de uma base larga com nichos laterais, uma saída perfeita para quem precisa de espaço para armazenar os livros, por exemplo.

3. O quartinho infantil ficou bem moderninho

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

…E deixou a decoração ainda mais divertida! A praticidade também foi garantida nesta decoração, pois além de ser um espaço perfeito para a criança brincar, também possui alternativas seguras para a locomoção e descanso do pequeno.

4. Cama alinhada na altura dos quadros

Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer

O quarto de solteiro tornou-se também um ambiente de estar com a cama baixa rente aos quadros. As almofadas dispostas acima do colchão deixou o móvel com carinha de sofá, sendo um recurso perfeito para receber os amigos, jogar video game ou relaxar lendo um livro.

5. Quarto clean com uma pitada de cor

Foto: Reprodução / Angela Medrado

Já para o dormitório feminino, a cama baixa foi instalada no canto do cômodo, logo abaixo da janela. Perceba como a altura do leito colaborou para deixar a decoração ainda mais clean, sem perder a jovialidade.

6. O tampo de madeira feito com o mesmo material da cabeceira

Foto: Reprodução / Luciane Mota

Projetos com marcenaria planejada permitem que o morador crie propostas altamente personalizadas e que valorizam ainda mais o espaço. Neste quarto, a base projetada sob medida ganhou uma cabeceira do mesmo material, criando uma linha contínua entre a cama e a parede.

7. Base com a mesma medida do colchão

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

A discrição é o adjetivo principal deste dormitório de casal. Perceba como a base de madeira foi perfeitamente encaixada no grande balcão de apoio projetado ao lado da cama. Um visual moderno e totalmente conceitual.

8. Ao lado do baú

E quando a cama parece ter sido construída para servir também de arquibancada para o pequeno morador e seus amiguinhos assistirem TV com todo espaço e conforto que eles precisam? A parte elevada da mobília, na verdade, é um largo baú, ideal para guardar todos os brinquedos, e com apenas algumas almofadas, tornou-se também uma acomodação bem aconchegante.

9. Uma decoração cheia de estilo e personalidade

Foto: Reprodução / Brunette Fraccaroli

A versatilidade de uma cama baixa pode atender diversas propostas, desde as decorações mais simples até as mais sofisticadas. Como esta, que ganhou iluminação personalizada, painéis e biombo de diferentes materiais e cores.

10. A cama japonesa sendo a estrela do dormitório

Foto: Reprodução / Elmor Arquitetura

O modelo de cama japonesa faz com que o leito se torne uma mobília independente da parede. Por ter o encosto firme, ela pode ser garantida em qualquer lugar do quarto. Veja como esta disposição no espaço deixou a decoração muito mais elegante e despojada.

11. Minimalismo aconchegante

Foto: Reprodução / Investir Decor

Quem deseja adotar por completo o estilo oriental de decoração, deve pensar em uma composição altamente minimalista. Aqui quase não houve adição de mobília, e o colchão ganhou a proteção necessária com a instalação de um deck sobre o piso.

12. A base criou um efeito de moldura ao colchão

Foto: Reprodução / Renata Romeiro

Outra opção moderna e confortável para atender esta proposta é incluir uma base com o centro ligeiramente rebaixado. Dessa forma, o colchão é encaixado perfeitamente ao móvel, dando muito mais estabilidade e conforto ao leito.

13. Parece até que a cama flutua

Foto: Reprodução / Nildo José

Para esta decoração moderna e cheia de estilo, a marcenaria seguiu o mesmo tom de madeira que o piso, ganhando uma dosagem perfeita de valorização com a fita de led instalada em toda a parte inferior da enorme bancada em L.

14. Dependendo do modelo, dá até para dispensar o uso de criado-mudo

Foto: Reprodução / Denise Macedo

Bases maiores que a metragem do colchão ganham uma segunda função no dormitório: servirem de apoio à cama. Assim, tudo o que seria disposto em um criado-mudo, pode ser perfeitamente colocado nas laterais da cama: plantas, uma luminária, entre outros adornos decorativos.

15. Toda acolchoada, para garantir o conforto

Foto: Reprodução / Studio Hermanny

Para acompanhar o design desta charmosa cama japonesa, a cartela de cores escolhida para a decoração seguiu uma linha mais sóbria: o biombo de madeira atrás da cabeceira, para destacar ainda mais o móvel, um confortável tapete ao pé do leito, e a parede com cimento queimado contrapondo os tons terrosos do ambiente.

16. Uma decoração incomum merece uma cama diferenciada

A roupa de cama também fará uma grande diferença em sua decoração. Invista em lençóis confortáveis, com cores que acompanham a composição do quarto, e materiais que oferecem conforto, como mantinhas macias, almofadas e travesseiros suaves ao toque.

17. Na companhia de um confortável tapete

Foto: Reprodução / Interior Decoração Emocional

Soluções práticas também podem ser uma bela forma de economizar: neste projeto, o colchão foi acomodado diretamente no chão, protegido por um belo e aconchegante tapete. Perceba que a demarcação da peça foi além do tamanho da cama, justamente para criar um contexto mais elegante, visualmente falando.

18. A cama baixa infantil é ideal para decorações montessorianas

Foto: Reprodução / Izabela Lessa

E para tornar o quarto com esta proposta funcional, é necessário manter harmonizar o restante da mobília com a altura da cama. Não se esqueça também de colocar tampos de proteção em todas as tomadas, para que a criança não se machuque!

19. E também para o quarto do jovem criativo, cheio de energia

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

A forma como arrumamos a cama também influencia bastante na decoração do quarto. Repare como o edredom deste dormitório teve suas pontas presas propositalmente sob o colchão para que os nichos iluminados da base não ficassem escondidos.

20. Além da moça que adora receber as amigas

Foto: Reprodução / Ionara Paulino

Neste dormitório, a cama foi construída como se fosse uma bancada baixa, pronta para acomodar o colchão largo repleto de almofadas e travesseiros de tamanhos diversos. A televisão foi discretamente instalada no interior do painel de madeira, enquanto na outra parede, uma enorme estante acomoda os delicados adornos decorativos da jovem moradora.

21. A cama baixa atende todos os tipos de estilos e metragens

Foto: Reprodução / Daniela Schmitt Arquitetura

Para esta sofisticada decoração, a cama com base acolchoada ganhou também uma armação de ferro alta, contornando todo o colchão. Ao pé da cama, as almofadas seguem o mix de estampas proposto para todo o quarto.

22. Combinando com a rusticidade da parede de tijolinhos

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte

Quem busca por referências industriais também pode adotar uma cama baixa para compor a decoração do dormitório. Neste projeto, a base da cama ganhou não só os gavetões na parte inferior, como também nichos em cada ponta da cabeceira, para servir como singelos criados-mudos.

23. Os pallets são perfeitos para criar esta proposta

Foto: Reprodução / Lucia Manzano

Principalmente para quem quer renovar a decoração, mas o orçamento anda meio apertado. Apesar de simples, o resultado final de uma cama feita com base de pallets é incrível, além de ser super charmoso e confortável.

24. Um espaço para descanso e também para a brincadeira

Foto: Reprodução / Cavalcante Ferraz

Neste quartinho infantil o colchão também foi encaixado na superfície rebaixada. A mobília preencheu toda a extensão da cama, e ainda ganhou cabeceiras modulares estofadas, para proteger a criança da parede gelada durante o sono.

25. Aproveitando perfeitamente cada espaço do cômodo

Foto: Reprodução / Leo Romano

Olha que máximo essa estrutura criada para receber o leito. Além do suporte com gaveteiros para o colchão, uma moldura de madeira foi instalada no contorno da cama, e seu interior ganhou um papel de parede listrado, criando um ambiente demarcado.

26. Uma atmosfera nórdica, super na moda nos dias de hoje

Foto: Reprodução / Vtwonen

Quem disse que um quarto simples precisa ser sem graça? Veja como esta composição precisou de poucos recursos para se tornar charmosa: uma cama no chão, imagens pregadas na parede, prateleiras dando uma cor a mais à cartela de cores frias e uma mesa baixa para apoiar a plantinha e o livro.

27. Voltando aos pallets, eles podem ser pintados da cor que você mais gosta

Foto: Reprodução / DIY Home BR

Pode ser com uma cor de destaque, caso queira deixar o ambiente mais alegre, ou neutra, para garantir uma linha mais minimalista como deste quarto… tudo vai do seu gosto pessoal e do resultado que deseja alcançar!

28. Mas a sua versão natural também é super estilosa

Foto: Reprodução / PhD

O tom da madeira proporciona um aconchego natural ao cômodo, sendo essa a saída mais fácil para “aquecer” o quarto. No mais, é só jogar umas almofadas bem coloridas e um lençol gostoso que será difícil querer sair da cama em um dia de preguiça!

29. Quem disse que cama baixa não é confortável?

Foto: Reprodução / Liv Chagas

Falando em aquecer o ambiente, as plantinhas, assim como texturas e cores, também cumprem bem esta função. Aliás, tudo o que remete à natureza consegue adicionar mais vida à decoração, pode apostar!

30. Ou que ela só é incluída em dormitórios com decoração simples?

Foto: Reprodução / Angela Medrado

O bacana de incluir uma cama baixa no quarto é que ela pode se encaixar em qualquer espaço, sem a maior força. Aqui as prateleiras altas contornaram o leito, também servindo como apoio e armazenamento de objetos.

Atualmente, é possível encontrar no mercado diversas opções modulares de camas baixas, como também muitos profissionais que oferecem projetos planejados sensacionais. Se o orçamento está apertado, vale pensar em propostas mais baratinhas, como construir sua própria cama, ou se as condições do ambiente permitirem, colocar o colchão diretamente no chão com uma proteção adequada. O importante é adicionar a sua identidade ao cantinho mais especial da casa.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS