Como decorar uma casa simples com criatividade

Macro Arquitetos


Em 05.06.24

Uma casa simples busca ser um lar acolhedor, confortável e funcional. Soluções criativas e ideias econômicas podem compor ambientes com muito estilo. Adotar o minimalismo e a simplicidade na decoração não é sinônimo de sem graça. Confira dicas para construir uma casa simples e projetos que esbanjam o charme da simplicidade e que vão refletir suas necessidades e estilo de vida.

Conheça a especialista

Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.

Dicas para construir uma casa simples

Uma casa simples e bonita é aquela construção que vai atender você e sua família de forma eficiente e se transformar em um lar aconchegante. Veja dicas para planejar a sua:

  • Defina um orçamento: é importante levar em consideração o valor que você já tem disponível e o quanto deseja investir. Defina um orçamento e faça escolhas de acordo com o que cabe no seu bolso. Dessa forma, é mais fácil controlar os gastos e evitar escolhas desnecessárias.
  • Priorize o que é essencial: é importante pensar no que não pode faltar na sua casa e em coisas que fazem parte da sua rotina e da sua família. Para alguns é importante é ter uma cozinha grande e um amplo espaço de lazer, outros priorizam o conforto. Aposte no que você realmente precisa e evite focar em espaços ou itens que você não irá utilizar na sua casa.
  • Não siga tendências: dê preferência para seguir o que faz o seu estilo. Evite seguir tendências ou planejar algo apenas porque está na moda. Antes de qualquer aquisição, pense se aquilo realmente faz sentido para você e condiz com seu estilo de vida.
  • Pesquise e garimpe: a pesquisa será a sua melhor amiga. Procure por ideias criativas, produtos multifuncionais e até mesmo por preços melhores e promoções. Vale a pena fazer diferentes orçamentos, visitar diversas lojas e garimpar peças que realmente vão se destacar na sua casa.
  • Escolha de revestimentos: os revestimentos vão personalizar a sua casa, mas podem representar um grande gasto em uma obra. Para isso aposte em materiais locais e opções resistentes, duráveis e com manutenção simples. Você também pode abrir mão dos acabamentos e deixar as paredes com tijolos ou estruturas à vista.

A partir das dicas, fica mais fácil planejar cada detalhe da sua casa, sem gastos extravagantes. Com escolhas inteligentes, seu lar vai refletir o seu estilo e ter exatamente aquilo que você precisa!

Projetos de casa simples

As casas simples se destacam com soluções criativas, aproveitamento de espaço e materiais econômicos. Abaixo confira projetos selecionados que aliam bom gosto e simplicidade.

Casa simples em terreno estreito

Foto de casa simples 02 - 1

23 SUL arquitetura

Publicidade

Com projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura 23 SUL, essa casa buscou aproveitar ao máximo um terreno estreito de 5m de largura e 25 m de profundidade. A construção foi planejada com blocos pré-moldados de concreto, que diminuíram os custos com formas e acabamentos, já que foram deixados expostos.

A casa com um pé-direito alto possibilitou uma área social ampla e garantiu a construção de um mezanino para abrigar a suíte. Para melhor iluminação e ventilação natural, foram propostos uma grande parede de vidro na fachada e aberturas zenitais para amenizar a falta de janelas nas paredes de divisa. Para aproveitar o espaço ao máximo, sobre a laje da cobertura, foi planejado um terraço.

Móveis soltos decoram com praticidade e criatividade. As tubulações expostas diminuem custos com acabamento, facilitam a manutenção e garantem um estilo industrial para os ambientes.

Casa simples rústica

Foto de casa simples 06 1 - 7

Macro Arquitetos

Publicidade

Essa pequena casa de madeira pré-fabricada foi reformada pela equipe do Macro Arquitetos. Com 150 m², a sala e cozinha foram integradas para otimizar os espaços e trazer uma sensação de amplitude na decoração.

Para personalizar e economizar na marcenaria, os móveis foram garimpados e estantes foram feitas com estrutura de tubos galvanizados. Para a ilha da cozinha, foi aproveitado uma espiral de conexão de caçamba de caminhão. O piso da casa é todo em concreto.

O aconchego da madeira é complementado com graciosidade pelos detalhes em branco das esquadrias. O uso de plantas na varanda, com grandes folhagens tropicais, traz mais frescor e privacidade.

Casa simples de R$ 150 mil

Dona Dalva, diarista, tinha o dinheiro contado para a reforma total de sua casa: R$ 150 mil. O escritório Terra e Tuma aceitou o desafio e transformou a antiga residência em um novo espaço com ideias simples, criativas e muito econômicas. A construção antiga foi totalmente demolida e a nova foi feita em alvenaria estrutural. Os blocos de concreto propiciaram um obra de baixo custo em menor tempo e foram deixados aparentes para economizar nos acabamentos e pintura.

Publicidade

A residência com 95m² fica em um terreno estreito de 4,8 m de largura, com 25m de profundidade. Mesmo com pouco espaço, conta com sala, lavabo, cozinha, área de serviço, garagem e duas suítes. Para ampliar a iluminação e ventilação natural no interior da casa, foi proposto um pequeno jardim de inverno na frente da cozinha.

O espaço sobre a laje também foi aproveitado para uma pequena horta. E no futuro pode ser utilizado para ampliação da casa.

Casa simples de vila

Esse pequeno sobrado geminado de 140m² foi reformado pelos profissionais da Verso Arquitetura. A pintura em azul renovou a fachada simples e trouxe um toque de frescor para a residência.

No interior, o principal foco foi a integração das áreas sociais com a cozinha, para criar um ambiente amplo. Janelas foram substituídas por portas para ampliar a ventilação e iluminação natural. Na cozinha, azulejos coloridos garantem um visual retrô, alegre e aconchegante.

O recuo lateral funciona como área de lazer e garagem. Para aproveitar momentos de descanso, uma rede foi colocada no quintal e uma mesa ao fundo garante um espaço para refeições ao ar livre.

Viver em uma casa simples é apostar na funcionalidade, focar no que é essencial para você e eliminar os excessos. Dessa forma é possível economizar recursos, ter uma rotina mais sustentável e facilitar a organização no dia a dia. Para descobrir como o simples pode ser incrível, veja o projeto de uma casa em favela que venceu até prêmio internacional!

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments