Como limpar colchão: dicas e passo a passo para retirar manchas e odores

Escrito por

iStock

Para ter uma noite de sono prazerosa, é preciso se atentar a diversos fatores como a temperatura, a claridade, o silêncio e o relaxamento do corpo. Além disso, outro ponto influenciador é o colchão onde você dorme: não só a escolha de uma boa peça, mas também saber como limpá-lo.

Publicidade



São os colchões os responsáveis por acomodar o corpo inteiro e, por isso, devem ser escolhidos de acordo com a particularidade de cada pessoa. Para garantir a qualidade do sono, a peça deve ter alguns cuidados com limpeza, porque ela está sujeita a fluidos, poeira, ácaros, que podem causar alergias de pele ou doenças respiratórias. Confira algumas dicas valiosas:

Como limpar colchão: dicas e passo a passo

Existem várias técnicas e materiais que podem ser usados na limpeza do seu colchão. Analise a lista a seguir e escolha o método que mais parece eficaz para o seu caso.

Com bicarbonato de sódio

Tua Casa

  1. Polvilhe o bicarbonato sobre o colchão, concentrando o pó em lugares com maiores sujeiras
  2. Deixe agir por 30 minutos
  3. Esfregue, com uma escova de limpeza, todo o colchão
  4. Deixe agir, novamente, por mais 30 minutos
  5. Aspire o pó
  6. Aguarde secar

Com água oxigenada

Tua Casa

  1. Misture uma quantidade de sabão líquido e água oxigenada e coloque em um borrifador
  2. Agite bem e aplique sobre o colchão
  3. Deixe secar totalmente
  4. Após a secagem, esfregue a mistura com um pano úmido
  5. Aguarde secar

Com vinagre branco

Tua Casa

  1. Umedeça uma esponja com vinagre branco e esfregue todas as manchas
  2. Deixe agir por aproximadamente 1 hora
  3. Passe um pano úmido sobre elas
  4. Aguarde a secagem
  5. Caso o cheiro de vinagre persista, pingue no colchão algumas gotas de óleo essencial de sua preferência

Com álcool

Tua Casa

  1. Banhe um pano limpo com um copo de álcool
  2. Passe vigorosamente sobre todo o colchão
  3. Quando acabar, exponha-o ao sol
  4. Aguarde secar totalmente

A seco

Tua Casa

  1. Passe aspirador de pó em todo o colchão para remover as sujeiras superficiais
  2. Em seguida, umedeça um pano macio e limpo com água morna e vinagre branco
  3. Passe por todo o sofá para retirar as manchas
  4. Aguarde a secagem

Legal essas dicas, né? Mas, com a rotina do dia a dia, algumas manchas e odores podem aparecer no seu colchão. Que tal aprender como remover esses cheiros também?

Publicidade



Como remover manchas e odores

Tua Casa

Em algumas situações, as manchas e odores aparecem nos colchões e, nesses casos, é inevitável o uso de produtos adequados. Aprenda, a seguir, como lidar com cada tipo de mancha e de cheiro e quais produtos usar:

Cheiro de urina

Com crianças em casa, o problema de urina nos colchões é frequente. Assim que percebê-la, aplique bicarbonato de sódio, já que o produto auxilia a absorção de manchas úmidas e amarelas.

Deixe agir por 30 minutos e depois, com uma esponja, esfregue uma solução de água morna e sabão em pó. Para finalizar, passe um pano a fim de limpar essa mistura. Deixe o colchão secar no ventilador.

Cheiro de suor

Para desodorizar, misture meio copo de água morna, meio copo de vinagre de álcool e 3 colheres de sopa de bicarbonato. Em seguida, aplique essa solução em uma flanela e esfregue a área afetada. Caso o colchão fique cheirando a vinagre, pingue 20 gotas de óleo essencial de lavanda ou outra essência de preferência em um pano e passe sobre o local já limpo.

Cheiro de cigarro

Para os fumantes, é fundamental que a lavagem de roupas de cama seja regular. Isso ajuda a não acumular o odor na peça e impede que o cheiro penetre no colchão. Mas, se mesmo assim o cheiro se mantiver no colchão, existem duas técnicas disponíveis: a primeira é só aplicar vinagre de maçã em um pano e passar sobre o colchão. A segunda é espalhar bicarbonato na cama e deixar agir por oito horas, antes de remover com aspirador.

Cheiro de mofo

Uma boa dica é deixar o colchão tomando sol por algumas horas. No inverno e em tempos muito úmidos, a probabilidade de mofos e bolores aparecerem é maior e, por isso, deixá-lo exposto é uma maneira de eliminar o cheiro. Em seguida, limpe o colchão com uma esponja. Aplique 5 gotas de óleo de melaleuca (esse óleo tem propriedades antibacterianas) em um balde com água morna e esfregue essa mistura sobre o colchão. Quando terminar, deixe o colchão secar totalmente antes de usá-lo.

Mancha de sangue

O sangue é uma mancha bem difícil de eliminar totalmente. A dica é misturar bicarbonato de sódio com água fria, para ajudar a reduzi-la consideravelmente. Aplique sobre a mancha essa mistura e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, retire o excesso de bicarbonato com um pano molhado e pressione com uma toalha seca para retirar a umidade.

Outra opção é usar água oxigenada 10 volumes. Aplique na região manchada e deixe borbulhar. Na sequência, remova o excesso com um pano limpo.

Publicidade



Usar detergente de cozinha também é uma boa opção. Misture uma colher do produto em duas xícaras de água e aplique na região, esfregando com uma escova de dente sem uso.

Mancha de vinho

Aplicar álcool é fundamental nessas situações, porque ele faz com que a mancha desapareça. Em um pano úmido, embebede álcool e esfregue na região manchada. Outra solução é misturar meio copo de água morna com vinagre de álcool e aplicar com uma toalha sobre o colchão. Se a mancha estiver muito concentrada, evite esfregar para que ela não aumente. Nesses casos, vale apertar a toalha sobre a superfície.

Manchas não identificadas

No caso de manchas que aparecem sem que se saiba a origem delas, é sugerível borrifar detergente ou vinagre de álcool com água fria. Deixe agir por 10 minutos e aguarde secar depois.

A limpeza e higienização de colchões é muito necessária e pode parecer uma tarefa difícil, mas, com essas dicas, é possível ser realizada de maneira simples na sua própria casa.

5 dicas para manter o colchão sempre limpo

  1. Virar o colchão periodicamente: isso permite que os dois lados sejam arejados por igual e evita que ácaros e mofos se instalem na peça.
  2. Expô-lo ao sol: permita que o seu colchão pegue sol no mínimo uma vez por semana. Ao expô-lo no sol, as fibras de tecido ficam secas, perdendo a umidade, que é a única forma de ácaros e fungos têm de adquirirem água e se manterem na peça.
  3. Trocar a roupa de cama semanalmente: enquanto você dorme, seu corpo está em contato direto com os lençóis por muitas horas, durante as quais é normal que se soltem células mortas da pele e fluídos corporais, depositados na roupa de cama usada. Além de gerar cheiros desagradáveis, se permanecerem ali por muito tempo, representa um perfeito habitat para os ácaros e outros parasitas, que podem causar reações alérgicas ou piorar as condições, como asma ou rinite.
  4. Usar capas no colchão: atualmente, existem muitas opções no mercado, inclusive as antialérgicas. Elas são grandes aliadas no combate a pó e ácaros, além de facilitarem a limpeza. Com o uso de capas, o colchão fica mais protegido e tem maior durabilidade.
  5. Não molhar: não encharque seu colchão na hora da limpeza e nem o deixe muito úmido. Caso isso aconteça, facilita a criação de fungos e alergia na pele. Dessa forma, quando molhar a peça, deixe secar totalmente antes de retornar o uso.

Dê atenção à qualidade do seu sono. Experimente incluir à sua rotina esses hábitos de limpeza e cuidado com seu colchão, para, assim, ter excelentes noites de sono!