Como limpar sapatos de camurça: 11 tutoriais e dicas úteis

Envato


Atualizado em 17.05.24

Quem adora um sapato de camurça sabe bem a dificuldade de mantê-los limpos e conservados. Por se tratar de um couro tratado, a camurça exige cuidados especiais na hora da limpeza. Para facilitar a rotina de limpeza, veja abaixo diferentes opções explicando como limpar sapatos de camurça passo a passo e deixá-los com aspecto de novo com ingredientes que você tem em casa!

Dicas para limpar sapatos de camurça

Antes de começar a limpeza de um sapato de camurça é importante saber que esse tipo de calçado deve ser tratado de forma diferente dos demais. Acompanhe as dicas e aprenda truques para cuidar dos seus.

  • Chuva ou poça: caso tenha pisado em um poça ou tenha pegado chuva com seus sapatos de camurça, deixe-os secar em um espaço arejado e sombreado. O excesso de umidade e a luz solar podem causar danos ao seu calçado.
  • Remova sujeiras superficiais: antes de iniciar qualquer limpeza no seu sapato de camurça, remova toda a sujeira superficial. Para isso use uma escova de cerdas macias, pode ser uma escova de dentes específica para isso. Ao fazer a escovação, siga a textura da camurça.
  • Aplique graxa: para remover arranhões, uma boa solução é aplicar graxa. Escolha um produto adequado para o seu calçado e aplique com uma escova fazendo uma leve pressão.
  • Use borracha: pode parecer inusitado, mas aquela simples borracha escolar pode te ajudar a remover manchas difíceis do seu sapato de camurça. Aplique a borracha com uma leve pressão sobre o local da mancha.
  • Vinagre branco: esse é outro produto que pode te ajudar a remover manchas do seu sapato de camurça. Umedeça um pano com vinagre branco e aplique levemente sobre o local manchado no calçado. Espere secar, e caso a mancha ainda persista, repita novamente.
  • Nunca molhe: evite molhar o seu sapato de camurça. Ao contrário de outros calçados, o camurça nunca deve ser submergido em água. A água pode danificar o seu calçado. Caso necessário, faça a limpeza borrifando um pouco de água sobre o calçado, e em seguida, absorva qualquer excesso com um pano.
  • Faça a impermeabilização: existem diversos protetores de camurças e nobuk em sprays que impermeabilizam o calçado e ajudam a evitar quaisquer danos, como manchas e arranhões ao seu sapato. Faça a aplicação depois de qualquer limpeza, quando o sapato estiver completamente seco e, sempre antes de usar os seus calçados.

Com essas dicas fica muito mais fácil manter os seus sapatos de camurça como novos. Acompanhe os tutoriais abaixo para aprender como limpar camurça de qualquer cor, tênis de camurça, botas, nobuk e como utilizar corretamente diferentes produtos na limpeza.

1. Como limpar sapatos de camurça de qualquer cor

  1. Umedeça levemente um pano limpo;
  2. Coloque um pouquinho de condicionador e espalhe sobre o pano;
  3. Passe suavemente sobre o calçado, sempre no mesmo sentido;
  4. Passe outro pano úmido pelo sapato, agora apenas com água, para retirar o excesso de condicionador.

Se você precisa deixar sua camurça limpinha, esse é o tutorial certo para você. Simples e rápido, ele vai te ensinar o passo a passo de como deixar seu sapato de camurça preto ou de qualquer cor bem limpinho.

Publicidade

O condicionador ajuda não só a limpar, mas também a hidratar a camurça. Por ser um item caseiro e de simples aplicação, é uma escolha muito prática. Você também pode aproveitar essa dica para limpar bolsas. Faça o teste e confira o resultado!

2. Como limpar tênis de camurça

  1. Com uma escova macia, escove com cuidado a camurça para retirar o excesso de sujeira e poeira;
  2. Em seguida, com uma escova de nylon, escove o calçado para um melhor alcance na retirada da sujeira;
  3. Umedeça um pano limpo em uma solução de duas colheres de água e uma de condicionador e passe por todo o calçado;
  4. Deixe secar por dez minutos em ambiente arejado;
  5. Finalize escovando novamente o calçado com uma escova macia.

Se você precisa de uma limpeza mais profunda, assista ao vídeo a seguir e siga as recomendações.

Essa limpeza exige mais cuidados porém garante um resultado final incrível de um sapato com aparência de novo em folha. Vale a pena perder um pouquinho mais de tempo.

3. Como limpar tênis de camurça branco ou claro

  1. Comece tirando o cadarço do tênis. Se for necessário limpá-lo também, coloque-o em um recipiente com detergente neutro e deixe de molho;
  2. Passe uma escova macia pelo calçado para retirar a poeira superficial;
  3. Pegue dois potes e coloque um pouco de água em cada, em um adicione um pouco de detergente, e no outro um pouco de condicionador;
  4. Misture cada um com uma colher, até ficar um mistura homogênea;
  5. Pegue uma flanela e umedeça levemente na mistura com condicionador e passe por todo o calçado;
  6. Pegue outra flanela e umedeça na mistura com detergente e passe na parte lateral do solado do tênis até sair toda a sujeira.

Limpar camurça branca ou clara é muito mais fácil do parece, assista ao vídeo a seguir e veja:

Publicidade

Essa é uma técnica supersimples para limpar seu tênis branco de camurça, mas você também pode utilizá-la para outros sapatos claros.

4. Como limpar camurça sintética

  1. Umedeça um pano limpo com sabão líquido e passe por todo o calçado;
  2. Em seguida, usando um pano umedecido apenas em água, retire o excesso de sabão e sujeira;
  3. Com um papel toalha, absorva o excesso de resquícios de água e sabão do calçado;
  4. Finalize o processo deixando o sapato em local arejado, porém sem contato direto com o sol.

Para limpeza de camurça sintética, alguns procedimentos precisam ser diferentes dos utilizados na limpeza da camurça normal. Confira:

O uso do papel toalha é ideal para a finalização da limpeza da camurça sintética, por se tratar de um material mais sensível do que a camurça original. Lembre de deixar o sapato secar bem, mas sem deixá-lo exposto ao sol para evitar manchas.

5. Como limpar sapato de nobuk com lixa

  1. Com uma lixa de unha, lixe os locais que estão sujos;
  2. Após finalizar a limpeza, passe um pano úmido por todo o sapato para retirar os resquícios;
  3. Coloque o sapato em um local arejado até secar por completo.

Esse tutorial é ideal para sapatos que estão com sujeiras pesadas em determinados lugares. Esse método é bem simples e prático e exige apenas uma lixa de unha!

Gostou dessa dica? Além de muito simples, deixa o sapato como novo. Mas se o seu sapato está muito sujo por toda a extensão, siga o tutorial a seguir.

Publicidade

6. Como limpar sapato de camurça com esponja de aço

  1. Com uma esponja de aço nova e limpa, escove toda a camurça sempre em uma mesma direção;
  2. Para finalizar a limpeza, use uma esponja normal, limpa e seca, e com a parte mais lisa escove todo o sapato para retirar os resquícios e dar acabamento.

Esse tutorial é bem prático e exige apenas uma esponja de cozinha e uma esponja de aço. Confira!

Essa limpeza é bem simples, mas para que seja ainda mais prática, busque usar uma esponja de aço de tamanho similar a do vídeo para que na hora de escovar o tecido, o alcance seja maior.

7. Como limpar sapatos de camurça mofados

  1. Umedeça as cerdas de uma escova macia com vinagre branco e escove cuidadosamente todo o calçado;
  2. Em seguida, passe um pano limpo e umedecido com água para retirar resquícios de sujeira;
  3. Aplique com os dedos uma pequena quantidade de condicionador em todo o tecido;
  4. Ainda com um pano limpo e umedecido com água, limpe o calçado para retirada do excesso do condicionador;
  5. Deixe em ambiente arejado até secar por completo.

Se aquele sapato que estava guardado no fundo do armário apareceu com mofo, mantenha a calma e assista ao vídeo a seguir para recuperar o tecido e deixá-lo lindo novamente.

Essa é uma ótima dica para dar um jeitinho naquele sapato que parecia estar perdido. Com orientações bem simples e rápidas, a sua camurça vai estar como nova ao final da limpeza.

8. Como limpar nobuck com borracha

  1. Comece limpando as áreas mais sujas do sapato com uma borracha simples fazendo movimentos de como se estivesse apagando as mesmas;
  2. Em seguida, use uma escova macia para retirar os resíduos da borracha e pentear as fibras do calçado;
  3. Após a escovação, verifique a necessidade de repetir o processo de limpeza com a borracha caso o calçado não tenha ficado limpo por completo;
  4. Em seguida, umedeça um pano limpo em uma solução de uma colher de condicionador e duas de água, e limpe todo o calçado;
  5. Deixe secar em um ambiente arejado e sem exposição direta ao sol.

Essa também é uma ótima maneira de higienizar calçados que precisem de uma limpeza mais profunda.

O uso da borracha para limpeza das sujeiras é uma dica, pois se trata de um item menos abrasivo, e consequentemente, menos agressivo ao tecido.

9. Como limpar camurça com vinagre

  1. Umedeça um pano limpo e seco em vinagre e aplique cuidadosamente em toda a área do calçado;
  2. Em seguida, limpe todo o tecido com um pano levemente umedecido em água para um melhor acabamento;
  3. Deixe secar em um ambiente arejado, lembrando de não deixar o tecido exposto diretamente ao sol.

Para uma higienização mais superficial de calçados que não estejam com sujeira tão profunda, esse vídeo mostra de forma bem simples como limpar a camurça.

Essa é uma boa opção para sapatos que não estão tão sujos e que precisam apenas de um cuidado para a melhoria do seu aspecto. Para sujeiras mais pesadas ou mofo, busque os demais tutoriais e dicas.

10. Como limpar e recuperar botas de camurça

  1. Coloque um pouco de sabão em pó e desinfetante no fundo de um balde e misture;
  2. Em seguida, complete o balde com água e coloque a bota de molho por ao menos 30 minutos;
  3. Pegue uma bucha macia e esfregue todo o calçado, tanto por dentro, quanto por fora, se necessário termine o processo em um tanque e passe sabão neutro;
  4. Enxágue muito bem e deixe secar no sol, coloque sacolas ou outro enchimento dentro das botas, para que o cano seque no formato e não fique caído;
  5. Após a secagem completa, pegue uma tinta para tecido da cor da sua bota e aplique com um pincel por todo o calçado;
  6. Para selar e hidratar, passe óleo de amêndoas.

O tutorial a seguir é ótimo para salvar peças antigas, já desgastadas ou compradas em brechó. Você vai se surpreender com o resultado!

Para manter a sua bota limpa, você não precisa repetir todo vez esse processo, basta passar um limpo e úmido, deixar secar ao sol e fazer a hidratação com óleo de amêndoas.

11. Como limpar nobuck usando vinagre

  1. Faça uma solução usando um copo de água e uma colher de vinagre;
  2. Molhe uma escova de cerdas macias na solução e limpe todo o tecido do calçado;
  3. Com um pano umedecido em água, retire o excesso da solução por todo o sapato;
  4. Deixe secar em um ambiente arejado e sem exposição direta ao sol.

Essa é mais uma maneira simples e rápida de limpar o seu calçado, dessa vez com o uso de vinagre branco. Acompanhe o passo a passo do vídeo a seguir:

O vinagre é um ótimo aliado para a limpeza dos sapatos, mas é importante lembrar de tirar o excesso do produto ao fim da limpeza, evitando manchas e forte cheiro.

Agora que você já sabe como limpar sapatos de camurça, basta colocar as dicas em prática e deixar os seus calçados como novos! Lembre-se sempre de não usar os produtos em excesso, e manter a camurça sempre hidratada. Aproveite e aprenda também como limpar sapatos em geral.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments