Como plantar tomate e ter frutos deliciosos e orgânicos

Envato


Em 15.03.23

O cultivo de frutas e legumes em casa é uma forma fácil de incrementar o cardápio com alimentos saudáveis. Saber como plantar tomate é uma boa opção para iniciar uma horta, pois a planta exige poucos cuidados, é nutritiva e tem boa produtividade. Ficou interessado? Acompanhe a seguir dicas e tutoriais para cultivar o fruto de forma prática!

Índice do conteúdo:

Como plantar tomate

O tomate é um alimento bastante presente na mesa do brasileiro, mas aprender a cultivá-lo em casa exige cuidados básicos. O fruto precisa de um cultivo que ofereça bons nutrientes, solo adequado e, principalmente, luminosidade. Para ter sucesso em sua primeira plantação, acompanhe os vídeos a seguir, com dicas simples e tutoriais:

Como plantar tomate em vaso de forma prática

O cultivo do tomate em vaso não prejudica o desenvolvimento da planta e é ideal para ambientes menores, como apartamentos. Nesse vídeo, você vai aprender tudo sobre o plantio e também técnicas de cultivo, como rega e adubação. O vídeo também ensina como preparar o solo, garantindo que o tomateiro cresça saudável e receba os nutrientes adequados.

Publicidade

Como plantar tomate-cereja em vaso

O tomate-cereja é uma das variedades mais resistentes e garante uma alta produtividade de frutos. Nesse vídeo, você vai conferir dicas de como plantar o tomateiro por meio das sementes, aprendendo também cuidados básicos de jardinagem. De bônus, o vídeo ainda traz orientações sobre irrigação, adubação e manejo adequado.

Como fazer o tomateiro produzir mais

Ter uma colheita farta é um dos maiores objetivos de quem planta tomate. Porém, se você é um jardineiro de primeira viagem, saiba que precisará ficar por dentro de algumas dicas essenciais. Nesse vlog, você acompanhará alguns truques e técnicas para ter um tomateiro saudável e cheio de frutos. O segredo está em um adubo produzido à base de farinha de ossos. Não deixe de assistir!

Como plantar tomate em canteiros

O plantio de tomates em canteiros é ideal para quem tem mais espaço em casa e deseja ter uma produção um pouco maior. Aqui, você vai aprender a como preparar o substrato para a planta e também cultivar as mudas do jeito certo. O vídeo ressalta que neste tipo de cultivo, cada tomateiro precisará de um suporte para se apoiar e crescer saudável.

Publicidade

Dicas para plantar tomate em garrafa pet

Plantar tomates em garrafa pet representa uma forma de cultivo sustentável e barata. Acompanhe o passo a passo do plantio no recipiente através das sementes da planta. Você vai precisar apenas de uma garrafa de plástico com furos e um substrato de qualidade. Vale a pena assistir, pois o vídeo prova que este cultivo também garante resultados impressionantes.

Dicas de como plantar tomate italiano

O tomate italiano possui um tamanho maior e uma polpa bem generosa, por isso também é uma boa escolha para a sua plantação. Aqui, você vai aprender a como retirar as sementes do fruto comprado em mercados e plantá-lo do jeito correto. Com os cuidados adequados, certamente você terá frutos saudáveis em até 3 meses.

Além das orientações acima, saiba que o tomateiro não deve receber água diretamente em suas folhas. Esse tipo de irrigação prejudica a saúde do fruto e ainda pode atrair fungos e cochonilhas. Para uma plantação saudável, lembre-se também de fornecer boa luminosidade, assim ele crescerá forte e mais resistente a doenças.

Como cuidar de tomate

Depois de aprender a como plantar tomate com dicas e tutoriais, saiba também algumas informações mais específicas sobre a planta: o tomateiro precisa receber iluminação adequada, e ser cultivado na época certa. Abaixo, acompanhe mais orientações:

  • Irrigação: o tomate aprecia um solo levemente úmido, mas não encharcado. As mudas jovens podem receber água diariamente. Já as mudas maiores, devem ser irrigadas com moderação, de 3 a 4 vezes por semana.
  • Luminosidade: o tomateiro deve receber no mínimo 4 horas de sol direto por dia. A falta de iluminação pode reduzir o número de frutos e atrair fungos e doenças.
  • Adubação: a planta pode receber adubos desde o momento do plantio até durante a colheita. Os fertilizantes mais adequados são a farinha de osso, casca de ovos, húmus de minhoca ou ainda o esterco de boi.
  • Espaçamento entre as mudas: como cada tomateiro pode atingir até 60 cm de altura, é importante garantir um espaçamento de 20 a 30 cm entre cada muda. Dessa forma, as plantas produzirão frutos grandes, sem competirem entre si.
  • Quando plantar: em geral, o período adequado para o cultivo é entre abril e junho. Em regiões de clima frio, faça o plantio entre outubro e janeiro.
  • Tempo de crescimento: em média, a colheita dos frutos ocorre de 60 a 90 dias após o plantio. Porém, lembre-se que esse tempo pode variar de acordo com a espécie escolhida.
  • Sementes: escolha sementes com boa procedência para ter uma colheita promissora. Dê preferência a embalagens que vêm com informações como tempo de germinação, época de plantio, e tempo médio da colheita.

A partir de todas essas dicas, certamente você terá uma plantação de tomates cheia de sucesso. Aprenda também a como plantar alface. Assim, a sua salada orgânica ficará ainda mais completa!

Publicidade

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments