Como tirar todo tipo de manchas de roupa

Escrito por Thiago Assunção

Foto: iStock



Quer ver um pesadelo virar realidade? É só deixar cair na roupa branca um pouco de molho de tomate, vinho, café ou qualquer outro alimento que te faça correr imediatamente atrás da torneira mais próxima! E quando você já está preparada para sair e acaba borrando a roupa com maquiagem, batom ou – pior – esmalte? Como se livrar dessas manchas de maneira tão rápida quanto surgiram?

Às vezes não é tão simples quanto parece. Em alguns casos, você precisa mesmo retirar aquela roupa e lavá-la rapidamente, antes que a mancha penetre no tecido e cause ainda mais dor de cabeça. Mas é importante saber que assim que a mancha aparecer na roupa você tente, ao menos, minimizá-la rapidamente. Quanto mais rápido você tentar se livrar da mancha, mesmo que apenas retirando o excesso de produto derramado, maiores são as chances da peça ser lavada com mais facilidade.

A personal organizer Rafaela Oliveira, do blog Organize sem Frescuras, têm várias dicas para ajudar. Ela conta que grande parte das dicas que estão no site dela foi encaminhada pelos seguidores, mas ela também vai atrás das informações. “Recebo dicas dos seguidores, mas também faço pesquisa e testo todas as dicas antes de publicar. Não compartilho as dicas que não funcionam, tomo muito cuidado com relação a isso”, explica.

Lucy Mizael, do blog Dicas da Lucy, também recorre ao conhecimento que a história de cada um oferece. “Sou do interior de Minas Gerais, de uma família de matriarcas que sempre cuidaram do lar com capricho. Muitas receitas vieram deste tempo. Quando comecei a compartilhar o conhecimento, as memórias vieram à tona. Às vezes ligava para minha mãe, tia, vizinha, cunhada, e acabei resgatando algumas dicas”.

Quer saber quais são essas dicas e muitas outras sobre como tirar manchas de roupas? Venha conferir!

O que preciso saber antes de começar a tirar mancha de roupa?

Foto: iStock

Antes de você simplesmente começar a se livrar das manchas, você precisa saber que elas atuam de forma diferente em cada tipo de tecido. São eles:

Algodão

Ele é um tecido mais resistente. Por isso, diversas técnicas são bem aceitas sem que danifiquem o tecido.

Sintético

Geralmente a roupa sintética é bem durável, o que permite que você esfregue firmemente o tecido quando for tirar alguma mancha. Detergentes funcionam como um ótimo agente na remoção de manchas desse tecido, e mantenha-o bem longe da água sanitária. Caso você tenha um tira-manchas específico, veja se ele é recomendado especificamente para esse tecido.



Existem produtos que podem danificar as fibras da lã. O ideal é que seja escolhido um detergente ou sabão em pó para roupas delicadas. E procure secar peças de lã na horizontal, para que elas mantenham seu formato.

Seda

A seda é um tecido extremamente delicado. Produtos de limpeza para roupas delicadas é a opção mais indicada, além de deixar a peça inteira de molho para evitar que a mancha se alastre para outra parte.

Se tiver dúvidas sobre o tipo de produto a utilizar em casos específicos, ou quando a peça é delicada, procure uma lavanderia especializada. Agora, anote aí todas as dicas das especialistas:

1. Como tirar a mancha de suor da roupa?

Foto: iStock

Esse é um problema pelo qual muitos já passaram e às vezes é até difícil de evitar. Quando acontecer, lembre-se de não colocar a camiseta suada no cesto para lavar, pois se secar por muito tempo fica mais difícil de tirar. Com a camisa ou camiseta em mãos, você pode seguir essas dicas:

Água com bicarbonato de sódio

Misture 1 litro de água com 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por 30 minutos nessa solução e depois lave normalmente.

E se a mancha for recente?

Coloque em um balde 1 litro de água morna e 3 colheres de vinagre branco. Deixe a peça de molho nessa mistura por 10 minutos antes de lavar. Se desejar, você pode usar como alternativa mergulhar a mancha em água oxigenada, mas teste em um pedaço da roupa antes, para ter certeza que ela não irá desbotar.

A mancha na roupa é antiga?

Misture bicarbonato de sódio com limão até fazer uma pastinha. Sempre que for manipular limão, faça longe do sol pois ele pode queimar a pele. Aplique essa ‘pasta’ com uma escova e deixe agir por 45 minutos. Depois, coloque a roupa de molho na água com sabão por 1h30 antes de lavar como de costume.

2. Derrubei café na roupa! Como tirar a mancha?

Foto: iStock

Quem nunca derrubou café na roupa, não é? Caso isso aconteça com você, não se preocupe: essa é uma mancha fácil de ser retirada, principalmente se você ‘correr’ para eliminá-la.



Acabei de derrubar café na blusa!

Lave imediatamente o local com água quente, quase fervendo. Dessa forma você dissipa o café e não deixa ele penetrar no tecido. Se a roupa for em um local de difícil acesso para molhar com água, esfregue 1 cubo de gelo na roupa até a mancha sumir.

A mancha já está seca?

Molhe a mancha com água morna e acrescente 1 colher (café) de bicarbonato de sódio. Deixe que ele absorva o café e depois lave normalmente.

Derrubei café com leite!

Como o leite tem gordura, o procedimento é um pouco diferente da remoção do café puro. Passe na mancha água oxigenada ou benzina e lave em seguida.

3. O vinho manchou minha roupa! E agora?

Foto: iStock

Quando isso acontecer, a primeira coisa que você não deve fazer é usar água quente. O calor ajudará o vinho a se fixar ainda mais na roupa.

Papel toalha

Se a mancha foi naquele instante, coloque papel toalha por cima, sem esfregar, para que ele absorva o vinho. Depois, lave com água e sabão.

Sal

O sal também ajuda a ‘sugar’ o vinho. Coloque uma porção em cima da mancha e deixe agir por 5 minutos.

Vinagre branco

Use 3 medidas de vinagre branco para 1 de água e aplique essa mistura sobre a mancha.

Vinho branco

O vinho branco pode neutralizar o vinho tinto. Ele não tira a mancha, mas se você não tiver como remover na hora, pelo menos ele vai amenizar a cor.

4. A roupa está manchada com ferrugem?

Foto: iStock



Se a roupa está há muito tempo guardada, e está próximo de objetos metálicos, a ferrugem pode passar para o tecido. Botões, zíper e até mesmo pregador com metal pode manchar sua roupa com ferrugem.

Limão com sal

Em cima da mancha, aplique o suco do limão com o sal. Coloque essa mistura no sol e deixe em uma bacia com água. Retire a peça antes que ela seque e enxágue bem.

Ferrugem antiga

Utilize um removedor industrializado.

5. Sujei a roupa com caneta

Foto: iStock

Quase toda semana você, sem perceber, mancha a sua roupa com a tinta da caneta. É simples de retirar, desde que não demore muito.

Álcool

Passe um algodão embebido com álcool na mancha até que ela saia.

Mancha fresca

Passe rapidamente álcool com um cotonete e coloque um papel toalha em cima para que ele absorva a tinta.

Leite

Ponha um papel toalha na parte debaixo do tecido e jogue um pouco de leite em cima da mancha. Coloque outro papel toalha, mas dessa vez por cima da mancha – como um sanduíche. E faça isso quantas vezes precisar até que ela saia por completo.

6. As crianças mancharam a roupa com canetinha hidrocor?

Foto: iStock

É normal que essa mancha aconteça durante as atividades escolares, durante a diversão das férias ou até mesmo se você utiliza essa canetinha no dia a dia.

Leite quente

Coloque papel toalha embaixo da mancha. Em seguida jogue leite quente sobre a mancha e pressione com outro papel toalha em cima (a mesma ideia do sanduíche). A nata também pode ser usada ao invés do leite quente.

Mancha de canetinha no couro

Molhe um algodão com um pouco de água morna e amoníaco. Coloque essa mistura em cima da mancha e limpe com um pano seco.

7. Manchei a roupa com tinta. E agora?

Foto: iStock

Essa é uma das manchas que precisa de muita atenção, ainda mais se a roupa for branca.

Spray de cabelo

Molhe a região com um produto à base de álcool, como spray de cabelo. Pressione a mancha com um papel toalha até remover a tinta.

8. Dá para tirar mancha de tinta a óleo da roupa?

Foto: iStock

Todas as manchas envolvendo tintas precisam de cuidados especiais. A dica de ouro é, primeiramente, retirar o excesso de tinta. Depois, uma das opções a seguir:

Detergente com água quente

Faça uma mistura de 1 colher de chá de detergente em um copo de água morna e aplique sobre a mancha com uma esponja limpa. Lave em seguida com água fria.

Leite quente ou limão

No caso de mancha de tinta em tecidos escuros, passe leite quente ou a casca do limão sobre a mancha e depois lave com água e sabão.

9. Cortei o dedo e manchei a roupa de sangue

Foto: iStock

Alguns acidentes podem acontecer e fazer com que você manche a roupa de sangue. Da mesma maneira que o vinho, não use água quente. Se agir rapidamente, ninguém vai perceber.

Água com sabão

Se for naquele instante, uma água fria com sabão tira toda a mancha.

Água com gás

Aplique água com gás na parte manchada e deixe de molho por alguns minutos.

Água com sal

Usar água com sal também resolve o problema.

Sangue seco

Utilize água oxigenada 10 volumes em cima da mancha e deixe agir. Depois lave naturalmente.

Aspirina

Se você tiver uma aspirina na bolsa, esmague o comprimido e faça uma pasta com ele acrescentando um pouco de água. Coloque em cima da mancha e deixe a mistura agir.

10. Como tirar mancha de gordura da roupa?

Foto: iStock

Essa é com certeza uma das manchas mais temidas, seja pela coloração da gordura ou pelo medo de nunca mais ter sua roupa como antes. Se a gordura que manchou estava muito quente, dificilmente você vai conseguir remover, porque ela já queimou a fibra do tecido. Se não foi esse o caso, veja as dicas:

Talco

Coloque talco em cima da mancha e deixe assim a noite toda. No dia seguinte, faça a lavagem da roupa normalmente. Amido de milho ou giz também tem a mesma finalidade!

Água quente com detergente

Misture água quente com detergente e coloque em cima da mancha, esfregando.

Removedor caseiro

Para fazer você precisa de uma xícara de sabão em pó dissolvida em amônia líquida até ficar uma mistura espessa. Adicione a essa mistura 4 colheres (sopa) de vinagre branco, 4 colheres (sopa) de álcool retificado e 1 colher (sopa) de sal.

Outros removedores

Se você tiver em casa éter, benzina, gasolina ou querosene, você pode usá-los para remover gordura de tecidos. É só aplicar um pouco sobre o tecido e esfregar a mancha delicadamente com uma escova. No caso da benzina, ela é indicada tanto para tecidos não laváveis (como o couro) como para os muito delicados. Apenas as roupas coloridas que não podem receber esses removedores. Lave-as com sabão e água quente ou polvilhe um pouco de talco ou farinha de trigo na mancha.

11. E mancha de óleo?

Foto: iStock

Essa é outra mancha que deixa todo mundo de cabelo arrepiado!

Detergente

É só usar um detergente para lavar roupas ou um detergente de louças, aplicando diretamente sobre a mancha. Esfregue e depois lave com água quente.

12. E mancha de graxa na roupa, dá para tirar?

Foto: iStock

Como a graxa é uma mancha de gordura, também dá para tirar! Não se esqueça de retirar o excesso de graxa antes, pressionando com papel toalha – mas sem esfregar.

Talco 1

Cubra a mancha com talco. Se não tiver, pode usar maisena ou sal. Depois, espalhe detergente em cima da mancha. Aguarde cerca de 20 minutos e lave a peça.

Talco 2

Coloque talco sobre a mancha (ou amido de milho) e deixe a gordura ser absorvida. Escove com cuidado para não espalhar a mancha e enxágue com água quente, aplicando detergente para roupa. Deixe agir por 10 minutos, esfregue e enxágue novamente com água quente.

Receita caseira

Se a mancha já está seca, aplique manteiga ou margarina sobre a mancha utilizando uma escova de dente. Essa gordura se junta com a graxa, deixando-a úmida, o que facilitará a remoção. Em seguida, enxágue com água quente e lave com detergente de roupas ou de louça, deixando a peça de molho por 10 minutos.

13. Como tirar mancha de chá?

Foto: iStock

O procedimento é quase igual ao de café e o resultado é o mesmo. Ou seja, tem salvação!

Gelo

Use um cubo de gelo e passe sobre a mancha, lavando-a em seguida.

Manchas antigas

Para as manchas antigas, use glicerina líquida. Você também pode usar agua oxigenada 20 volumes. Se a mancha for em um tecido de cor não firme, passe uma mistura de álcool etílico e sabão, lavando em seguida com água fria.

14. Mancha de desodorante na roupa preta… Tem solução?

Foto: iStock

Tem sim, e é mais simples do que você imagina!

Lenço umedecido

É só passar um lenço umedecido no local, assim que manchou… e pronto!

15. Como tirar a mancha amarelada da roupa?

Foto: iStock

Se a sua roupa está há muito tempo guardada, ela pode ficar amarelada. Mas tem solução!

Bicarbonato com limão

Misture bicarbonato com suco de limão e esfregue no local, usando uma buchinha ou escova de dente. Espere 45 minutos e em seguida coloque de molho por mais 1h30. Em seguida, lave como de costume.

Receita da avó

Quarar a roupa! É tradicional e sem erros! Esfregue com sabão de coco e coloque de molho no sol.

Amarelado bem antigo

Quando a peça é bem antiga, ferva água com 45g de bicarbonato de sódio e 45g de sal. Depois coloque a roupa na panela e deixe por 10 minutos.

16. Mancha de mofo e bolor tem solução?

Foto: iStock

Toda mancha tem início, meio e solução! Os tecidos têm bastante vulnerabilidade para servir de alimento para os fungos, por isso é importante que você limpe-o com um pano ou algodão molhado em sabão de pH neutro para tentar retirar os fungos. Você também pode limpá-lo com vinagre branco e suco de limão, deixando a peça ao Sol por algumas horas e lavando-a separadamente em seguida.

Água sanitária com açúcar

Coloque 1 xícara de açúcar em 1 litro de água sanitária e ponha a roupa nessa mistura. Deixe de molho e, depois, é só lavar.

Água sanitária com detergente

Para peças brancas, use 2 colheres de sopa de água sanitária com 2 colheres de sopa de detergente ou 2 colheres de sopa de vinagre num balde de água. Deixe de molho e depois lave normalmente.

Bacalhau

O bacalhau pode ser aliado nessas horas quando a mancha é bem antiga. Coloque a peça em um balde de alumínio cheio de água com um pedaço de bacalhau cru. Deixe a mistura ferver até a mancha desaparecer.

17. O chocolate pode manchar a roupa?

Foto: iStock

Sim! Por isso é importante remover o excesso do chocolate antes de tentar remover a mancha.

Freezer

Depois de remover o excesso de chocolate, coloque a roupa no freezer. Depois de alguns minutos, raspe o chocolate endurecido.

Água quente

Molhe o avesso do tecido na parte da mancha com água quente, assim ela derreterá o chocolate.

Detergente com leite

Esfregue a mancha com um pouco de detergente neutro e deixe peça de molho no leite por cerca de 1 hora. Depois pode lavá-la.

Chocolate na roupa de lã

É só retirá-lo com um algodão molhado em glicerina.

18. Mancha de molho na roupa

Foto: iStock

Você pode estar preparando a refeição ou se alimentando e pronto, manchou a roupa com molho. Confira as dicas de como se livrar de vez delas:

Detergente com água morna

Use 1 colher de sopa de detergente dissolvida em três colheres de sopa de água morna. Esfregue com uma escova de cerdas macias.

Detergente com vinagre branco

Se o molho for de ketchup ou mostarda, misture detergente com vinagre branco e esfregue na mancha até que ela suma.

Detergente, limão ou álcool

Se é mancha de molho de tomate, use detergente com água quente. Se não funcionar, molhe um pano com suco de limão e álcool e esfregue. Depois utilize sabão e coloque a peça de molho em sabão de coco antes de enxaguar.

19. Mancha de tomate na roupa

Foto: iStock

Se a roupa é clara, isso vira um desespero!

Vinagre

Use vinagre para tirar mancha de tomate de roupas coloridas. É só aplicar 1 a 2 colheres de vinagre branco em cima da mancha e deixar agir por 30 minutos. Enxágue e esfregue detergente neutro sobre a mancha antes de lavar com água fria.

20. Mancha de fruta vermelha. Como se livrar?

Foto: iStock

Todas as manchas que envolvem coloração avermelhada, como vinho, sangue, tomate e outros precisam ser tratadas rapidamente.

Detergente

No caso de roupa branca, lave a mancha com detergente neutro e deixe no Sol por um tempo. A luz solar tem um efeito alvejante.

Limão

Para manchas difíceis ou roupas coloridas, esfregue o suco de limão ou coloque uma fatia da fruta sobre a mancha. Enxágue e repita o processo se for necessário.

21. Como tirar mancha de morango e de uva da roupa?

Foto: iStock

O procedimento de tirar mancha de fruta da roupa é basicamente o mesmo, só precisa tirar rapidamente o excesso para não penetrar nos fios.

Água e sabão

Ponha a roupa manchada na água corrente e verá que, aos poucos, a mancha vai saindo. Passe um pouco de sabão e esfregue suavemente. Depois lave.

22. Manchei a roupa com batom. Dá para tirar?

Foto: iStock

Na correria você pode acabar sujando a roupa com batom, mas dá para resolver esse problema rapidamente:

Água quente com detergente

Misture água quente com detergente, aplique sobre a mancha e esfregue.

Acetona

Se a peça de roupa é branca, use acetona. Se é colorida, passe um cubo de gelo e em seguida um pouco de detergente de louça.

23. Sujei a roupa com a maquiagem!

Foto: iStock

Do mesmo jeito que o batom, a maquiagem pode ser removida facilmente.

Mancha de blush

É só espalhar um pouco de álcool na mancha. Você também pode colocar vaselina líquida ou molhar um algodão em éter e passar na mancha.

Mancha de base

Se a peça for de algodão, molhe a mancha com vinagre branco. Se for seda, passe água fria com água oxigenada 20 volumes.

24. Manchou a roupa com esmalte?

Foto: iStock

O esmalte estava fresco e você manchou a roupa. Sem neura, é fácil de retirar!

Acetona

Se não for tecido sintético, use acetona sem medo.

Óleo de banana

Aplique sobre a mancha. Depois escove o local delicadamente.

25. O perfume manchou a roupa!

Foto: iStock

Tem perfumes que podem acabar manchando sua roupa. Nesses casos…

Sulfato de sódio

Passe na mancha uma mistura de 4g de sulfato de sódio para cada 100ml de água. Só não faça isso em tecidos sintéticos.

26. Como tirar mancha de outro tecido?

Foto: iStock

É extremamente comum ir lavar uma roupa e do nada ver que sua peça está manchada com a cor de outra roupa – principalmente se você não tem sua mãe por perto para dar umas dicas (ou para lavar as roupas mesmo…).

Água com batata

Pegue a peça manchada e coloque em uma água fervente com um pedaço de batata, sem descascar.

Pimenta na máquina

A ideia é colocar uma colher de sopa de pimenta-preta na máquina de lavar junto com as roupas para ajudar a prevenir que as cores ‘troquem de roupa’.

Vinagre com água

Assim que tirar a roupa manchada da máquina, lave a mancha com água fria corrente e aplique vinagre de álcool. Esfregue até sair. Se não funcionar, você pode esquentar 2 xícaras de vinagre e jogar na mancha, esfregando em seguida.

Roupa no fogão

Se a mancha é resistente – e a roupa é de linho ou algodão, coloque uma panela com água e 2 colheres de sabão em pó ou sabão de coco para ferver. Coloque a peça dentro e deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo e lave a peça na água fria, esfregando.

Com tantas dicas úteis, agora está mais fácil tirar aquela famigerada manchinha da sua blusa preferida ou daquela peça de roupa que está no fundo do armário, abandonada por causa de uma mancha.