Foto: iStock
Por Thiago Assunção
Atualizado em 30.11.20
Quer ver um pesadelo virar realidade? É só deixar cair na roupa branca um pouco de molho de tomate, vinho, café ou qualquer outro alimento que te faça correr imediatamente atrás da torneira mais próxima! E quando você já está preparada para sair e acaba borrando a roupa com maquiagem, batom ou – pior – esmalte? Como se livrar dessas manchas de maneira tão rápida quanto surgiram?
Publicidade
Às vezes não é tão simples quanto parece. Em alguns casos, você precisa mesmo retirar aquela roupa e lavá-la rapidamente, antes que a mancha penetre no tecido e cause ainda mais dor de cabeça. Mas é importante saber que assim que a mancha aparecer na roupa você tente, ao menos, minimizá-la rapidamente. Quanto mais rápido você tentar se livrar da mancha, mesmo que apenas retirando o excesso de produto derramado, maiores são as chances da peça ser lavada com mais facilidade.
A personal organizer Rafaela Oliveira, do blog Organize sem Frescuras, têm várias dicas para ajudar. Ela conta que grande parte das dicas que estão no site dela foi encaminhada pelos seguidores, mas ela também vai atrás das informações. “Recebo dicas dos seguidores, mas também faço pesquisa e testo todas as dicas antes de publicar. Não compartilho as dicas que não funcionam, tomo muito cuidado com relação a isso”, explica.
Lucy Mizael, do blog Dicas da Lucy, também recorre ao conhecimento que a história de cada um oferece. “Sou do interior de Minas Gerais, de uma família de matriarcas que sempre cuidaram do lar com capricho. Muitas receitas vieram deste tempo. Quando comecei a compartilhar o conhecimento, as memórias vieram à tona. Às vezes ligava para minha mãe, tia, vizinha, cunhada, e acabei resgatando algumas dicas”.
Publicidade
Quer saber quais são essas dicas e muitas outras sobre como tirar manchas de roupas? Venha conferir!
Foto: iStock
Antes de você simplesmente começar a se livrar das manchas, você precisa saber que elas atuam de forma diferente em cada tipo de tecido. São eles:
Ele é um tecido mais resistente. Por isso, diversas técnicas são bem aceitas sem que danifiquem o tecido.
Publicidade
Geralmente a roupa sintética é bem durável, o que permite que você esfregue firmemente o tecido quando for tirar alguma mancha. Detergentes funcionam como um ótimo agente na remoção de manchas desse tecido, e mantenha-o bem longe da água sanitária. Caso você tenha um tira-manchas específico, veja se ele é recomendado especificamente para esse tecido.
Existem produtos que podem danificar as fibras da lã. O ideal é que seja escolhido um detergente ou sabão em pó para roupas delicadas. E procure secar peças de lã na horizontal, para que elas mantenham seu formato.
A seda é um tecido extremamente delicado. Produtos de limpeza para roupas delicadas é a opção mais indicada, além de deixar a peça inteira de molho para evitar que a mancha se alastre para outra parte.
Se tiver dúvidas sobre o tipo de produto a utilizar em casos específicos, ou quando a peça é delicada, procure uma lavanderia especializada. Agora, anote aí todas as dicas das especialistas:
Foto: iStock
Esse é um problema pelo qual muitos já passaram e às vezes é até difícil de evitar. Quando acontecer, lembre-se de não colocar a camiseta suada no cesto para lavar, pois se secar por muito tempo fica mais difícil de tirar. Com a camisa ou camiseta em mãos, você pode seguir essas dicas:
Misture 1 litro de água com 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por 30 minutos nessa solução e depois lave normalmente.
Coloque em um balde 1 litro de água morna e 3 colheres de vinagre branco. Deixe a peça de molho nessa mistura por 10 minutos antes de lavar. Se desejar, você pode usar como alternativa mergulhar a mancha em água oxigenada, mas teste em um pedaço da roupa antes, para ter certeza que ela não irá desbotar.
Misture bicarbonato de sódio com limão até fazer uma pastinha. Sempre que for manipular limão, faça longe do sol pois ele pode queimar a pele. Aplique essa ‘pasta’ com uma escova e deixe agir por 45 minutos. Depois, coloque a roupa de molho na água com sabão por 1h30 antes de lavar como de costume.
Publicidade
Foto: iStock
Quem nunca derrubou café na roupa, não é? Caso isso aconteça com você, não se preocupe: essa é uma mancha fácil de ser retirada, principalmente se você ‘correr’ para eliminá-la.
Lave imediatamente o local com água quente, quase fervendo. Dessa forma você dissipa o café e não deixa ele penetrar no tecido. Se a roupa for em um local de difícil acesso para molhar com água, esfregue 1 cubo de gelo na roupa até a mancha sumir.
Molhe a mancha com água morna e acrescente 1 colher (café) de bicarbonato de sódio. Deixe que ele absorva o café e depois lave normalmente.
Como o leite tem gordura, o procedimento é um pouco diferente da remoção do café puro. Passe na mancha água oxigenada ou benzina e lave em seguida.
Foto: iStock
Quando isso acontecer, a primeira coisa que você não deve fazer é usar água quente. O calor ajudará o vinho a se fixar ainda mais na roupa.
Se a mancha foi naquele instante, coloque papel toalha por cima, sem esfregar, para que ele absorva o vinho. Depois, lave com água e sabão.
O sal também ajuda a ‘sugar’ o vinho. Coloque uma porção em cima da mancha e deixe agir por 5 minutos.
Publicidade
Use 3 medidas de vinagre branco para 1 de água e aplique essa mistura sobre a mancha.
O vinho branco pode neutralizar o vinho tinto. Ele não tira a mancha, mas se você não tiver como remover na hora, pelo menos ele vai amenizar a cor.
Foto: iStock
Se a roupa está há muito tempo guardada, e está próximo de objetos metálicos, a ferrugem pode passar para o tecido. Botões, zíper e até mesmo pregador com metal pode manchar sua roupa com ferrugem.
Em cima da mancha, aplique o suco do limão com o sal. Coloque essa mistura no sol e deixe em uma bacia com água. Retire a peça antes que ela seque e enxágue bem.
Utilize um removedor industrializado.
Foto: iStock
Quase toda semana você, sem perceber, mancha a sua roupa com a tinta da caneta. É simples de retirar, desde que não demore muito.
Passe um algodão embebido com álcool na mancha até que ela saia.
Passe rapidamente álcool com um cotonete e coloque um papel toalha em cima para que ele absorva a tinta.
Ponha um papel toalha na parte debaixo do tecido e jogue um pouco de leite em cima da mancha. Coloque outro papel toalha, mas dessa vez por cima da mancha – como um sanduíche. E faça isso quantas vezes precisar até que ela saia por completo.
Foto: iStock
É normal que essa mancha aconteça durante as atividades escolares, durante a diversão das férias ou até mesmo se você utiliza essa canetinha no dia a dia.
Coloque papel toalha embaixo da mancha. Em seguida jogue leite quente sobre a mancha e pressione com outro papel toalha em cima (a mesma ideia do sanduíche). A nata também pode ser usada ao invés do leite quente.
Molhe um algodão com um pouco de água morna e amoníaco. Coloque essa mistura em cima da mancha e limpe com um pano seco.
Foto: iStock
Essa é uma das manchas que precisa de muita atenção, ainda mais se a roupa for branca.
Molhe a região com um produto à base de álcool, como spray de cabelo. Pressione a mancha com um papel toalha até remover a tinta.
Foto: iStock
Todas as manchas envolvendo tintas precisam de cuidados especiais. A dica de ouro é, primeiramente, retirar o excesso de tinta. Depois, uma das opções a seguir:
Faça uma mistura de 1 colher de chá de detergente em um copo de água morna e aplique sobre a mancha com uma esponja limpa. Lave em seguida com água fria.
No caso de mancha de tinta em tecidos escuros, passe leite quente ou a casca do limão sobre a mancha e depois lave com água e sabão.
Foto: iStock
Alguns acidentes podem acontecer e fazer com que você manche a roupa de sangue. Da mesma maneira que o vinho, não use água quente. Se agir rapidamente, ninguém vai perceber.
Se for naquele instante, uma água fria com sabão tira toda a mancha.
Aplique água com gás na parte manchada e deixe de molho por alguns minutos.
Usar água com sal também resolve o problema.
Utilize água oxigenada 10 volumes em cima da mancha e deixe agir. Depois lave naturalmente.
Se você tiver uma aspirina na bolsa, esmague o comprimido e faça uma pasta com ele acrescentando um pouco de água. Coloque em cima da mancha e deixe a mistura agir.
Foto: iStock
Essa é com certeza uma das manchas mais temidas, seja pela coloração da gordura ou pelo medo de nunca mais ter sua roupa como antes. Se a gordura que manchou estava muito quente, dificilmente você vai conseguir remover, porque ela já queimou a fibra do tecido. Se não foi esse o caso, veja as dicas:
Coloque talco em cima da mancha e deixe assim a noite toda. No dia seguinte, faça a lavagem da roupa normalmente. Amido de milho ou giz também tem a mesma finalidade!
Misture água quente com detergente e coloque em cima da mancha, esfregando.
Para fazer você precisa de uma xícara de sabão em pó dissolvida em amônia líquida até ficar uma mistura espessa. Adicione a essa mistura 4 colheres (sopa) de vinagre branco, 4 colheres (sopa) de álcool retificado e 1 colher (sopa) de sal.
Se você tiver em casa éter, benzina, gasolina ou querosene, você pode usá-los para remover gordura de tecidos. É só aplicar um pouco sobre o tecido e esfregar a mancha delicadamente com uma escova. No caso da benzina, ela é indicada tanto para tecidos não laváveis (como o couro) como para os muito delicados. Apenas as roupas coloridas que não podem receber esses removedores. Lave-as com sabão e água quente ou polvilhe um pouco de talco ou farinha de trigo na mancha.
Foto: iStock
Essa é outra mancha que deixa todo mundo de cabelo arrepiado!
É só usar um detergente para lavar roupas ou um detergente de louças, aplicando diretamente sobre a mancha. Esfregue e depois lave com água quente.
Foto: iStock
Como a graxa é uma mancha de gordura, também dá para tirar! Não se esqueça de retirar o excesso de graxa antes, pressionando com papel toalha – mas sem esfregar.
Cubra a mancha com talco. Se não tiver, pode usar maisena ou sal. Depois, espalhe detergente em cima da mancha. Aguarde cerca de 20 minutos e lave a peça.
Coloque talco sobre a mancha (ou amido de milho) e deixe a gordura ser absorvida. Escove com cuidado para não espalhar a mancha e enxágue com água quente, aplicando detergente para roupa. Deixe agir por 10 minutos, esfregue e enxágue novamente com água quente.
Se a mancha já está seca, aplique manteiga ou margarina sobre a mancha utilizando uma escova de dente. Essa gordura se junta com a graxa, deixando-a úmida, o que facilitará a remoção. Em seguida, enxágue com água quente e lave com detergente de roupas ou de louça, deixando a peça de molho por 10 minutos.
Foto: iStock
O procedimento é quase igual ao de café e o resultado é o mesmo. Ou seja, tem salvação!
Use um cubo de gelo e passe sobre a mancha, lavando-a em seguida.
Para as manchas antigas, use glicerina líquida. Você também pode usar agua oxigenada 20 volumes. Se a mancha for em um tecido de cor não firme, passe uma mistura de álcool etílico e sabão, lavando em seguida com água fria.
Foto: iStock
Tem sim, e é mais simples do que você imagina!
É só passar um lenço umedecido no local, assim que manchou… e pronto!
Foto: iStock
Se a sua roupa está há muito tempo guardada, ela pode ficar amarelada. Mas tem solução!
Misture bicarbonato com suco de limão e esfregue no local, usando uma buchinha ou escova de dente. Espere 45 minutos e em seguida coloque de molho por mais 1h30. Em seguida, lave como de costume.
Quarar a roupa! É tradicional e sem erros! Esfregue com sabão de coco e coloque de molho no sol.
Quando a peça é bem antiga, ferva água com 45g de bicarbonato de sódio e 45g de sal. Depois coloque a roupa na panela e deixe por 10 minutos.
Foto: iStock
Toda mancha tem início, meio e solução! Os tecidos têm bastante vulnerabilidade para servir de alimento para os fungos, por isso é importante que você limpe-o com um pano ou algodão molhado em sabão de pH neutro para tentar retirar os fungos. Você também pode limpá-lo com vinagre branco e suco de limão, deixando a peça ao Sol por algumas horas e lavando-a separadamente em seguida.
Coloque 1 xícara de açúcar em 1 litro de água sanitária e ponha a roupa nessa mistura. Deixe de molho e, depois, é só lavar.
Para peças brancas, use 2 colheres de sopa de água sanitária com 2 colheres de sopa de detergente ou 2 colheres de sopa de vinagre num balde de água. Deixe de molho e depois lave normalmente.
O bacalhau pode ser aliado nessas horas quando a mancha é bem antiga. Coloque a peça em um balde de alumínio cheio de água com um pedaço de bacalhau cru. Deixe a mistura ferver até a mancha desaparecer.
Foto: iStock
Sim! Por isso é importante remover o excesso do chocolate antes de tentar remover a mancha.
Depois de remover o excesso de chocolate, coloque a roupa no freezer. Depois de alguns minutos, raspe o chocolate endurecido.
Molhe o avesso do tecido na parte da mancha com água quente, assim ela derreterá o chocolate.
Esfregue a mancha com um pouco de detergente neutro e deixe peça de molho no leite por cerca de 1 hora. Depois pode lavá-la.
É só retirá-lo com um algodão molhado em glicerina.
Foto: iStock
Você pode estar preparando a refeição ou se alimentando e pronto, manchou a roupa com molho. Confira as dicas de como se livrar de vez delas:
Use 1 colher de sopa de detergente dissolvida em três colheres de sopa de água morna. Esfregue com uma escova de cerdas macias.
Se o molho for de ketchup ou mostarda, misture detergente com vinagre branco e esfregue na mancha até que ela suma.
Se é mancha de molho de tomate, use detergente com água quente. Se não funcionar, molhe um pano com suco de limão e álcool e esfregue. Depois utilize sabão e coloque a peça de molho em sabão de coco antes de enxaguar.
Foto: iStock
Se a roupa é clara, isso vira um desespero!
Use vinagre para tirar mancha de tomate de roupas coloridas. É só aplicar 1 a 2 colheres de vinagre branco em cima da mancha e deixar agir por 30 minutos. Enxágue e esfregue detergente neutro sobre a mancha antes de lavar com água fria.
Foto: iStock
Todas as manchas que envolvem coloração avermelhada, como vinho, sangue, tomate e outros precisam ser tratadas rapidamente.
No caso de roupa branca, lave a mancha com detergente neutro e deixe no Sol por um tempo. A luz solar tem um efeito alvejante.
Para manchas difíceis ou roupas coloridas, esfregue o suco de limão ou coloque uma fatia da fruta sobre a mancha. Enxágue e repita o processo se for necessário.
Foto: iStock
O procedimento de tirar mancha de fruta da roupa é basicamente o mesmo, só precisa tirar rapidamente o excesso para não penetrar nos fios.
Ponha a roupa manchada na água corrente e verá que, aos poucos, a mancha vai saindo. Passe um pouco de sabão e esfregue suavemente. Depois lave.
Foto: iStock
Na correria você pode acabar sujando a roupa com batom, mas dá para resolver esse problema rapidamente:
Misture água quente com detergente, aplique sobre a mancha e esfregue.
Se a peça de roupa é branca, use acetona. Se é colorida, passe um cubo de gelo e em seguida um pouco de detergente de louça.
Foto: iStock
Do mesmo jeito que o batom, a maquiagem pode ser removida facilmente.
É só espalhar um pouco de álcool na mancha. Você também pode colocar vaselina líquida ou molhar um algodão em éter e passar na mancha.
Se a peça for de algodão, molhe a mancha com vinagre branco. Se for seda, passe água fria com água oxigenada 20 volumes.
Foto: iStock
O esmalte estava fresco e você manchou a roupa. Sem neura, é fácil de retirar!
Se não for tecido sintético, use acetona sem medo.
Aplique sobre a mancha. Depois escove o local delicadamente.
Foto: iStock
Tem perfumes que podem acabar manchando sua roupa. Nesses casos…
Passe na mancha uma mistura de 4g de sulfato de sódio para cada 100ml de água. Só não faça isso em tecidos sintéticos.
Foto: iStock
É extremamente comum ir lavar uma roupa e do nada ver que sua peça está manchada com a cor de outra roupa – principalmente se você não tem sua mãe por perto para dar umas dicas (ou para lavar as roupas mesmo…).
Pegue a peça manchada e coloque em uma água fervente com um pedaço de batata, sem descascar.
A ideia é colocar uma colher de sopa de pimenta-preta na máquina de lavar junto com as roupas para ajudar a prevenir que as cores ‘troquem de roupa’.
Assim que tirar a roupa manchada da máquina, lave a mancha com água fria corrente e aplique vinagre de álcool. Esfregue até sair. Se não funcionar, você pode esquentar 2 xícaras de vinagre e jogar na mancha, esfregando em seguida.
Se a mancha é resistente – e a roupa é de linho ou algodão, coloque uma panela com água e 2 colheres de sabão em pó ou sabão de coco para ferver. Coloque a peça dentro e deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo e lave a peça na água fria, esfregando.
Com tantas dicas úteis, agora está mais fácil tirar aquela famigerada manchinha da sua blusa preferida ou daquela peça de roupa que está no fundo do armário, abandonada por causa de uma mancha.