Por Sheila Almendros
Atualizado em 17.01.21
Não é de hoje que o estilo retrô se tornou uma tendência mundial. Na verdade, esta referencia atemporal tem marcado presença na decoração há muitos anos, e adiciona muita personalidade, aconchego e memórias ao ambiente, sem perder a praticidade. O conceito está diretamente ligado ao passado, e é uma cultura que abrange várias vertentes, como a moda, o estilo de vida, música e decoração dos anos 1920 até 1970.
Mas antes de qualquer coisa, é necessário entender que o vintage pode ser retrô, mas o retrô nunca será vintage. Isso porque ambas as referências, apesar de terem características semelhantes, são distintas. O vintage é tudo que remete ao período citado, mas que de fato foi confeccionado na data a que ele se refere. Já o retrô é uma repaginação, uma releitura de uma época, porém feito nos dias atuais. Portanto, é fácil encontrar móveis, eletrodomésticos, utensílios, entre outras coisas que lembram muito esses anos dourados, mas com toda a tecnologia e praticidade dos dias atuais.
Há inúmeras possibilidades para montar uma cozinha somente com referências ou genuinamente retrô, que vão desde a marcenaria, eletrodomésticos, cartela de cores, objetos decorativos e revestimentos, que podem ser usados separadamente ou todos juntos. Veja quais são:
– Pisos: Porcelanatos que imitam madeira são acolhedores e rudimentares, enquanto o piso comum bicolor, formando uma espécie de tabuleiro, deixa o ambiente mais descontraído. O piso hidráulico também é muito utilizado, e pode ser encontrado com as mais diversas estampas.
– Revestimentos: Pastilhas, azulejos com estampas geométricas, arabescos, desenhos portugueses, floridos e o famoso ladrilho de metrô. Tudo o que pode oferecer alegria e jovialidade à cozinha é bem vindo.
– Cores: candy colors, tons quentes (como vermelho, amarelo e laranja), dourado e cobre.
Publicidade
– Materiais: madeira nos móveis e alumínio nos eletrodomésticos, utensílios e cadeiras.
– Móveis: Opções com linhas retas ficam mais charmosas com moldura nas portas dos armários, puxadores de cerâmica ou de ferro com formato de concha ou arredondado. Ainda sobre as portas, alguns nichos podem receber opções com vidro, para deixar a louça a mostra (principalmente os armários superiores).
– Objetos decorativos: os próprios utensílios e eletroportáteis podem cumprir bem esta função, sendo deixados à mostra em bancadas, portas de vidro, janelas e mesa. Quadrinhos temáticos dispostos na parede ou acomodados em prateleiras são super bem-vindos também. Uma toalha ou pano de prato xadrez pode dar um toque diferenciado ao ambiente. Não se esqueça de adicionar vasinhos de flores para alegrar a cozinha!
Foto: Reprodução / Marcela Madureira
Por ser um estilo marcante, o retrô não precisa ser necessariamente a característica predominante da cozinha, como se tivesse sido construído como uma casa de bonecas. Ele pode ser equilibrado misturando-se com outras tendências, como o contemporâneo e o escandinavo, ou seguir uma característica, como o minimalismo. Basta saber qual o resultado que deseja atingir e em qual dosagem você deseja incluir o retrô na sua decoração.
Veja alguns produtos vendidos pela internet que podem dar um toque clássico à sua cozinha retrô:
Produto 1: Conjunto com 4 cadeiras. Compre na Mobly
Produto 2: Chaleira elétrica. Compre na De’Longhi
Produto 3: Cafeiteira vermelha Nespresso. Compre na Americanas
Produto 4: Torradeira vintage. Compre na De’Longhi
Produto 5: Prato para bolo. Compre na Tok Stok
Produto 6: Liquidificador Oster. Compre no Carrefour
Produto 7: Pote de cozinha Typhoon. Compre na Etna
Produto 8: Quadro Vintage Coca Cola. Compre na Etna
Produto 9: Porta Pão Cinquentinha. Compre na Tok Stok
Produto 10: Lata Pimentas. Compre na Camicado
Produto 11: Caçarola de cerâmica. Compre na Doural
Produto 12: Batedeira KitchenAid. Compre na Americanas
Produto 13: Fritadeira sem óleo. Compre no Submarino
Produto 14: Saleiro. Compre nas Lojas Patt
Produto 15: Cooler. Compre no Submarino
Produto 16: Gabinete de cozinha Cinquentinha. Compre na Tok Stok
Produto 17: Geladeira Smeg. Compre no Ponto Frio
Produto 18: Forno elétrico. Compre na Mobly
Produto 19: Frigobar retrô. Compre nas Casas Bahia
Agora que você já conhece os pontos que definem o estilo de uma cozinha retrô, é hora de conferir uma lista caprichada com alguns projetos inspiradores e apaixonantes:
O toque retrô foi introduzido de maneira sutil nos detalhes desta cozinha, como nos puxadores do armário, nas portas de vidro e no piso que imita os famosos azulejos portugueses.
Foto: Reprodução / Apartamento 84
Deixar as louças expostas é uma referência especial deste estilo. Elas podem ficar em armários com portas de vidro ou prateleiras dispostas por toda cozinha. E claro que os utensílios mais bonitos devem ficar à vista no balcão principal.
Foto: Reprodução / Florense
Difícil não olhar para essa cozinha e não lembrar dos anos 1960, com as candy colors empregadas no gabinete e na geladeira, além dos quadrinhos com molduras clássicas, as pastilhas no piso e a batedeira ouro velho.
Foto: Reprodução / DT Estudio
Como incluir referências retrô em um projeto? Utilizando as cores certas! A combinação do armário vermelho e das cadeiras azul claro com a cartela de cores clean deixou o ambiente com uma pitada retrô e jovial.
Foto: Reprodução / Marcela Madureira
A mistura do moderno e vintage trazem muita personalidade à decoração de uma cozinha. Nota-se neste ambiente que o estilo em questão foi reverenciado através dos revestimentos da parede e do piso.
Publicidade
Foto: Reprodução / Ellu Yellow
Você pode escolher o batente de uma janela, um lado do balcão ou uma prateleira para adicionar peças antigas e charmosas, como esta balança, que serviu perfeitamente como uma bela fruteira.
Foto: Reprodução / IN/EX Arquitetura
A cozinha rústica ganhou uma série de utensílios que mais parecem ter saído de um antiquário: a cafeteira industrial, o porta-utensílios com canequinhas penduradas, a prateleira provençal de pratos e até as cortinas no balcão.
Foto: Reprodução / Marina Linhares
O vermelho é uma das cores mais usadas em decorações vintage. Neste ambiente, o tom foi combinado com a madeira natural, combinação que deixou a cozinha mais aconchegante e vistosa. Os puxadores de concha na cor prata deram um toque especial.
Foto: Reprodução / Pamela Zottis
Impossível não sentir alegria ao ver esse casamento de tons na cartela de cores. O azulejo amarelo, apesar de vintage, é super atemporal, e combina com quase todos os estilos. O armário azul laqueado, com o balcão branco, trouxe uma medida certa de leveza, para deixar a geladeira vermelha como o verdadeiro ponto de destaque.
Foto: Reprodução / Mauricio Arruda
Um casamento que dá muito certo é misturar referências do estilo retrô com o industrial. Neste projeto, o arquiteto aproveitou a neutralidade do cimento queimado do piso para trabalhar com as cores na marcenaria e parede.
Foto: Reprodução / Marina Linhares
Para esta cozinha contemporânea, as banquetas com desenho retrô trouxeram mais leveza e descontração à decoração, não só pelo seu design, mas também pela sua cor.
Foto: Reprodução / Casa de Valentina
Um simples puxador de porcelana instalado no armário de linhas retas transforma a peça atual em um verdadeiro artigo retrô. Se o móvel é de madeira e com cores da cartela proposta, melhor ainda.
Foto: Reprodução / Andrea Murão
A prateleira de madeira criando uma divisão entre o mármore e o rosa da parede acomodou algumas peças especiais como utensílios e artigos decorativos. A bancada ganhou marcenaria azul bebê e puxadores prateados.
Foto: Reprodução / Knight Achitects
As paredes ganharam a mesma cor encontrada na geladeira, e alguns pontos de vermelho foram espalhados pelo ambiente, como a porta, o telefone instalado ao lado dela e as incríveis banquetas da Coca Cola.
Foto: Reprodução / Neza Cesar
Neste ambiente integrado, o retrô foi incluído ao pé da letra: os móveis provençais, parecendo que saíram diretamente de um antiquário, os assentos diferentes dispostos à mesa, a maleta servindo de mesa lateral, a cortina do gabinete… tudo com carinha (e carinho) de casa de mãe.
Foto: Reprodução / In / Ex Arquitetura e Interiores
Nesta cozinha, as portas ganharam grades em vez de vidros, deixando os utensílios à mostra, assim como os nichos na parte superior do balcão. Mais uma vez, os puxadores de concha marcaram presença, e para completar, o piso hidráulico e o revestimento metro white adicionaram mais charme à composição.
Foto: Reprodução / Marcela Madureira
O ambiente clean proporcionou a valorização da luz natural no espaço, e para acompanhar essa proposta de amplitude, foi utilizado um revestimento com estampa vintage do lado oposto a janela, logo atrás do armário.
Foto: Reprodução / ACF Arquitetura
As famosas cadeiras com assento de palha foram grandes ícones do design no século passado, e aqui ela veio para somar na mistura do azul com a madeira do armário. Uma verdadeira sensação de aconchego ao ambiente.
Foto: Reprodução / Marcela Madureira
Para deixar a cozinha moderna mais divertida, foram instalados azulejos hidráulicos por toda a área entre o extenso balcão e os armários superiores. Esta é uma boa saída para quem deseja incluir o estilo na composição de forma sutil.
Foto: Reprodução / PRÓ Arquitetura
O estilo escandinavo veio com força total para o Brasil, mas o que muita gente não sabe, é que esta é uma decoração que conta muito com algumas características retrô, como por exemplo, os revestimentos hidráulicos e o metro white, além dos móveis de madeira.
Foto: Reprodução / Mauricio Arruda
Para este projeto, algumas cores bastante expressivas foram usadas para compor a decoração, deixando o ambiente mais alegre, como a mesa azul com cadeiras laranjas e o gabinete amarelo com bancada preta, combinados ao dourado e branco do revestimento.
Foto: Reprodução / Gustavo Penna
Este fogão é ou não é uma verdadeira relíquia? Para completar o visual, as paredes e o piso receberam duas cores, formando o habitual xadrez, e as panelas foram devidamente penduradas em um suporte especial instalado no teto.
Foto: Reprodução / Marina Linhares
Além da tradicional marcenaria e cores utilizadas para o estilo, outros pequenos detalhes foram adicionados à decoração para adicionar mais personalidade à cozinha, como o baleiro de bar e os utensílios escolhidos dispostos por toda a bancada.
Foto: Reprodução / Andrea Murão
A mesa azul recebeu cadeira de design arrojado na cor palha, dando um perfeito contraste e equilíbrio à predominância do laranja encontrada nos armários. O piso com estampas coloniais completou o charme do projeto.
Foto: Reprodução / Super Limão
Uma ambiente retrô deve ter aquela carinha de que há pessoas vivendo ali, portanto, não deixe de espalhar itens que remetam à sua história, personalidade e memórias pelos balcões, prateleiras e armários.
Foto: Reprodução / Gustavo Calazans
Os quadrinhos são os itens que mais favorecem a decoração retrô sem precisar de grandes investimentos. Escolha gravuras referentes ao tema, e caso a sua cozinha seja mais clean, capriche nas cores marcantes para ganhar destaque na decoração.
Foto: Reprodução / deVOL Kitchens
Alguns itens decorativos seguiram o mesmo tom de cor nesta composição, inclusive os puxadores. Como a cozinha é branca, este foi o recurso usado para adicionar mais personalidade ao espaço.
Foto: Reprodução / Sala
Além dos armários planejados, prateleiras instaladas acima da janela ofereceram mais espaço para armazenamento. Os armários com portas emolduradas ganharam um tom de azul suave, combinando perfeitamente com os utensílios de cerâmica branca.
Foto: Reprodução / Marina Linhares
Referências modernas e antigas se misturam nesta cozinha clean e aconchegante. Utensílios pendurados acima do fogão, além de trazerem praticidade na hora de cozinhar, tornam-se também verdadeiros objetos decorativos.
Foto: Reprodução / Estúdio Penha
O ambiente retrô se torna vintage quando memórias de um passado são inseridas na decoração. Vale incluir pratos, quadros e bandejas que pertenceram aos avós ou pais, e arranjar um lugar de destaque para eles. Um toque de charme extra se dá por conta do filtro de barro, o relógio antigo na parede e as mãos-francesas das prateleiras.
Foto: Reprodução / Lamego Mancini Arquitetura
A diferença entre o retrô e o vintage é que o primeiro remete à época do segundo, mas não necessariamente com artigos desta geração. Nesta decoração, por exemplo, a marcenaria moderna ganhou uma outra proposta combinada ao revestimento estampado.
Foto: Reprodução / Paula Gambier
A madeira escura utilizada no gabinete marcou presença na decoração de interiores durante um período extenso, e ganhou maior destaque misturado aos armários laqueados, revestimento claro e detalhes acobreados.
Foto: Reprodução / Mauricio Arruda
Uma cozinha retrô precisa ter um ambiente carinhoso para as refeições. Para isso, priorize o conforto, sem perder a elegância. Neste projeto, almofadas foram adicionadas no largo banco, e ainda recebeu um charmoso cantinho do café.
Foto: Reprodução / Casalli & Mello
O mobiliário escuro desta cozinha com chão de madeira ficou mais divertido e jovial com a adição de eletrodomésticos azuis e de formas arredondadas e puxadores brancos de cerâmica. O resultado foi uma decoração estilo casa de fazenda.
Foto: Reprodução / deVOL Kitchens
Quadros com pinturas e molduras clássicas acomodados em cima da bancada e arandelas são verdadeiros diferenciais incluídos nesta decoração, que ainda conta com uma cartela de cores escuras, contrastando com a peça de mármore clara e detalhes dourados, como os espelhos das tomadas, torneira, puxadores e suportes da prateleira.
Foto: Reprodução / Adrienne DeRosa
Para o pé direito alto, vigas de madeira de demolição criaram uma sensação acolhedora à cozinha, e para não comprometer a iluminação, diversos pendentes foram distribuídos acima das bancadas.
Foto: Reprodução / Marina Linhares
A bancada preta com duas cubas poderia ser apenas uma pia comum se não tivesse ganhado armários e gabinetes laranjas. Para um visual descontraído, o morador investiu em um piso com carinha de anos 1960, e pintou as janelas de amarelo intenso.
Foto: Reprodução / Claudia Kuhnen Interiores
Que tal brincar com as cores sem ter medo de ousar? Armários em tons diferentes de azul e verde, uma parede salmão e luminárias amarelas foram só algumas escolhas evidenciadas nesta composição, que ainda ganhou uma torneira com filtro laranja super despojada e garrafinhas antigas na estante.
Foto: Reprodução / Marina Linhares
Para a cozinha toda cinza, foram usados alguns toques coloridos para não tirar a sua sobriedade, como os utensílios vermelhos e verdes dispostos pelas bancadas, copos e garrafas de diversas cores aparentes pelo vidro da porta dos armários, entre outros utensílios dourados e acobreados.
Foto: Reprodução / Gabriel Valdivieso
Difícil é não se apaixonar por este ambiente, revestido de ladrilho de metrô verde, armários coloniais seguindo a mesma cartela de cores, o piso e mesa de madeira, adicionando muito aconchego, juntamente com as cadeiras estofadas em tecido xadrez.
Confira mais alguns projetos incríveis de cozinhas retrô, para se apaixonar de vez pelo estilo!
Foto: Reprodução / Iná Arquitetura
Foto: Reprodução / Decoración 2.0
Foto: Reprodução / Marise Marine Arquitetura
Foto: Reprodução / Living Prima
Foto: Reprodução / SCA Jd. Paulista
Foto: Reprodução / Lakris
Foto: Reprodução / Mauricio Arruda
Foto: Reprodução / Marina Linhares
Foto: Reprodução / deVOL Kitchens
Foto: Reprodução / Lamego Mancini Arquitetura
Foto: Reprodução / Celmar Móveis Planejados
Foto: Reprodução / Fabio Gamboa
Foto: Reprodução / Lenas Black Book
Foto: Reprodução / Gabriela Marques
Foto: Reprodução / Adrienne DeRosa
Foto: Reprodução / HGTV
Foto: Reprodução / Interior Idea
Foto: Reprodução / DT Estudio
Foto: Reprodução / CP Imóveis
Foto: Reprodução / ICKFD
Foto: Reprodução / DT Estúdio
Foto: Reprodução / Gabriela Marques
Foto: Reprodução / Apto 103 Garden
Foto: Reprodução / Apartamento 33
Foto: Reprodução / Apartamento 84
Foto: Reprodução / Apartamento 1002
Foto: Reprodução / Roomido
Foto: Reprodução / Bricks Studio
Foto: Reprodução / Triplex Arquitetura
Foto: Reprodução / Gabriela Marques
Foto: Reprodução / Desmobilia
Foto: Reprodução / Babi Teixeira
Foto: Reprodução / Oliver Thi
Foto: Reprodução / Anastassiadis Arquitetos
Foto: Reprodução / Diseno-Casa
Foto: Reprodução / Bel Lobo & Bob Neri
Foto: Reprodução / Chloe Elan
Foto: Reprodução / MY Arquitetura
Foto: Reprodução / Marina Linhares
Foto: Reprodução / Mauricio Arruda
Foto: Reprodução / Interior Delight
Foto: Reprodução / It’s Not That Basic
Foto: Reprodução / Francieli Borges Maia
Foto: Reprodução / Adriana Di Garcia
Foto: Reprodução / Atticmag
Foto: Reprodução / Pura Arquitetura
Foto: Reprodução / Construplace Haus
Foto: Reprodução / AK Arquitetura
Foto: Reprodução / Andrea Murão
Foto: Reprodução / Neza Cesar
Foto: Reprodução / Evelin Sayar
Foto: Reprodução / Dick Orleans
Foto: Reprodução / Rosenbaum
Foto: Reprodução / Fernanda Zarattini
Foto: Reprodução / Gustavo Picarelli
Foto: Reprodução / Carina Dal Fabbro Arquitetura
Foto: Reprodução / La de Casa
Foto: Reprodução / Ammirato Design
Foto: Reprodução / Rico Mendonça
Foto: Reprodução / Silvana Hilbert
Viu como é fácil incluir este estilo nostálgico e atemporal na sua cozinha? Para deixar a decoração ainda mais especial, vale garimpar a casa dos avós ou dos pais para ver se encontra alguma relíquia encostada e que mereça um destaque especial na sua casa. Nada como incluir algo cheio de história para acarinhar nosso lar!