Cozinhas retrô: 100 imagens apaixonantes para você se inspirar

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Marina Linhares

Continua após o anúncio



Não é de hoje que o estilo retrô se tornou uma tendência mundial. Na verdade, esta referencia atemporal tem marcado presença na decoração há muitos anos, e adiciona muita personalidade, aconchego e memórias ao ambiente, sem perder a praticidade. O conceito está diretamente ligado ao passado, e é uma cultura que abrange várias vertentes, como a moda, o estilo de vida, música e decoração dos anos 1920 até 1970.

Mas antes de qualquer coisa, é necessário entender que o vintage pode ser retrô, mas o retrô nunca será vintage. Isso porque ambas as referências, apesar de terem características semelhantes, são distintas. O vintage é tudo que remete ao período citado, mas que de fato foi confeccionado na data a que ele se refere. Já o retrô é uma repaginação, uma releitura de uma época, porém feito nos dias atuais. Portanto, é fácil encontrar móveis, eletrodomésticos, utensílios, entre outras coisas que lembram muito esses anos dourados, mas com toda a tecnologia e praticidade dos dias atuais.

Como montar uma cozinha retrô

Foto: Reprodução / Ana Cano Milman

Há inúmeras possibilidades para montar uma cozinha somente com referências ou genuinamente retrô, que vão desde a marcenaria, eletrodomésticos, cartela de cores, objetos decorativos e revestimentos, que podem ser usados separadamente ou todos juntos. Veja quais são:

– Pisos: Porcelanatos que imitam madeira são acolhedores e rudimentares, enquanto o piso comum bicolor, formando uma espécie de tabuleiro, deixa o ambiente mais descontraído. O piso hidráulico também é muito utilizado, e pode ser encontrado com as mais diversas estampas.

– Revestimentos: Pastilhas, azulejos com estampas geométricas, arabescos, desenhos portugueses, floridos e o famoso ladrilho de metrô. Tudo o que pode oferecer alegria e jovialidade à cozinha é bem vindo.

– Cores: candy colors, tons quentes (como vermelho, amarelo e laranja), dourado e cobre.

– Materiais: madeira nos móveis e alumínio nos eletrodomésticos, utensílios e cadeiras.

Continua após o anúncio



– Móveis: Opções com linhas retas ficam mais charmosas com moldura nas portas dos armários, puxadores de cerâmica ou de ferro com formato de concha ou arredondado. Ainda sobre as portas, alguns nichos podem receber opções com vidro, para deixar a louça a mostra (principalmente os armários superiores).

– Objetos decorativos: os próprios utensílios e eletroportáteis podem cumprir bem esta função, sendo deixados à mostra em bancadas, portas de vidro, janelas e mesa. Quadrinhos temáticos dispostos na parede ou acomodados em prateleiras são super bem-vindos também. Uma toalha ou pano de prato xadrez pode dar um toque diferenciado ao ambiente. Não se esqueça de adicionar vasinhos de flores para alegrar a cozinha!

Influências e estilo

Foto: Reprodução / Marcela Madureira

Por ser um estilo marcante, o retrô não precisa ser necessariamente a característica predominante da cozinha, como se tivesse sido construído como uma casa de bonecas. Ele pode ser equilibrado misturando-se com outras tendências, como o contemporâneo e o escandinavo, ou seguir uma característica, como o minimalismo. Basta saber qual o resultado que deseja atingir e em qual dosagem você deseja incluir o retrô na sua decoração.

20 produtos para ajudar a dar um toque retrô à sua cozinha

Veja alguns produtos vendidos pela internet que podem dar um toque clássico à sua cozinha retrô:

Produto 1: Conjunto com 4 cadeiras. Compre na Mobly
Produto 2: Chaleira elétrica. Compre na De’Longhi
Produto 3: Cafeiteira vermelha Nespresso. Compre na Americanas
Produto 4: Torradeira vintage. Compre na De’Longhi
Produto 5: Prato para bolo. Compre na Tok Stok
Produto 6: Liquidificador Oster. Compre no Carrefour
Produto 7: Pote de cozinha Typhoon. Compre na Etna
Produto 8: Quadro Vintage Coca Cola. Compre na Etna
Produto 9: Porta Pão Cinquentinha. Compre na Tok Stok
Produto 10: Lata Pimentas. Compre na Camicado
Produto 11: Caçarola de cerâmica. Compre na Doural
Produto 12: Batedeira KitchenAid. Compre na Americanas
Produto 13: Fritadeira sem óleo. Compre no Submarino
Produto 14: Saleiro. Compre nas Lojas Patt
Produto 15: Cooler. Compre no Submarino
Produto 16: Gabinete de cozinha Cinquentinha. Compre na Tok Stok
Produto 17: Geladeira Smeg. Compre no Ponto Frio
Produto 18: Forno elétrico. Compre na Mobly
Produto 19: Frigobar retrô. Compre nas Casas Bahia

100 cozinhas retrô que farão você se apaixonar pelo estilo!

Agora que você já conhece os pontos que definem o estilo de uma cozinha retrô, é hora de conferir uma lista caprichada com alguns projetos inspiradores e apaixonantes:

1. Referências sutis nesta cozinha branca

Foto: Reprodução / Archduo Arquitetura

O toque retrô foi introduzido de maneira sutil nos detalhes desta cozinha, como nos puxadores do armário, nas portas de vidro e no piso que imita os famosos azulejos portugueses.

Continua após o anúncio



2. O que é bonito é para se mostrar

Foto: Reprodução / Apartamento 84

Deixar as louças expostas é uma referência especial deste estilo. Elas podem ficar em armários com portas de vidro ou prateleiras dispostas por toda cozinha. E claro que os utensílios mais bonitos devem ficar à vista no balcão principal.

3. Verde + rosa

Foto: Reprodução / Florense

Difícil não olhar para essa cozinha e não lembrar dos anos 1960, com as candy colors empregadas no gabinete e na geladeira, além dos quadrinhos com molduras clássicas, as pastilhas no piso e a batedeira ouro velho.

4. Aposte em cores certeiras

Foto: Reprodução / DT Estudio

Como incluir referências retrô em um projeto? Utilizando as cores certas! A combinação do armário vermelho e das cadeiras azul claro com a cartela de cores clean deixou o ambiente com uma pitada retrô e jovial.

5. Metro white e piso hidráulico

Foto: Reprodução / Marcela Madureira

A mistura do moderno e vintage trazem muita personalidade à decoração de uma cozinha. Nota-se neste ambiente que o estilo em questão foi reverenciado através dos revestimentos da parede e do piso.

6. Um cantinho especial

Foto: Reprodução / Ellu Yellow

Continua após o anúncio



Você pode escolher o batente de uma janela, um lado do balcão ou uma prateleira para adicionar peças antigas e charmosas, como esta balança, que serviu perfeitamente como uma bela fruteira.

7. Aconchego de cozinha de vovó

Foto: Reprodução / IN/EX Arquitetura

A cozinha rústica ganhou uma série de utensílios que mais parecem ter saído de um antiquário: a cafeteira industrial, o porta-utensílios com canequinhas penduradas, a prateleira provençal de pratos e até as cortinas no balcão.

8. Vermelho com bancada de madeira

Foto: Reprodução / Marina Linhares

O vermelho é uma das cores mais usadas em decorações vintage. Neste ambiente, o tom foi combinado com a madeira natural, combinação que deixou a cozinha mais aconchegante e vistosa. Os puxadores de concha na cor prata deram um toque especial.

9. Revestimentos coloridos são atemporais

Foto: Reprodução / Pamela Zottis

Impossível não sentir alegria ao ver esse casamento de tons na cartela de cores. O azulejo amarelo, apesar de vintage, é super atemporal, e combina com quase todos os estilos. O armário azul laqueado, com o balcão branco, trouxe uma medida certa de leveza, para deixar a geladeira vermelha como o verdadeiro ponto de destaque.

10. Em meio ao cimento queimado

Foto: Reprodução / Mauricio Arruda

Um casamento que dá muito certo é misturar referências do estilo retrô com o industrial. Neste projeto, o arquiteto aproveitou a neutralidade do cimento queimado do piso para trabalhar com as cores na marcenaria e parede.

11. Banquetas com cara de cadeira de escola

Foto: Reprodução / Marina Linhares

Para esta cozinha contemporânea, as banquetas com desenho retrô trouxeram mais leveza e descontração à decoração, não só pelo seu design, mas também pela sua cor.

12. Puxadores fazem toda a diferença

Foto: Reprodução / Casa de Valentina

Um simples puxador de porcelana instalado no armário de linhas retas transforma a peça atual em um verdadeiro artigo retrô. Se o móvel é de madeira e com cores da cartela proposta, melhor ainda.

13. Azul, rosa e mármore

Foto: Reprodução / Andrea Murão

A prateleira de madeira criando uma divisão entre o mármore e o rosa da parede acomodou algumas peças especiais como utensílios e artigos decorativos. A bancada ganhou marcenaria azul bebê e puxadores prateados.

14. Cozinha com balcão

Foto: Reprodução / Knight Achitects

As paredes ganharam a mesma cor encontrada na geladeira, e alguns pontos de vermelho foram espalhados pelo ambiente, como a porta, o telefone instalado ao lado dela e as incríveis banquetas da Coca Cola.

15. Ambientes integrados

Foto: Reprodução / Neza Cesar

Neste ambiente integrado, o retrô foi incluído ao pé da letra: os móveis provençais, parecendo que saíram diretamente de um antiquário, os assentos diferentes dispostos à mesa, a maleta servindo de mesa lateral, a cortina do gabinete… tudo com carinha (e carinho) de casa de mãe.

16. Armários de madeira maçica

Nesta cozinha, as portas ganharam grades em vez de vidros, deixando os utensílios à mostra, assim como os nichos na parte superior do balcão. Mais uma vez, os puxadores de concha marcaram presença, e para completar, o piso hidráulico e o revestimento metro white adicionaram mais charme à composição.

17. Valorizando a luz natural

Foto: Reprodução / Marcela Madureira

O ambiente clean proporcionou a valorização da luz natural no espaço, e para acompanhar essa proposta de amplitude, foi utilizado um revestimento com estampa vintage do lado oposto a janela, logo atrás do armário.

18. Azul da cor do mar

Foto: Reprodução / ACF Arquitetura

As famosas cadeiras com assento de palha foram grandes ícones do design no século passado, e aqui ela veio para somar na mistura do azul com a madeira do armário. Uma verdadeira sensação de aconchego ao ambiente.

19. Espaço otimizado com móveis planejados

Foto: Reprodução / Marcela Madureira

Para deixar a cozinha moderna mais divertida, foram instalados azulejos hidráulicos por toda a área entre o extenso balcão e os armários superiores. Esta é uma boa saída para quem deseja incluir o estilo na composição de forma sutil.

20. Retrô com carinha escandinava

Foto: Reprodução / PRÓ Arquitetura

O estilo escandinavo veio com força total para o Brasil, mas o que muita gente não sabe, é que esta é uma decoração que conta muito com algumas características retrô, como por exemplo, os revestimentos hidráulicos e o metro white, além dos móveis de madeira.

21. As cores da alegria

Foto: Reprodução / Mauricio Arruda

Para este projeto, algumas cores bastante expressivas foram usadas para compor a decoração, deixando o ambiente mais alegre, como a mesa azul com cadeiras laranjas e o gabinete amarelo com bancada preta, combinados ao dourado e branco do revestimento.

22. Cozinhando à moda antiga

Foto: Reprodução / Gustavo Penna

Este fogão é ou não é uma verdadeira relíquia? Para completar o visual, as paredes e o piso receberam duas cores, formando o habitual xadrez, e as panelas foram devidamente penduradas em um suporte especial instalado no teto.

23. Até a garrafa de leite entrou no clima

Foto: Reprodução / Marina Linhares

Além da tradicional marcenaria e cores utilizadas para o estilo, outros pequenos detalhes foram adicionados à decoração para adicionar mais personalidade à cozinha, como o baleiro de bar e os utensílios escolhidos dispostos por toda a bancada.

24. A harmonia perfeita entre o azul e o laranja

Foto: Reprodução / Andrea Murão

A mesa azul recebeu cadeira de design arrojado na cor palha, dando um perfeito contraste e equilíbrio à predominância do laranja encontrada nos armários. O piso com estampas coloniais completou o charme do projeto.

25. Muito aconchego em um ambiente só

Foto: Reprodução / Super Limão

Uma ambiente retrô deve ter aquela carinha de que há pessoas vivendo ali, portanto, não deixe de espalhar itens que remetam à sua história, personalidade e memórias pelos balcões, prateleiras e armários.

26. Quadrinhos na cozinha

Foto: Reprodução / Gustavo Calazans

Os quadrinhos são os itens que mais favorecem a decoração retrô sem precisar de grandes investimentos. Escolha gravuras referentes ao tema, e caso a sua cozinha seja mais clean, capriche nas cores marcantes para ganhar destaque na decoração.

27. Puxadores dourados

Foto: Reprodução / deVOL Kitchens

Alguns itens decorativos seguiram o mesmo tom de cor nesta composição, inclusive os puxadores. Como a cozinha é branca, este foi o recurso usado para adicionar mais personalidade ao espaço.

28. Aproveitando cada centímetro da cozinha

Foto: Reprodução / Sala

Além dos armários planejados, prateleiras instaladas acima da janela ofereceram mais espaço para armazenamento. Os armários com portas emolduradas ganharam um tom de azul suave, combinando perfeitamente com os utensílios de cerâmica branca.

29. Tudo branquinho

Foto: Reprodução / Marina Linhares

Referências modernas e antigas se misturam nesta cozinha clean e aconchegante. Utensílios pendurados acima do fogão, além de trazerem praticidade na hora de cozinhar, tornam-se também verdadeiros objetos decorativos.

30. Uma parede cheia de relíquias

Foto: Reprodução / Estúdio Penha

O ambiente retrô se torna vintage quando memórias de um passado são inseridas na decoração. Vale incluir pratos, quadros e bandejas que pertenceram aos avós ou pais, e arranjar um lugar de destaque para eles. Um toque de charme extra se dá por conta do filtro de barro, o relógio antigo na parede e as mãos-francesas das prateleiras.

31. Armários com linhas retas

Foto: Reprodução / Lamego Mancini Arquitetura

A diferença entre o retrô e o vintage é que o primeiro remete à época do segundo, mas não necessariamente com artigos desta geração. Nesta decoração, por exemplo, a marcenaria moderna ganhou uma outra proposta combinada ao revestimento estampado.

32. Aquela sensação de ter voltado no tempo

Foto: Reprodução / Paula Gambier

A madeira escura utilizada no gabinete marcou presença na decoração de interiores durante um período extenso, e ganhou maior destaque misturado aos armários laqueados, revestimento claro e detalhes acobreados.

33. Um cantinho feito com carinho

Foto: Reprodução / Mauricio Arruda

Uma cozinha retrô precisa ter um ambiente carinhoso para as refeições. Para isso, priorize o conforto, sem perder a elegância. Neste projeto, almofadas foram adicionadas no largo banco, e ainda recebeu um charmoso cantinho do café.

34. Eletrodomésticos azuis

Foto: Reprodução / Casalli & Mello

O mobiliário escuro desta cozinha com chão de madeira ficou mais divertido e jovial com a adição de eletrodomésticos azuis e de formas arredondadas e puxadores brancos de cerâmica. O resultado foi uma decoração estilo casa de fazenda.

35. Espaço para a família inteira

Foto: Reprodução / deVOL Kitchens

Quadros com pinturas e molduras clássicas acomodados em cima da bancada e arandelas são verdadeiros diferenciais incluídos nesta decoração, que ainda conta com uma cartela de cores escuras, contrastando com a peça de mármore clara e detalhes dourados, como os espelhos das tomadas, torneira, puxadores e suportes da prateleira.

36. Vigas de madeira de demolição

Foto: Reprodução / Adrienne DeRosa

Para o pé direito alto, vigas de madeira de demolição criaram uma sensação acolhedora à cozinha, e para não comprometer a iluminação, diversos pendentes foram distribuídos acima das bancadas.

37. Marcenaria laranja com puxadores preto fosco

Foto: Reprodução / Marina Linhares

A bancada preta com duas cubas poderia ser apenas uma pia comum se não tivesse ganhado armários e gabinetes laranjas. Para um visual descontraído, o morador investiu em um piso com carinha de anos 1960, e pintou as janelas de amarelo intenso.

38. Sem economizar na ousadia

Foto: Reprodução / Claudia Kuhnen Interiores

Que tal brincar com as cores sem ter medo de ousar? Armários em tons diferentes de azul e verde, uma parede salmão e luminárias amarelas foram só algumas escolhas evidenciadas nesta composição, que ainda ganhou uma torneira com filtro laranja super despojada e garrafinhas antigas na estante.

39. Retrô com neutralidade

Foto: Reprodução / Marina Linhares

Para a cozinha toda cinza, foram usados alguns toques coloridos para não tirar a sua sobriedade, como os utensílios vermelhos e verdes dispostos pelas bancadas, copos e garrafas de diversas cores aparentes pelo vidro da porta dos armários, entre outros utensílios dourados e acobreados.

40. Vários tons de verde

Foto: Reprodução / Gabriel Valdivieso

Difícil é não se apaixonar por este ambiente, revestido de ladrilho de metrô verde, armários coloniais seguindo a mesma cartela de cores, o piso e mesa de madeira, adicionando muito aconchego, juntamente com as cadeiras estofadas em tecido xadrez.

Veja mais fotos cozinhas retrô que são puro charme:

Confira mais alguns projetos incríveis de cozinhas retrô, para se apaixonar de vez pelo estilo!

41. Uma área repleta de personalidade

Foto: Reprodução / Iná Arquitetura

42. Uma típica cozinha com características americanas

Foto: Reprodução / Decoración 2.0

43. Uma cadeira de cada modelo

Foto: Reprodução / Marise Marine Arquitetura

44. Toalha de pic nic

Foto: Reprodução / Living Prima

45. Equilibrando estilos diferentes

Foto: Reprodução / SCA Jd. Paulista

46. Quando um cantinho da cozinha já é o suficiente

Foto: Reprodução / Lakris

47. Azulejos listradinhos

Foto: Reprodução / Mauricio Arruda

48. Destacando a coleção de pratos

Foto: Reprodução / Marina Linhares

49. Um conjunto sensacional de boas escolhas

Foto: Reprodução / deVOL Kitchens

50. Não é preciso abrir mão da funcionalidade

Foto: Reprodução / Lamego Mancini Arquitetura

51. Portas azul claro emolduradas

Foto: Reprodução / Celmar Móveis Planejados

52. Laranja para causar impacto mesmo!

Foto: Reprodução / Fabio Gamboa

53. Nada mais retrô que um fogão azul do tempo da vovó

Foto: Reprodução / Lenas Black Book

54. Azulejos estampados para dar mais jovialidade à cozinha

Foto: Reprodução / Gabriela Marques

55. Um casamento fofo entre o amarelo, vermelho e azul

Foto: Reprodução / Adrienne DeRosa

56. O armário de madeira com portas de vidro é um convite à nostalgia

Foto: Reprodução / HGTV

57. Uma decoração colorida diretamente dos anos 1970

Foto: Reprodução / Interior Idea

58. Este gabinete verde com puxadores de concha é apaixonante

Foto: Reprodução / DT Estudio

59. Cadeiras coloridas e propositalmente desgastadas

Foto: Reprodução / CP Imóveis

60. Não tem uma escolha sequer nesta decoração que não seja fofa

Foto: Reprodução / ICKFD

61. Todo mundo tem uma quedinha por geladeiras retrô

Foto: Reprodução / DT Estúdio

62. Pode azulejo hidráulico na parede também? Sim ou com certeza?

Foto: Reprodução / Gabriela Marques

63. Aquela geladeira invertida que é o orgulhinho da casa

Foto: Reprodução / Apto 103 Garden

64. Marcenaria inspirada nos anos 1960

Foto: Reprodução / Apartamento 33

65. Uma versão clean e minimalista

Foto: Reprodução / Apartamento 84

66. Um toque de cor para este ladrilho de metrô

Foto: Reprodução / Apartamento 1002

67. Com candy colors não tem como errar

Foto: Reprodução / Roomido

68. Latinhas e garrafas inspiradas na velha infância

Foto: Reprodução / Bricks Studio

69. Vai de sofá ou cadeirinhas?

Foto: Reprodução / Triplex Arquitetura

70. Uma combinação perfeita entre a marcenaria e o revestimento

Foto: Reprodução / Gabriela Marques

71. Tijolinhos + azul Tiffany

Foto: Reprodução / Desmobilia

72. A batedeira mais desejada do Brasil

Foto: Reprodução / Babi Teixeira

73. Uma composição cheia de alegria

Foto: Reprodução / Oliver Thi

74. Armários com marcenaria provençal

Foto: Reprodução / Anastassiadis Arquitetos

75. Mobília, quadrinhos e utensílios… tudo de acordo com o estilo

Foto: Reprodução / Diseno-Casa

76. Cozinha com carinha de hamburgueria vintage

Foto: Reprodução / Bel Lobo & Bob Neri

77. A leveza das cores deixa tudo mais romântico

Foto: Reprodução / Chloe Elan

78. Versão preta daquele armário dos desejos

Foto: Reprodução / MY Arquitetura

79. Uma pincelada de cor no ambiente cinza

Foto: Reprodução / Marina Linhares

80. Azulejo tom pastel + tacos

Foto: Reprodução / Mauricio Arruda

81. Muito amor por esses puxadores

Foto: Reprodução / Interior Delight

82. Um chão xadrez cheio de estilo

Foto: Reprodução / It’s Not That Basic

83. Pequenos e apaixonantes detalhes

Foto: Reprodução / Francieli Borges Maia

84. Mix de estampas e pink para alegrar a decoração

Foto: Reprodução / Adriana Di Garcia

85. Prateleira de ponta a ponta

Foto: Reprodução / Atticmag

86. Madeira. Muita madeira!

Foto: Reprodução / Pura Arquitetura

87. Ilha com pequenos nichos

Foto: Reprodução / Construplace Haus

88. Armário com luz interna para valorizar a louça

Foto: Reprodução / AK Arquitetura

89. Armário embutido como estrela da cozinha

Foto: Reprodução / Andrea Murão

90. Um ambiente todo colorido

Foto: Reprodução / Neza Cesar

91. Quem não se lembra desses banquinhos com assentos de palha?

Foto: Reprodução / Evelin Sayar

92. Este lustre é um luxo só

Foto: Reprodução / Dick Orleans

93. Marcenaria rosa laqueado

Foto: Reprodução / Rosenbaum

94. Este armário fosco é cheio de personalidade

Foto: Reprodução / Fernanda Zarattini

95. Parece até uma casa de bonecas

Foto: Reprodução / Gustavo Picarelli

96. Mix de texturas

Foto: Reprodução / Carina Dal Fabbro Arquitetura

97. Difícil é não ficar namorando este piso

Foto: Reprodução / La de Casa

98. As portas brancas são um ponto de equilíbrio na cozinha verde-água

Foto: Reprodução / Ammirato Design

99. Versão vermelhinha para arrancar suspiros

Foto: Reprodução / Rico Mendonça

100. Aquele frigobar que todo mundo quer ter

Foto: Reprodução / Silvana Hilbert

Viu como é fácil incluir este estilo nostálgico e atemporal na sua cozinha? Para deixar a decoração ainda mais especial, vale garimpar a casa dos avós ou dos pais para ver se encontra alguma relíquia encostada e que mereça um destaque especial na sua casa. Nada como incluir algo cheio de história para acarinhar nosso lar!