Por Ana Kordelos
Elemento essencial para residências que possuem pelo menos dois pavimentos em diferentes níveis, a escada desempenha o papel de fazer a conexão entre eles, unindo funcionalidade e beleza, além de incrementar a decoração do ambiente.
O material escolhido para a elaboração da escada deve ir de acordo com a estética desejada para os ambientes que conecta, podendo variar de estruturas metálicas, até madeira ou concreto. Este último é ideal para quem busca uma opção acessível e com visual industrial, podendo ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos. Confira a seguir uma seleção de lindas escadas feitas em concreto e comprove sua eficácia em garantir mais charme e beleza para os ambientes:
Esta escada feita em cimento queimado localiza-se ao fundo da residência, em um espaço que conta com uma ampla janela de vidro, deixando o jardim à vista e garantindo um belo contraste entre o verde e o cinza.
Foto: Reprodução / Sgabello Interiores
Uma das formas mais comuns de utilizar a escada de concreto na decoração é elaborar sua base com este material e optar por uma pedra, madeira ou metais para revestir os degraus.
Se a escada for do modelo embutido, sem espaço embaixo dela, o mais comum é optar por concreto em sua confecção, podendo adicionar um revestimento ou apenar pintar o elemento.
Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris
Possuindo formato em espiral, esta escada conta com seu guarda-corpo e estrutura dos degraus em concreto, e cada degrau ganha uma bela pedra em tom bege para incrementar o visual.
Foto: Reprodução / Aroeira Arquitetura
E aqui está outro belo exemplo de como o uso do cimento ganha um lindo contraste ao ser utilizado próximo ao contato com a natureza.
Foto: Reprodução / Sbardelotto Arquitetura
O efeito causado na decoração pelo uso de degraus flutuantes é único, ficando ainda mais belo com sua estrutura feita em concreto e degraus em madeira escura.
Foto: Reprodução / SET Arquitetura e Construção
Apesar de seu tamanho discreto, esta escada fica ainda mais charmosa ao ser elaborada com concreto, onde seus degraus ganham pintura em tom branco acinzentado, contrastando com seu corrimão e com a parede.
Publicidade
Foto: Reprodução / A+R Arquitetura
Mesclando natureza com materiais simples, esta escada conta com visual bruto, harmonizando-se com a decoração cheia de detalhes e cores.
Foto: Reprodução / House in Rio
Conectando o nível de convivência comum aos moradores com a garagem, esta escada feita em cimento queimado ganha ainda mais charme ao ser instalada junto a uma parede com pedras rústicas.
Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris
Possuindo base em concreto pintado de branco, os degraus foram elaborados com o mesmo tom de madeira visualizado por todo o andar térreo, garantindo um resultado mais belo e harmonioso.
Foto: Reprodução / House in Rio
Possuindo visual mais rústico, esta escada que liga a garagem ao interior da residência ganha um belo jardim posicionado abaixo dela, ação que traz mais vida ao espaço.
Enquanto a base da escada é feita em concreto pintado de branco, seus degraus recebem revestimento em pedra em tons de bege e o guarda-corpo ganha estrutura metálica para maior segurança.
Foto: Reprodução / HC Interiores
O modelo reto é ideal para o aproveitamento total de espaços, como inserir um complemento decorativo ao utilizar objetos ou até mesmo um pequeno jardim no espaço livre embaixo da escada.
Foto: Reprodução / Maurício Arruda Design
Assim como o teto, esta escada em formato caracol também foi elaborada em cimento queimado. De visual marcante, ganha corrimão minimalista na cor vermelha para complementar sua beleza.
Foto: Reprodução / Patrícia Azoni
A localização das escadas é ideal para que sua estrutura embeleze o ambiente. Com base em concreto, ganha degraus em pedra natural e guarda-corpo de vidro para um visual de tirar o fôlego.
Foto: Reprodução / Denise Cadore
Como a escada ganhou a companhia de um jardim de inverno, nada melhor do que optar pela cor branca, ideal para deixar a natureza se destacar.
Foto: Reprodução / Valney Cunha
Localizada no meio da residência, esta escada de concreto com degraus em granito possui uma funcionalidade extra: ajuda a dividir os ambientes integrados.
Foto: Reprodução / Engenheiro Guilherme Almeida
Esta escada pré-moldada em cimento queimado harmoniza-se perfeitamente com a parede na qual foi instalada, que recebeu o mesmo material como acabamento.
Foto: Reprodução / Um Loft Para Dois
Para deixar esta escada ainda mais encantadora, foi instalada uma ampla janela, garantindo iluminação natural para este elemento e para o restante do ambiente.
Foto: Reprodução / Bella Telha
Esta dupla é muito utilizada em decorações mais rústicas, com ares industriais. Mas esta bela escada é uma prova de que a versatilidade destes materiais pode garantir um visual refinado e cheio de estilo.
Foto: Reprodução / Escadas Munarim
Podendo ser utilizada tanto em ambientes internos quantos externos, este projeto exemplifica a beleza e imponência deste elemento na área da garagem.
Foto: Reprodução / Bruna Charak Jany
Apesar do modelo em cimento queimado estar cada vez mais popular, é possível pintar a escada de concreto em qualquer cor que venha deixar a decoração ainda mais bela.
Foto: Reprodução / ZAAV Arquitetura
Apesar do revestimento do piso térreo ser feito com cimento queimado, a escada de concreto ganha um tom mais escuro, se destacando junto à parede revestida com madeira e garantindo um visual de tirar o fôlego.
Foto: Reprodução / M2+ Arquitetura & Interiores
Este material permite utilizar bases com tons variados, resultando em escadas com tons diversos, partindo do mais claro até o cinza chumbo.
Foto: Reprodução / Virginia Fraz Arquitetura
Ao apostar em um projeto luminotécnico personalizado, é possível projetar ambientes com mais beleza, como esta escada com iluminação dedicada nos degraus.
Foto: Reprodução / Bella Telha
Ao optar por um modelo pré-fabricado, além do valor mais acessível, sua instalação demanda menos trabalho, acelerando a possibilidade de utilização.
Foto: Reprodução / M2+ Arquitetura & Interiores
Este jardim foi planejado de modo a explorar a dualidade do contraste causado pela combinação do concreto com o verde das plantas. A porta em madeira arremata o visual.
Foto: Reprodução / Helga Tramontina
Enquanto seus degraus flutuantes foram elaborados com cimento queimado, o espaço abaixo da escada ganha estrutura no mesmo material e almofadas, se tornando um cantinho ideal para momentos de relaxamento.
Foto: Reprodução / M2+ Arquitetura
Opção ideal para quem adora o cimento queimado, a área de circulação desta residência foi toda elaborada neste material, desde as escadas até as paredes e o teto.
Foto: Reprodução / Concremid
Esta escada em modelo caracol foi instalada na área externa do ambiente, ganhando pintura no mesmo tom visualizado nas paredes adjacentes.
Foto: Reprodução / Maciel & Maira Arquitetos
Esta residência situada na praia conta com amplo andar social, englobando a sala de TV e a cozinha, separados pela escada embutida.
Foto: Reprodução / Dib Studio
Outro belo exemplo de como o mix de materiais pode deixar a escada ainda mais bela. Aqui, enquanto a base é feita em cimento queimado, os degraus ganham revestimento em madeira, e o guarda-corpo é feito com placas de vidro.
Foto: Reprodução / Maciel & Maira Arquitetos
Elaborada em cimento pintado de branco, esta discreta escada ganha destaque ao contar com um belo quadro fixado na parede em que foi instalada.
Foto: Reprodução / Daniela Andrade
Aqui, a estrutura foi feita de forma contínua, sem a tão costumeira divisão dos degraus que pode ser vista de longe. Desta forma, o visual fica ainda mais belo e minimalista, complementado pelas placas de vidro.
Foto: Reprodução / Cecília Mesquita Arquitetura
Acomodando três grandes vasos na região térrea, esta escada conta com placas elaboradas em concreto e pintadas de branco, para um visual mais belo e original.
Foto: Reprodução / Affonso Risi
Posicionada acima do tanque com carpas, esta escada conecta a para interna da residência com o andar térreo, onde localiza-se a área de lazer.
Foto: Reprodução / Idália Daudt
Com presença frequente em residências mais antigas ou em decorações clássicas, esta escada ainda conta com um corrimão de madeira e guarda-corpo em metal ornamentado.
Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris
Com base em concreto pitando de branco e degraus em mármore preto, esta luxuosa escada em espiral ainda engloba o jardim de inverno, tornando-o uma continuidade de si mesma.
Foto: Reprodução / Rosana Pintor
Apesar de ser pintada de branco, o design desta escada em concreto é o que mais chama a atenção no ambiente. Com recortes e linhas retas, garante visual contemporâneo ao ambiente.
Foto: Reprodução / Maria Carmo Dezan
Contando com degraus flutuantes e sem guarda-corpo ou corrimão, esta escada encanta por um pequeno detalhe: um de seus degraus ganhou pintura diferente dos outros, conferindo personalidade ao elemento.
Podendo ser embutida, com degraus flutuantes ou outros elementos (como guarda-corpo e corrimãos diferenciados), a escada pode ainda ganhar decoração especial no espaço disponível abaixo dela, incrementando ainda mais o cômodo no qual está instalada. Versátil, o modelo em concreto abrange todos os estilos decorativos, podendo ser elaborado somente neste material ou mesclando outras opções, em sua cor natural ou com demão de tinta – ideal para quem busca uma escada cheia de personalidade e beleza.