Escada de concreto: 40 ideias para comprovar a beleza deste material

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Espaço do Traço

Elemento essencial para residências que possuem pelo menos dois pavimentos em diferentes níveis, a escada desempenha o papel de fazer a conexão entre eles, unindo funcionalidade e beleza, além de incrementar a decoração do ambiente.

O material escolhido para a elaboração da escada deve ir de acordo com a estética desejada para os ambientes que conecta, podendo variar de estruturas metálicas, até madeira ou concreto. Este último é ideal para quem busca uma opção acessível e com visual industrial, podendo ser utilizado tanto em ambientes internos quanto externos. Confira a seguir uma seleção de lindas escadas feitas em concreto e comprove sua eficácia em garantir mais charme e beleza para os ambientes:

1. Integrando-se à natureza

Foto: Reprodução / House in Rio

Esta escada feita em cimento queimado localiza-se ao fundo da residência, em um espaço que conta com uma ampla janela de vidro, deixando o jardim à vista e garantindo um belo contraste entre o verde e o cinza.

2. Acompanhada de outros materiais

Foto: Reprodução / Sgabello Interiores

Uma das formas mais comuns de utilizar a escada de concreto na decoração é elaborar sua base com este material e optar por uma pedra, madeira ou metais para revestir os degraus.

3. Ainda mais comum no modelo embutido

Foto: Reprodução / Dome Arquitetura

Se a escada for do modelo embutido, sem espaço embaixo dela, o mais comum é optar por concreto em sua confecção, podendo adicionar um revestimento ou apenar pintar o elemento.

4. Mesclando diferentes materiais

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Possuindo formato em espiral, esta escada conta com seu guarda-corpo e estrutura dos degraus em concreto, e cada degrau ganha uma bela pedra em tom bege para incrementar o visual.

5. Causando um belo contraste

Foto: Reprodução / Aroeira Arquitetura

E aqui está outro belo exemplo de como o uso do cimento ganha um lindo contraste ao ser utilizado próximo ao contato com a natureza.

6. Para um visual minimalista

Foto: Reprodução / Sbardelotto Arquitetura

O efeito causado na decoração pelo uso de degraus flutuantes é único, ficando ainda mais belo com sua estrutura feita em concreto e degraus em madeira escura.

7. Beleza sempre presente, não importa o tamanho


Foto: Reprodução / SET Arquitetura e Construção

Apesar de seu tamanho discreto, esta escada fica ainda mais charmosa ao ser elaborada com concreto, onde seus degraus ganham pintura em tom branco acinzentado, contrastando com seu corrimão e com a parede.

8. Visual perfeito para uma casa de praia

Foto: Reprodução / A+R Arquitetura

Mesclando natureza com materiais simples, esta escada conta com visual bruto, harmonizando-se com a decoração cheia de detalhes e cores.

9. Em formato de “U”

Foto: Reprodução / House in Rio

Conectando o nível de convivência comum aos moradores com a garagem, esta escada feita em cimento queimado ganha ainda mais charme ao ser instalada junto a uma parede com pedras rústicas.

10. Com o mesmo revestimento visualizado no andar

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Possuindo base em concreto pintado de branco, os degraus foram elaborados com o mesmo tom de madeira visualizado por todo o andar térreo, garantindo um resultado mais belo e harmonioso.

11. Ligando a garagem ao interior da casa

Foto: Reprodução / House in Rio

Possuindo visual mais rústico, esta escada que liga a garagem ao interior da residência ganha um belo jardim posicionado abaixo dela, ação que traz mais vida ao espaço.

12. Utilizando três materiais diferentes

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Enquanto a base da escada é feita em concreto pintado de branco, seus degraus recebem revestimento em pedra em tons de bege e o guarda-corpo ganha estrutura metálica para maior segurança.

13. Acompanhada de um jardim de inverno

Foto: Reprodução / HC Interiores

O modelo reto é ideal para o aproveitamento total de espaços, como inserir um complemento decorativo ao utilizar objetos ou até mesmo um pequeno jardim no espaço livre embaixo da escada.

14. Seguindo o estilo decorativo do ambiente

Foto: Reprodução / Maurício Arruda Design

Assim como o teto, esta escada em formato caracol também foi elaborada em cimento queimado. De visual marcante, ganha corrimão minimalista na cor vermelha para complementar sua beleza.

15. Para uma residência com vários níveis

Foto: Reprodução / Patrícia Azoni

A localização das escadas é ideal para que sua estrutura embeleze o ambiente. Com base em concreto, ganha degraus em pedra natural e guarda-corpo de vidro para um visual de tirar o fôlego.

16. Toda em branco, trazendo neutralidade

Foto: Reprodução / Denise Cadore

Como a escada ganhou a companhia de um jardim de inverno, nada melhor do que optar pela cor branca, ideal para deixar a natureza se destacar.

17. Separando ambientes integrados

Foto: Reprodução / Valney Cunha

Localizada no meio da residência, esta escada de concreto com degraus em granito possui uma funcionalidade extra: ajuda a dividir os ambientes integrados.

18. Cimento em mais de um lugar

Foto: Reprodução / Engenheiro Guilherme Almeida

Esta escada pré-moldada em cimento queimado harmoniza-se perfeitamente com a parede na qual foi instalada, que recebeu o mesmo material como acabamento.

19. Em formato de “L”

Foto: Reprodução / Um Loft Para Dois

Para deixar esta escada ainda mais encantadora, foi instalada uma ampla janela, garantindo iluminação natural para este elemento e para o restante do ambiente.

20. Dupla de estilo: concreto e metal

Foto: Reprodução / Bella Telha

Esta dupla é muito utilizada em decorações mais rústicas, com ares industriais. Mas esta bela escada é uma prova de que a versatilidade destes materiais pode garantir um visual refinado e cheio de estilo.

21. Ideal para ambientes externos

Foto: Reprodução / Escadas Munarim

Podendo ser utilizada tanto em ambientes internos quantos externos, este projeto exemplifica a beleza e imponência deste elemento na área da garagem.

22. Pode ganhar uma demão de tinta

Foto: Reprodução / Bruna Charak Jany

Apesar do modelo em cimento queimado estar cada vez mais popular, é possível pintar a escada de concreto em qualquer cor que venha deixar a decoração ainda mais bela.

23. Como elemento diferencial no ambiente

Foto: Reprodução / ZAAV Arquitetura

Apesar do revestimento do piso térreo ser feito com cimento queimado, a escada de concreto ganha um tom mais escuro, se destacando junto à parede revestida com madeira e garantindo um visual de tirar o fôlego.

24. Tons variados de cimento queimado

Foto: Reprodução / M2+ Arquitetura & Interiores

Este material permite utilizar bases com tons variados, resultando em escadas com tons diversos, partindo do mais claro até o cinza chumbo.

25. A iluminação como elemento de destaque

Foto: Reprodução / Virginia Fraz Arquitetura

Ao apostar em um projeto luminotécnico personalizado, é possível projetar ambientes com mais beleza, como esta escada com iluminação dedicada nos degraus.

26. A vantagem da escada pré-fabricada

Foto: Reprodução / Bella Telha

Ao optar por um modelo pré-fabricado, além do valor mais acessível, sua instalação demanda menos trabalho, acelerando a possibilidade de utilização.

27. O concreto em meio a natureza

Foto: Reprodução / M2+ Arquitetura & Interiores

Este jardim foi planejado de modo a explorar a dualidade do contraste causado pela combinação do concreto com o verde das plantas. A porta em madeira arremata o visual.

28. Contando com espaço de descanso

Foto: Reprodução / Helga Tramontina

Enquanto seus degraus flutuantes foram elaborados com cimento queimado, o espaço abaixo da escada ganha estrutura no mesmo material e almofadas, se tornando um cantinho ideal para momentos de relaxamento.

29. Concreto por todos os lados

Foto: Reprodução / M2+ Arquitetura

Opção ideal para quem adora o cimento queimado, a área de circulação desta residência foi toda elaborada neste material, desde as escadas até as paredes e o teto.

30. Pintada no tom do ambiente

Foto: Reprodução / Concremid

Esta escada em modelo caracol foi instalada na área externa do ambiente, ganhando pintura no mesmo tom visualizado nas paredes adjacentes.

31. Entre os ambientes principais da casa

Foto: Reprodução / Maciel & Maira Arquitetos

Esta residência situada na praia conta com amplo andar social, englobando a sala de TV e a cozinha, separados pela escada embutida.

32. Com guarda-corpo de vidro

Foto: Reprodução / Dib Studio

Outro belo exemplo de como o mix de materiais pode deixar a escada ainda mais bela. Aqui, enquanto a base é feita em cimento queimado, os degraus ganham revestimento em madeira, e o guarda-corpo é feito com placas de vidro.

33. Discreta, na cor branca

Foto: Reprodução / Maciel & Maira Arquitetos

Elaborada em cimento pintado de branco, esta discreta escada ganha destaque ao contar com um belo quadro fixado na parede em que foi instalada.

34. Sem a divisão dos degraus

Foto: Reprodução / Daniela Andrade

Aqui, a estrutura foi feita de forma contínua, sem a tão costumeira divisão dos degraus que pode ser vista de longe. Desta forma, o visual fica ainda mais belo e minimalista, complementado pelas placas de vidro.

35. Com estrutura especial para o jardim

Foto: Reprodução / Cecília Mesquita Arquitetura

Acomodando três grandes vasos na região térrea, esta escada conta com placas elaboradas em concreto e pintadas de branco, para um visual mais belo e original.

36. Garantindo acesso à área de lazer

Foto: Reprodução / Affonso Risi

Posicionada acima do tanque com carpas, esta escada conecta a para interna da residência com o andar térreo, onde localiza-se a área de lazer.

37. Com visual retrô, mais clássico

Foto: Reprodução / Idália Daudt

Com presença frequente em residências mais antigas ou em decorações clássicas, esta escada ainda conta com um corrimão de madeira e guarda-corpo em metal ornamentado.

38. Estendendo-se ao jardim interno

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Com base em concreto pitando de branco e degraus em mármore preto, esta luxuosa escada em espiral ainda engloba o jardim de inverno, tornando-o uma continuidade de si mesma.

39. De design moderno, com linhas retas

Foto: Reprodução / Rosana Pintor

Apesar de ser pintada de branco, o design desta escada em concreto é o que mais chama a atenção no ambiente. Com recortes e linhas retas, garante visual contemporâneo ao ambiente.

40. A beleza nos detalhes

Foto: Reprodução / Maria Carmo Dezan

Contando com degraus flutuantes e sem guarda-corpo ou corrimão, esta escada encanta por um pequeno detalhe: um de seus degraus ganhou pintura diferente dos outros, conferindo personalidade ao elemento.

Podendo ser embutida, com degraus flutuantes ou outros elementos (como guarda-corpo e corrimãos diferenciados), a escada pode ainda ganhar decoração especial no espaço disponível abaixo dela, incrementando ainda mais o cômodo no qual está instalada. Versátil, o modelo em concreto abrange todos os estilos decorativos, podendo ser elaborado somente neste material ou mesclando outras opções, em sua cor natural ou com demão de tinta – ideal para quem busca uma escada cheia de personalidade e beleza.

PARA VOCÊ