O charme das mantas: 70 ideias para deixar seu sofá mais estiloso

Escrito por Mariana Keller

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Sofás decorados com mantas deixam a sala de estar mais charmosa e com mais personalidade. Extremamente versáteis, as mantas são feitas de diversos tipos de materiais, cores, estampas e podem ser usadas de inúmeras formas no sofá. Existem modelos para todos os tipos de gostos e você pode trocá-las sempre que sentir a necessidade de mudar o visual da sala.

Além de deixar o ambiente mais bonito, a manta também pode assumir outras funções, como nos aquecer nos dias mais frios e evitar sujeiras e manchas no sofá. Até mesmo se o sofá já for mais velhinho, e você quiser restaurá-lo de uma forma mais prática e econômica, a manta também pode ser uma boa opção para dar aquela renovada e deixá-lo com cara de novo.

Mas, apesar dessas múltiplas utilidades, o arquiteto Thiago Mondini explica qual é a verdadeira função das mantas: “Podem ser usadas como capas, podem esconder imperfeições, servir como uma pequena coberta nos dias frios, mas servem principalmente para “quebrar” o tamanho dos estofados, criando uma percepção visual diferente da dimensão da peça e equilibrando a composição geral”.

Acerte na cor

Escolher a cor ideal pode ser um desafio, pois existe uma variedade muito grande de composições. De acordo com Thiago, o trabalho de composição está muito mais ligado a uma percepção de bom gosto e de adequação da solução, do que a qualquer regra prática. Uma das opções de combinação pode ser a partir do tom sobre tom, onde se trabalha a partir da cor do sofá, fazendo pequenas variações nas cores da manta. “Essa linha de composição trará um efeito mais neutro ao conjunto, permitindo que se explore a composição de cores nas almofadas, quadros, paredes, tapetes”.

Segundo o profissional, também podemos trabalhar com cores análogas, ou seja, cores que são próximas no círculo cromático. Por exemplo, em um sofá azul marinho, podemos usar mantas com tons que passam pelo verde, por outros tons de azul e também pelos tons de roxo. Esse efeito pode enriquecer mais a composição da sua sala. “Também é possível trabalhar com contrastes, através do claro/escuro ou através do uso de cores complementares, que são as cores diretamente opostas no círculo cromático, como verde-vermelho, azul-laranja, roxo-amarelo”, ressalta Thiago.

Além das cores, outras dúvidas podem surgir quando queremos usar as mantas. Confira:

Tipos de mantas

Foto: Reprodução / Thiago Mondini

De acordo com Thiago, as mantas para sofá podem ser feitas dos mais variados materiais: fio acrílico, algodão, lã sintética ou natural, chenille, pele sintética, além de diversas mesclas de fios. Não existe regra para usá-las, o gosto particular de cada um é que vai influenciar nessa decisão. “Particularmente, gosto das mantas de fio acrílico e de algodão, porque têm toque macio e sensação térmica neutra”, afirma.

A forma certa de usar

Foto: Reprodução / Thiago Mondini

O uso das mantas é bastante livre e adaptável a cada situação, porém, segundo Thiago, o acompanhamento de um profissional é importante para evitar erros. É preciso ter uma boa noção de composição e equilíbrio de volumetria e fundo/figura, para acertar o uso delas. “Gosto muito de usar as mantas de forma mais jogada, marcando a ponta dos móveis, principalmente quando preciso dar contraste de cor em relação ao fundo ou pontuar a terminação do móvel de forma decorativa”, diz ele. Veja algumas recomendações do arquiteto para você não errar:

* O tamanho da manta sempre vai depender do tamanho do sofá. As mantas maiores podem ser dobradas para atingir o tamanho desejado e, portanto, são mais versáteis. Mas é preciso lembrar que, se o tecido for muito grosso, as dobras terão tendência a criar muito volume. Mantas muito pequenas devem ser utilizadas com cuidado para atingir o resultado desejado, pois podem parecer muito soltas na composição.

* É bom lembrar que a disposição da manta vai indicar se o ambiente é mais formal ou informal. Mantas mais jogadas ficam excelentes em ambientes informais. Já uma situação um pouco mais formal pode exigir que as mantas sejam dispostas de forma bem correta, alinhada.

* Deve-se evitar dispor mantas somente sobre a parte dos assentos, de forma esticada.

Sugestões de mantas para você comprar

Separamos uma lista de mantas lindas de vários estilos para você escolher e usar no seu sofá. Confira:

Produto 1: Manta Egípcia. Compre na Fastlar
Produto 2: Manta tricô com franja. Compre na Camerata Casa
Produto 3: Manta Dohler London azul. Compre nas Casas Bahia
Produto 4: Manta Dohler unicolor azul. Compre no Submarino
Produto 5: Manta Lotus. Compre na Americanas
Produto 6: Manta xale marrom com azul. Compre na Americanas
Produto 7: Manta Anselmi branca. Compre na Dafiti
Produto 8: Manta Trieste. Compre na Mobly
Produto 9: Manta Colors. Compre na Riachuelo
Produto 10: Manta Dohler rubi. Compre no Walmart
Produto 11: Manta Baby Alpaca. Compre na Aix Casa
Produto 12: Manta Itabuna vinho. Compre na Oppa
Produto 13: Manta Pegasus. Compre na Americanas
Produto 14: Manta coral areia. Compre na Leroy Merlin
Produto 15: Manta Aroeira Home stripe acrílico. Compre na Ricardo Eletro
Produto 16: Manta Hedrons Peles Jaguar. Compre nas Lojas Donna
Produto 17: Manta Jacquard Ornamentale. Compre na Catran

70 ideias de sofás decorados com manta para te inspirar

Depois das excelentes dicas do arquiteto Thiago Mondini, confira os modelos incríveis que separamos para ajudar você a usar mantas no sofá da sua casa:

1. Combine a manta com outros elementos da decoração

Foto: Reprodução / Yamagata Arquitetura

A manta pode combinar com outros objetos da sua sala, fica elegante e harmônico. Neste caso, ela está combinando com o tapete, que tem exatamente as mesmas cores. Deixar a peça dobrada no sofá é uma boa solução para que a combinação não fique excessiva.

2. Despojado e autêntico

Foto: Reprodução / Vive Studio

Se você gosta de um visual mais despojado, deixe a manta mais solta no sofá, não precisa dobrá-la sempre certinha e bem marcada. Só lembre de tomar cuidado para não deixar que ela fique solta e amassada demais, pois pode parecer um ambiente desarrumado.

3. Mantas estampadas também são ótimas pedidas

Se o seu sofá for liso, as mantas estampadas são ótimas opções. Elas são mais divertidas e dão personalidade para o ambiente. Você também pode usar a mesma estampa da manta em uma das almofadas, fazendo uma espécie de jogo de sofá. Fica lindo!

4. Puffs também podem ter mantas

Foto: Reprodução / Hildebrand Silva Arquitetura

Se você quer fugir um pouco do óbvio, coloque a manta no puff ao invés do sofá e deixe a composição mais ousada. Aqui, a combinação dos diferentes tons de azul, da manta e das almofadas, deram uma sensação de tranquilidade para o ambiente.

5. Aposte no colorido

Foto: Reprodução / Pereira Reade Arquitetos

A manta colorida dá mais alegria para o ambiente e, assim como a estampada, fica ótima em sofás lisos. Essa listradinha é puro estilo! Você pode aproveitar e compor com almofadas também coloridas na mesma paleta de cores da manta.

6. Sofás encapados também merecem uma mantinha

Foto: Reprodução / Maria Brasil Arquitetura

Mesmo os sofás encapados podem receber um toque a mais com as mantas, principalmente as capas de tons neutros, que você pode combinar com várias cores. Essa mantinha de microfibra verde musgo deu um ar mais aconchegante para a sala, que também pode ser um cantinho para relaxar e ler um bom livro.

7. Uma decoração vintage

Foto: Reprodução / Mobiliário Daf

Esses sofás estilo retrô ficam ainda mais charmosos quando recebem uma manta. Usá-la jogadinha no braço do sofá é sempre uma das melhores opções para quem não quer correr o risco de errar.

8. Para todo o tipo de estofado

Foto: Reprodução / Debora Aguiar Arquitetos

As mantas ficam lindas em qualquer tipo de estofado. Na chaise longue, as famosas cadeiras de descanso, elas dão um toque de sofisticação para o ambiente. Essa combinação foi feita com tons escuros, deixando o local ainda mais elegante.

9. O contraste do claro e do escuro

Foto: Reprodução / Ateliê 7

Sofás com cores neutras ficam bem com qualquer modelo de mantas, mas tente utilizar cores contrastantes, misturando cores claras e escuras. A combinação clássica do preto e do branco ou de tons próximos, como o cinza chumbo e o gelo, por exemplo, é ótima para dar esse efeito.

10. A combinação é feita em detalhes

Foto: Reprodução / Liliana Zenaro

Para escolher a manta ideal é preciso verificar a cor que dê destaque para seu sofá, mas que também harmonize com o restante da ambientação. Nesta sala, o sofá cinza ganhou um pouco mais de cor com a manta coral e ainda combinou com uma das almofadas.

11. Escolha a manta de acordo com a estação do ano

Foto: Reprodução / Quitete & Faria

De acordo com Thiago, a escolha do tipo de material da manta depende muito da época do ano. Materiais como a lã e a pele, que esquentam mais, são mais adequados para o inverno e transmitem uma sensação de conforto ainda maior.

12. O toque artesanal do crochê e do tricô

Foto: Reprodução / Solo Design Studio

As texturas podem aparecer nas mantas não apenas como uma sensação de toque, mas realmente como um relevo, a exemplo das mantas de crochê ou tricô. Nesses casos, Thiago indica optar sempre por materiais mais macios, para evitar desconforto ao utilizar.

13. Misture cores

Foto: Reprodução / Manoela Lustosa da Silva

Se você tem um conjunto de sofás pequenos como este, pode optar também por usar mantas do mesmo material, mas com cores diferentes em cada um deles. Aqui, as cores combinam também com a cortina e com o tapete. A composição do conjunto é a mesma, só muda a cor.

14. Moderno e discreto

Foto: Reprodução / Debora Aguiar Arquitetos

Se você gosta de um visual mais moderno, coloque a manta no braço ou apenas dobrado em uma parte do sofá. Nesta sala, o sofá também tem um design mais moderno e as mantas ficaram lindas no descanso dos pés.

15. Uma sala mais organizada

Foto: Reprodução / Patricia Covolo

Se você gosta de um ar mais organizado, dobre as mantas mais certinhas e retas. Segundo Thiago, é possível dobrar uma manta maior para usar como faixa reta sobre uma região parcial do móvel, normalmente de 1/3 a 1/5 da largura do sofá.

16. Deixe sua poltrona mais confortável

Foto: Reprodução / Clarisse Reade

As mantas também ficam lindas em poltronas e deixam sua casa com aquele clima de casinha de campo. Tons terrosos e pastéis combinam muito bem com mantas mais avermelhadas, dando um toque de cor ao ambiente. A combinação de cores e a estampa étnica das almofadas fazem lembrar o estilo afro.

17. Sala monocromática

Foto: Reprodução / Fernanda Pessoa de Queiroz

Se você gosta de um ambiente mais neutro, sem muita variação de cores, dê preferência para mantas da mesma cor do sofá. Se quiser dar um pouco mais de destaque, escolha uma manta com um tom um pouquinho mais claro ou mais escuro que o estofado.

18. A textura é um ponto importante

Foto: Reprodução / AMBIDESTRO

Uma mantinha bem macia faz toda a diferença para o conforto do ambiente. Fique atento em relação a sensação do toque das mantas que escolher: há tecidos mais ásperos e outros bem mais macios.

19. No meio do sofá

Foto: Reprodução / Quitete & Faria

Colocar a manta no meio do sofá também é uma ótima opção e deixa o estofado mais simétrico. Complemente a decoração com almofadas iguais em cada lado do sofá e uma menor no meio junto com a manta.

20. O charme das franjas

Foto: Reprodução / Flávia Gerab Tayar

As franjinhas deixam a manta ainda mais charmosa. Que tal essa manta com franjas marcantes na cor bege, para dar um toque a mais na sua poltrona branquinha? Note que o detalhe de cor da manta também combina com o papel de parede e a madeira escura da sala.

21. Combine o tecido das almofadas com a manta

Foto: Reprodução / Quitete & Faria

Nessas lindas e confortáveis cadeiras longas foi aplicada a combinação de almofadas e mantas felpudas. O tecido felpudo é muito atrativo e aumenta a sensação de aconchego. Nos dias mais frios, então, você não vai querer mais levantar do sofá.

22. Crochê nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Anna Paula Moraes

Apesar de nos fazer lembrar da época das nossas avós, o crochê nunca perdeu espaço nos dias atuais. Os modelos de manta feitos em crochê estão super em alta e são indicados para qualquer decoração e cor de sofá. E você ainda pode compor com esses banquinhos, também feitos de crochê, que estão super na moda. Caso você domine essa arte manual, invista também em almofadas!

23. Um cantinho romântico

Foto: Reprodução / Luis Fabio Rezende de Araujo

Para os ambientes com uma decoração mais romântica, as mantas de tecido fino combinam muito bem. Elas são mais leves e maleáveis e por isso, podem ser deixadas mais soltinhas no sofá. Uma boa opção de tecido para esse caso é a seda.

24. Tom sobre tom

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

Nesta sala super clean a aposta foi na mistura sutil de tons de creme, bege e branco. Essas cores deixam o ambiente mais amplo e com um ar de limpeza. A manta em um dos cantos do sofá deu um toque a mais de sofisticação.

25. A beleza da estampa indiana

Foto: Reprodução / Escala Arquitetura

A estampa indiana também faz muito sucesso atualmente. Se você gosta de uma decoração com um estilo mais oriental, aposte também nas mantas com esse tipo de estampa. Nesta sala, ela foi usada no puff em frente ao sofá, combinando com as cores das almofadas.

26. Tons de azul combinam com diversas cores

Foto: Reprodução / Pereira Reade Arquitetos

A cor azul é muito democrática e combina com diversas outras cores, então, pode ser uma ótima escolha para a cor da manta, principalmente se o seu sofá for clarinho. Aqui, a manta azul marinho fez uma linda combinação com almofadas vermelhas e com outras de estampa étnica.

27. Mantas ficam lindas em ambientes com móveis de madeira

Foto: Reprodução / Liliana Zenaro

Móveis e outros itens de madeira dão um toque mais rústico para a decoração. A combinação da madeira com lareira e uma linda mantinha no sofá vai deixar a sua casa com a cara de um chalé aconchegante.

28. Você também pode usar a manta para cobrir o encosto do sofá

Foto: Reprodução / SA Engenharia e Arquitetura

Apesar de menos comum, também se pode usar as mantas apenas no encosto do sofá. Thiago diz que, em alguns casos, também é possível revestir todo o sofá com uma manta. “Mas só funciona se a manta for bem grande, utilizada de forma bem jogada e ainda com almofadas por cima, ressalta.

29. Sofás grandes são perfeitos para serem decorados com manta

Foto: Reprodução / Triplex Arquitetura

Sofás grandes são muito difíceis de cobrir, mas não é por isso que você não pode usar uma mantinha para decorar e dar um charme a mais para seu espaço de relaxamento.

30. Mantas na diagonal

Outra forma muito elegante de posicionar a manta no sofá é na diagonal, cobrindo parcialmente o móvel e formando uma ponta na base. Se a manta tiver franjas, a composição fica ainda mais bonita. Esta tem franjas douradas que combinaram perfeitamente com os móveis de madeira e até com o piso.

31. O recamier fica ainda mais lindo com uma manta

Foto: Reprodução / Debora Aguiar Arquitetos

O recamier, também conhecido como divã, já é um móvel sofisticado e confortável. Se você decorá-lo com uma manta, ele fica ainda mais delicado e envolvente. As mantas de tricô são uma ótima aposta!

32. Cinema em casa

Foto: Reprodução / In House

Se você tem salas como esta, que mais parecem um cantinho exclusivo para assistir filmes, deixe uma manta no sofá para receber seus convidados. As mantas são ótimas para nos cobrir na hora de um bom filminho com pipoca.

33. Mantas de pele são as queridinhas do inverno

Foto: Reprodução / Karla Amaral

Nos dias frios, não tem nada melhor do que tomar aquele chocolate quente – e, melhor ainda, se estiver enrolado em uma manta bem quentinha. Nesta sala, a manta de pele aquece e dá vida ao sofá. Dê preferência para cores quentes.

34. Diferentes tipos de manta em um mesmo ambiente

Foto: Reprodução / TRiART Arquitetura

Muitas vezes, é possível utilizar uma composição de mantas de tamanhos, cores e texturas diversas, em diferentes estofados da mesma sala. O resultado dá um belo efeito decorativo.

35. Estampa preta e branca sempre funcionam

Foto: Reprodução / Érica Salguero

As mantas estampadas dão um ar mais jovem e descolado para o ambiente. As estampas em preto e branco são mais versáteis, pois combinam com qualquer outra cor que você queira usar no cômodo. A combinação com o vinho ficou incrível.

36. Traga a natureza para a sua casa

Foto: Reprodução / Fábio Morozini

Esta sala tem vários elementos da natureza na decoração: as plantas, o quadro de borboleta e o par de chifres do alce. Aproveitando o contexto, nada melhor do que colocar uma manta de pele sintética no sofá para complementar essa ideia.

37. Linda composição no puff redondo

Foto: Reprodução / Vive Studio

A revista sobre a manta no puff redondo deixou o ambiente mais autêntico e criativo. A paleta de cores suaves aliada aos pequenos vasinhos de planta transmitem uma sensação de paz.

38. Quando a cadeira de descanso não é estofada

Foto: Reprodução / Raduan Arquitetura

Neste exemplo, a cadeira longa não é estofada e sim de acrílico transparente. Esses modelos têm sido muito procurados e se você optar por ter um desses na sua casa, pode deixá-la mais confortável usando uma manta e uma almofada.

39. Uma ideia bastante original

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

Se você gosta de fugir do óbvio e de adotar ideias mais ousadas, que tal colocar a manta em um lugar menos provável? Você pode optar por usá-la em um objeto decorativo próximo ao sofá, fica bonito e autêntico.

40. Diversidade de texturas

Foto: Reprodução / Quitete & Faria

Quanto às texturas, nada melhor do que escolher tecidos felpudos, como lã e outras fibras naturais. Você não precisa se preocupar em usá-las somente no inverno, pois elas são agradáveis para qualquer época do ano, só tome cuidado em dias extremamente quentes.

Mais imagens de sofás decorados com mantas para dar um toque especial na sua sala

Confira mais opções para te inspirar:

41. Sofás com descanso para os pés ficam lindos com mantas

Foto: Reprodução / Marília Veiga

42. Mantas com tecidos mais grossos combinam com poltronas relaxantes

Foto: Reprodução / Debora Aguiar Arquitetos

43. O cinza é muito versátil: brinque com diferentes tons na manta e nas almofadas

Foto: Reprodução / Escala Arquitetura

44. Nesta sala ampla e clean, a manta de pele sintética foi usada em apenas uma das poltronas

45. Mantas vermelhas dão mais vida para a sala

Foto: Reprodução / Orlane Santos

46. Nesse sofá que cabe a família inteira, as mantas ajudam a preencher os espaços vazios

47. Um belíssimo conjunto de chaise longues com mantas marrons

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

48. Mantas muito grandes e mais volumosas ficam melhores dobradas e posicionadas no canto do sofá

Foto: Reprodução / Debora Aguiar Arquitetos

49. Um toque indígena: linda e delicada manta com detalhes trançados

50. Preto e branco é sempre uma excelente combinação

Foto: Reprodução / Luciana Latorre

51. Dê um toque especial para as salas com home theater: use mantas com franja

Foto: Reprodução / Debora Aguiar Arquitetos

52. Esta manta coral ficou linda com almofadas floridas

53. Deixe sua sala mais intimista e aconchegante com diferentes tipos de manta

Foto: Reprodução / DT Estudio

54. Mantas na cor gelo ficam lindas em sofás brancos e combinam com ambientes arborizados

Foto: Reprodução / Debora Aguiar Arquitetos

55. Poltrona quase toda coberta por uma manta simples e delicada

Foto: Reprodução / Cristina Barbara

56. Esse conjuntinho de poltronas ficou ainda mais charmoso com a composição da manta com a almofada em cores contrastantes

Foto: Reprodução / Quitete & Faria

57. Mais uma opção de manta de pele em tons terrosos

Foto: Reprodução / Fábio Morozini

58. Se o sofá for escuro e mesmo assim você optar por uma manta preta, aposte em almofadas coloridas

Foto: Reprodução / LO Interiores

59. As mantas marrons são as preferidas para ambientes mais rústicos

Foto: Reprodução / Clarice Semerene

60. A microfibra é um dos materiais mais cotados para as mantas

Foto: Reprodução / Erick Figueira de Mello

61. Mais um cantinho com cara de chalé aconchegante

Foto: Reprodução / Debora Aguiar Arquitetos

62. Sofá branco contrastando com manta e almofadas escuras

Foto: Reprodução / Maurício Karam

63. A manta deixa a sala de estar ainda mais acolhedora

Foto: Reprodução / Paola Ribeiro

64. A manta pode ser o acessório que faltava para dar um toque de cor para seu ambiente

Foto: Reprodução / Quitete & Faria

65. As chaise longues ficam ainda mais confortáveis quando decoradas com mantas e almofadas

Foto: Reprodução / GF Projetos

66. Mais um cantinho aconchegante com manta felpuda

Foto: Reprodução / Maurício Karam

67. Outra opção de combinação rústica: manta de pele e móveis de bambu

Foto: Reprodução / Deborah Roig

68. Mantas com estampa de formas geométricas dão um ar mais moderno para a sala

Foto: Reprodução / Carolina Bernardi

69. As mantas combinam com todos os estilos de decoração

Foto: Reprodução / Manoela Lustosa da Silva

70. Tons neutros para mantas e sofás é a combinação mais usadas

Foto: Reprodução / Triplex Arquitetura

É sempre bom dar aquela renovada na decoração de forma simples e prática e, para isso, as mantas de sofá são uma ótima solução. Agora que você já sabe a forma certinha de usar e as melhores combinações para a sua casa, dê esse toque de charme para sua sala!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS