Modelos de banheiros: conheça 45 projetos incríveis para você se inspirar

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Juliana Conforto

Ele pode ser um cômodo pouco frequentado na casa, mas nunca deve ser esquecido na hora da reforma. Um banheiro bem decorado não só valoriza o imóvel como proporciona aos seus usuários mais aconchego e praticidade. E para isso, investir em um bom projeto é primordial, assim é garantido que todas as necessidades e gostos do morador sejam devidamente atendidos.

Falando em projeto, no momento de sua criação, é imprescindível pontuar o que não pode ser esquecido na reforma: o cômodo deve proporcionar o maior conforto possível para um banho relaxante, otimizar ao máximo a área de circulação, entre outras questões pessoais: ela costuma se maquiar ou ele faz a barba em frente ao espelho? Valorize a iluminação neste espaço. Há bebês ou um projeto para tê-los em um futuro não muito distante? Um box adequado para caber uma banheira é bem-vindo. Tudo deve ser bem pensado para que o ambiente se adeque à rotina da família.

E claro, o estilo do ambiente deve ser o primeiro a ser escolhido. Ele não deve ser muito diferente do restante da decoração da casa, mas também não é uma regra ser precisamente igual. Abaixo, você confere diferentes estilos de banheiros incríveis para amar e se inspirar:

Banheiro clássico

Foto: Reprodução / Espaço do Traço Arquitetura

Um banheiro clássico foge totalmente do que pode ser modismo. As escolhas são atemporais, tradicionais e geralmente entram nesta característica a versatilidade e uma cartela de cores sóbrias. Uma coisa ou outra pode ser incluída para oferecer um visual mais impactante, mas nada que seja o grande destaque do ambiente.

1. A cor branca é a mais usada em decorações clássicas

Foto: Reprodução / Ah!Sim

E diferentes materiais podem ser usados dentro desta cartela sóbria: como o mármore, o porcelanato ou azulejos comuns. Neste projeto, o quadro é um diferencial na área da banheira.

2. Clássico com toque de modernidade

Foto: Reprodução / Debora Aguiar Arquitetos

A banheira é item obrigatório para montar um banheiro clássico, mesmo que ela tenha um design mais moderno. O ambiente é carregado de personalidade, mas se manteve no padrão clássico pela cartela de cores clean.

3. Pastilhas + porcelanato

Foto: Reprodução / Marcia Arcaro

As pastilhas são muito populares em projetos clássicos, e podem ser incluídas tanto na área interna do box, como na área de circulação. Versáteis, elas podem ser aplicadas em uma única cor ou em um combinado, formando uma paleta própria no ambiente.

4. Um bom espelho iluminado

Foto: Reprodução / Amis Arquitetura & Design

O grande espelho que abrange toda a largura da pia causa uma sensação de amplitude ao banheiro e é ideal para pequenos espaços. Para favorecer seu uso, uma iluminação projetada foi devidamente instalada por toda a área do lavabo.

5. Gabinete espaçoso e um belo nicho para o box

Foto: Reprodução / Jamile Lima

O grande gabinete garantiu uma boa área de armazenamento, ideal para incluir as roupas de banho e os produtos de higiene pessoal. Já no box, o uso do nicho otimizou o espaço, e é um recurso ideal para quem precisa incluir a banheira de um bebê, por exemplo. Nada de ficar se acotovelando com os shampoos durante o banho!

Banheiro moderno

Foto: Reprodução / Espaço do Traço Arquitetura

Um banheiro moderno pode ter uma carinha convencional, um tanto quanto clássica, mas com materiais nobres que o diferencie destes estilos tradicionais. Se o orçamento permite, acessórios de última geração reforçam esta proposta. Não há regras quanto a cartela de cores – elas só devem seguir o gosto pessoal do morador.

6. Cores e texturas

Materiais naturais com linha reta, cores, porcelanatos e louças refinadas compõem perfeitamente um ambiente moderno, e para valorizar todos eles, invista em uma iluminação charmosa. O resultado ganha outra cara!

7. Peças decorativas não podem faltar

Foto: Reprodução / Espaço do Traço Arquitetura

Escolha uma peça estilosa e um local de destaque para deixá-la. Aqui, é a pia de cuba dupla, esculpida em Corian. Isso também vale para acessórios da pia e nichos. Você pode optar por um objeto de decoração que remeta ao banheiro (como as tradicionais banheiras de cerâmica), um conjunto de vasos ou até uma planta.

8. Um banheiro moderno foge totalmente do gosto popular

Foto: Reprodução / Studio Atria

Este tipo de decoração se diferencia por incluir não usar itens “da moda”, e sim, conceituais. Louças estilizadas, peças de primeira linha e formas sólidas são algumas das características mais comuns encontradas no estilo.

90 banheiros planejados por profissionais para você se inspirar

9. Peças modernas misturadas ao cimento queimado

Foto: Reprodução / Nobbs Radford Architects

Veja como os acessórios em preto fosco ganharam um enorme destaque em meio ao porcelanato cinza e ao cimento queimado instalado no teto e paredes. A bancada de madeira quebrou toda a formalidade do ambiente.

10. O revestimento colmeia deixou este banheiro incrível

Foto: Reprodução / Kyal and Kara

As cores escolhidas – a infalível e clássica combinação de branco e preto -, assim como os materiais aplicados, deixaram o pequeno ambiente carregado de estilo.

Banheiro retrô

Foto: Reprodução / Francine Faraco

Se deseja ter um banheiro retrô ou vintage, possivelmente você não precisará investir em grandes reformas. Um espelho, gabinete, louça e/ou acessórios já daria conta do recado, e transformaria um banheiro simples em um verdadeiro ambiente repleto de personalidade. Este estilo é marcado pela presença de cores divertidas e referências antigas, aquelas que encontrávamos facilmente na casa de nossos avós.

11. Aquele gabinete que parece ter saído de um antiquário

Foto: Reprodução / Carol Wambier

A combinação do móvel com o revestimento metro white garantiu um clima vintage no toalete. Veja como a plantinha encheu a área do lavabo de alegria. Um mimo!

12. Papel de parede colonial

Foto: Reprodução / Paula Roque

Já pensou em investir em um adesivo para azulejo em seu banheiro? Ele pode ser usado naquela parede que não será molhada comumente, trazendo muito mais charme para o ambiente.

13. Cores são permitidas

Foto: Reprodução / Mirella Cabaz

A madeira (ou MDF) é o material mais usado no estilo retrô. Ela pode ser crua, patinada ou pintada, e combinado aos acessórios certos, dão aquele ar aconchegante ao espaço. As flores dão o toque romântico e delicado ao cantinho.

14. Peças que remetem diretamente à uma época

Foto: Reprodução / Martha Lilian Negrucci

Veja o tamanho do charme deste cantinho! A bancada (que pode muito bem ser um armário de família restaurado) e o espelho com moldura parecem ter saído de uma casinha dos anos 1950 ou 60.

15. Revestimentos hidráulicos para não ter erro

Foto: Reprodução / Trama Arquitetos

A sensação do momento são os revestimentos hidráulicos, tanto para o interior do box como para a área de circulação. Os desenhos são dos mais diversos, incluindo os clássicos azulejos de metrô, e podem ser combinados com móveis de madeira, iluminação confortável e diferentes tipos de cuba.

Banheiro romântico

Foto: Reprodução / Samara Nishino

Flores, candy colors e acessórios provençais são referências que podem ser incluídas em um banheiro romântico para expressar toda a delicadeza e sutilidade de seus moradores. Apesar de parecer um estilo feminino, não é uma regra, e pode ser adicionado em doses homeopáticas em uma suite de casal, por exemplo.

16. A moldura combina perfeitamente com o papel de parede

Foto: Reprodução / Carol Cantelli

O papel de parede acetinado e todo o glamour do espelho na cor ouro envelhecido transformam o ambiente clean em um espaço charmoso e romântico, ideal para uma suite de casal ou o banheiro da família.

17. Metro white rosa candy

Foto: Reprodução / Carol Cantelli

O romantismo foi adicionado com sutileza neste projeto, que contou com revestimento que imita mármore, e o branco com suas nuances acinzentadas combinou perfeitamente com o metro white rosa aplicado no box.

18. Velinhas e azulejos antigos

Foto: Reprodução / Laço Cor de Rosa

Lembra daqueles revestimentos de florzinhas usados em banheiros e cozinhas de casas mais antigas? Eles adicionam não só um ar romântico como também vintage no ambiente, e as velinhas trazem mais aconchego para o clima intimista ao lado da banheira, ideal para relaxar durante o banho.

19. Referências provençais misturadas com modernidade

Foto: Reprodução / New Ravenna

… e o resultado é um banheiro romântico ideal para toda a família. Perceba como este estilo não precisa necessariamente ser combinado com rosa ou com qualquer outra peça que pareça feminina demais.

20. Para quem é apaixonada por rosa

Foto: Reprodução / Andrea Murão Arquitetura

Agora, se a ideia é realmente criar um ambiente extremamente feminino, não hesite em ousar. A tonalidade rosa é o suprassumo da feminilidade, e pode combinada com poás e rococó, que aparecem aqui no piso de ladrilhos e nos espelhos com molduras.

Banheiro contemporâneo

Dicas e inspirações para utilizar pastilhas no banheiro

É muito comum associar o estilo moderno com o contemporâneo porque, de fato, eles são muito parecidos. Mas o que os diferenciam é que o moderno faz jus ao seu nome, e conta com referências atuais, e em alguns casos, tecnologias mais avançadas. Já o contemporâneo não exige uma linha tão sóbria, e pode ser misturado sutilmente com outros estilos.

21. Contemporâneo com uma pitada industrial

Foto: Reprodução / MC3 Arquitetura

A parede de tijolinho é uma marca registrada do estilo industrial, e foi adicionada com maestria neste projeto contemporâneo, que ainda conta com as cores divertidas do quadro e também da porta.

22. Aquele box dos sonhos

Foto: Reprodução / Espaço do Traço Arquitetura

O contemporâneo conta muito com peças sofisticadas, mas não necessariamente tecnológicas demais. Por isso que muita gente associa este estilo com o moderno. O box transparente é um convite para um banho relaxante.

23. Uma pia bem diferente

Foto: Reprodução / MC3 Arquitetura

… esculpida diretamente no mármore e combinada a torneira conceitual e revestimentos rústicos, mas tão diferentes quanto. Tudo casado com uma harmonia perfeita aos olhos.

24. Detalhe feito com pastilhas

Foto: Reprodução / Helen Granzote

Os três tons diferentes usados nas pastilhas dividindo os espelhos combinam perfeitamente com a bancada e o gabinete. Nota-se que apesar do uso de um material divertido, ele precisa combinar perfeitamente com a cartela de cores utilizada no banheiro.

25. Banheiro minimalista

Foto: Reprodução / Thaize Bortoluzzi

Referências naturais foram incluídas neste projeto minimalista, que conta com o revestimento que imita cimento queimado e madeira clara. O enorme espelho amplia ainda mais toda esta sofisticação.

Banheiro rústico

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

O rústico deve ser desassociado do grosseiro, porque essa não é a proposta do estilo. O rudimentar deve induzir ao conforto, e pode criar até mesmo um paradoxo entre o luxo e a simplicidade. Tudo depende das escolhas que serão incluídas neste projeto, sempre usando materiais naturais como ponto de aquecimento para o banheiro.

26. Pedra e madeira

Foto: Reprodução / Custom Home

São os materiais mais utilizados no estilo rústico. Mas veja que não há nada rude neste exemplo, pois as peças são delicadas e o piso é sóbrio, combinação que traz um equilíbrio perfeito para a decoração.

27. A iluminação é sempre um diferencial

Foto: Reprodução / Obliq Arquitetura

Se a ideia é trazer aconchego, uma decoração rudimentar pede por uma iluminação confortável, que remeta ao “quente”. Ela será a responsável por dar aquele clima requintado e aconchegante ao espaço.

28. O rústico luxuoso

Foto: Reprodução / Maira Schaeffer

Mas se a ideia é ter um ambiente mais sofisticado, misture materiais naturais acinzentados com a luz de led branca. Se possível, combine com louças brancas, pretas e detalhes prateados. Essas sugestões são somente dicas, e não uma regra, ok?

29. Simplicidade e diversão

Foto: Reprodução / Estúdio 7 Design

Quando a proposta é uma decoração mais simples e divertida, utilizar materiais naturais misturados com cores marcantes é uma boa pedida. O resultado é um espaço repleto de personalidade.

30. Esses nichos com espelhos são sensacionais

Foto: Reprodução / Iara Kilaris

Esta é outra amostra de que o rústico pode ser cheio de requinte. O revestimento imitando pedra foi aplicado em boa parte do espaço, e a adição de espelhos nos nichos e luzes diretas deixam a decoração mais refinada.

Banheiro oriental

Foto: Reprodução / Marcela Cabral

A decoração oriental de um banheiro não precisa necessariamente remeter às suas origens, com luminárias de papel ou escritas em mandarim. O grande destaque certamente é a presença de um ofurô. Mesmo não sendo muito popular no Brasil, o conceito chama a atenção de quem gosta de versatilidade: ele pode ter todos os estilos que pontuamos por aqui. Veja alguns exemplos:

31. Plantinhas e ornamentos

Foto: Reprodução / Jolie-Bisou

Um banheiro espaçoso, repleto de ornamentos, plantinhas e referências hygge deixam o ambiente confortável e com cara de spa.

32. Móveis e objetos decorativos ganham destaque

Foto: Reprodução / Andrea Duarte Arquitetura

É comum encontrar um lindo móvel ao lado do ofurô em banheiros orientais, pois servem de apoio para velinhas, plantas e outros apetrechos decorativos. Você pode usar também garden seats, que encaixam super bem como apoio.

33. Meio oriental, meio escandinavo

Foto: Reprodução / Ornare

Um banheiro oriental pode abranger diversos estilos diferentes, separados ou misturados. O importante é que o morador encontre exatamente uma decoração que represente bem a sua personalidade, com muito conforto e praticidade.

Como escolher o melhor revestimento para o seu banheiro

34. Ofurô quadrado

Foto: Reprodução / Deavita

Veja como a decoração ganhou um toque contemporâneo e aconchegante com a adição do ofurô quadrado. O revestimento clean e as prateleiras de madeira combinando com o piso dão o toque final.

35. Oriental rústico chic

Foto: Reprodução / Barbara Fantelli Arquiteta

O ofurô em madeira combinado com o revestimento da parede dá um toque requintado ao banheiro, que também ganhou um discreto vaso ao canto do ambiente e um lustre charmoso. Com uma vista dessas, é só fazer sua imersão e relaxar!

Banheiro glamouroso

Foto: Reprodução / Flavia Marques

Um banheiro glamouroso é aquele que mais parece ter saído da casa de uma celebridade. Recheado de luxo, é composto por materiais nobres, como o mármore, e acessórios cromados ou de primeira linha, iguais aos das suítes de um hotel cinco estrelas. E o que não pode faltar, além dessas características, é o conforto.

36. Mármore do teto ao chão

Foto: Reprodução / Le Richemond

A presença do mármore deixa o banheiro não só luxuoso, mas também onipotente. Neste projeto, a escolha do branco como a única cor de destaque não sobrecarrega o visual, e somente os pequenos detalhes do material são destacados.

37. Os melhores materiais e tecnologias

Foto: Reprodução / Arte em Porcelanato

Um banheiro luxuoso, sem dúvidas, conta com o que há do bom e do melhor no mercado: pias com design arrojado, revestimentos importados, texturas aconchegantes e iluminação de primeira linha.

38. Espelho de ponta a ponta

Foto: Reprodução / Marília Veiga

O espaçoso banheiro pode ser facilmente confundido com um camarim de celebridade. Os espelhos recebem iluminação adequada para atender prontamente a moradora na hora de se maquiar, ou o morador que deseja fazer a barba. Sem contar a televisão, para distrair o usuário durante o banho relaxante.

39. Ambientes separados para maior privacidade

Foto: Reprodução / Espaço do Traço Arquitetura

Quando o espaço favorece, é possível criar diversos ambientes dentro de um único banheiro, de forma privativa e prática, seja com parede e porta ou divisórias. Perfeito para a suíte do casal!

40. Não se esqueça da hidromassagem

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Para fechar com chave de ouro, claro que o que não pode faltar é a banheira com hidromassagem! Ela garante total conforto para os usuários, e completa os requisitos básicos para um banheiro repleto de luxo e sofisticação.

Banheiro escandinavo

Foto: Reprodução / Ah!Sim

A decoração queridinha do momento caiu nas graças dos arquitetos e decoradores nos últimos anos e veio para trazer mais serenidade para os ambientes. Ela é marcada pela cartela de cores frias, e também pela presença do minimalismo e materiais aconchegantes, como a madeira, por exemplo.

41. Branco e madeira

Foto: Reprodução / Elya Krisnia

O fator mais importante na decoração escandinava é a discrição, e a combinação do branco com a aquecida madeira traz exatamente esta proposta ao ambiente. Para quebrar um pouco da sobriedade, insira um pequeno detalhe natural à decoração, como uma plantinha, por exemplo.

42. Porcelanato que imita madeira

Foto: Reprodução / Goals

O piso de madeira não é muito aconselhado para áreas molhadas, mas atualmente há uma série de opções no mercado que imitam o material, como o porcelanato. Nesta imagem, não podemos deixar de ressaltar a delicadeza dos puxadores do gabinete, que é um toque extremamente diferenciado da decoração.

43. Metro White com rejunte escuro

Foto: Reprodução / Apartamento 33

Um dos grandes destaques do banheiro escandinavo é o uso do Metro White. Um modelo simples e bem urbano de revestimento, muito utilizado em cozinhas e banheiros americanos e europeus.

44. Espelhos redondos para contrastar as linhas retas

Foto: Reprodução / Gerard’s Tiling

Os espelhos redondos, assim como o revestimento colmeia, quebrou a padronização de linhas retas deste charmoso banheiro, que ainda contou com o piso imitando o cimento queimado e gabinete branco com bancada de madeira.

45. Simplicidade e serenidade

Foto: Reprodução / Da Casa da Pati

Decorações nórdicas são muito marcadas por sua simplicidade, aconchego e valorização da luz natural. Por isso que o branco é sempre o destaque principal da cartela de cores, recebendo pequenas dosagens de cinza e tons terrosos da madeira. Uma prova de que o simples não precisa ser sem graça.

Já descobriu qual o estilo que mais combina com o seu banheiro? Na hora da escolha, leve em conta quais estão mais de acordo com o seu orçamento e espaço. Boa reforma!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS