Piso 3D: 20 ideias e dicas para usar esse revestimento em sua casa

Escrito por Alexandre Poletto

O piso 3D está ganhando cada vez mais espaço na decoração de ambientes por trazer uma vivacidade incrível para qualquer área da casa ou até do escritório. O resultado visual é uma experiência e pode causar diversas sensações em quem vê. São vários modelos, e alguns podem ser feitos com formas geométricas e até mesmo fotos.

Conheça um pouco mais sobre essa opção de piso, e descubra como ele é feito, suas vantagens e desvantagens, cuidados necessários e uma seleção de fotos incríveis para te inspirar.

Como é feito o piso 3D?

O piso 3D geralmente é feito com um adesivo em porcelanato, e pode ser feito com paisagens, flores, animais, desenhos geométricos, entre outros, e coberto por uma resina que garante o brilho e o efeito vitrificado do piso.

Existem diferentes materiais que podem ser usados para fazer o piso 3D. O processo de aplicação pode demorar de 1 a 3 dias dependo do estado do atual piso do ambiente. Além disso, é preciso aguardar cerca de até 7 dias para que a circulação no local seja normalizada. Esse prazo é necessário para que o material apresente qualidade, sem manchas ou rachaduras.

Outro detalhe é que, a partir do piso 3D instalado, os imóveis devem ganhar feltros, diminuindo assim as chances de riscar o novo piso. A limpeza também é um outro detalhe importante!

Vantagens e desvantagens

Iris Colella, arquiteta especializada em interiores residenciais, lista uma série de vantagens para quem quer usar o piso 3D. A primeira delas é que “não há necessidade de reforma e quebra-quebra para aplicar o produto. Consequentemente, não se tem também sujeira. Aliás, neste tipo de piso não é usado o rejunte”. Em relação ao gosto do cliente, é possível inovar e usar diferentes cores, desenhos e imagens.

Outro ponto importante é a durabilidade, essa que vai depender muito do cliente. Segundo Everton Ceciliato, responsável pelo Departamento de Marketing da Empresa Polipox, fabricante de epóxi e poliuretano, produtos usados para o piso 3D, existem algumas etapas no processo de instalação do piso que o cliente deve respeitar seguindo as orientações, já que esses cuidados vão ajudar o produto ficar pronto com qualidade.

O uso do piso 3D não é indicado para áreas externas. A arquiteta Érica Salguero acrescenta outro cuidado importante: “não é recomendado que se utilize o piso 3D sobre assoalhos de madeira, porque com o tempo esses podem sair do prumo e danificar o material novo. Além disso, deve-se contratar profissionais especializados e buscar referências em relação à qualidade do piso a ser adquirido.”

Manutenção e cuidados

A limpeza do cotidiano não necessita de esforços específicos e é facilmente resolvida. A arquiteta Claudia Carriço lembra que os cuidados são indispensáveis antes e depois da aplicação do piso 3D. “Na hora da limpeza, não é permitida a utilização de produtos abrasivos, então, somente efetua-se a limpeza com água e sabão neutro, caso contrário corre-se o risco de danificar o piso.”

20 ambientes com piso 3D para você se apaixonar

São muitas opções e ideias que podem te ajudar a decidir se o piso 3D é ou não ideal para a sua casa. Confira alguns modelos e se surpreenda:

1. Harmonia de várias cores fortes

2. Efeito com água

3. Amadeirado com rosas

4. Profundidade na decoração

5. Uma praia dentro de casa

6. Uma opção muito bonita e cheia de riquezas

7. O azul traz tranquilidade e harmonia para o ambiente

8. Os desenhos e símbolos são ótimas opções

9. As formas geométricas são sempre bem-vindas

10. Uma opção diferente e com bastante cor

11. O piso como uma obra de arte

12. Com todos desenhos e formatos

13. Tons diferentes para deixar o ambiente elegante

14. Piso 3D permite decoração temática

15. Fundo do mar no banheiro

16. Aqui, o porcelanato imita as características da madeira

17. Porcelanato neutro

18. Que tal encher o piso da sua cozinha com frutinhas?

19. Banheiro amadeirado

20. São muitos detalhes

Não falta variedade para quem quer usar o piso 3D. Tomando os cuidados necessários após a aplicação, o revestimento dura e mantêm aquele brilho que torna o ambiente luxuoso. Se você quer manter o chão da sua casa sempre perfeito, confira algumas dicas de como limpar pisos sem erros e sem preocupações.

PARA VOCÊ