Quarto gamer: 40 ideias de decoração para quem é apaixonado por jogos

Escrito por Mariana Keller

Foto: Reprodução /Dinah Lins

Quem é apaixonado por games e pela cultura geek, com certeza gostaria de ter um quarto temático todo decorado de acordo com o universo dos jogos. Afinal, todo gamer que se preze adoraria ter o console dos sonhos. São inúmeras franquias para se inspirar e montar um ambiente cheio de fantasia e personalidade.

Geralmente, um quarto gamer é bem colorido e cheio de referências. São inúmeras inspirações para a decoração: papéis de parede e roupas de cama temáticas, almofadas personalizadas, coleções de miniaturas dos personagens, iluminação diferenciada, e até mesmo métodos artesanais. É possível, inclusive, unir referências de vários jogos diferentes. Além disso, o conceito de quarto gamer também vale para quem é fã de desenhos animados, HQs, séries e filmes.

Já quem prefere ambientes mais discretos, também pode optar por uma decoração mais minimalista, mas sem deixar de fazer referência aos seus jogos e personagens preferidos. O que importa é a criatividade e que o espaço seja confortável e tenha a cara do dono.

Diante de tantas possibilidades, montar um quarto gamer estiloso pode ser um grande desafio. Então, confira a seguir uma lista com 40 referências e dicas para te ajudar a criar o seu cantinho gamer confortável e cheio de estilo:

1. Aposte em quadros e miniaturas

Foto: Reprodução /Setup Addicted

Neste exemplo, o quarto ganhou uma decoração recheada de quadros e miniaturas. A coleção de bonequinhos do mangá One Piece, que também ganhou versões para jogos, deram um charme a mais para o ambiente, definindo perfeitamente o gosto e a personalidade do morador.  Além disso, o papel de parede imitando tijolos deu ainda mais personalidade para o quarto.

2. Star Wars: o clássico dos geeks

É impossível falar de cultura geek e jogos sem falar de Star Wars. Essa franquia carrega uma legião de fãs aficionados que não cansam de usar suas referências em roupas e objetos do dia a dia. Então, por que não montar também um quarto homenageando a obra de George Lucas? Aqui, foram usadas miniaturas e quadros dos personagens, sabres de luz na parede e até uma luminária com o nome do filme. O contraste das cores preta e amarela deixou o ambiente ainda mais moderno.

3. Invista em uma iluminação diferente

Foto: Reprodução /Geek Ligado

Um dos segredos para um quarto gamer impactante é o projeto de iluminação. Você pode escolher luzes coloridas, inclusive combinar cores diferentes, usar a luz negra, a luz de neon ou até mesmo utilizar as LED’s digitais. A escolha da iluminação faz toda diferença para criar uma ambientação mais envolvente no quarto gamer. Já pensou em passar seu tempo dentro de aventuras e jogos mais sombrios com essa iluminação da foto?

4. Cantinho especial para jogar a dois

Foto: Reprodução /Setup Addicted

Quem tiver a sua dupla dinâmica para jogar, pode montar o quarto também pensando no seu parceiro de jogos. Vale irmãos, amigos, primos, casais, etc. Aqui, até o cachorro ganhou um cantinho especial. Destaque também para os quadros do Batman e dos Cavaleiros do Zodíaco, dois clássicos que também ganharam versão para jogos.

5. Que tal um puff personalizado?

Foto: Reprodução /Donna Geek

Esse puff gigante na forma do videogame Game Boy deixou o quarto gamer mais do que estiloso e confortável. Além de super aconchegante, ele ainda vem com dois porta-copos para matar a sede com praticidade durante os jogos. E para complementar, ainda tem a bandejinha de almofada em forma de joystick e com espaço para balde de pipoca e copo. Genial essa ideia, não é?

6. Para os fãs do Nintendo Wii

Foto: Reprodução /PlanX Design

O Nintendo Wii surgiu em 2006 e ganhou uma legião de fãs, devido a sua nova proposta de games que exigem mais movimentos físicos dos jogadores. Esse quarto homenageou esse console com roupa de cama, capa de almofada e até papel de parede. Além, é claro, da coleção de jogos na estante abaixo da televisão.

7. Já pensou em dormir no cenário do Super Mario Bros?

Para quem ama este clássico jogo da Nintendo, um quarto como este seria um sonho, não é mesmo? Os adesivos são a base da decoração do ambiente e foram usados tanto nas paredes, como nos móveis e até mesmo na luminária pendular. A roupa de cama e as almofadas deram o acabamento final e garantiram um visual praticamente idêntico ao do jogo.

8. A magia de Zelda também invadiu os quartos

Foto: Reprodução /LevelUP Gaming & Tech

Aqui, o homenageado é outro clássico da Nintendo: The Legend of Zelda. O jogo de aventura cujo protagonista é o jovem herói Link também conquistou muitos fãs ao redor do mundo. Aqui, vemos o lindo quadro do jogo, que ficou especialmente bonito em composição com a parede preta e as prateleiras com miniaturas.

9. Diferentes cores e designs de controles

Foto: Reprodução /Steamy Streamers

Além de uma farta coleção de jogos, um bom gamer também gosta de colecionar diferentes tipos de controle. Assim, quando reunir os amigos para jogar, ninguém vai ficar de fora. Sem contar que o designer único de cada um e as cores diferentes deixam o quarto muito mais estiloso. Destaque para os pôsteres do Mario e do Zelda na parede, mostrando que esses jogos realmente marcaram uma geração.

10. O Homem-Aranha também não pode ficar de fora

Foto: Reprodução /Ashley

Famoso pelas HQs, o Homem-Aranha se tornou um dos super-heróis mais queridos, ganhando espaço nos cinemas e também nos jogos. Hoje, é possível encontrar várias referências a ele em objetos decorativos, o que o torna um ótimo tema de decoração para quarto gamers.

11. Inspiração para os fãs de jogos de corrida

Foto: Reprodução /DanoDicas

Para quem é apaixonado por jogos de corrida como Need for Speed e Gran Turismo, por exemplo, não seria um sonho ter essa mesa toda equipada com volantes? Sem contar as três telas, que aumentam o campo de visão e a sensação de imersão no jogo, dando a sensação de realmente fazer parte da corrida.

12. O videogame – literalmente – imerso na decoração

Foto: Reprodução /Beco Gamer

Esse exemplo mostra que quando a paixão por jogos é grande, a criatividade não tem limites! Olha só que ideia mais original: o painel da TV virou um controle de videogame, que tem até um fio e um console da Nintendo decorativo, simulando exatamente o design do videogame. Muito criativo e cheio de personalidade!

13. Papéis de parede dão mais personalidade para o ambiente

Foto: Reprodução /Alessiana Benevides

Na decoração de um quarto gamer, o papel de parede é um item praticamente indispensável. Ele pode ser usado em todas as paredes do cômodo, ou apenas em uma delas. Uma ideia bacana é usar papel contact, que além de barato, ainda é fácil de colocar e remover. Aproveite também para instalar um jogo de luzes voltado para o papel de parede para dar mais destaque ao desenho. Tapetes também dão um tom diferenciado e bonito.

14. Sofá-cama é uma solução prática e funcional

Foto: Reprodução /Setup Addicted

Uma outra ideia bacana para montar um quarto gamer é usar sofá-cama ao invés da cama por si só. Assim, no resto do dia, você pode aproveitar o sofá para jogar e receber os amigos com mais comodidade, deixando mais espaço livre no quarto. Aqui, o sofá vermelho combinou com os pôsteres do Mario e da Nintendo.

15. A iluminação neon deixa a decoração mais envolvente

Foto: Reprodução /CosmoNerd

Como já falamos anteriormente, a decoração do quarto gamer pede uma iluminação diferente da convencional, pois é ela que vai ajudar a proporcionar um clima mais místico e psicodélico que este tipo de ambiente pede. A iluminação em neon é uma ótima escolha, pois além de ter várias cores, também é uma luz mais suave. Neste exemplo, os sabres de luz na parede também ajudaram a complementar a iluminação (e a decoração) do ambiente.

16. Uma verdadeira homenagem à Nintendo

Foto: Reprodução /Nintendo Collecting

O que dizer deste quarto que de tantos itens colecionáveis, parece até uma loja: tem miniaturas, revistas, quadros, controles, jogos, broches, pelúcias, almofadas, ufa!! Um mar de coisas! Podemos ver que o dono é um verdadeiro apaixonado pela Nintendo, já que todos os itens remetem à personagens dos jogos da marca.

17. Escolha o tema de acordo com seus jogos preferidos

Foto: Reprodução /Matheus Marchon

Como se sabe, há uma diversidade de jogos que permitem apostar em muitos detalhes. Nesse quarto, por exemplo, o dono usou miniaturas de aviões nas paredes, que podem servir como referências a jogos desse gênero. Isso também pode ser feito com jogos de futebol e outros esportes, colocando bolas na parede, camisa de jogadores, etc.

18. Os bonequinhos Funko Pop ficam lindos em quarto gamer

Foto: Reprodução /Ashley

Neste exemplo, podemos ver uma grande coleção de bonequinhos Funko Pop, que também viraram uma febre entre os admiradores da cultura geek. Tem bonequinho de personagem de filmes, livros, jogos, desenhos, opções para todos os gostos. Eles rendem uma coleção super extensa, além de serem super fofos e decorativos. Além deles, também podemos ver uma pequena homenagem à Mulher Maravilha, presente em vários quadros na parede.

19. Uma boa cadeira é essencial

Foto: Reprodução /Setup Addicted

O melhor cantinho gamer do mundo não está completo se não tiver uma boa cadeira! Afinal, para passar horas e horas jogando, conforto e boa postura são imprescindíveis. Os melhores modelos possuem tamanhos maiores e contam com diversas regulagens de inclinação, altura e possuem ajuste de lombar. Existem modelos personalizados justamente para esse objetivo. Sem contar que geralmente o tipo de design dessas cadeiras também são super estilosos e combinam perfeitamente com a decoração do quarto gamer.

20. Ter vários monitores nunca é demais

O sonho de todo jogador de games no PC é um setup com vários monitores com imagens simultâneas dos jogos, afinal o uso de mais de um monitor pode mudar completamente a experiência do jogo. A configuração mais comum é a com três monitores na horizontal, mas eles também podem ser usados na vertical. Se o orçamento for baixo, você  pode configurar a sua TV para usar como se fosse mais um monitor, que também funciona super bem!

21. A escolha dos equipamentos também é muito importante

Foto: Reprodução /LevelUP Gaming & Tech

O equipamento ideal faz toda a diferença no desempenho dos seus jogos favoritos. Porém, além da qualidade dos aparelhos, é preciso garantir também que a composição do setup seja harmônica. Vale a pena se inspirar no design para decorar e trazer novos conceitos para o quarto. Também é importante que seu desktop e todos seus acessórios sejam de acesso prático e funcional para você.

22. Um céu de estrelas

Foto: Reprodução /Beco Gamer

Neste exemplo, a ambientação do quarto foi toda trabalhada através da iluminação. O projeto contou com a utilização de uma luz arroxeada, pisca-pisca em uma das paredes e até estrelinhas que brilham no escuro instaladas no teto. Sem contar a TV super grande, que garante muito mais emoção para os jogos. Um cenário mais do que especial!

23. Nintendo: uma das grandes paixões dos gamers

Foto: Reprodução / 8ight Bit Shaun

Olha aí mais um quarto inspirado nos jogos da Nintendo! Não adianta, essa é uma das marcas de videogame mais queridas pelo público, pois seus jogos marcaram a geração que pegou o início do sucesso dos consoles. Além disso, um dos personagens mais queridos da marca é o Mario, que aqui ganhou até roupa de cama.

24. Divida o quarto em dois ambientes

Foto: Reprodução /Quadri Arquitetura & Design

Se você gosta tanto de jogos de computador quanto jogos de videogame, uma boa opção é dividir o quarto em dois ambientes. Um só para o computador e outro só para o videogame, que fica ligado na televisão. Neste exemplo, podemos ver essa divisão: de um lado a bancada com a cadeira e o laptop e do outro a televisão com os videogames, de frente para a cama. Inclusive, hoje alguns videogames também permitem acesso à Netflix.

25. Deixe tudo bem organizado e setorizado

Foto: Reprodução /SicCooper

Uma ótima dica para quartos gamers que possuem muitos itens, como esse, é organizar tudo bem direitinho e setorizar bem as categorias, para que cada coisa tenha o seu lugar marcado. Asim é mais fácil de colocar no lugar depois que usar. E não se esqueça também que será necessário limpar sempre, por isso, é importante focar na praticidade na hora da arrumação.

26. Escolha os móveis certos

Foto: Reprodução /New Moveis Itaperuna

A escolha dos móveis é importante por ser o layout principal do quarto. Você pode até utilizar temporariamente mesas, cadeiras e móveis tradicionais, mas o ideal mesmo é já projetar o quarto desde o início com os móveis e acessórios característicos para que ele fique com a cara de um espaço gamer. Neste exemplo, a mesa é simples, mas de um bom tamanho – note que as medidas são suficientes para caber todos os equipamentos utilizados. O projeto ficou ainda melhor e fez uma bela composição com os nichos na parede, perfeitos para receber as miniaturas.

27. Incrível coleção de super heróis

Foto: Reprodução /Nerd Blister

Outro tema muito usado em quartos gamers são os super heróis. Aqui, vemos uma linda coleção de vários personagens, como o Super Homem, Capitão América, Batman e Homem de Ferro. Outro detalhe interessante é que o quarto foi feito como se fosse um estúdio, usando até mesmo recursos de isolamento acústico.

28. Puffs criativos fazem toda a diferença

Foto: Reprodução /Clã Riot Girls Battlefield

Outro acessório que não pode faltar nos quartos gamers são os puffs. Eles são super úteis para sentar e apoiar os pés na hora de jogar, além de serem super estilosos, principalmente os que possuem designs diferentes. Neste exemplo da foto, o puff é em formato de cubo mágico – o tão conhecido Cubo de Rubik -, que também tem tudo a ver com esse universo.

29. Os equipamentos também são itens decorativos

Foto: Reprodução /Setup Addicted

Aqui, vemos um exemplo de quarto gamer mais simples na decoração, mas que, ao mesmo tempo, é todo equipado para os jogos. Para quem não gosta de um ambiente com muita informação, mas não dispensa qualidade de equipamento, essa é uma ótima solução. Afinal, o design dos equipamentos também podem ser personalizados e servem como objetos decorativos.

30. Para todos os gostos

Foto: Reprodução / Maria Leonora S Alves

Neste quarto super eclético, vemos referências a vários desenhos e jogos: tem Mario, Pac-Man, diversos super heróis, Star Wars, Pokémon e Harry Potter. Para complementar o tema de jogos, ainda tem um mini alvo de dardos na parede. Destaque especial também para o controle de volante e as luzinhas decorando a bancada do computador.

31. Conforto e estilo devem ser aliados na decoração

Foto: Reprodução /Quero Preço Informática

Para os amantes de jogos online, como Minecraft, League of Legends, Final Fantasy, Warcraft, entre outros, a dica é apostar em acessórios como joysticks, cadeiras reclináveis, teclados multifuncionais, caixas de som ou headsets profissionais para integrar a decoração e curtir a arte do jogo com conforto e estilo. Neste exemplo, mais uma vez, a decoração homenageou a franquia Star Wars.

32. Não tenha medo de expor demais

Foto: Reprodução /Mateus Sangalet de Souza

Este quarto mostra que com jeitinho é possível organizar todos os seus itens no quarto. Lembre-se que na decoração do quarto gamer, o excesso de informações não é um problema – e sim uma das características mais fortes deste tipo de ambiente. Mas não é por isso que você vai deixar tudo jogado de qualquer jeito, não é? Com uma boa organização e planejamento, tudo fica exposto sem deixar de ser charmoso.

33. Um cantinho cheio de personalidade

Foto: Reprodução /Setup Addicted

Esse é outro quarto super original e criativo. A aposta do projeto foi no jogo de luzes para dar mais personalidade para o ambiente. Repare que os nichos também foram iluminados para dar mais destaque para os itens decorativos. Tudo isso sem falar da poltrona, que além de ser super estilosa e combinar com as cores das luzes, também parece ser muito confortável, ótima pedida para virar a noite jogando o seu game preferido.

34. De volta aos anos 1980

Foto: Reprodução /Us The Players

A cama é um dos móveis que mais chama atenção em um quarto, por isso, é fundamental apostar em travesseiros, edredons e demais adereços que tenham a temática gamer. Neste quarto, podemos ver um lindo edredon do Pac-Man. Esse famoso jogo dos anos 1980 conquistou o coração de muita gente e ficou tão famoso, que até hoje são fabricados muitos objetos decorativos em homenagem à ele. Além disso, também foi usado o tapete do Genius, outro jogo super famoso nessa mesma década. Sem contar o puff em formato de cubo mágico, que também tem tudo a ver com a composição do ambiente.

35. Use e abuse dos nichos

Foto: Reprodução /Iluminata Decor

Para os colecionadores de carteirinha, investir em estantes planejadas ou nichos, como estes da foto, são ideias interessantes para aproveitar o espaço e exibir a coleção de personagens. Você pode tanto aproveitar os espaços dentro dos nichos, como também a parte de cima deles, para usar como prateleiras. Aqui, todos eles foram super bem aproveitados e decorados com miniaturas, quadros, bonecos e até mesmo o headset e um dos controles.

36. Nada melhor do que um belo e confortável sofá

Foto: Reprodução /Jeffrey Fleming

Se você é fã de jogos, mas também não despensa um bom filme ou série, vai adorar ter um ambiente assim! Nesta decoração, o conforto foi priorizado para garantir a melhor experiência para os dias de jogos. E olha que delícia esse sofá! Parece ser super fofinho, não é mesmo? E ainda foi decorado com uma linda mantinha com estampa do Mario. As almofadas apoiadas sob o estofado deixaram tudo ainda mais estiloso e aconchegante!

37. Quadros são ótimos itens decorativos

Foto: Reprodução /Marcus Dias

Todo quarto gamer que se preze precisa de quadros na decoração. Além de deixar o ambiente muito mais estiloso, ainda é uma forma de expor seus gostos sem ocupar muito espaço. Além disso, existem muitas imagens criativas que você pode baixar da internet e depois emoldurar, ou você mesmo pode criar as imagens e enquadrar depois.

38. Um quarto gamer mais neutro

Foto: Reprodução /Quartoon

Também é possível apostar num projeto de quarto gamer mais minimalista e personalizá-lo de forma discreta, usando cores neutras e apenas pequenos destaques em cores e referências. Nesse exemplo, o amor pelos jogos foi retratado apenas através dos quadros do Pac-Man e do game over pixelado. Assim, de tempos em tempos, você pode variar um item ou outro na composição decorativa.

39. Quando o seu amor também é um gamer

Foto: Reprodução /O Gordo, o Magro e a Bela

Não tem nada melhor do que compartilhar a mesma paixão com quem amamos. Então, se a sua cara metade também ama jogos, que tal investir numa decoração como esta? Os quadrinhos nomeando os players são muito charmosos e tem tudo a ver com o tema. Além disso, é uma forma de deixar quarto do casal repleto de amor e personalidade.

40. Uma prateleira mais do que autêntica

Foto: Reprodução /Gisele Henriques

Os fãs do jogo Mortal Kombat vão se apaixonar pela prateleira deste quarto gamer. Os players dessa franquia sabem que uma das frases mais famosas do jogo é a “finish him”, que acontece depois da luta, quando o personagem vencedor tem que dar o golpe final no adversário. Essa prateleira tem a frase e também os comandos do controle para dar o golpe final mais almejado do jogo, que é chamado de “fatality”. Uma peça super criativa e autêntica!

E aí, você está sempre conectado nos servidores de jogos online ou coleciona diferentes marcas de videogame? Se você respondeu que sim a pelo menos uma das perguntas, parabéns, você é um gamer assíduo! Então, está esperando o que para transformar o seu quarto? Afinal, para os apaixonados por esse universo, não tem nada melhor do que poder criar seu próprio mundo de fantasia, imergir completamente no jogo e esquecer um pouco as preocupações do dia a dia. Para isso, basta seguir nossas dicas e se inspirar nos seus jogos e personagens preferidos para montar o quarto gamer dos seus sonhos!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS