Por Shigueo Tanaka
Os revestimentos para área gourmet ajudam a compor a decoração do ambiente. Cada tipo deles traz uma sensação e um estilo completamente diferente a essa área da casa. Por isso, neste post você vai ver dicas de uma arquiteta sobre os melhores tipos de revestimento e 50 ideias de decoração que vão te apaixonar. Confira!
Publicidade
Na hora de escolher o revestimento para uma determinada região da casa, é preciso escolher bem o que se espera dele. Por isso, é preciso levar várias coisas em conta. Como o estilo, a resistência, as condições do local etc. Dessa forma, a arquiteta Giulia Dutra mostra quais são os melhores tipos de revestimento para área gourmet.
Segundo Dutra, esta opção pode ser a mais em conta de todas. Porque há “muita variedade de preços e visual”. Contudo, “é preciso levar em conta a praticidade do local. Por exemplo, o porcelanato 3D é mais difícil de ser limpo”, aponta. “Já o porcelanato polido e acetinado são mais fáceis de limpar. Então, tudo dependerá do gosto do cliente”.
Publicidade
Esta opção tem um valor mais elevado. “Os valores podem variar muito. Por exemplo, o mármore calacata chega a R$ 2500,00 o metro quadrado. Enquanto o granito São Gabriel, tem uma média de preço de R$ 600,00 por metro quadrado”, afirma. Além disso, a arquiteta aponta que ambas as pedras podem revestir tanto a parede quanto as bancadas e “elas deixam o ambiente mais clássico”.
Outra opção barata e estilosa é apostar em planejados de MDF. “Muita gente tem optado por revestir a área gourmet com MDF. Com exceção da churrasqueira, por conta da temperatura”, comenta a especialista. Outro ponto positivo deste material é que “há uma grande variedade de texturas, cores e marcas. As quais podem agradar vários tipos de pessoas”.
Publicidade
Giulia Dutra afirma que “o tijolinho é aquela opção mais comum, quando a pessoa quer fazer uma opção mais rústica e tradicional”. Além disso, é uma opção com muitos pontos positivos: “é mais barata que as demais, a manutenção é fácil e pode revestir a churrasqueira e a parede”.
Este revestimento é apenas para bancada da pia. A manutenção pode ser mais trabalhosa. Além disso, a arquiteta especialista fala que “há a opção de fazer a churrasqueira em alvenaria e revestir com madeira. Porém, a manutenção é complicada e há o risco da madeira queimar”.
Este revestimento é mais barato que o porcelanato. “Isso acontece porque ele é feito à base de argila vermelha. Contudo, também há várias opções de design”, afirma Dutra. Porém, “por ser de uma qualidade mais baixa ele absorve água mais fácil e pode manchar mais rápido que o porcelanato e muitas vezes as bordas não são retificadas, o que faz o rejunte ser grosso e marcado”. Ele é uma opção para quem está com o orçamento limitado.
As dicas da profissional ajudam a decidir como será a composição da sua área gourmet. Contudo, ainda é preciso pensar na decoração e como o revestimento vai harmonizar com os demais elementos. Então, que tal ver algumas ideias?
A área gourmet é a parte da casa que muita coisa acontece. Seja uma reunião com os amigos ou um almoço especial em família. Por isso, ela precisa ser impecável e estar à altura dessas ocasiões. Dessa maneira, veja 50 ideias para acertar na escolha do revestimento ideal.
Com todas estas ideias é possível saber como será a nova decoração da sua área gourmet, não é mesmo? Contudo, há outras coisas que precisam ser levadas em conta. Por exemplo, o que será colocado nessa parte da casa. Uma boa ideia é apostar em uma churrasqueira de vidro.