7 tipos de tinta para vidro que apostam em diferentes acabamentos

Escrito por
Atualizado em 11.08.21

istock

Por
Atualizado em 11.08.21

A tinta para vidro deve ser muito bem escolhida para ter uma arte duradoura. Os tipos de tinta são diversos, porém nem todas são adequadas para o material. Veja, a seguir, quais são os melhores produtos para investir e como utilizá-los corretamente para ter um ótimo acabamento.

Publicidade

Índice do conteúdo:

7 melhores tipos de tinta para pintar vidro

Existem diversas tintas no mercado, então escolher qual produto comprar pode ser complicado. Confira abaixo as melhores tintas para vidro que podem te ajudar na sua escolha:

  • Spray: é uma das tintas mais utilizadas, devido à facilidade de aplicação e à diversidade de cores.
  • Tinta acrílica: possui uma boa variedade de cores, é de fácil aplicação, possui secagem rápida e é facilmente encontrada.
  • Esmalte: essa tinta possui um acabamento brilhante e evita marcas de pincel.
  • Tinta para vidro resistente ao calor: ideal para quem quer pintar vidros que serão usados com líquidos quentes. Requer um tratamento no forno antes finalizar o trabalho.
  • Verniz vitral: essa tinta possui acabamento translúcido, porém colorido, deixando o vidro totalmente diferente.
  • Tinta de tecido: assim como a tinta acrílica, essa tinta é de fácil aplicação e possui diversas cores.
  • Tinta lousa: com efeito fosco, essa tinta permite escrever com giz na área pintada, como se fosse uma lousa.

Essas tintas podem ser encontradas em lojas de artesanato ou de materiais de construção. Agora, que tal aprender como usar a tinta para vidros? Veja no tópico seguinte como fazer isso.

Como pintar vidro com tinta

A pintura em vidro é uma ótima maneira de iniciar no artesanato. Confira a seguir alguns tutoriais para aprender a fazer uma pintura em vidro profissional:

Como pintar vidro temperado

O canal É Assim Que Se Faz ensina a pintar vidro temperado. Para isso, o artesão mostra como preparar a peça de vidro para receber tinta. A pintura é feita com tinta oleosa e água raz. Assista ao vídeo para conferir todos os detalhes.

Como pintar vidro de mesa

Às vezes, as mesas de vidro podem ter um aspecto monótono e sem graça. Então, nada melhor que customizá-las para ter mais personalidade. Veja no vídeo o passo a passo para pintar uma mesa de vidro com tinta em spray e garantir um bom resultado.

Publicidade

Como pintar vidro com spray

A tinta spray é muito prática e permite várias possibilidades. Aperte o play para aprender como customizar potes de vidros. Essa opção é ótima para reaproveitar potes de mantimentos e incrementar a decoração da sua casa.

Pintura no vidro com verniz vitral

Nesse vídeo, você vai aprender como pintar peças de vidro de forma rápida e com um ótimo acabamento utilizando o verniz vitral. O tutorial é bem simples, mas está repletos de dicas para você fazer a aplicação como um profissional. Confira!

Como pintar vidro resistente ao calor

A tinta para vidro resistente ao calor é ideal para quem quer pintar um objeto que será usado no dia-a-dia. Aprenda no tutorial como usar esse tipo de tinta e como fazer a temperagem do objeto após a pintura.

A pintura do vidro tem tudo a ver com a reciclagem e o reaproveitamento de materiais. Aproveite e veja também como tirar cola de adesivo para reutilizar potes que você já tem em casa!