Apartamento de 42m² ganha espaços amplos com ajuda de painéis

Escrito por Aline Carrasco
apartamento-com-paineis-1

Foto: Reprodução/Marco Antonio

Um apartamento com painéis pode não estar nos seus planos de ambiente ideal, mas pare tudo! Diferente do que você está imaginando, os painéis são itens que – acredite! – mudam totalmente o aspecto de seu lar e auxiliam na transformação do ambiente de maneira superpositiva! Foi pensando nisso que o escritório Casa 100 Arquitetura realizou um incrível projeto. Os arquitetos Jose Guilherme Carceles e Diogo Luz tiveram um desafio no apartamento de 42 m².

O projeto foi realizado do zero, com o local apenas com contrapiso e terraço fechado. Além disso, havia desnivelamento e um dormitório separado em drywall. Entretanto, mesmo com uma metragem reduzida e muitas modificações a serem feitas, o projeto ganhou espaços mais amplos. A peça-chave para essa transformação foi a estratégia de utilizar o mesmo acabamento do piso, nas paredes e tetos. Assim, foi possível ampliar o espaço de maneira moderna, minimalista e com um design urbano.

Um detalhe inusitado são os painéis de MDF laqueados na cor verde, que deram destaque para detalhes do apartamento que fizeram a diferença no ambiente. O resultado? Uma arquitetura de espaços mais amplos que combina com todo o mobiliário! Confira:

Ambientes integrados: mais amplitude e modernidade

apartamento-com-paineis-2

Foto: Reprodução/Marco Antonio

Com o novo design, o apartamento ganhou ambientes mais amplos, em um conceito aberto. Por isso, o acabamento do piso foi utilizado por toda a extensão do ambiente, para dar a sensação de amplitude, entre cozinha e sala. Além disso, os níveis dos pisos também foram padronizados. A decoração, então, é outro elemento que merece destaque. A cor mais cinza foi utilizada no sofá, armários e luminárias. Sua utilização também fornece o aspecto de ampliação, além de um local moderno e minimalista.

Harmonia entre cores e materiais usados

apartamento-com-paineis-3

Foto: Reprodução/Marco Antonio

Em parceria com a empresa Uzuni Marcenaria & Design, o projeto ganhou vida com o mobiliário. Todos os móveis utilizados estão em completa harmonia com o restante do ambiente, principalmente com a combinação do cimento queimado e a madeira em várias partes do apartamento com painéis verdes. As soluções para ele complementaram todo o design moderno e sofisticado do ambiente de maneira linear e de cores neutras.

Painéis laqueados escondem um armário

apartamento-com-paineis-4

Foto: Reprodução/Marco Antonio

Entre cozinha e sala, a mesa de jantar para seis lugares ganha ainda mais vida com a incorporação dos painéis de MDF laqueados na cor verde. Isso porque, além da tonalidade dar aquele “up” no ambiente, ele ainda esconde um armário! Ou seja, unindo o útil ao agradável, não é mesmo?!

Um lavabo cheio de personalidade

apartamento-com-paineis-5

Foto: Reprodução/Marco Antonio

O cinza ainda é a tonalidade principal de todo o apartamento, inclusive no banheiro cheio de personalidade. O espelho, que pega toda a extensão da parede, de ponta a ponta, também melhora a sensação de amplitude e os tons de verde combinam com o restante do ambiente. Note também que todos os acessórios e itens são minimalistas, com design cromado. Um arraso de modernidade!

Painéis também dividem a área social da área íntima

apartamento-com-paineis-6

Foto: Reprodução/Marco Antonio

Em um apartamento com painéis verdes o foco não poderia ser outro. Para completar todo o ambiente, um outro painel foi utilizado para separar duas áreas: cozinha e dormitório. Nesse caso, a parede do quarto foi removida para que o armário em painéis verdes ocupasse seu lugar de forma mais harmoniosa e muito bem pensada no espaço. O que você achou dessa ideia?

A grande janela é perfeita para o ambiente de medidas reduzidas

apartamento-com-paineis-8

Foto: Reprodução/Marco Antonio

Desse projeto dá para tirar uma incrível dica para espaços pequenos: tenha grandes janelas! Ao contar com janelas com bons tamanhos, você fornece a sensação de amplitude para sua casa, como esse quarto lindo de cores neutras. Além disso, a iluminação usada é uma luz indireta, que oferece maior sensação de conforto.

Cama no tablado e uso de led

apartamento-com-paineis-7

Foto: Reprodução/Marco Antonio

Aqui, tudo foi estrategicamente pensado para que a mobília e o ambiente se integrassem e criassem um espaço mais amplo. Por isso, o uso do tablado na cama oferece mais espaço no quarto. A dica, nesse caso, é a utilização de madeira, inclusive, pallets. Note que a madeira está bastante inserida na composição de todo o espaço, assim como alguns toques de cores, como o amarelo! A iluminação indireta, para maior aspecto de aconchego, também é uma poderosa dica para ambientes pequenos, como quartos. Aposte nessa dica!

Marcenaria sob medida

apartamento-com-paineis-9

Foto: Reprodução/Marco Antonio

Como falamos acima, o projeto contou com a parceria da empresa Uzuni Marcenaria & Design, que desenvolveu móveis sob medida, de maneira multifuncional. Tudo ganhou harmonia e pode ser utilizado de maneira estratégica no ambiente, principalmente nos armários do quarto. Veja só!

Ambientes camuflados

apartamento-com-paineis-10

Foto: Reprodução/Marco Antonio

Saem as divisórias de drywall para os ambientes e entram móveis muito bem planejados para criar ambiente camuflados. Isso quer dizer que, entre um ambiente e outro, o apartamento com painéis verdes foi projetado para conter armários e outros itens que escondem outros espaços. Nessa imagem, por exemplo, está escondido sob os painéis pretos um armário e um banheiro. A técnica é bastante útil ainda para ambiente pequenos e podem oferecer uma decoração superbacana para você!

Banheiro da suíte, pequeno e minimalista

apartamento-com-paineis-11

Foto: Reprodução/Marco Antonio

O banheiro do casal também não fica de fora e integra toda a composição de cores e visual do apartamento. Nesse ambiente, o uso do preto e do amarelo também fizeram toda a diferença para quebrar o cinza mais monótono do espaço e dar vida. Mesmo assim, todos os detalhes são minimalistas, desde a plantinha da bancada, até a textura da parede de dentro do box. Dá ou não dá vontade de ter um igual por aí?

Depois de ver com detalhes o projeto desse apartamento com painéis verdes e bastante urbano, dá para imaginar que ele tem apenas 42 m²? Dá para enganar bastante, certo? É por isso que uma arquitetura e design bem projetados podem dar qualquer aspecto ao seu ambiente, contanto que seja feito por bons profissionais e com um toque de muita criatividade. Esse espaço prova que os painéis com cores que substituem paredes e escondem novos ambientes são peças-chaves em ambientes pequenos e a medida certa para um apartamento moderno, intimista e muito mais amplo!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS