Como decorar apartamentos pequenos otimizando o espaço

Escrito por Mariana Bianchini
Foto: Reprodução / Vertebrae Architecture

Foto: Reprodução / Vertebrae Architecture



Seja pelo preço mais acessível ou por uma localização estratégica, os apartamentos pequenos, entre 30 e 60 m², estão se tornando cada vez mais comuns, especialmente em cidades grandes. Ainda que o espaço seja pouco — o que parece um problema para a mobília e para a decoração — é possível montar um ambiente aconchegante, estiloso e confortável.

No caso de apartamentos pequenos, é necessário abusar da criatividade, usando cada parte do seu espaço e deixando-o prático e funcional. Além disso, os móveis devem ser escolhidos com muito cuidado, para se adequarem ao ambiente sem que atrapalhem a circulação ou causem qualquer desconforto e a decoração deve ser pensada para trazer harmonia e equilíbrio.

Confira, então, instruções, dicas e inspirações para decorar seu lar da melhor forma possível, deixando-o com a sua cara e aproveitando o espaço de forma versátil e inteligente.

20 dicas práticas para decorar apartamentos pequenos

Decorar é uma tarefa que exige paciência e dedicação, ainda mais se você não puder contar com a ajuda de um profissional. Por isso, é importante pesquisar ideias e analisar quais delas se aplicam ao seu apartamento. O designer de interiores Vinícius de Mello e o arquiteto Giuseppe Cafasso ajudaram a pensar em dicas gerais e práticas para a decoração de um apartamento pequeno que podem te auxiliar nessa tarefa.

1. Aproveite os espaços verticais

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Essa dica pode ser explicada de forma simples: já que não existe muito espaço horizontalmente em seu apartamento, aproveite o espaço vertical. “Explorar a verticalidade ajudará a encontrar espaço para acomodar e guardar objetos, decorar e até mesmo criar elementos estéticos interessantes no ambiente”, diz Vinícius.

2. Use as paredes

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Quando o espaço é pequeno, as paredes são a melhor alternativa para a decoração. Quadros, espelhos e outros objetos podem fazer a diferença e trazer originalidade ao ambiente.

3. Estantes e prateleiras

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images



Também aproveite as paredes para fixar estantes e prateleiras, que serão úteis para guardar seus pertences e criar composições decorativas interessantes, com itens que remetam ao seu estilo pessoal.

4. Transforme objetos úteis em decoração

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Utilize os objetos e pertences necessários à rotina doméstica, como eletrodomésticos e caixas organizadoras, para compor a decoração do ambiente.

5. Elimine divisórias desnecessárias

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Aproveite o espaço integrando os cômodos da casa: a sala e a cozinha, o quarto e a sala, a lavanderia e a cozinha são alguns exemplos. Esses ambientes podem ser utilizados em conjunto, facilitando a organização e a circulação no apartamento.

6. Gavetas

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Escolha móveis com gavetas para guardar os seus pertences. Dessa forma, será possível manter a organização de sua casa e cada objeto terá seu lugar específico.

7. Iluminação

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Um ambiente com pouca iluminação parece ainda menor do que é, portanto, faça uso de luz para ampliar seu apartamento. Além disso, uma boa iluminação colabora para a leveza do cômodo.

8. Móveis 2 em 1

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images



Sofás que viram camas, mesas de centro que servem como baú, mesas que se transformam em estantes. São muitas as opções de móveis que possuem mais de uma utilidade. Esse tipo de mobília economiza espaço já que um único móvel desempenha a função de dois.

9. Portas de correr

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

As portas de correr são uma ótima opção para apartamentos pequenos pois não ocupam espaço, diferente das portas tradicionais.

10. Camas com baú

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Se você for investir em uma cama, escolha os modelos que possuem um compartimento para guardar pertences. Ele pode ser utilizado para guardar toalhas, roupa de cama ou objetos que são utilizados com menor frequência.

11. Beliches

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Caso você tenha filhos ou por algum motivo precise dividir o quarto com outra pessoa, as beliches ou até mesmo as triliches, são uma tradicional opção para solucionar esse impasse.

12. Cortina em volta da cama

Foto: Reprodução / Rahbia Allen Interiors

Foto: Reprodução / Rahbia Allen Interiors

Para quartos integrados à outros cômodos, é possível fazer uso de uma cortina ao redor da cama, trazendo privacidade e elegância ao local.

13. Almofadas no chão

Foto: Reprodução / Rebecca Mitchell Interiors

Foto: Reprodução / Rebecca Mitchell Interiors



Não tem espaço para um sofá? Almofadas e travesseiros grandes, organizados no chão, podem ser uma boa escolha para substituir o sofá quando você receber visitas.

14. Televisão suspensa

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Fixar sua televisão na parede dispensa mobílias de suporte, como estantes e raques, economizando espaço.

15. Móveis para dividir cômodos

Foto: Reprodução / Corynne Pless

Foto: Reprodução / Corynne Pless

É possível usar móveis, como estantes e balcões, para separar áreas, trazendo privacidade aos ambientes, sem perder muito espaço.

16. Móveis pequenos

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Não tente colocar o que não cabe. Na cozinha ou sala de jantar, prefira mesas pequenas ou mesas de canto. Na sala, escolha sofás menores ou até mesmo poltronas.

17. Fogão cooktop

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Na cozinha, uma boa solução para otimizar o espaço é trocar o fogão tradicional por um fogão cooktop, também conhecido como fogão de mesa.

18. Armários suspensos

Foto: Reprodução / Black and Milk Residential

Foto: Reprodução / Black and Milk Residential

Assim como as prateleiras e as estantes, os armários suspensos não ocupam espaço e servem para armazenar seus pertences e utensílios.

19. Mesa de abrir

Foto: Reprodução / Ute Günther

Foto: Reprodução / Ute Günther

As mesas de abrir ficam “escondidas” e podem ser abertas quando necessário. Elas podem servir tanto como mesa de estudo ou trabalho como mesa de refeição.

20. Móveis planejados

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Ainda que normalmente sejam mais caros, os móveis planejados são uma alternativa para solucionar o problema de pouco espaço, já que serão feitos sob medida para se adequarem à sua casa.

Apesar de muitas sugestões pertinentes serem disseminadas quanto à otimização do espaço em ambientes pequenos, algumas ideias consideradas regras não passam de mitos e podem ser superadas com bom gosto e com a ajuda de um profissional.

6 mitos sobre decoração de apartamentos pequenos

Vinicius de Mello diz que “pessoas e até mesmo profissionais da área tendem a criar regras gerais ou princípios para ampliar ou reduzir os espaços”, porém são muitos os fatores que interferem na ampliação ou na redução de um ambiente e esses princípios não se aplicam à todas as situações. Então, confira a lista elaborada a partir das observações do designer e de Giuseppe Cafasso sobre esses mitos que envolvem os apartamentos pequenos:

  1. Pintar paredes de branco: apesar de cores claras trazerem sensação de amplitude ao ambiente, uma parede com cor forte ou escura, quando bem planejada, também pode gerar a sensação de profundidade.
  2. Móveis de grande porte: apartamentos pequenos exigem sim uma mobília que se adeque à eles. No entanto, se você tem vontade de ter um móvel de grande porte, é possível equilibrar e adaptar o espaço.
  3. Ter apenas um ponto focal: acredita-se que é necessário ter apenas um ponto em destaque no ambiente, mas, trabalhando a harmonização entre mais de um ponto focal, é possível criar equilíbrio no espaço.
  4. Não use estampas: da mesma forma, quando harmoniosos com o ambiente, os papeis de parede podem ser uma boa escolha para apartamentos pequenos.
  5. Livre-se de suas coisas: se você pensar em lugares estratégicos, como armários e gavetas, para guardar seus pertences não precisará se livrar deles para se adaptar ao apartamento.
  6. Quadros e objetos na parede: normalmente, pensa-se que muitos elementos poluem o espaço, porém, decorar sua parede, além de trazer beleza e conforto, pode ampliá-lo ao criar um cenário e um plano de fundo.

Como ampliar ambientes pequenos

Apesar dos mitos, alguns truques podem realmente ajudar a ampliar seu apartamento. Vinicius de Mello diz que os “espelhos são os mais velhos aliados nesse sentido, eles realmente ampliam o espaço”, pois refletem o mesmo. É possível colocar espelhos nas paredes, do chão ao teto, alinhado a um móvel ou até mesmo na porta de armários. Além dos espelhos, outras superfícies reflexivas também podem ser utilizadas, como por exemplo o vidro, a laca ou a fórmica.

Outra dica é não setorizar muito os ambientes. Integrar sala e cozinha, ou até mesmo o quarto com esses ambientes quando necessário, poupa o espaço das paredes e deixa o lugar maior. “Faça com que os cômodos conversem entre si, isto é, crie elementos de integração entre os espaços, ou ainda, pense no espaço como uma coisa só”, ressalta Mello.

Algumas dicas pontuais também podem economizar espaço e ampliar o ambiente, como sugere Giuseppe Cafasso. Portas de correr são uma alternativa às portas tradicionais que precisam de bastante espaço para serem abertas, televisão suspensa na parede dispensa raques e estantes e mesas redondas atrapalham menos a passagem e deixam a impressão de um ambiente maior.

Inspirações para decoração de apartamentos pequenos

Quando estamos decorando um ambiente, o melhor que podemos fazer é procurar inspiração em projetos já existentes. Por esse motivo, confira uma galeria com alguns projetos de decoração em apartamentos pequenos que podem lhe ajudar a montar o seu. Atente-se à harmonização dos ambientes, pois ela é fundamental na hora de decorar qualquer espaço e ainda mais importante em apartamentos pequenos.

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.viniciusdemello.com/" target="_blank">Vinicius de Mello</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.viniciusdemello.com/" target="_blank">Vinicius de Mello</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.viniciusdemello.com/" target="_blank">Vinicius de Mello</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.viniciusdemello.com/" target="_blank">Vinicius de Mello</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.viniciusdemello.com/" target="_blank">Vinicius de Mello</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.viniciusdemello.com/" target="_blank">Vinicius de Mello</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.viniciusdemello.com/" target="_blank">Vinicius de Mello</a>

Foto: Reprodução / Projeto de<a href="http://www.vertebraela.com/" target="_blank">Vertebrae Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de<a href="http://www.vertebraela.com/" target="_blank">Vertebrae Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de<a href="http://www.vertebraela.com/" target="_blank">Vertebrae Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de<a href="http://www.vertebraela.com/" target="_blank">Vertebrae Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de<a href="http://www.vertebraela.com/" target="_blank">Vertebrae Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de<a href="http://www.vertebraela.com/" target="_blank">Vertebrae Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://mkca.com/" target="_blank">Michael K Chen Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://mkca.com/" target="_blank">Michael K Chen Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://mkca.com/" target="_blank">Michael K Chen Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://mkca.com/" target="_blank">Michael K Chen Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://mkca.com/" target="_blank">Michael K Chen Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://mkca.com/" target="_blank">Michael K Chen Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.allen-killcoyne.com/" target="_blank">Allen+Killcoyne Architects</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.allen-killcoyne.com/" target="_blank">Allen+Killcoyne Architects</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.allen-killcoyne.com/" target="_blank">Allen+Killcoyne Architects</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.allen-killcoyne.com/" target="_blank">Allen+Killcoyne Architects</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.allen-killcoyne.com/" target="_blank">Allen+Killcoyne Architects</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.allen-killcoyne.com/" target="_blank">Allen+Killcoyne Architects</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.allen-killcoyne.com/" target="_blank">Allen+Killcoyne Architects</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://mkca.com/" target="_blank">Michael K Chen Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://mkca.com/" target="_blank">Michael K Chen Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://mkca.com/" target="_blank">Michael K Chen Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://mkca.com/" target="_blank">Michael K Chen Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://mkca.com/" target="_blank">Michael K Chen Architecture</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.blackandmilk.co.uk/" target="_blank">Black and Milk Residential</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.blackandmilk.co.uk/" target="_blank">Black and Milk Residential</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.blackandmilk.co.uk/" target="_blank">Black and Milk Residential</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.blackandmilk.co.uk/" target="_blank">Black and Milk Residential</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.blackandmilk.co.uk/" target="_blank">Black and Milk Residential</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.blackandmilk.co.uk/" target="_blank">Black and Milk Residential</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.blackandmilk.co.uk/" target="_blank">Black and Milk Residential</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.mccruminteriordesign.co.uk/" target="_blank">McCrum Interior Design</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.mccruminteriordesign.co.uk/" target="_blank">McCrum Interior Design</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.mccruminteriordesign.co.uk/" target="_blank">McCrum Interior Design</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.mccruminteriordesign.co.uk/" target="_blank">McCrum Interior Design</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.mccruminteriordesign.co.uk/" target="_blank">McCrum Interior Design</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.mccruminteriordesign.co.uk/" target="_blank">McCrum Interior Design</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.tatiananicol.com/" target="_blank">Tatiana Nicol</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.tatiananicol.com/" target="_blank">Tatiana Nicol</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.tatiananicol.com/" target="_blank">Tatiana Nicol</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.tatiananicol.com/" target="_blank">Tatiana Nicol</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.tatiananicol.com/" target="_blank">Tatiana Nicol</a>

Foto: Reprodução / Projeto de <a href="http://www.tatiananicol.com/" target="_blank">Tatiana Nicol</a>

Pensando em equilíbrio e bom gosto e se atentando ao espaço disponível e às possibilidades de decorá-lo, é possível, então, montar um ambiente funcional e com personalidade, que, apesar de pequeno, será elegante e particular.