Reforma sem quebra-quebra: transformação colorida e de baixo custo

Sertão Arquitetos


Atualizado em 11.04.24

Toques de cor e reaproveitamento de móveis antigos guiaram a reforma desse pequeno apê em Higienopólis, São Paulo. Após a renovação, liderada pela Sertão Arquitetos, o apartamento Lua ganhou um living amplo e supercolorido. E tudo isso feito com soluções simples, criativas e de baixo custo. Confira fotos do projeto:

Conheça a especialista

Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.

Segundo os profissionais, Maria Raquel Rangel e Julio De Luca, o desafio do projeto era “ocupar uma sala com portas dos quatros lados”, outra questão importante, “era aproveitar todo mobiliário que fosse possível e ainda fazer uma transformação sem precisar de obra nem quebradeira”.

Com isso, os arquitetos decidiram iniciar a transformação pela entrada do apartamento: “o ambiente foi inteiro pintado de uma única cor escolhida a dedo, a Palmier, da Suvinil. O antigo rack da tv foi transformado em banco e sapateira, que, junto com o cabideiro, dão apoio para as chegadas e partidas”.

Publicidade

Na sala, a transformação se baseou na aposta de trazer cor para o teto. “Como a cor principal do apartamento era o bege, e ele seria mantido, montamos junto com a moradora uma paleta de cores com tons terrosos e claros”, explicam. Além disso, segundo os arquitetos, a intenção era que a cor da sala se destacasse, sem escurecer demais o ambiente. A proposta foi, então, aplicar cor apenas no teto e rodateto.

Para resolver a questão da sala com porta nos quatros cantos, Maria Raquel e Julio definiram uma integração funcional, na qual “o layout proposto organiza as atividades de jantar, estar e TV no mesmo ambiente, sem atrapalhar a circulação”. Nesse espaço, os arquitetos também criaram uma estante que vai desde a entrada até a sala, setoriza os ambientes e cria um local para armazenar os diversos livros da moradora, plantas e TV. “Uma ideia para economizar recursos foi fazer o fundo da estante com uma pintura setorizada, ao invés de MDF”, explicam.

A decoração afetiva e cheia de memórias também está presente nas paredes, que ganharam objetos de Belém, do Pará, terra natal da moradora. Para completar, a varanda ganhou uma pintura em meia parede, seguindo a mesma paleta de tons do apartamento. E, para deixar o ambiente mais aconchegante e acolhedor, foram colocadas novas poltronas Acapulco e plantas.

Publicidade

Com soluções criativas, econômicas e sem quebra-quebra, foi possível renovar totalmente o visual desse apartamento. Aproveite e veja também várias sugestões de cores de parede para transformar de forma simples o seu espaço!

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments