Cores de parede: aprenda a escolher a melhor para cada ambiente

Escrito por Sheila Almendros
Atualizado em 01.10.20

Uma maneira muito comum de mudar um ambiente sem gastar muito é pintar uma ou algumas paredes. É dessa forma que você consegue também trazer personalidade e estilo para a sua decoração, além de pontuar sensações que deseja trazer ao cômodo, como tranquilidade, conforto, alegria, aconchego, nobreza, sofisticação, entre outras impressões.

Continua após o anúncio



As cores também têm o poder de criar efeitos visuais diversos: se o ambiente é escuro, é possível trazer uma cor que ajude a rebater mais luz natural para aquele espaço. Se o local é pequeno, cores que dão a sensação de amplitude são bem vindas. Se você precisa dar profundidade àquele dormitório, veja quais opções você pode usar para tal finalidade. Tudo de acordo com o estilo de seus móveis para não criar misturar elementos que não se combinam.

Mas antes de começar os trabalhos é necessário estudar o local com carinho. Se somente uma ou duas paredes receberão cores diferenciadas, é importante averiguar quais dessas paredes deverão ser escolhidas e qual é a melhor cor a ser adotada para elas, para que a harmonia da decoração não seja comprometida.

Como escolher as cores de parede para sua casa

Para escolher uma cor adequada para o seu cômodo, é necessário pensar primeiro o que você gostaria de transmitir. Se a intenção é oferecer tranquilidade, aposte em cores off-white e no azul.

Se o recinto será um ótimo local para relaxar e a ideia é trazer frescor a ele, escolha o verde. O laranja é uma cor que incentiva a comunicação e criatividade, já o amarelo e o turquesa são perfeitos para alegrar um espaço neutro. E se você quer dar uma pitada de tranquilidade, invista em tons terrosos ou frios.

Segundo as profissionais Daniella Delafina e Amanda Gomes, da ASG Arquitetura, uma mesma cor pode transmitir diversas sensações para o ambiente, e isso varia com a forma que ela será aplicada.

“O preto por exemplo, usado em uma parede de fundo para TV em uma sala de home theater, fica ótimo, pois dá destaque à tela, dando aquela aparência de um verdadeiro cinema. Já em uma parede da sala de jantar deixaria o clima pesado, o que não queremos quando trazemos amigos e familiares para nossa casa”, relatam elas.

Continua após o anúncio



Cores mais usadas em projetos

As arquitetas ainda pontuaram algumas cores que mais utilizam em projetos de ambientes específicos. “Nos quartos, procuramos trabalhar com cores mais quentes, para trazer a calma e o aconchego que um dormitório precisa, como: marrom, cinza e azul claros e tons pastel, e abusamos nos objetos com cores fortes para dar mais personalidade para cada quarto. Já em uma cozinha e em ambientes de trabalho, cores bem claras e frias são bem vindas, para visualizar melhor o ambiente e ajudar na iluminação”.

Já a designer de interiores Karina Lapezack usa e abusa das cores off-white na sala, para proporcionar tranquilidade e relaxamento. “Além de combinar com tudo, essa palheta de cores dá a liberdade para que brinquemos com as cores nos objetos decorativos e móveis, além de não enjoar e transmitir sensações de paz”.

Mas se a ideia é transformar a sua sala de estar em um ambiente de descontração e comunicação para receber os amigos e família, pense em uma parede laranja claro ou turquesa. Elas são perfeitas para proporcionar este tipo de sensação.

E para o banheiro, a designer sugere brincar com as cores: “no lavabo podemos ousar mais, incluindo o vermelho em uma parede por exemplo, pois é um ambiente que a permanência do morador ou convidado é curta”, ressalta a profissional.

O que é bom observar antes de escolher uma cor?

No momento de escolher a cor ideal para o seu espaço, é necessário analisar todo o conjunto da obra. “Nessas horas, tomamos cuidado para não contrastar as cores dos móveis com as cores das paredes. Elas devem se complementar e não se contrapor. Se um cliente quer uma parede roxa, indicamos móveis de cores mais neutras, como uma madeira ou um cinza claro, e os tons pastel, que funciona perfeitamente para este tipo de tom”, orienta a dupla de arquitetas. A ideia é encaixar o desejo do morador dentro das possibilidades existentes.

Visualize as cores antes mesmo de pintar

Se antigamente era quase impossível fazer um teste de cor na parede antes de comprar uma tinta, hoje a tecnologia já joga ao nosso favor. A Coral lançou um aplicativo para iOS e Android que possibilita criar simulações com diversas cores, antes de ir na loja e comprar uma galão. Basta tirar uma foto com o próprio celular do ambiente que deseja pintar e seguir as instruções.

Continua após o anúncio



Já a Suvinil criou uma tecnologia semelhante, que possibilita encontrar o nome da cor que te inspirou em algum lugar. Você faz um registro do local, adiciona a imagem no aplicativo e estuda as possibilidades apresentadas. Veja os exemplos:

Quais são as cores da moda para as paredes?

De acordo com Daniella e Amanda, as cores mais usadas para escritórios, cozinhas e áreas de circulação costuma ser o cinza, e em salas de TV ou de jantar, o azul acinzentado. Já o marsala é comum em salas de estar. Mas vale acompanhar as tendências da Pantone, que costuma fugir do tradicional, levando para dentro de casas tons incomuns, longe do previsível. Conheça alguns deles:

Niagara 17-4123

Ideal para oferecer descontração, segurança e conforto. Pode ser usado livremente em um dormitório ou sala.

Primrose Yellow 13-0755

Uma cor que remete à natureza, e deve ser combinada a tons mais frios. Um banheiro com este toque de personalidade ficaria um luxo, não acha?

Continua após o anúncio



Island Paradise 14-4620

Uma cor repleta de frescor e tranquilidade. Qualquer cômodo da casa fica perfeito com este tom de azul.

Pale Dogwood 13-1404

Quem ama o rosa quartzo vai adorar essa versão da cor, que poderá levar serenidade para a sua casa

Hazelnut 14-1315

O rosa em seu tom pastel também trará a mesma proposta de aconchego que a cor anterior, sendo uma ótima opção para quem não abre mão da sobriedade na hora de decorar.

Kale 18-0107

Combinado a cores neutras, este verde militar promete encher o ambiente de conforto.

Pink Yarrow 17-2034

Um toque de alegria e vida para o seu cômodo, usado em doses homeopáticas.

Apostas da Suvinil

Outro site para ficar de olho quando for escolher a cor da sua parede é a página de tendências da Suvinil para o ano corrente ou o ano seguinte, que sempre traz ótimas inspirações.

35 ideias de cores para suas paredes

E como toda boa explicação é enriquecida por imagens, abaixo você encontra 35 inspirações clássicas (e outras nem tanto) para dar uma repaginada em seu ambiente com apenas uma lata de tinta e um rolinho na mão.

1. Uma combinação perfeita de verde com branco

2. Quebrando a neutralidade do cinza com detalhes vermelhos

3. O detalhe amarelo no canto da sala deu toda a diferença

4. Uma canto de leitura bem aconchegante verde militar

5. Um dormitório carregado de personalidade

6. Aqui o preto deixou o ambiente bem moderno e despojado

7. O cinza vai bem em qualquer cômodo da casa, não acha?

8. Aposte na tranquilidade do azul para o quarto

Foto: Reprodução / Casa Cor 2016

Christian e Richard Schönhofen

9. Que tal fugir do convencional e fazer um quarto de bebê verde claro?

10. A sala de TV ficou com cara de cinema com a parede preta

11. A parede se transformou em um verdadeiro painel verde na sala de estar

12. E um amarelinho para encher a área da escada de alegria?

13. O cinza chumbo é encantador, não acha?

14. A lavanderia não pode ficar de fora

15. Um amarelo cheio de harmonia para receber convidados especiais

16. Tranquilidade e seriedade no azul escuro

17. O turquesa trouxe toda a jovialidade para a sala

18. Adotar uma cor no tom pastel é escolha certeira

19. Um hall aquecido pelo cor de rosa

20. Cores off-white trazem serenidade ao ambiente

21. Já pensou em ter uma cozinha grafite?

22. Quem disse que a sala só é sóbria com paredes brancas?

23. Não quer arriscar? Aposte em um roxinho bem suave

24. Um espaço repleto de alegria para receber amigos

25. O verde água usado na medida certa

26. Uma seleção de cores acolhedora para um amplo espaço

27. Tons terrosos aquecem qualquer ambiente

Foto: Reprodução / Sandro Thalys Rodrigues Ramos

Sandro Thalys Rodrigues Ramos

28. O lilás é perfeito para uma decoração jovial

29. … mas isso não é uma regra

30. Um ar meio industrial, meio contemporâneo

31. O home office ficou elegantérrimo com as paredes escuras

32. Combine cores neutras com outras mais sofisticadas

33. As cores também são capazes de oferecem um clima bem intimista

34. Combine o azul escuro com uma cor mais neutra

35. Não é uma simples parede preta: é uma parede de lousa

Usando criatividade, bom gosto e personalidade, é possível adicionar mais cor em um espaço utilizando a dosagem e tons certos para cada proposta. Depois de ter conferido as dicas acima, fica mais fácil de testar possibilidades e colocar a mão na massa, não é mesmo? Boa reforma!