Uma maneira muito comum de mudar um ambiente sem gastar muito é pintar uma ou algumas paredes. É dessa forma que você consegue também trazer personalidade e estilo para a sua decoração, além de pontuar sensações que deseja trazer ao cômodo, como tranquilidade, conforto, alegria, aconchego, nobreza, sofisticação, entre outras impressões.
Continua após o anúncio
As cores também têm o poder de criar efeitos visuais diversos: se o ambiente é escuro, é possível trazer uma cor que ajude a rebater mais luz natural para aquele espaço. Se o local é pequeno, cores que dão a sensação de amplitude são bem vindas. Se você precisa dar profundidade àquele dormitório, veja quais opções você pode usar para tal finalidade. Tudo de acordo com o estilo de seus móveis para não criar misturar elementos que não se combinam.
Mas antes de começar os trabalhos é necessário estudar o local com carinho. Se somente uma ou duas paredes receberão cores diferenciadas, é importante averiguar quais dessas paredes deverão ser escolhidas e qual é a melhor cor a ser adotada para elas, para que a harmonia da decoração não seja comprometida.
Para escolher uma cor adequada para o seu cômodo, é necessário pensar primeiro o que você gostaria de transmitir. Se a intenção é oferecer tranquilidade, aposte em cores off-white e no azul.
Se o recinto será um ótimo local para relaxar e a ideia é trazer frescor a ele, escolha o verde. O laranja é uma cor que incentiva a comunicação e criatividade, já o amarelo e o turquesa são perfeitos para alegrar um espaço neutro. E se você quer dar uma pitada de tranquilidade, invista em tons terrosos ou frios.
Segundo as profissionais Daniella Delafina e Amanda Gomes, da ASG Arquitetura, uma mesma cor pode transmitir diversas sensações para o ambiente, e isso varia com a forma que ela será aplicada.
“O preto por exemplo, usado em uma parede de fundo para TV em uma sala de home theater, fica ótimo, pois dá destaque à tela, dando aquela aparência de um verdadeiro cinema. Já em uma parede da sala de jantar deixaria o clima pesado, o que não queremos quando trazemos amigos e familiares para nossa casa”, relatam elas.
Continua após o anúncio
As arquitetas ainda pontuaram algumas cores que mais utilizam em projetos de ambientes específicos. “Nos quartos, procuramos trabalhar com cores mais quentes, para trazer a calma e o aconchego que um dormitório precisa, como: marrom, cinza e azul claros e tons pastel, e abusamos nos objetos com cores fortes para dar mais personalidade para cada quarto. Já em uma cozinha e em ambientes de trabalho, cores bem claras e frias são bem vindas, para visualizar melhor o ambiente e ajudar na iluminação”.
Já a designer de interiores Karina Lapezack usa e abusa das cores off-white na sala, para proporcionar tranquilidade e relaxamento. “Além de combinar com tudo, essa palheta de cores dá a liberdade para que brinquemos com as cores nos objetos decorativos e móveis, além de não enjoar e transmitir sensações de paz”.
Mas se a ideia é transformar a sua sala de estar em um ambiente de descontração e comunicação para receber os amigos e família, pense em uma parede laranja claro ou turquesa. Elas são perfeitas para proporcionar este tipo de sensação.
E para o banheiro, a designer sugere brincar com as cores: “no lavabo podemos ousar mais, incluindo o vermelho em uma parede por exemplo, pois é um ambiente que a permanência do morador ou convidado é curta”, ressalta a profissional.
No momento de escolher a cor ideal para o seu espaço, é necessário analisar todo o conjunto da obra. “Nessas horas, tomamos cuidado para não contrastar as cores dos móveis com as cores das paredes. Elas devem se complementar e não se contrapor. Se um cliente quer uma parede roxa, indicamos móveis de cores mais neutras, como uma madeira ou um cinza claro, e os tons pastel, que funciona perfeitamente para este tipo de tom”, orienta a dupla de arquitetas. A ideia é encaixar o desejo do morador dentro das possibilidades existentes.
Se antigamente era quase impossível fazer um teste de cor na parede antes de comprar uma tinta, hoje a tecnologia já joga ao nosso favor. A Coral lançou um aplicativo para iOS e Android que possibilita criar simulações com diversas cores, antes de ir na loja e comprar uma galão. Basta tirar uma foto com o próprio celular do ambiente que deseja pintar e seguir as instruções.
Continua após o anúncio
Já a Suvinil criou uma tecnologia semelhante, que possibilita encontrar o nome da cor que te inspirou em algum lugar. Você faz um registro do local, adiciona a imagem no aplicativo e estuda as possibilidades apresentadas. Veja os exemplos:
De acordo com Daniella e Amanda, as cores mais usadas para escritórios, cozinhas e áreas de circulação costuma ser o cinza, e em salas de TV ou de jantar, o azul acinzentado. Já o marsala é comum em salas de estar. Mas vale acompanhar as tendências da Pantone, que costuma fugir do tradicional, levando para dentro de casas tons incomuns, longe do previsível. Conheça alguns deles:
Ideal para oferecer descontração, segurança e conforto. Pode ser usado livremente em um dormitório ou sala.
Uma cor que remete à natureza, e deve ser combinada a tons mais frios. Um banheiro com este toque de personalidade ficaria um luxo, não acha?
Continua após o anúncio
Uma cor repleta de frescor e tranquilidade. Qualquer cômodo da casa fica perfeito com este tom de azul.
Quem ama o rosa quartzo vai adorar essa versão da cor, que poderá levar serenidade para a sua casa
O rosa em seu tom pastel também trará a mesma proposta de aconchego que a cor anterior, sendo uma ótima opção para quem não abre mão da sobriedade na hora de decorar.
Combinado a cores neutras, este verde militar promete encher o ambiente de conforto.
Um toque de alegria e vida para o seu cômodo, usado em doses homeopáticas.
Outro site para ficar de olho quando for escolher a cor da sua parede é a página de tendências da Suvinil para o ano corrente ou o ano seguinte, que sempre traz ótimas inspirações.
E como toda boa explicação é enriquecida por imagens, abaixo você encontra 35 inspirações clássicas (e outras nem tanto) para dar uma repaginada em seu ambiente com apenas uma lata de tinta e um rolinho na mão.
Christian e Richard Schönhofen
Sandro Thalys Rodrigues Ramos
Usando criatividade, bom gosto e personalidade, é possível adicionar mais cor em um espaço utilizando a dosagem e tons certos para cada proposta. Depois de ter conferido as dicas acima, fica mais fácil de testar possibilidades e colocar a mão na massa, não é mesmo? Boa reforma!