Bancada de porcelanato: versatilidade e beleza para sua casa

Escrito por Katharina Barkmeyer

A bancada de porcelanato ganha cada vez mais espaço dentro de casa por sua característica resistente e duradoura. Com uma variedade enorme de acabamentos, o material pode ser encontrado liso ou com texturas que imitam concreto ou mármore. Confira os principais tipos, esclareça de uma vez por todas as suas dúvidas e inspire-se com várias ideias!



Índice do conteúdo:

Tipos de bancada de porcelanato

Existem alguns tipos de porcelanato que você pode optar para a sua bancada e, para te ajudar a escolher o melhor para o seu ambiente, confira a seguir cinco tipos e suas principais características:

  • Porcelanato técnico: este tipo de porcelanato é o que não recebe uma camada de esmalte em sua superfície. Conhecido também como “toda massa”, este revestimento conta com alta resistência e baixa absorção de água.
  • Porcelanato esmaltado: como já diz o nome, este tipo recebe uma camada de esmalte por cima da peça. Outra característica deste porcelanato é que pode ser encontrado em superfície lisa ou áspera, assim como brilhante ou fosca.
  • Porcelanato polido: caracterizado por uma superfície mais lisa, ele é recomendado para áreas secas da casa. Porém, como ficará na bancada, também é um tipo que pode ser optado para o móvel. Este tipo recebe um polimento e uma camada de impermeabilizante.
  • Porcelanato natural: diferente dos outros tipos de porcelanato, este não recebe nenhum acabamento – por isso o nome: natural. Resistente e um pouco escorregadio, o modelo pode ser encontrado com superfície fosca, o que traz uma sensação maior de conforto ao local.
  • Porcelanato EXT: este tipo é muito encontrado em áreas externas por não escorregar. Sendo o mais resistente e duradouro de todos os porcelanatos, o EXT é impermeável o que facilita na hora de limpar o material.

A escolha do porcelanato para a sua bancada vai depender do estilo que você deseja e do espaço para colocá-lo. Agora que você já conheceu os tipos que existem, saiba mais um pouco sobre este versátil material!

5 dúvidas frequentes sobre bancada de porcelanato

E se manchar? Será que risca? Qual devo escolher? Confira as maiores dúvidas que as pessoas possuem antes de comprar a sua bancada de porcelanato e repostas para todas elas!

1. Bancada de porcelanato risca?

Infelizmente sim. O porcelanato é um produto ótimo para a bancada da sua cozinha ou banheiro, porém, é suscetível ao risco. Por isso, ao adquirir o seu modelo, tenha cuidado na hora de cortar os legumes ou carnes – use uma tábua de madeira para isso!

2. Bancada de porcelanato é resistente?

Sim! Além de ser bem resistente, é um produto duradouro! A alta resistência é uma das maiores vantagens de uma bancada de porcelanato, ainda mais quando usado na cozinha. Também pode receber panelas quentes, ser usado próximo à churrasqueiras, fornos e outras fontes de calor sem danificar.

3. O que é mais resistente: porcelanato ou granito?

Granito é mais resistente que porcelanato. Porém, o porcelanato concede um toque mais moderno ao local, assim como pode ser encontrado com um custo mais baixo que o granito, dependendo do tipo escolhido.

4. Bancada de porcelanato é mais barato?

A bancada de porcelanato não é a opção mais barata, pois seu procedimento e instalação são um pouco mais complexas. Assim sendo, existem alguns tipos de granito que podem ser mais acessíveis que o porcelanato. É importante fazer uma boa pesquisa antes de comprar.



5. Qual o melhor tipo de porcelanato para cozinha?

O porcelanato técnico é o mais indicado para cozinhas, pois, durante a sua fabricação, ele é submetido a altas temperaturas. Portanto, é o material mais recomendado para aguentar panelas quentes e outras fontes de calor, além de ser altamente resistente à mancha e possui baixa absorção da água.

Dúvidas esclarecidas! Agora, inspire-se com espaços que apostaram na bancada de porcelanato para deixar a decoração a mais bonita e moderna!

25 fotos de bancada de porcelanato para decorar a sua casa

Para a cozinha ou o banheiro, a bancada de porcelanato pode ser encontrada em diversas cores, texturas e acabamentos. Escolha aquela que melhor combina com a proposta de decoração do seu espaço!

1. A bancada de porcelanato pode ser encontrada em cozinhas

2. Ou banheiros

3. Suas principais características são a sua durabilidade

4. Sua boa resistência

5. A baixa absorção da água

6. E fácil manutenção!

7. Até parece pedra de verdade, não é mesmo?

Cyntia Sabat Arquitetura



8. Aposte em contrates

9. Para deixar o local ainda mais bonito

10. E interessante

11. Você pode optar por modelos mais claros

12. Ou uma bancada de porcelanato preto

13. Escolha um tom que combine com a decoração do espaço

14. Explore combinações com outros revestimentos

15. Ou adote uma composição neutra

16. Para um espaço charmoso e atemporal

17. Tonalidades claras são delicadas

Fernanda Peçanha Arquitetura



18. E deixam o ambiente mais sofisticado

19. Já uma cor escura, é elegante!

20. Você pode optar por um modelo fosco

21. Ou brilhoso!

22. A textura que imita mármore está em alta

23. E proporciona todo o requinte ao local

24. A parede pode receber o mesmo revestimento que a bancada

25. Ou impressionar com o contraste de materiais

Incríveis, não é mesmo? Escolha um modelo para complementar, com muito estilo e modernidade a decoração do seu espaço. Lembre-se de procurar um profissional para te ajudar e contratar mão-de-obra especializada para fazer a instalação. Aproveite e veja outras ideias de bancada para banheiro.