53 fotos inspiradoras para quem quer um bar de parede em casa

Escrito por Douglas Ciriaco

Foto: Reprodução / Minha Casa Pronta

Ter um bar em casa é ótimo por inúmeros motivos. De pronto, você pode imaginar que um deles é a possibilidade de sempre ter algo para oferecer a seus convidados, mas não podemos nos esquecer também de que a combinação entre móveis estilosos e garrafas diversas tem um grande apelo decorativo.

Indo além das instalações convencionais de um bar, com balcão e cadeira, tal qual em um hotel ou mesmo em um boteco tradicional, você pode transformar uma parede da sua casa em bar.

O mais interessante desta opção é que ela vai bem em diversos ambientes, sendo útil inclusive para aproveitar espaços vistos como perdidos de algum cômodo. A criatividade na hora de elaborar um projeto como este — para escolher o tipo de madeira, vidro ou espelho, por exemplo — vai fazer toda a diferença.

Se você sempre sonhou em ter um bar em casa, aqui estão dezenas de imagens para dar inspiração. Nossa seleção é variada e reúne bares de diferentes tamanhos, ou seja, não importa se você terá uma parede inteira para expor as suas bebidas ou apenas um cantinho embaixo da escada: aqui há fotos para todos os gostos e necessidades.

1. Na parede e com bancada

Foto: Reprodução / MIV Interiores

Se você vai fugir do tradicional estilo de um bar e transformar a parede da sua casa em um espaço para armazenar e expôr as suas bebidas, ainda assim pode se aproveitar de uma bancada. Uma cozinha equipada com um passa-prato, por exemplo, pode ser útil neste ponto.

2. Aproveitando cada canto

Foto: Reprodução / Decoist

Outra dica valiosa é criar um bar em uma parede que normalmente pode significar um espaço perdido dentro de um cômodo. A parte abaixo da escada, por exemplo, pode abrigar prateleiras e mesmo um armário com bancada para garantir estilo e praticidade.

3. Estante cheia de estilo

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura

Como dito no início deste texto, a combinação de móveis e garrafas pode ter um grande apelo na decoração do seu cômodo. Assim, optar por uma estante repleta de nichos também é uma saída interessante para dar mais charme à sua sala de estar.

4. Incrementando a cozinha

Foto: Reprodução / KD Panels-Bandec LLC

Graças ao seu estilo aberto, as cozinhas americanas estão mais na moda do que nunca. Para aproveitar ainda melhor o espaço do corredor que se forma entre bancada e parede, que tal um estande de bebidas com nichos, adega e penduradores para taças?

5. Compacto e rústico

Foto: Reprodução / Thai Lago

Pouco espaço exige móveis compactos, então, se este é o seu caso, um pequeno armário para quatro ou cinco garrafas pode ser a solução. Neste caso, o destaque da peça fica por conta do seu aspecto rústico e das garrafas ficarem presas pela parte superior. Inteligente e charmoso.

6. Tradicional e espaçoso

Foto: Reprodução / Great Neighborhood Homes

Quem tem mais espaço em um ambiente para criar algo dedicado a um bar pode combinar uma bancada no estilo de cozinha americana e prateleiras para expor suas garrafas. As taças penduradas no suporte fixado ao teto dão um toque especial à decoração.

7. Espelhos refletindo luzes

Foto: Reprodução / Terezinha Marinato

Quando bem utilizada, a combinação de luzes e espelhos é sempre uma opção bem interessante para dar vida a um ambiente. Neste caso, este casamento é perfeito e conta ainda com bancada e com armários com portas de vidro, deixando tudo mais requintado.

8. Alternativa para quem tem pouco espaço

Foto: Reprodução / Homedit

Outra opção para quem precisa de algo compacto, um nicho dois em um não deixa a beleza de lado. Você apoia as garrafas e prende as taças em uma só peça, misturando praticidade e sofisticação. Um aparador abaixo de tudo complementa a cena de forma perfeita.

Caminho de mesa de crochê: 51 ideias para decorar sua casa

9. Embutido com estilo

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Armários embutidos são, também, peças que figuram com destaque quando bem utilizadas. Neste caso, transformar um trecho de uma parede em estante pode ser bem útil, especialmente se houver uma boa combinação entre luzes, vidro e outras peças decorativas.

10. Aquele cantinho bem aproveitado

Foto: Reprodução / Mr. Cat Art & Decor

Se você tem um pequeno espaço no canto de sua sala, ao lado de uma coluna, saiba que ele também pode virar um bar. Algo modesto e simples que pode ser incrementado de forma precisa com a escolha certa de um quadro ou mesmo com espelho estiloso. Simples, barato e bonito.

11. O clássico remodelado

Foto: Reprodução / Wander Lucio

Vamos supor que você goste daquela estrutura clássica de um bar, com balcão, móveis com tons escuros e por aí vai. Repensar a forma de aplicar isso no seu espaço pode ser muito interessante, especialmente se a bancada puder ser instalada em uma parede lateral.

12. Portas de vidro: praticidade e decoração

Foto: Reprodução / Decoist

Abusar das portas de vidro também é uma solução válida por ao menos dois motivos: elas ajudam a proteger garrafas e utensílios, mantendo tudo mais limpo, e também mantém o aspecto decorativo do seu bar, deixando tudo à mostra.

13. Minimalismo com ar industrial

Foto: Reprodução / Obra & Estilo

Os móveis de ferro estão de volta com tudo em ambientes de estilo clássico ou naqueles com ar mais industrial. Neste caso, a união de banquetas metálicas sob prateleiras e uma mesa que mistura ferro com madeira vai cair muito bem para quem tem pouco espaço em casa.

14. Beleza na simplicidade

Foto: Reprodução / Casa da Flavia Kitty

Um ambiente simples pode, sim, ser muito bonito. Assim, a combinação básica de prateleiras e bancada com vidro de proteção surge como uma boa alternativa para quem não quer gastar muito, mas não abre mão de um barzinho charmoso em sua casa.

15. Clássico é clássico

Foto: Reprodução / Decoist

Um móvel com estilo mais sóbrio vai garantir elegância e requinte ao seu bar. Escolha belas taças para expôr nas prateleiras e um papel de parede que mantenha a seriedade do ambiente e pronto. Isso tudo é o suficiente para criar o espaço no qual você vai guardar e servir bebidas.

16. Retrô nunca sai de moda

Foto: Reprodução / Silvana Hilbert

Mais do que nunca, os móveis de estilo retrô estão na moda. Combinar racks ou mesmo um frigobar vintage, com direito a pé palito e tudo mais, com móveis sutis e coloridos pode ser a saída ideal para montar o seu bar.

17. E o moderno também não

Foto: Reprodução / Figueiredo Fischer Arquitetos

Se a decoração do passado ainda tem seu charme, o que dizer então da decoração do futuro? Um ambiente mais moderno pode ser construído facilmente com o uso de luzes embutidas e painéis, sem se esquecer de frigobares e adegas que complementam este cenário.

18. Invisível, mas charmoso

Foto: Reprodução / Arqui Ideias

Um painel de vidro vai deixar o seu bar quase invisível, tirando a atenção dos móveis e deixando como protagonista apenas as garrafas “flutuando” ali. Esta é outra opção para quem busca algo funcional e discreto para armazenar e exibir as suas bebidas.

19. Integrado ao ambiente

Foto: Reprodução / Favorita Móveis Planejados

Às vezes, quando você quer compor um ambiente intimista e aconchegante em sua casa, o ideal é fazer com que tudo soe o mais natural possível. Este é o caso deste bar, que traz uma belíssima adega, um painel e uma bancada no mesmo tom canela da mesa de jantar.

20. Usando todos os cantos

Foto: Reprodução / Carolina de Nani

Mais uma maneira de usar bem os cantos da casa, este bar traz prateleiras e portas de vidro. Além do aspecto estético, esta opção também amplia a iluminação do móvel, garantindo a escolha das bebidas de forma clara e rápida, sem nenhuma confusão.

15 ideias e dicas profissionais para decorar apartamentos alugados

21. O tradicional também tem espaço

Foto: Reprodução / Ana Camila Vieira

Uma maneira de aproveitar um pedaço da sua sala em L é instalar um bar com estilo mais convencional, com bancada e espaço para “atendente” atrás dela. Aqui, os móveis escuros contrastam com as luzes, as prateleiras de vidro e o fundo espelhado do armário.

22. Mais estilo para a cozinhas

Seja em casa, na churrasqueira ou em uma varanda gourmet, instalar um bar na parede da cozinha pode trazer muito mais estilo para este ambiente. Se tudo é planejado com inteligência, a combinação passa discrição e conta com a praticidade que este espaço exige.

23. O charme do mármore

Foto: Reprodução / Panatto Hilgemberg Arquitetura

Qualquer ambiente ganha um requinte especial com o mármore — e o bar não é exceção. Puxando para tons mais claros, a bancada feita com esta rocha de calcário casa perfeitamente com o painel espelhado e as prateleiras em vidro. É luxo que não acaba mais.

24. Elegância na combinação de elementos

Olhando de forma separada, os elementos do bar acima parecem não ter alguma conexão entre si. Mas a parede de tijolos à mostra, os pendentes e as pastilhas espelhadas revestindo a bancada lateral combinam de forma sublime. Sair do convencional também é uma boa ideia.

25. Mais uma vez o vintage

Foto: Reprodução / Decoist

Combinações entre retrô e minimalista são sempre uma ótima pedida, inclusive quando você vai instalar um bar na parede de sua casa. Granito ou mármore escuros na bancada da pia vão dar um contraste interessante com armários e prateleiras brancas, não tem como errar.

26. Aproveitando o espaço da varanda

Foto: Reprodução / Alexandre Lobo e Fabio Cardoso

Encontrar apartamentos com varanda espaçosa é cada vez mais comum. Uma boa forma de aproveitar tanto espaço é transformar uma das paredes do lugar em um bar. Combinar esquadrias, bancadas, móveis e papel de parede vai deixar o lugar ainda mais agradável.

27. Um salão com tudo o que você precisa

Foto: Reprodução / Sergio Vergara

Ter um salão de jogos em casa é o sonho de muita gente, e nada melhor do que um bar para complementar o ambiente. Neste exemplo, é possível ver como as prateleiras metálicas e os pendentes de ferro contribuem para o ar industrial da decoração.

28. Tudo o que você precisa e sem perder o estilo

Foto: Reprodução / Arredamento & Design

Este exemplo abre diversas possibilidades, porque pode ser usado em locais com muito ou pouco espaço. É possível, por exemplo, instalar um estande em um canto ou três ou quatro em uma parede vasta para garantir espaço de sobra para expôr as bebidas.

29. Ampliando o espaço com a cozinha americanas

Foto: Reprodução / Fernanda Fleck e Larissa Bassi

As cozinhas abertas também podem se incrementadas com o uso de um painel com prateleiras. Ali, você pode reunir algumas garrafas para aproveitar melhor o espaço e ainda ganhar um bar estiloso e discreto.

30. Despensa pode virar bar

Foto: Reprodução / Sutro Architects

Se você tem uma despensa e quer dar uma nova finalidade a ela, transformá-la em um bar é uma boa saída. Neste caso, optar por móveis claros, espelhos e prateleiras de vidro vão ajudar a deixar tudo mais bem iluminado.

31. Modernidade, estilo e discrição

Foto: Reprodução / Apê Arcoverde

Um ambiente mais moderno pode ser complementado com um bar do mesmo estilo. Os nichos embutidos garantem espaço para bebidas sem comprometer o corredor diante das prateleiras. As portas de vidro fazem as garrafas funcionarem como peças de decoração.

Cadeiras de acrílico trazem charme e modernidade para sua casa

32. Três peças em uma só

Foto: Reprodução / Pizarras de Tiza

O mesmo móvel pode servir para guardar garrafas, taças e também para mostrar recados. Um armário como o da foto é ideal para quem tem espaço reduzido em casa, mas nem por isso abre mão de um bar charmoso e elegante.

33. Riqueza nos pequenos detalhes

Foto: Reprodução / Bloom Arquitetura

Mais uma vez, uma instalação simples pode dar uma cara nova para um canto da sua casa. Este bar na parede é resultado da combinação de seis nichos que servem não apenas para guardar as bebidas, mas também para decorar o cômodo de forma discreta e elegante.

34. O rústico também é fino

Um ambiente mais rústico pode ser composto por móveis de estilo cru, mas que nem por isso deixam a fineza de lado. Neste caso, optar por portas de vidro e fazer um bom uso da iluminação deve produzir um resultado final bastante interessante.

35. Sem espaço? Sem problema

Foto: Reprodução / Maxma Studio

Novamente, aqui está mais uma prova de que pouco espaço não é exatamente um problema para quem quer um bar em casa. Estantes com poucos nichos podem guardar as suas garrafas e ainda incrementar o estilo de um cômodo, seja ele a sala de estar ou a cozinha.

Veja mais modelos para se inspirar

Ainda não encontrou o modelo ideal? Confira mais fotos:

36. Ouse na escolha das prateleiras para o seu bar de parede

Foto: Reprodução / Digsdigs

37. Um jeitão rústico pode conquistar muita gente

Foto: Reprodução / DigsDigs

38. Muita madeira e muita cerveja nas prateleiras

Foto: Reprodução / DigsDigs

39. Uma adega suspensa vai ficar elegante na sua parede

Foto: Reprodução / Digsdigs

40. Prateleiras com retro iluminação ficam incríveis para bares de parede

Foto: Reprodução / Cláudia Vaz Interiores

41. Tudo milimetricamente organizado

Foto: Reprodução / LondrinaTur

42. Perfeito para armazenar garrafas de vinho

Foto: Reprodução / AliExpress

43. Você não precisa de muito para ter um bar de parede: um nicho bem resistente já é suficiente

Foto: Reprodução / SovetClub

44. Um pub dentro de casa!

Foto: Reprodução / Line Interior Solutions

45. Mais uma série de prateleiras com iluminação especial para o bar

Foto: Reprodução / PerfectWall

46. O fundo das prateleiras pode receber um revestimento especial de acordo com o estilo da decoração

Foto: Reprodução / Georgina-Gibson

47. As garrafas não vai cair, pode ficar tranquilo

Foto: Reprodução / AliExpress

48. O gabinete pode ter a mesma cor das prateleiras

Foto: Reprodução / Clipgoo

49. E que tal você montar uma prateleira bem fora do comum?

Foto: Reprodução / DecorBold

50. Mais uma vez, a iluminação nas prateleiras fazendo toda a diferença

Foto: Reprodução / YouTube

51. Prateleiras de vidros são boas opções para bares de parede

Foto: Reprodução / Freshome

52. Mais uma maneira de aproveitar o espaço embaixo da escada

Foto: Reprodução / Freshome

53. Deixe suas taças e garrafas mais bonitas à mostra

Foto: Reprodução / House Beautiful

Não importa o tamanho do seu cômodo e nem quantas garrafas você tem em casa: há sempre um estilo de bar para se adaptar às suas possibilidades. Este ambiente pode dar um toque todo especial à decoração da sua casa, então pensar nele com carinho pode ser uma ótima saída para dar ainda mais estilo a um cômodo do seu lar.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS