Cortinas para o quarto: qual é o modelo perfeito para você?

Escrito por

Foto: Reprodução / Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Publicidade

Pode parecer somente um mero detalhe, mas uma cortina pode desempenhar um papel muito importante para o ambiente. De acordo com a arquiteta Vanessa Sant’Anna, é ela a responsável por trazer conforto, controlar a temperatura e iluminação do cômodo, além de adicionar um enorme charme à decoração e garantir mais privacidade.

E para um projeto de decoração completo, é fundamental escolher um modelo de acordo com o seu perfil e necessidade. São diversas opções, texturas, valores e disposições, que a ajuda de um profissional no momento da decisão pode facilitar (e muito) a sua vida. Mas caso esta saída não esteja de acordo com o seu orçamento, e errar não está nos seus planos, siga à risca uma dica importante da Vanessa: “opte por tecidos de cores neutras para não comprometer o restante da decoração”.

O primeiro passo a ser dado antes de escolher a cortina ideal para o seu quarto é definir qual estilo de decoração deseja seguir e, em seguida, entender quais são as suas opções e suas respectivas funcionalidades. Abaixo você encontra suas variáveis e dicas de como a arquiteta gosta de usá-las em seus projetos:

Publicidade

Modelos de cortina

Feita a escolha do estilo de decoração para o seu dormitório, você terá que escolher entre:

Cortinas tradicionais

Foto: Reprodução / Kali Arquitetura

“Usaria esse tipo de cortina em qualquer estilo de decoração. As cortinas tradicionais ficam melhor se instaladas direto no forro/laje (na opção com trilhos) ou bem rente ao teto (na opção com varão), indo até o piso, preferencialmente em paredes livres de móveis e com espaço nas laterais para acomodar o tecido quando a cortina estiver aberta. Funciona bem para quem deseja um dormitório extremamente aconchegante”, explica a profissional.

Cortinas rolô

Foto: Reprodução / Microflex

Publicidade

“Indicadas para ambientes em estilo clean e/ou contemporâneo, elas são muito práticas e a maioria dos tecidos adequados a esse modelo são fáceis de limpar”, comenta a arquiteta.

Persianas

Foto: Reprodução / Ednilson Hinckel

As persianas propõem a mesma facilidade das cortinas rolôs e são perfeitas para quartos joviais, ou para quem deseja trazer um pouco mais de sofisticação ao ambiente. É possível encontrar no mercado os modelos horizontais e verticais.

Cortina romana

Foto: Reprodução / Persilar

“Esse modelo combina muito bem com ambientes sofisticados e elegantes; são charmosas, práticas e podem ser confeccionadas com uma infinidade de tecidos”, conta a arquiteta. Para quem deseja diminuir a iluminação, esta opção é ideal.

Painel

Foto: Reprodução / Blindlux

“Assim colo o modelo rolô, o modelo painel é indicado para estilos contemporâneos e clean”. Portanto, se você quer leveza no seu dormitório, vale a pena experimentar esse tipo de cortina.

Blackout ou corta luz

Foto: Reprodução / Rico Mendonça

“Os tecidos blackout são indicados para quem quer bloquear totalmente a entrada de luz no ambiente e podem ser empregados em diversos modelos de persianas. Além disso, esse tipo de tecido garante 100% de privacidade”, ressalta a profissional.

Publicidade

Double Vision

Foto: Reprodução / Kris Bristot

“Esse tipo de persiana é composto por tecidos paralelos que permitem vários níveis de abertura/visibilidade, vai bem com quase todos os estilos de decoração”.

Acessórios de cortinas

Foto: Reprodução / Bianca Motta

Os acessórios são peças fundamentais para quem deseja incluir um toque luxuoso à decoração. Para modelos de cortinas feitas em tecido, a utilização de uma presilha se faz necessária para prender a peça e aumentar a ventilação do ambiente quando a janela está aberta. A lista a seguir apresenta outros tipos de acessórios funcionais:

Cortineiro embutido

Foto: Reprodução / BMG Arquitetura

Esta é a opção utilizada em apartamentos com sanca instalada. “O cortineiro embutido deixa o ambiente mais leve e elegante, já que nessa opção o trilho fica totalmente escondido. Vai bem tanto em ambientes mais clássicos como em ambientes contemporâneos”, complementa Vanessa.

Cortina com bandô

Foto: Reprodução / Caza Z

“O uso do bandô é indicado para esconder o trilho de cortinas onde não exista cortineiro embutido. Ele combina com todos os estilos, já que pode ser confeccionado em diversos materiais e acabamentos. O uso dele em ambientes mais despojados é o meu preferido”, comenta a arquiteta.

Cortina com acionamento motorizado

Foto: Reprodução / Arthur Decor

Publicidade

Quem nunca sonhou com uma cortina assim? “Indicada para ambientes que já dispõem de recursos de automação, de forma que a abertura e o fechamento das persianas possam ser controladas por meio de tablets, presencialmente ou à distância. Esse modelo também é indicado para quem ainda não dispõe de automação em casa, mas não abre mão de praticidade, conforto e agilidade, já que as persianas automatizadas podem ser controladas por controle remoto”.

Tecidos para cortinas para quarto

De pesados a translúcidos, as propostas existentes para a confecção de uma cortina são inúmeras. As estampadas de cores fortes podem incluir mais personalidade à decoração, mas devem ser combinadas a outras escolhas mais neutras.

Tecidos mais grossos devem ser evitados em janelas pequenas e quartos com pouca ventilação. Veja qual combina mais com o seu dormitório:

Tecidos pesados para cortinas

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

São eles: Shantung, Seda, Brim, Veludo, Chenille Sarja e Linho Puro. O caimento deste modelo tende a ser muito mais luxuoso. Também são ideais para controlar a luminosidade de janelas grandes e portas de varandas, mas tome cuidado para não limitar a ventilação natural do ambiente.

Tecidos leves para cortinas

Foto: Reprodução / Espaço do Traço Arquitetura

São os mais usados e combinam com quase todos os tipos de decoração. Não tiram totalmente a luminosidade e são bem mais delicados. A Palha de Seda, Chiffon e o Crepe são menos transparentes que os habituais Voil e a Organza, mas todos eles são muito bonitos e apropriados para se transformarem na cortina perfeita.

Tecidos para forros de cortinas

Foto: Reprodução / Daniella e Priscilla de Barros

Os materiais com 100% Algodão são os mais favoráveis. Gabardine, Tergal e a Microfibra são excelentes escolhas para um forro perfeito.

8 dicas para escolher cortinas para quarto

Foto: Reprodução / Amis Arquitetura e Design

Para mandar bem na escolha do tipo de cortina, confira as dicas separadas pela arquiteta para te ajudar nessa tarefa tão importante de decoração do seu quarto:

  1. Antes de comprar ou mandar fazer a sua cortina, verifique as medidas mais de uma vez para não ter erro!
  2. Sobre margem nas laterais: Para que a cortina fique esteticamente perfeita e também funcional, é importante deixar uma “sobra” de parede em cada lado de aproximadamente 20 centímetros.
  3. Se a ideia é ter uma cortina do teto ao chão, faça uma barra com aproximadamente 1 centímetro acima do piso. E não esqueça das margens citadas no tópico acima!
  4. Um móvel abaixo da janela exige cortinas curtas e estreitas, preferencialmente com a medida proporcional à janela, e que fiquem com pelo menos 1 centímetro de distância da mobília. Cortinas curtas que ocupam toda a parede poluem o visual. Deixe que a parede sobrando seja preenchida por um quadro.
  5. A distância ideal do teto para o varão ou trilho aparente é de 20 a 30 centímetros acima da janela.
  6. Se o pé direito do quarto é muito alto, acima de 2,70 metros, há duas opções: ou você instala sua cortina na metade do espaço entre o teto e a janela, ou bem próxima ao teto. Esta última alternativa só funciona bem se a cortina chegar até o chão, para dar aquela sensação de amplitude ao ambiente.
  7. Se a casa tiver gesso rebaixado, é importante averiguar quanto há de espaço deixado para receber o seu cortineiro antes de escolher qual modelo usará. Geralmente o tamanho padrão deste tipo de instalação tem cerca de 15 centímetros.
  8. Se a janela for baixa, instale a sua cortina em uma altura maior que ela, para não dar a impressão que o ambiente é achatado.

50 modelos de cortina para quarto para se inspirar

Depois das explicações técnicas, é hora de se inspirar! Confira alguns trabalhos de profissionais que podem te influenciar positivamente na hora da escolha:

1. Todo o charme de uma versão clássica

Foto: Reprodução / Officio e Arte

2. Cores neutras são sempre muito bem-vindas

Foto: Reprodução / Officio e Arte

3. O quartinho rosa ficou mais delicado ainda com a cortina branca

Foto: Reprodução / Monise Rosa Arquitetura

4. Alguns modelos são perfeitos para esconder totalmente a janela

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

5. O cortineiro embutido é ideal para quem opta por instalar sanca no cômodo

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

6. Se você não gosta do varal ou trilho aparente, instale um bandô

Foto: Reprodução / Fabiana Albuquerque Arquitetura

7. A cortina com forro deu um toque a mais para o quarto de menina

Foto: Reprodução / Taciana Regina

8. Tons acetinados garantem elegância ao dormitório

Foto: Reprodução / Emporium For Home

9. Dando uma quebrada no básico

Foto: Reprodução / Emporium For Home

10. Você consegue imaginar este quarto sem cortinas?

Foto: Reprodução / Officio e Arte

11. A double vision dá um efeito incrível ao ambiente

Foto: Reprodução / RAS Engenharia

12. Quando a cortina é a estrela da casa

Foto: Reprodução / Adriana Piva

13. Um clima romântico para o quarto provençal

Foto: Reprodução / Claudia Pimenta

14. Protegendo o sono do bebê

Foto: Reprodução / Ligia Bisconti

15. Rosa e preto para um quarto cheio de personalidade

Foto: Reprodução / Officio e Arte

16. O blackout é fundamental para quem tem o sono leve

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista

17. Veja como os tons escolhidos e iluminação deixaram o dormitório muito mais aconchegante

Foto: Reprodução / Chris Silveira

18. Combinando a cortina tradicional e a persiana

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

19. Impossível não se apaixonar por tamanha classe

Foto: Reprodução / Emporium For Home

20. Uma combinação perfeita com dois tipos diferentes de tecidos

Foto: Reprodução / Officio e Arte

21. Aqui o blackout serviu como forro para a cortina de tecido

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

22. Uma escolha minimalista

Foto: Reprodução / Viviane Loyola

23. Detalhes que fizeram toda a diferença

Foto: Reprodução / Officio e Arte

24. Persianas dão um toque de modernidade

Foto: Reprodução / Viviane Loyola

25. Uma maneira de não perder a bela paisagem lá de fora

Foto: Reprodução / Amanda Faria Arquitetura

26. Bandô colorido

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

27. Cortina tradicional com trilho

Foto: Reprodução / Anna Fasano

28. Que tal enfeitar a persiana com bandeirinhas?

Foto: Reprodução / Patricia Anastassiadis

29. Do teto ao chão

Foto: Reprodução / Evandro Cruz

30. O painel deu continuidade ao clima clean do quarto

Foto: Reprodução / Studio 42

31. As cores de ambas as cortinas não fugiram dos tons usados na decoração

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

32. Cortinas ornando com o papel de parede

Foto: Reprodução / Spaço Interior Arquitetura

33. Cortinas grandes dão a sensação de amplitude ao pé direito

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

34. Verde e branco

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

35. Praticidade para o quarto juvenil

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

36. A cortina leve trouxe conforto e aconchego ao ambiente

Foto: Reprodução / Débora Aguiar

37. Uma pitada de alegria

38. A persiana de madeira aqueceu o local

39. Tons terrosos misturados à decoração clássica

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

40. Cobrindo toda a parede

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

41. Tom sobre tom

Foto: Reprodução / Débora Aguiar

42. Persianas são ideais para decorações contemporâneas

Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer

43. Uma escolha elegante

Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer

44. Claridade controlada na medida certa

Foto: Reprodução / Theiss Girardi

45. Um luxo só

Foto: Reprodução / Daiane Gressler Bastos

46. Dois em um

Foto: Reprodução / Kama Brasileira

47. Tudo clarinho

Foto: Reprodução / Compor Detalhes

48. Uma surra de glamour

Foto: Reprodução / Adriana Piva

49. Cortinas romanas caem como uma luva em quartinhos de bebês

Foto: Reprodução / Karen Pisacane

50. Uma cortina rolô para o quarto moderninho

Foto: Reprodução / Migs Arquitetura

10 cortinas para quarto para comprar sem sair de casa

Pesquise preços, medidas e possibilidades de acordo com as suas necessidades. Siga as 8 dicas dadas pela arquiteta para você não errar na hora de escolher o melhor modelo. A seguir, você confere boas opções para comprar sem sair de casa:

1. Cortina blackout

Compre na Etna por R$149,90

2. Cortina de duas peças

Compre na Tok Stok por R$129,90

3. Cortina de pássaros

Compre na Tok Stok por R$164,60

4. Persiana Evolux Rolo Dupla Rainbow

Compre na Casas Bahia por R$494,91

5. Persiana com Rolô Dupla Efeito Zebrado Controle de Claridade

Compre na Ricardo Eletro por R$319,90

 

6. Persiana horizontal bege

Compre na Leroy Merlin por R$99,90

7. Persiana horizontal de bambu

Compre na Leroy Merlin por R$529,90

 

8. Persiana Rolo Bambu 120L X 160A Castanho

Compre na Mobly por R$119,89

9. Cortina para varão com bandô

Compre na Shoptime por R$109,99

10. Cortina rolô corta luz

Compre na Submarino por R$199,90

A arquiteta finaliza com uma dica muito importante: “antes da compra é importante verificar qual é o tipo de tecido da cortina, pois alguns encolhem durante a lavagem. Além disso, caso pretenda lavar as peças em casa, opte por tecidos sintéticos – cortinas de tecido natural deverão ser lavadas apenas em lavanderias especializadas. É importante também verificar a cor e a incidência de sol no ambiente onde a cortina ficará, pois os modelos coloridos tendem a desbotar com e incidência de luz solar”.

Feitas as ressalvas, é hora de colocar este projeto em prática e depois curtir cada minuto do conforto de seu quarto!