Cortinas: guia completo para escolher o melhor modelo

Guelo Nunes


Com revisão da
Atualizado em 26.01.24

Cortina parece apenas um detalhe diante da composição de um ambiente, mas é um detalhe que faz toda a diferença. As cortinas são responsáveis por controlar a claridade de um cômodo, por isso, é necessário escolher o modelo que melhor suprirá suas necessidades. Por exemplo, cortinas do tipo blecaute são uma ótima opção para salas de TV, enquanto as de tecido são mais indicadas para quartos.

Além de regular o nível de luz, uma cortina também serve para trazer privacidade. Alguns modelos, por serem mais fechados, conseguem isolar o ambiente do mundo externo, trazendo conforto e segurança para os moradores do imóvel.

Definir o material de sua cortina é uma parte importante do processo, mas definir o estilo e cor também interfere diretamente no resultado estético. Essa peça de decoração traz mais personalidade ao cômodo, além de equilibrar o visual. Então, confira a seguir um guia prático que lhe ajudará a escolher o melhor modelo de cortina para cada ambiente:

Tipos de cortina

Escolher o melhor tipo de cortina depende de vários fatores, como, por exemplo, a dimensão do ambiente, o tamanho da janela, a decoração já existente e também o objetivo do cômodo. A design de interiores Nathalia Ekstein, da Elements Decor, uma empresa de consultoria e comercialização de produtos para decoração de interiores, diz que “cada ambiente pede um tipo de cortina e é necessário estar atento as necessidades e perfil do cliente na hora de fazer a escolha”.

Confira os principais modelos de cortinas, suas vantagens e desvantagens e em qual cômodo podem ser uma boa opção.

Publicidade

Blecaute

Foto: Reprodução / Greg Natale

Foto: Reprodução / Greg Natale

Essa cortina é forrada com tecido de poliéster mais espesso e tem a função de impedir a entrada de luz. Ela é recomendada para salas de televisão, pois deixa o local mais escuro e tira o reflexo produzido na TV pela claridade.

É indicada também para quartos, já que garante a qualidade do sono, mas se você não quiser um ambiente sempre escuro, pode combiná-la com uma cortina de tecido mais leve, como o voil.

As pessoas não gostavam muito da cortina blecaute por causa de sua aparência plastificada, por isso novos modelos foram desenvolvidos e hoje, ela pode ser encontrada em estampas, cores e visuais diferentes e mais sofisticados.

Cortina de vidro

Foto de cortinas 113 - 1

Foto: Reprodução / SALA2 arquitetura e design

As cortinas de vidro são ideais para fechar varandas e terraços, além de serem uma ótima opção para ambientes que podem abusar de visibilidade e claridade. São formadas por um eixo fixo e por painéis que deslizam sobre o trilho da janela.

Publicidade

Essas cortinas permitem o uso de luz natural, e, por esse motivo, colaboram com a economia de energia. Porém, sua grande desvantagem é a falta de privacidade, já que o vidro é transparente. Portanto, é necessário escolher um local adequado para esse tipo de cortina.

Cortina de crochê

Foto: Reprodução / Carla Aston

Foto: Reprodução / Carla Aston

A principal vantagem de escolher uma cortina de crochê é a ambientação caseira que ela proporciona. Por parecer ter sido confeccionada a mão, ainda que muitas vezes não seja, traz uma sensação de conforto e familiariedade ao ambiente. Mas seu maior problema é a incidência de luz causada pelos vãos entre os fios do tecido.

Persiana de alumínio

Foto: Reprodução / Thomas Roszak Architecture, LLC

Foto: Reprodução / Thomas Roszak Architecture, LLC

As persianas de alumínio bloqueiam efetivamente os raios solares, já que o alumínio é um ótimo isolante térmico. Possuem um bom controle de luz, porém, em função da fragilidade de seu material, exigem cuidado na limpeza e no manuseio.

Uma característica das persianas é que elas cobrem apenas a janela, deixando o resto da parede limpa e livre de acúmulo de pó, porém possuem um valor mais elevado em relação a outros modelos.

Persiana de PVC

Foto: Reprodução / Silvan Homes

Foto: Reprodução / Silvan Homes

Publicidade

PVC é um tipo de plástico rígido e resistente, portanto, as persianas feitas com esse material apresentam maior durabilidade, sendo indicadas para ambientes como cozinhas, sujeitas a calor e gordura, e banheiros, sujeitos a umidade.

Novamente, a vantagem das persianas é o fácil controle de luz, que ajuda a diminuir os gastos com energia elétrica, e de calor, reduzindo a sensação térmica durante o verão.

Persiana rolô

Foto: Reprodução / Uniflex Niterói

Foto: Reprodução / Uniflex Niterói

É uma cortina prática e resistente, que também filtra a luz solar e diminui o calor do ambiente. Esse tipo de cortina não apresenta dobras, é um tecido inteiro e contínuo, o que facilita a higienização. Outra vantagem que deve ser destacada é a fácil regulagem da altura da cortina, que pode ser recolhida total ou parcialmente, da maneira que você preferir.

Persiana com voil

Foto: Reprodução / Mark Newman Design

Foto: Reprodução / Mark Newman Design

O voil é um tecido fino e levemente transparente, que bloqueia parcialmente a incidência de luz e algumas persianas são revestidas com esse material. A persiana e o voil também podem ser usados em sobreposição. São fáceis de limpar e combinam com qualquer tipo de decoração, já que possuem um design simples e suave.

Cortina romana

Foto: Reprodução / Uniflex Niterói

Foto: Reprodução / Uniflex Niterói

Essa cortina é formada por tiras horizontais e espessas que sobem em camadas, uma a uma. É prática e fácil de limpar, além de oferecer uma aparência aconchegante ao ambiente. A persiana romana “é mais romântica e dá um aspecto visual mais trabalhado, fazendo gomos conforme o tecido é recolhido para cima”, aponta Ekstein.

Cortina acústica

Foto: Reprodução / Pró Acústica

Foto: Reprodução / Pró Acústica

As cortinas acústicas não são muito estilosas e elegantes, o que pode prejudicar a harmonização do ambiente, mas possuem uma vantagem que deve ser levada em conta: abafam os ruídos externos.

São indicadas para salas de TV, salas com home theater, estúdios musicais e até mesmo para quartos, pensando em uma qualidade maior de descanso.

Cortina painel

Foto: Reprodução / DHD Architecture and Design

Foto: Reprodução / DHD Architecture and Design

Uma ótima opção para ambientes que precisam de privacidade e de controle de claridade. Esse modelo é indicado para portas e janelas de grandes dimensões, sendo muito utilizado em divisórias e vãos de passagem.

Cortina plástica

Foto: Reprodução / Studio Fleming

Foto: Reprodução / Studio Fleming

As cortinas plásticas, utilizadas em banheiros, protegem-os da umidade e dos respingos de água que ocorrem durante o banho. Você pode escolher cores e estampas que combinem com a decoração, deixando-o ainda mais elegante e harmonioso.

Cortina de tecido

Foto de cortinas 111 - 2


Foto: Reprodução / SALA2 arquitetura e design

As cortinas de tecido são as mais clássicas e tradicionais. São inúmeras as opções de tecido, os mais comuns são voil, seda e linho. Normalmente, as cortinas de tecido são penduras em varões, e por isso, são fáceis de tirar e lavar.

“A cortina de tecido é super prática porque dá para ser lavada em casa, na máquina de lavar, porém é preciso tomar certos cuidados de acordo com o tipo de tecido escolhido”, aconselha a profissional. Ekstein ainda indica que o comprimento da cortina de tecido seja até o chão, devido ao caimento mais charmoso e elegante. “Quando o cliente opta por uma cortina do tamanho exato da janela, eu recomendo as persianas.”

Como usar cortinas em cada cômodo da casa

Confira dicas gerais sobre como escolher a cortina mais adequada para cada cômodo da casa, além de fotos de ambientes decorados com cortinas para se inspirar:

Salas com cortina

As salas são ambientes mais aconchegantes, por isso, é importante refletir essa característica na decoração. As cortinas desse cômodo devem ser mais elegantes e tradicionais, sendo as de tecido uma boa opção. Tecidos mais leves são indicados para salas de estar, enquanto tecidos como o blecaute, responsáveis por impedir a entrada de luz, são sugeridos para salas de televisão, deixando o ambiente mais escuro e propício para um bom filme.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.savvyshoestringinteriors.com/" target="_blank">Savvy Shoestring Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.eladgonen.com/" target="_blank">Elad Gonen Photography</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.simonecollet.com.br/ " target="_blank">Simone Collet</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://castrodesignstudio.com/" target="_blank">Castro Design Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.marcelobrito.com.br/ " target="_blank">Studio Marcelo Brito</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://browndavis.com/" target="_blank">Brown Davis Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.blacknwhitehouse.com/ " target="_blank">Black N White House</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.juliettebyrne.com/ " target="_blank">Juliette Byrne</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://flackstudio.com.au/ " target="_blank"> Flack Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.fdphoto.biz/" target="_blank">Francis Dzikowski Photography</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.thelandccompany.com/" target="_blank">The L&C Company</a>

“Na sala, optamos por cortinas de tecido que são mais ricas e dão mais volume. Se o cliente prefere um visual mais leve, então usamos um voil, mas quando ele quer isolar a sala por completo e criar um clima mais intimista, optamos por tecidos mais pesados como o linho ou a seda rústica, sempre combinados com um forro que pode ser o blackout ou então o tergal verão ou o gabardine que protegem do sol, vedam a visibilidade externa mas não são tão fechados”, comenta a designer.

Quartos com cortina

Seu quarto é o lugar mais pessoal de sua casa, portanto, o mais importante na hora de escolher a decoração desse ambiente é levar em consideração o seu gosto, refletindo sua personalidade.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.savvyshoestringinteriors.com/" target="_blank">Savvy Shoestring Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.eladgonen.com/" target="_blank">Elad Gonen Photography</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.simonecollet.com.br/ " target="_blank">Simone Collet</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://castrodesignstudio.com/" target="_blank">Castro Design Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.marcelobrito.com.br/ " target="_blank">Studio Marcelo Brito</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://browndavis.com/" target="_blank">Brown Davis Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.blacknwhitehouse.com/ " target="_blank">Black N White House</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.juliettebyrne.com/ " target="_blank">Juliette Byrne</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://flackstudio.com.au/ " target="_blank"> Flack Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.agatacdesign.co.uk/" target="_blank">Agata C Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.fdphoto.biz/" target="_blank">Francis Dzikowski Photography</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.thelandccompany.com/" target="_blank">The L&C Company</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.lux-decor.com/" target="_blank">Lux Decor</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.agatacdesign.co.uk/" target="_blank">Agata C Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://tessfine.com/journal/" target="_blank">Tess Fine</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://wkarch.com/" target="_blank">Wheeler Kearns Architects</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.alexanderpollock.com/" target="_blank">Alexander Pollock</a>

Foto de cortinas 114 - 3

Foto: Reprodução / SALA2 arquitetura e design

Foto: Reprodução / <a href="http://www.coupdeville.net/" target="_blank">CoupDeVille Architects</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://turnerpocock.co.uk/" target="_blank">Turner Pocock Interior Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://anniehallinteriors.com/" target="_blank">Annie Hall Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.hugocarter.co.uk/" target="_blank">Hugo Carter</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.furnishedbyanna.co.uk/" target="_blank">Furnished By Anna</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://helenforddesign.com/" target="_blank">Helen Ford Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.kellymcguillhome.com/" target="_blank">Kelly McGuill Home</a>

As cortinas de tecido que vão até o chão trazem elegância e sofisticação ao local e podem ser combinadas com tecidos do tipo blecaute, mas as persianas também são ótimas para controlar a iluminação e deixá-lo mais moderno.

Quartos de bebê com cortina

Em quartos infantis é importante trazer leveza e inocência à ambientação. Tecidos como o voil são uma boa opção, porém outros tecidos mais coloridos podem deixar o local ainda mais alegre.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.savvyshoestringinteriors.com/" target="_blank">Savvy Shoestring Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.eladgonen.com/" target="_blank">Elad Gonen Photography</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.simonecollet.com.br/ " target="_blank">Simone Collet</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://castrodesignstudio.com/" target="_blank">Castro Design Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.marcelobrito.com.br/ " target="_blank">Studio Marcelo Brito</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://browndavis.com/" target="_blank">Brown Davis Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.blacknwhitehouse.com/ " target="_blank">Black N White House</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.juliettebyrne.com/ " target="_blank">Juliette Byrne</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://flackstudio.com.au/ " target="_blank"> Flack Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.agatacdesign.co.uk/" target="_blank">Agata C Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.fdphoto.biz/" target="_blank">Francis Dzikowski Photography</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.thelandccompany.com/" target="_blank">The L&C Company</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.lux-decor.com/" target="_blank">Lux Decor</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.agatacdesign.co.uk/" target="_blank">Agata C Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://tessfine.com/journal/" target="_blank">Tess Fine</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://wkarch.com/" target="_blank">Wheeler Kearns Architects</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.alexanderpollock.com/" target="_blank">Alexander Pollock</a>

Foto de cortinas 115 - 4

Foto: Reprodução / SALA2 arquitetura e design

Foto: Reprodução / <a href="http://www.coupdeville.net/" target="_blank">CoupDeVille Architects</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://turnerpocock.co.uk/" target="_blank">Turner Pocock Interior Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://anniehallinteriors.com/" target="_blank">Annie Hall Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.hugocarter.co.uk/" target="_blank">Hugo Carter</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.furnishedbyanna.co.uk/" target="_blank">Furnished By Anna</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://helenforddesign.com/" target="_blank">Helen Ford Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.kellymcguillhome.com/" target="_blank">Kelly McGuill Home</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.adlsf.com/home/" target="_blank">Artistic Designs for Living</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.studiosuss.com/" target="_blank">Studio Suss</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.interiorsremembered.com/" target="_blank">Interiors Remembered</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.mccroskeyinteriors.com/" target="_blank">McCroskey Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.authenticitybdesigns.com/" target="_blank">Authenticity B. Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://merigo.ca/" target="_blank">Merigo Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.mauriziopellizzoni.co.uk/" target="_blank">Maurizio Pellizzoni</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://rjohnstoninteriordesign.com/" target="_blank">John Ston Interior Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://susansutherlindesigns.com/" target="_blank">Susan Sutherlin Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://lorigentile.com/" target="_blank">Lori Gentile Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.babybedding.com/" target="_blank">Carousel Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.babybedding.com/" target="_blank">Carousel Designs</a>

Além das cortinas de tecido, as persianas também são recomendadas para esse tipo de cômodo, devido à sua praticidade. “Em quartos infantis a praticidade é tudo, gosto sempre das rolôs e romanas porque evitam acúmulo de pó”, diz a profissional.

Cozinhas com cortina

Para cozinhas, é necessário escolher modelos que possibilitem uma fácil higienização, devido ao calor e à gordura. Cortinas de tecido penduradas em varão, por exemplo, são uma boa opção. É importante também fazer a cortina na medida certa de sua janela, para não atrapalhar a utilização da pia, que normalmente fica embaixo da janela.

Foto: Reprodução / <a href="http://www.savvyshoestringinteriors.com/" target="_blank">Savvy Shoestring Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.eladgonen.com/" target="_blank">Elad Gonen Photography</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.simonecollet.com.br/ " target="_blank">Simone Collet</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://castrodesignstudio.com/" target="_blank">Castro Design Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.marcelobrito.com.br/ " target="_blank">Studio Marcelo Brito</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://browndavis.com/" target="_blank">Brown Davis Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.blacknwhitehouse.com/ " target="_blank">Black N White House</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.juliettebyrne.com/ " target="_blank">Juliette Byrne</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://flackstudio.com.au/ " target="_blank"> Flack Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.agatacdesign.co.uk/" target="_blank">Agata C Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.fdphoto.biz/" target="_blank">Francis Dzikowski Photography</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.thelandccompany.com/" target="_blank">The L&C Company</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.lux-decor.com/" target="_blank">Lux Decor</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.agatacdesign.co.uk/" target="_blank">Agata C Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://tessfine.com/journal/" target="_blank">Tess Fine</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://wkarch.com/" target="_blank">Wheeler Kearns Architects</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.alexanderpollock.com/" target="_blank">Alexander Pollock</a>

Foto de cortinas 116 - 5

Foto: Reprodução / SALA2 arquitetura e design

Foto: Reprodução / <a href="http://www.coupdeville.net/" target="_blank">CoupDeVille Architects</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://turnerpocock.co.uk/" target="_blank">Turner Pocock Interior Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://anniehallinteriors.com/" target="_blank">Annie Hall Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.hugocarter.co.uk/" target="_blank">Hugo Carter</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.furnishedbyanna.co.uk/" target="_blank">Furnished By Anna</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://helenforddesign.com/" target="_blank">Helen Ford Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.kellymcguillhome.com/" target="_blank">Kelly McGuill Home</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.adlsf.com/home/" target="_blank">Artistic Designs for Living</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.studiosuss.com/" target="_blank">Studio Suss</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.interiorsremembered.com/" target="_blank">Interiors Remembered</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.mccroskeyinteriors.com/" target="_blank">McCroskey Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.authenticitybdesigns.com/" target="_blank">Authenticity B. Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://merigo.ca/" target="_blank">Merigo Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.mauriziopellizzoni.co.uk/" target="_blank">Maurizio Pellizzoni</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://rjohnstoninteriordesign.com/" target="_blank">John Ston Interior Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://susansutherlindesigns.com/" target="_blank">Susan Sutherlin Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://lorigentile.com/" target="_blank">Lori Gentile Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.babybedding.com/" target="_blank">Carousel Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.babybedding.com/" target="_blank">Carousel Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://danawolterinteriors.com/" target="_blank">Dana Wolter</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.precisioncabinets.com/" target="_blank">Precision Cabinets</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://mascheroniconstruction.com/" target="_blank">Mascheroni Construction</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://blakeslondon.com/" target="_blank">Blakes London</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.gramlickdesigns.co.uk/" target="_blank">Gramlick Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://suddell.com/" target="_blank">Suddell Architects & Builders</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.nextlevelbuilders.com/" target="_blank">Next Level Builders</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.williamquarles.photography/" target="_blank">William Quarles Photography</a>

Foto: Reprodução / Anna Lattimore Interior Design

Foto: Reprodução / <a href="http://www.stephengraver.com/" target="_blank">Stephen Graver</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://diegobortolato.it/" target="_blank">Diego Bortolato</a>

Outra boa opção e que tem sido muito pedida recentemente, são as persianas rolô, já que tem tamanho regulável e são muito fáceis e práticas para limpar.

Demais áreas com cortina

Existem outros cômodos da casa que podem precisar de cortinas, como por exemplo, escadas, áreas de serviço, de lazer, escritórios e banheiros. Confira cortinas escolhidas para alguns desses ambientes:

Foto: Reprodução / <a href="http://www.savvyshoestringinteriors.com/" target="_blank">Savvy Shoestring Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.eladgonen.com/" target="_blank">Elad Gonen Photography</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.simonecollet.com.br/ " target="_blank">Simone Collet</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://castrodesignstudio.com/" target="_blank">Castro Design Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.marcelobrito.com.br/ " target="_blank">Studio Marcelo Brito</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://browndavis.com/" target="_blank">Brown Davis Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.blacknwhitehouse.com/ " target="_blank">Black N White House</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.juliettebyrne.com/ " target="_blank">Juliette Byrne</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://flackstudio.com.au/ " target="_blank"> Flack Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.agatacdesign.co.uk/" target="_blank">Agata C Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.fdphoto.biz/" target="_blank">Francis Dzikowski Photography</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.thelandccompany.com/" target="_blank">The L&C Company</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.lux-decor.com/" target="_blank">Lux Decor</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.agatacdesign.co.uk/" target="_blank">Agata C Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://tessfine.com/journal/" target="_blank">Tess Fine</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://wkarch.com/" target="_blank">Wheeler Kearns Architects</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.alexanderpollock.com/" target="_blank">Alexander Pollock</a>

Foto de cortinas 117 - 6

Foto: Reprodução / SALA2 arquitetura e design

Foto: Reprodução / <a href="http://www.coupdeville.net/" target="_blank">CoupDeVille Architects</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://turnerpocock.co.uk/" target="_blank">Turner Pocock Interior Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://anniehallinteriors.com/" target="_blank">Annie Hall Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.hugocarter.co.uk/" target="_blank">Hugo Carter</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.furnishedbyanna.co.uk/" target="_blank">Furnished By Anna</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://helenforddesign.com/" target="_blank">Helen Ford Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.kellymcguillhome.com/" target="_blank">Kelly McGuill Home</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.adlsf.com/home/" target="_blank">Artistic Designs for Living</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.studiosuss.com/" target="_blank">Studio Suss</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.interiorsremembered.com/" target="_blank">Interiors Remembered</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.mccroskeyinteriors.com/" target="_blank">McCroskey Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.authenticitybdesigns.com/" target="_blank">Authenticity B. Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://merigo.ca/" target="_blank">Merigo Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.mauriziopellizzoni.co.uk/" target="_blank">Maurizio Pellizzoni</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://rjohnstoninteriordesign.com/" target="_blank">John Ston Interior Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://susansutherlindesigns.com/" target="_blank">Susan Sutherlin Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://lorigentile.com/" target="_blank">Lori Gentile Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.babybedding.com/" target="_blank">Carousel Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.babybedding.com/" target="_blank">Carousel Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://danawolterinteriors.com/" target="_blank">Dana Wolter</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.precisioncabinets.com/" target="_blank">Precision Cabinets</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://mascheroniconstruction.com/" target="_blank">Mascheroni Construction</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://blakeslondon.com/" target="_blank">Blakes London</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.gramlickdesigns.co.uk/" target="_blank">Gramlick Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://suddell.com/" target="_blank">Suddell Architects & Builders</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.nextlevelbuilders.com/" target="_blank">Next Level Builders</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.williamquarles.photography/" target="_blank">William Quarles Photography</a>

Foto: Reprodução / Anna Lattimore Interior Design

Foto: Reprodução / <a href="http://www.stephengraver.com/" target="_blank">Stephen Graver</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://diegobortolato.it/" target="_blank">Diego Bortolato</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://traciebutlerdesign.com/" target="_blank">Tracie Butler Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.platinumserieshomes.net/" target="_blank">Platinum Series Homes</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.bynumhomes.com/" target="_blank">John Bynum</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://carlaaston.com/designed" target="_blank">Carla Aston</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.historicalconcepts.com/" target="_blank">Historical Concepts</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://debrayates.com/" target="_blank">Debra Yates</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://nataliesheedy.com/" target="_blank">Natalie Sheedy</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.melissagerstledesign.com/" target="_blank">Melissa Gerstle Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://completehi.com/" target="_blank">Complete Home Improvement</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://rethinkdesignstudio.com/" target="_blank">Rethink Design Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.tomstringer.com/" target="_blank">Tom Stringer</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://cristiholcombe.com/" target="_blank">Cristi Hocombe</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.greencouch.com/" target="_blank">Green Couch</a>

Para o banheiro são indicadas cortinas mais resistentes à umidade, como as persianas rolô e romana, por exemplo. Já para as escadas e escritórios, as cortinas tradicionais de tecido são mais utilizadas. Pense em estilo e sofisticação para áreas de lazer e em praticidade e privacidade para áreas de serviço.

Como escolher o modelo de cortina

Foto: Reprodução / B.design

Foto: Reprodução / B.design

Não é tão simples escolher o modelo certo de cortina, muitos fatores devem ser levados em conta. Como já dito anteriormente, é preciso ter em mente as necessidades do cômodo escolhido: se ele precisa de uma cortina que proporcione pouca ou bastante claridade, qual a dimensão do cômodo e distribuição dos móveis presentes nele, em que local da casa ele está localizado e se por causa disso é necessário privacidade no ambiente, entre outros.

Quanto ao material da cortina, Pablo Castro, consultor de vendas Uniflex Niterói aponta que “projeto, luminosidade do ambiente e quantidade de sol na fachada devem ser considerados antes de escolher o material ideal da cortina de cada ambiente”, já que o material da cortina pode controlar a claridade que entrará no cômodo. Além disso, materiais mais resistentes são opções mais indicadas para locais em que a quantidade de luz do sol é maior.

Em relação às cores para sua cortina, é preciso pensar na decoração já existente no local. Móveis coloridos pedem cortinas mais claras e simples, que não deixem o ambiente sobrecarregado, enquanto móveis mais neutros proporcionam uma gama maior de opções para cores e estampas.

Esse fator também deve ser levado em conta para cômodos pequenos. Cortinas de cores neutras, sem estampas e com pouco volume dão a sensação de ampliar o ambiente. Além disso, “é importante ficar atento ao espaço onde será inserida a cortina ou persiana, medir bem a largura e altura da janela para evitar erros”, ensina Castro.

É fundamental considerar a praticidade do tecido ou material de sua cortina na hora de escolhê-la. Quanto mais fácil for de limpá-lo, melhor. Se você tem crianças em casa, esse fator é ainda mais relevante. De acordo com Pablo Castro, “diferente da cortina convencional, as persianas oferecem maior praticidade, com limpeza simples e inibição de acúmulo de poeira. Tecidos com acabamentos em PVC, como as telas solares e alguns blecautes são totalmente laváveis e com manutenção muito simples. Outros em poliéster, permitem o uso de pano úmido. Em sua maioria, possuem tratamento antiestático, que evita o acúmulo de poeira.”

Como escolher o tamanho da cortina

Foto: Reprodução / Caisson Studios

Foto: Reprodução / Caisson Studios

Você pode optar por cortinas curtas, até a base da janela ou por cortinas mais longas. O primeiro modelo é necessário quando existem móveis em baixo de sua janela e é mais prático para limpar, além disso mantém sua parede livre. Já o segundo traz elegância e leveza ao ambiente, contribuindo para sua decoração.

“O tamanho da cortina depende muito da distribuição dos móveis. Por exemplo, se tiver uma bancada de estudos embaixo da janela você já está limitado a uma cortina/persiana até esse limite. As cortinas que vão até o chão trazem mais aconchego e aquecem o ambiente, já as mais curtas são mais práticas e simples”, detalha Nathalia Ekstein.

Onde comprar cortinas online

Com a praticidade da internet, é muito fácil comprar uma cortina. Basta pesquisar e encontrar o modelo de sua preferência e finalizar a compra. O produto será entregue no seu endereço! Mas é preciso tomar cuidado com as medidas para não comprar uma cortina menor que o espaço que você possui. Confira algumas opções de cortinas que podem ser adquiridas de forma online:

Foto: Reprodução / <a href="http://www.savvyshoestringinteriors.com/" target="_blank">Savvy Shoestring Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.eladgonen.com/" target="_blank">Elad Gonen Photography</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.simonecollet.com.br/ " target="_blank">Simone Collet</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://castrodesignstudio.com/" target="_blank">Castro Design Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.marcelobrito.com.br/ " target="_blank">Studio Marcelo Brito</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://browndavis.com/" target="_blank">Brown Davis Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.blacknwhitehouse.com/ " target="_blank">Black N White House</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.juliettebyrne.com/ " target="_blank">Juliette Byrne</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://flackstudio.com.au/ " target="_blank"> Flack Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.agatacdesign.co.uk/" target="_blank">Agata C Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.fdphoto.biz/" target="_blank">Francis Dzikowski Photography</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.thelandccompany.com/" target="_blank">The L&C Company</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.lux-decor.com/" target="_blank">Lux Decor</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.agatacdesign.co.uk/" target="_blank">Agata C Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://tessfine.com/journal/" target="_blank">Tess Fine</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://wkarch.com/" target="_blank">Wheeler Kearns Architects</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.alexanderpollock.com/" target="_blank">Alexander Pollock</a>

Foto de cortinas 118 - 7

Foto: Reprodução / SALA2 arquitetura e design

Foto: Reprodução / <a href="http://www.coupdeville.net/" target="_blank">CoupDeVille Architects</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://turnerpocock.co.uk/" target="_blank">Turner Pocock Interior Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://anniehallinteriors.com/" target="_blank">Annie Hall Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.hugocarter.co.uk/" target="_blank">Hugo Carter</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.furnishedbyanna.co.uk/" target="_blank">Furnished By Anna</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://helenforddesign.com/" target="_blank">Helen Ford Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.kellymcguillhome.com/" target="_blank">Kelly McGuill Home</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.adlsf.com/home/" target="_blank">Artistic Designs for Living</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.studiosuss.com/" target="_blank">Studio Suss</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.interiorsremembered.com/" target="_blank">Interiors Remembered</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.mccroskeyinteriors.com/" target="_blank">McCroskey Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.authenticitybdesigns.com/" target="_blank">Authenticity B. Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://merigo.ca/" target="_blank">Merigo Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.mauriziopellizzoni.co.uk/" target="_blank">Maurizio Pellizzoni</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://rjohnstoninteriordesign.com/" target="_blank">John Ston Interior Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://susansutherlindesigns.com/" target="_blank">Susan Sutherlin Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://lorigentile.com/" target="_blank">Lori Gentile Interiors</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.babybedding.com/" target="_blank">Carousel Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.babybedding.com/" target="_blank">Carousel Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://danawolterinteriors.com/" target="_blank">Dana Wolter</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.precisioncabinets.com/" target="_blank">Precision Cabinets</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://mascheroniconstruction.com/" target="_blank">Mascheroni Construction</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://blakeslondon.com/" target="_blank">Blakes London</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.gramlickdesigns.co.uk/" target="_blank">Gramlick Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://suddell.com/" target="_blank">Suddell Architects & Builders</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.nextlevelbuilders.com/" target="_blank">Next Level Builders</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.williamquarles.photography/" target="_blank">William Quarles Photography</a>

Foto: Reprodução / Anna Lattimore Interior Design

Foto: Reprodução / <a href="http://www.stephengraver.com/" target="_blank">Stephen Graver</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://diegobortolato.it/" target="_blank">Diego Bortolato</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://traciebutlerdesign.com/" target="_blank">Tracie Butler Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.platinumserieshomes.net/" target="_blank">Platinum Series Homes</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.bynumhomes.com/" target="_blank">John Bynum</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://carlaaston.com/designed" target="_blank">Carla Aston</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.historicalconcepts.com/" target="_blank">Historical Concepts</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://debrayates.com/" target="_blank">Debra Yates</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://nataliesheedy.com/" target="_blank">Natalie Sheedy</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.melissagerstledesign.com/" target="_blank">Melissa Gerstle Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://completehi.com/" target="_blank">Complete Home Improvement</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://rethinkdesignstudio.com/" target="_blank">Rethink Design Studio</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.tomstringer.com/" target="_blank">Tom Stringer</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://cristiholcombe.com/" target="_blank">Cristi Hocombe</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.greencouch.com/" target="_blank">Green Couch</a>

Cortina Corta Luz por R$22,90 nas <a href="http://www.americanas.com.br/produto/10708433/cortina-corta-luz-bege-black-out-blecaute-veda-luz-pvc" target="blank_">Lojas Americanas</a>

Persiana de Poliéster Rolô por R$166,44 no <a href="http://www.submarino.com.br/produto/116873217/persiana-de-poliester-rolo-dupla-raimbow-60x100cm-linho-evolux" target="blank_">Submarino</a>

Persiana Rolô por R$359,90 na <a href="https://ad.zanox.com/ppc/?35169284C1835471&ULP=[[http://www.leroymerlin.com.br/persiana-rolo-soft-linho-bege-1,60x1,40m_88371143??utm_source=Zanox&utm_medium=Rede_Afiliados&utm_content=eCommerce&utm_campaign=Campanha_Zanox_Deeplink&internal-utmz=zanox]]" target="blank_">Leroy Merlin</a>

Cortina Paris por R$89,99 nas <a href="http://www.americanas.com.br/produto/9102838/cortina-paris-3-metros-x-2-80-metros-alt.-malha-tabaco" target="blank_">Lojas Americanas</a>

Cortina de algodão com passante por R$44,91 nas <a href="http://www.americanas.com.br/produto/110302165/cortina-algodao-com-passante-para-janela-2-20x1-80m-sultan" target="blank_">Lojas Americanas</a>

Cortina de Voil com Ilhós R$149,99 no <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?29470371C10967541&ULP=[[http://www.mobly.com.br/cortina-para-quarto-ou-sala-com-ilhos-400x260-voil-branca-madritex-casa-88173.html#a=3|p=0|pn=1|t=catalog|c=769|s=0?utm_source=Zanox&utm_medium=Afiliados&utm_campaign=deeplink]]" target="blank_">Mobly</a>

Cortina Bege por R$419,90 no <a href="https://ad.zanox.com/ppc/?35169284C1835471&ULP=[[http://www.leroymerlin.com.br/cortina-para-sala-quarto-sergipe-bege-2,60x4,50m_88355806??utm_source=Zanox&utm_medium=Rede_Afiliados&utm_content=eCommerce&utm_campaign=Campanha_Zanox_Deeplink&internal-utmz=zanox]]" target="blank_">Leroy Merlin</a>

Persiana PVC por R$57,51 no <a href="https://ad.zanox.com/ppc/?35169272C62197595&ULP=[[http://www.extra.com.br/CamaMesaBanho/Cortinas/CortinasePersianas/Evolux-Persiana-PVC-140x160cm-Evolux-Bege-35274.html??utm_source=zanox&utm_medium=deeplink&utm_campaign=deeplink]]" target="blank_">Extra</a>

Cortina Bella Janela por R$159,99 na <a href="http://ad.zanox.com/ppc/?28065109C79450365&ULP=[[http://www.dafiti.com.br/Cortina-Bella-Janela-280x180cm-Pratika-Atenas-Branca-1763333.html??utm_source=zanox&utm_medium=deeplink_generator&utm_campaign=deeplink_generator]]" target="blank_">Dafiti</a>

Uma dica importante na hora de escolher o tamanho de sua cortina é sempre deixar 20 cm de sobra sem suas laterais, para evitar vazamento de luz. Castro diz que “a cortina, dependendo do modelo e situação, pode ser desde embutida no vão ou passar nas laterais e para baixo. Uma sugestão é deixar uma folga de 20cm para cada lado. Peça sempre está folga para as empresas que forem instalar as cortinas, pois evita qualquer problema na hora de escolher o tamanho da cortina”.

Como fazer sua própria cortina

Além das cortinas que você encontra para comprar, uma outra opção, mais econômica e que deixará o ambiente com um toque especial é utilizar uma cortina feita por você mesmo. Existem vários vídeos no Youtube que podem ajudar no processo, confira algumas opções:

Cortina feita de lençol

A vantagem de usar lençol ao invés de tecido para fazer sua cortina é que ele já vem com a bainha pronta e não precisa de costura nenhuma, mas também é possível fazer o mesmo processo com qualquer tipo de tecido, a única diferença é que talvez seja necessário fazer um acabamento nas laterais. Tudo o que você precisa para reproduzir esse tutorial é de lençol, pares de ilhoses, tesoura e de um varão para pendurar sua cortina!

Cortina transparente e improvisada

Aprenda a fazer uma cortina de tecido sem precisar de costura também! Para fazer o acabamento você precisará de uma fita de pompons. Outros materiais que você vai utilizar, além da fita e do tecido de sua preferência, são: tesoura, fita métrica, cola quente, martelo e tachinhas.

Cortina de fios

Para fugir do comum, você pode inovar no material da sua cortina! Esse tutorial ensina a fazer uma cortina de fios de barbante que pode ser usada tanto em sua janela quanto em uma passagem de ambiente. Você vai precisar pregar ganchinhos na parede e cortar vários fios na medida do seu teto até o chão. Muito fácil, prático e, com certeza, dará um charme a mais ao ambiente.

Como é possível observar, existem diversos modelos e diversas possibilidades de cortinas, então, para escolher a sua, é preciso pesquisar com atenção as melhores opções e se informar sobre cada tipo de tecido ou material. Além disso, analise ambientes decorados para saber o que mais combina com o que você possui. Não esqueça também de levar em consideração as suas preferências e gostos, já que a decoração de um cômodo vai muito além de dicas e instruções a serem seguidas, depende muito de como você sonha e deseja que sua casa seja decorada.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments