Por Ana Kordelos
Item que remete a luxo e elegância, a cristaleira aportou em terras brasileiras através da nossa colonização, trazida pelos portugueses, onde iniciou sua presença nas casas da burguesia e dos senhores de engenho.
Sua origem provável data de meados do século XVII, onde a rainha Mary da Inglaterra decidiu que queria expor toda sua coleção de cristais e porcelanas, demonstrando todo seu amor pelos itens requintados. Assim, solicitou a seus carpinteiros que confeccionassem o móvel, que teve sua popularidade expandida por toda a Europa, atingindo até os Estados Unidos.
Tradicionalmente feita de madeira e vidro, permitindo a visualização dos objetos armazenados em seu interior, atualmente possui grande variedade de materiais possíveis para sua confecção, desde aço inoxidável e o ferro até o alumínio, ou ainda uma combinação destes materiais.
Publicidade
Pode ser pintada de diversas cores, possibilitando uma repaginada no visual clássico conferido pela madeira em seu estado original. Dentre as opções mais modernas, existe ainda a possibilidade de adicionar luzes em seu interior, garantindo ainda mais destaque aos itens dispostos em suas prateleiras.
Confira a seguir uma seleção com modelos diferentes de prateleiras para deixar sua sala de jantar ainda mais bela:
Foto: Reprodução / Babi Teixeira
Um móvel de acabamento fosco, com prateleiras em madeira branca e fundo espelhado. O recurso do espelho é uma boa opção para adicionar profundidade ao móvel, ao refletir os itens nele dispostos. Já a cor branca é ideal para garantir destaque aos objetos coloridos no cômodo.
Publicidade
Foto: Reprodução / Neza Cesar
Móvel imponente, possui medidas consideráveis. Como a cor escolhida para o mobiliário da cozinha é um tom sóbrio, ganhou uma estrutura em madeira escura e amplas portas de vidro fumê. Vale notar que cada prateleira acomoda um grupo diferente de objetos, fazendo uma divisão harmônica.
Foto: Reprodução / Estúdio Penha
Esta opção é ideal para quem prefere um modelo mais clássico. Confeccionada em madeira escura, sua estrutura possui poucos desenhos, garantindo que os objetos em seu interior fiquem com todo o destaque. Para isso, uma ampla porta de vidro foi adicionada.
Foto: Reprodução / Neza Cesar
O tamanho da cristaleira varia de acordo com os gostos pessoais de seu dono, assim como o número de peças a serem acomodadas em seu interior. Enquanto as opções com uma ou duas portas são as mais comuns, existem ainda os modelos maiores, ideais para os colecionadores de louças e cristais.
Foto: Reprodução / DT Estudio
A combinação do uso de madeira na estrutura da cristaleira e vidro nas portas e prateleiras garantem elegância e destaque para o seu conteúdo. Aqui o móvel possui base de madeira, com pés palito esculpidos e uma ampla gaveta para aumentar as possibilidades de armazenamento.
Facilitando na hora da limpeza, não deixa acumular sujeira embaixo do móvel. Sua estrutura é feita toda em madeira em tom caramelo com desenhos esculpidos. Já o interior possui cinco prateleiras de vidro e uma de madeira, conferindo um charme todo especial à peça.
Foto: Reprodução / DT Studio
Nesta sala de jantar, é possível visualizar dois modelos diferentes do móvel, dispostos em cantos opostos do cômodo. A cristaleira que aparece à esquerda abriga uma suntuosa coleção de porcelanas, nos mais variados estilos. Já a da direita ganhou a função de dispor as diferentes peças feitas de cristal.
Foto: Reprodução / Gebara Conde Sinisgalli Arquitetos
Projeto ousado, utilizar a cristaleira como se fosse uma vitrine, aproveitando-se da divisória de vidro que separa os dois cômodos. A cor escolhida é a branca, garantindo que o visual inusitado deste item não pese em um ambiente de tons claros e discretos.
Foto: Reprodução / Marina Amorim
De formato estreito, esta opção é uma ótima escolha para salas de tamanhos reduzidos. Para garantir um charme especial, a porta tem formato abaulado, deixando-a ainda mais bela. O tom escolhido para a peça é fácil de combinar e a gaveta possibilita ainda mais utilidade ao móvel.
Foto: Reprodução / Silvana Cecilio
Fuja do tradicional e opte por um móvel com cores diferentes. Esta peça possui a moldura das portas em um tom diferente do que o restante de sua estrutura, o que garante um visual mais belo e interessante para a peça. Destaque especial para as prateleiras feitas na mesma madeira que a estrutura.
Publicidade
Foto: Reprodução / BC Arquitetos
Para esta bela cristaleira manter seu estilo mais rústico, a madeira eleita para sua confecção foi a de demolição, demonstrando todo o seu estilo na estrutura e fundos do móvel. Item de tamanho avantajado, é ideal para acomodar as peças sem poluir o visual.
Foto: Reprodução / ANN Arquitetura
Se você possui um móvel que é passado de geração para geração em sua família, uma boa ideia é reformá-lo para que ele ganhe uma nova cara, seguindo o estilo de decoração escolhido para o seu lar, porém sem perder aquela memória afetiva que nos remete aos momentos de nostalgia.
Foto: Reprodução / Graça Brenner
Outra opção que ajuda no momento da limpeza do lar, ao optar por um móvel suspenso ainda é possível aproveitar qualquer parede com um espaço disponível. Aqui, a cristaleira é predominantemente elaborada em vidro e está posicionada entre dois nichos decorativos.
Foto: Reprodução / Camila Chalon
De estrutura estreita, ideal para caber em qualquer cantinho, esta cristaleira ganha um toque vintage ao receber pintura com a técnica de pátina, uma opção que valoriza o visual mais antigo dos móveis. Vale notar que seu interior também recebeu a pintura, garantindo uma harmonia ao móvel.
Foto: Reprodução / Desmobilia
Móvel pequeno, com design contemporâneo e linhas retas, a cristaleira recebe portas com abertura vertical. A cor escolhida para sua estrutura não poderia ser mais atual: preto fosco. Acomodada no canto da sala, ainda possui a função de armazenar pequenos objetos de decoração em sua superfície.
Foto: Reprodução / Buji Decoração Reuso
A tom escolhido para esta cristaleira de modestas proporções foi o amarelo, garantindo mais vivacidade ao ambiente. Seus longos pés ficam em evidência, enquanto sua superfície ganha a funcionalidade de um pequeno bar. Detalhe especial para a placa em neon sinalizando a função do móvel.
Foto: Reprodução / Casulo Arquitetura Design
Móvel ideal para complementar este cômodo com toque campestre e estilo romântico, esta cristaleira possui design antigo. Com a função de guarda-louças, além de possuir duas portas de vidro, ainda conta com uma ampla gaveta e duas portas de madeira, garantindo armazenamento de sobra.
Foto: Reprodução / TriaArquitetura
Além do seu visual de tirar o fôlego, com portas com desenhos esculpidos, este móvel cheio de pompa ganha função dupla: além de acomodar as taças de cristais, ainda torna-se um bar improvisado.
Foto: Reprodução / Daniela Marques
Como a sala de jantar possui espaço reduzido, a solução foi adicionar uma cristaleira embutida à parede, de modo a não atrapalhar na hora de um convidado puxar a cadeira para sentar-se à mesa de jantar. A cor branca colabora para que o móvel seja discreto, mas belo.
Foto: Reprodução / Juliana Pippi
Posicionada de modo a dividir ambientes, esta cristaleira foi confeccionada com prateleiras de vidro e emoldurada por lindas placas de espelhos, que também aparecem no fundo, ampliando o móvel, que ainda recebeu iluminação embutida.
Foto: Reprodução / Dietrich e Hickmann Arquitetura
Apesar de não possuir medidas avantajadas, esta cristaleira destaca-se pelo uso de madeira em tom de marrom escuro, garantindo um visual sóbrio ao ambiente. Com prateleiras de vidro, ainda possui uma gaveta, possibilitando o armazenamento de itens variados em seu interior.
Foto: Reprodução / MeyerCortez
Se o móvel possui medidas pequenas, uma boa opção para destacá-lo é adicionar luzes ao seu redor. Neste ambiente, ainda é possível verificar que o tom escolhido para a cristaleira harmoniza-se com o tom da parede atrás do sofá, assim como do tecido das almofadas.
Foto: Reprodução / Lima Orsolini
O diferencial deste móvel está na madeira utilizada para sua estrutura. Esculpida por um talentoso marceneiro, é o destaque principal deste ambiente em tons neutros. Ela ainda possui prateleiras de vidro e fundo elaborado com espelho, tudo para garantir ainda mais beleza ao móvel.
Foto: Reprodução / Braccini + Lima
Se você possui espaço de sobra, ao invés de comprar uma cristaleira, invista em um móvel planejado multifuncional para sua sala. Neste exemplo, a cristaleira é dupla, possur luzes embutidas e está emoldurando o buffet e garantindo espaço para armazenar itens decorativos.
Foto: Reprodução / Juliana Pippi
Dupla cheia de estilo e beleza, apostar em uma cristaleira em tons de madeira e branco garante beleza e estilo ao ambiente. Aqui, esta combinação ainda deixa a parede pintada em tom vibrante em evidência. Para um visual mais sofisticado, as prateleiras do móvel ganham iluminação dedicada.
Foto: Reprodução / Lima Orsolini
Em vez de ser instalada na sala de jantar, como de costume, esta cristaleira faz parte de um amplo móvel planejado que ocupa a parede da sala de TV. Embutida ao home office, ainda possui a função de bar, armazenando as bebidas. Destaque para a beleza proporcionada pelo tom de madeira escolhido.
Foto: Reprodução / Angela Pinho Arquitetura
Esta cristaleira possui visual exuberante. De formato cilíndrico, é embutida na parede do cômodo e suas portas recebem o mesmo painel amadeirado do que o restante da parede. Em seu interior, estrutura na cor preta e prateleiras confeccionadas em vidro.
Foto: Reprodução / Juliana Pippi
Para este ambiente que possui madeira em abundância, nada como escolher um modelo tradicional de cristaleira com visual rústico e madeira cheia de detalhes. Posicionada à frente de uma parede revestida com placas de madeira, o contraste de tons encanta e enche o cômodo de personalidade.
Foto: Reprodução / Patricia Azoni
Apesar do estilo desta cristaleira ser mais clássico, o visual foi repaginado no momento em que ela recebeu uma camada de tinta preta fosca para cobrir o tom natural da madeira. Uma atenção especial também foi dada aos puxadores, que podem dar ainda mais charme ao móvel.
Foto: Reprodução / Bender Arquitetura
Cheio de personalidade, este modelo garante elegância para o ambiente. Elaborado com madeira escura envernizada, possui um brilho marcante e vários compartimentos para armazenar os cristais e outros objetos decorativos. Destaque para o lindo quadro ao centro.
Foto: Reprodução / Bracini + Lima
A cristaleira, por si só, é um móvel de destaque no ambiente. Nesta sala de jantar, como a parede recebeu um belo papel de parede listrado colorido, o ideal foi optar por um modelo mais discreto. Aqui, até as prateleiras são de madeira pintada de branco, garantindo um visual discreto e equilibrado.
Foto: Reprodução / Enzo Sobocisnki
O móvel de grandes proporções cobre a parede inteira deste cômodo. Elaborada com dois tons de madeira, possui espaço de sobra para acomodar as várias peças de cristal. Para dar mais destaque aos objetos, as prateleiras de vidro ganham iluminação em LED, resultando em um lindo efeito.
Foto: Reprodução / Anna Paula Moraes
Ideal para o homem moderno, a cristaleira deixa de ser um móvel associado às casas das avós e tornam-se um item cheio de estilo e beleza, ideal para acomodar as taças de cristal e até mesmo a adega ou frigobar. Aqui, o tom preto garante masculinidade ao ambiente.
Foto: Reprodução / Elevo Arquitetura
Este modelo, com bordas arredondadas e madeira desenhada garante o visual tradicional do móvel, muito comum nos lares dos anos 1980 e 1990. Em tom de madeira escuro, combina com os nichos na parede e com as cadeiras de encosto com trama manual.
Foto: Reprodução / Graça Brenner
O vidro é um material que garante sofisticação e beleza aonde quer seja empregado. Nesta cristaleira, tanto a estrutura quanto as prateleiras utilizam esse recurso para garantir destaque total às peças de cristais dispostas em grupos. Na ultima prateleira, bebidas complementam o visual.
Foto: Reprodução / INOVA Arquitetura
Se a cristaleira for feita como um móvel planejado, pode ter as medidas ideais para ocupar aquele canto que antes era sem utilidade. Aqui o modelo possui linhas retas, com friso em madeira de um tom mais claro. Suas portas foram confeccionadas em vidro em tom fumê, com efeito discreto.
Foto: Reprodução / Laura Santos
Se o espaço disponível não permite um móvel de proporções amplas, aposte em uma cristaleira de formato retangular. Esta da foto possui estrutura de madeira e portas e prateleiras de vidro, e foi posicionada embaixo da escada, provando que a peça cabe em qualquer cantinho.
Foto: Reprodução / Camarina Studio
Este exemplo mostra como o projeto de móveis planejados pode fazer a diferença no seu lar. Aqui novamente a cristaleira faz parte do móvel destinado à sala de TV, embutindo-se ao painel. Destaque para a moldura das portas em alumínio, que resulta num belo contraste.
Foto: Reprodução / Naiara Loch
Uma ótima ideia para dividir ambientes integrados é apostar em uma cristaleira com fundo vazado. Nessa ideia, a estrutura é feita de madeira, enquanto as prateleiras e portas foram confeccionadas em vidro. A organização dos itens também faz parte da decoração.
Foto: Reprodução / Camarina Studio
Apesar de os tons de madeira não terem restrições no momento de decorar um ambiente, se o cômodo já possuir móveis elaborados com este material, o aconselhável é optar pela cor branca para não ter perigo de pesar no visual ou errar na hora da escolha.
Foto: Reprodução / Lorrayne Zucolotto
Um dos modelos mais populares na última década, o estilo convencional de cristaleiras corresponde ao móvel em sua cor natural de madeira, com acabamento em verniz e quatro portas, sendo duas delas em vidro transparente e as outras duas no mesmo material que sua estrutura. Nesse ambiente, o móvel aparece repaginado, na cor vermelha.
Foto: Reprodução / Paula Sizinando
A beleza e o diferencial de uma cristaleira se dá pelo número de detalhes em que sua estrutura de madeira apresenta, além dos desenhos variados e curvas que só um marceneiro muito habilidoso está apto a fazer. Essa peça, com fundo espelhado, garante mais beleza ao móvel.
Foto: Reprodução / Rico Mendonça
Uma boa solução para quem deseja que as portas de vidro não possuam reflexo, deixando todo o destaque para seu conteúdo, é optar por vidros com acabamento antirreflexo. Nesta ampla cristaleira em pátina branca, este recurso garante que os objetos variados sejam notados.
Foto: Reprodução / Claudia Sebenello
Como qualquer móvel, a cristaleira pode ganhar novos ares se ganhar puxadores de design diferenciado. Busque sempre por materiais que combinem e abuse de formatos variados. Destaque para as folhas de madeira em um desenho todo especial.
Foto: Reprodução / Marina Turnes Arquitetura
Aqui o móvel ganhou o estilo de armário suspenso ao ser posicionado acima do buffet. Sua estrutura em madeira pintada de branco garante um visual suave, e o abuso do vidro e dos espelhos fica ainda mais belo com os focos de luz embutidos no interior.
Foto: Reprodução / Aurélio Rocha
Planejado de modo a dividir a sala de jantar do hall de entrada, este móvel planejado divide-se em três partes: buffet, cristaleira e armário suspenso com nicho embutido. Com fundo vazado, não pesa no ambiente e garante uma transição suave entre os dois cômodos.
Foto: Reprodução / Carolina Lira
De tamanho reduzido, possui visual de móvel antigo com uma pitada do estilo contemporâneo, que pode ser visualizado na moldura branca nas portas de vidro. Como sua estrutura foi feita em madeira clara, o contraste entre os dois tons resulta em uma aparência cheia de personalidade.
Foto: Reprodução / FM Arquitetura
Para um visual inusitado e descontraído, ao planejar sua cristaleira brinque com os tamanhos e formatos dos nichos. Aqui o móvel foi confeccionado em vidro e embutido à parede. Os tamanhos diferentes garantem espaço o suficiente para acomodar todos os objetos.
Foto: Reprodução / Westwing Brasil
Como a cristaleira é um móvel de origem antiga, apele para um visual mais degastado para o móvel. Aqui a pátina deu conta do recado, transformando o visual da peça e deixando o ambiente cheio de estilo e contrastes.
Foto: Reprodução / Mariane Baptista e Marilda Baptista
O requinte proporcionado pelo vidro é ressaltado pelo uso de iluminação, que utilizou fitas de LED nas prateleiras desta cristaleira suspensa. Sua altura está alinhada à altura do lustre de cristais, garantindo mais luminosidade e beleza à esta elegante sala de jantar.
Foto: Reprodução / Ana Angrimani Arquitetura
Modelo pintado com a técnica de pátina, possui puxadores em um metal escuro, que contrasta com o tom do móvel. Posicionado ao lado de um grande vaso decorativo, ganha detalhe especial ao utilizar dobradiças no mesmo tom e material do que seus puxadores.
Foto: Reprodução / Mariane Baptista e Marilda Baptista
Posicionado acima do buffet-bar, possui tamanho singelo mas preserva sua tradicional funcionalidade e beleza. Como um nicho, contém duas portas deslizantes, prateleira de vidro com iluminação embutida e fundo em espelho para ampliar suas proporções.
Foto: Reprodução / CR2 Arquitetura e Design
Planejado de modo a caber em um espaço pequeno, mas aproveitando cada canto, sua matéria prima é o vidro, utilizado em nichos de tamanhos e formatos diferentes, ideal para cumprir sua multifunção e acomodar até mesmo a adega e a vitrola decorativa.
Foto: Reprodução / Arqtop Estúdio
Uma cristaleira suspensa com sistema de abertura verticalizado é a solução ideal para esta cozinha. Com portas espelhadas em viro fumê, quando fechada mescla-se aos outros armários do ambiente, garantindo um visual mais limpo, com menos informações.
Foto: Reprodução / Studio Bene Arquitetura
Apesar de o modelo tradicional de cristaleira ser aquele que apresenta portas de vidro para exibir seu conteúdo aos visitantes, existe a possibilidade de confeccionar um móvel mais discreto com porta espelhada que, quando fechada, oculta os objetos em seu interior.
Foto: Reprodução / Eco Elemento Arquitetura
A vantagem em escolher um móvel em marcenaria personalizada é que, além do modelo ser exclusivo, o material também será de sua preferência. Neste exemplo podemos observar que a madeira utilizada para a fabricação da cristaleira foi a mesma empregada na confecção da mesa de jantar.
Foto: Reprodução / Elcio Bianchini
Esta cristaleira em formato retangular foi fabricada em placas de vidro e embutida ao armário da cozinha. Para garantir destaque ao móvel, fitas de LED foram fixadas a cada uma de suas prateleiras internas, garantindo um visual futurista.
Foto: Reprodução / Carol Landim
Móvel planejado, possui um belo mix de madeiras em tons diferentes: um no painel do espelho, outro na estrutura da cristaleira e adega e um terceiro no buffet. Toda essa diversidade garante um visual elegante e de tirar o fôlego ao amplo móvel.
Foto: Reprodução / Suelen Kuss
O material escolhido para a confecção da cristaleira é o mesmo utilizado na fabricação da mesa de jantar, resultando em um visual harmonioso. Para dar destaque aos itens dispostos, prateleiras de vidro, spots de luz e fundo espelhado.
Foto: Reprodução / Tatiana Junkes
Um tom vibrante é que faz a diferença em um ambiente com cores neutras predominantes. Aqui a cristaleira de design atual ganhou uma demão de tinta laranja claro, tornando-se o centro das atenções em um ambiente integrado repleto de bege e cinza.
Ainda não se convenceu que este é o item que está faltando para deixar seu lar ainda mais charmoso e requintado? Então confirma mais algumas inspirações:
Foto: Reprodução / Laura Meyer
Foto: Reprodução / Mariane Baptista e Marilda Baptista
Foto: Reprodução / Monise Rosa Arquitetura
Foto: Reprodução / Melody Brum
Foto: Reprodução / MF Arquitetura
Foto: Reprodução / Filomena e Vaz
Foto: Reprodução / Bárbara Pavanello
Foto: Reprodução / Infinity Arquitetura e Interiores
Foto: Reprodução / Carmen Calixto Arquitetura
Foto: Reprodução / Adriana Piva Arquitetura
Foto: Reprodução / Loja Alameda
Foto: Reprodução / Adriana Piva Arquitetura
Foto: Reprodução / Ximenes Dantas
Foto: Reprodução / Marisa Murta
Foto: Reprodução / Ellus Armários e Cozinhas
Foto: Reprodução / NL&MF
Foto: Reprodução / MFerrari
Foto: Reprodução / FM Arquitetura
Foto: Reprodução / Sarah Caldeira
Foto: Reprodução / BM Representações
Foto: Reprodução / Evviva
Foto: Reprodução / Delicatto Interiores
Foto: Reprodução / Morale – Galeria de Móveis
Foto: Reprodução / LeTipp Studio Arquitetura
Foto: Reprodução / Adriana Perez Yamashita
Foto: Reprodução / Forti & Melhado
Foto: Reprodução / Renove Projetos
Foto: Reprodução / Dudi Duarte
Foto: Reprodução / Mariane Clasen
Foto: Reprodução / Bruna Dalbem
Foto: Reprodução / Mariane Clasen
Foto: Reprodução / Westwing Brasil
Foto: Reprodução / Histórias de Casa
Foto: Reprodução / Móveis & Cia
Foto: Reprodução / Carla Lima Interiores
Foto: Reprodução / Fábrica Arquitetura
Foto: Reprodução / Studio Lab
Foto: Reprodução / Diego Revollo
Foto: Reprodução / Fulana Guaçú
Foto: Reprodução / Viviane Maistro Giampini
Foto: Reprodução / FM Arquitetura
Foto: Reprodução / Francine Faraco
Foto: Reprodução / Stefani Arquitetura
Foto: Reprodução / Vicenzza Design
Foto: Reprodução / Carol Benbassat Arquitetura
Independente do estilo ou material com o qual a cristaleira foi confeccionada, ou mesmo suas proporções e detalhes, a verdade é que esta peça, além de ser funcional e auxiliar na decoração, ainda traz beleza e estilo aonde quer que seja posicionada.