Decoração de aniversário simples: 75 ideias criativas e econômicas

Escrito por Katharina Barkmeyer
Em 22.03.19

Seu aniversário está chegando e a sua carteira anda meio vazia? Mas, mesmo assim, você não quer deixar esta data passar em branco? Então confira essa rica matéria em que reunimos dezenas de ideias incríveis e de bom gosto de decoração de aniversário simples que cabem em seu orçamento!

Continua após o anúncio



Fazendo uso de materiais reciclados, assim como aqueles outros itens que são facilmente encontrados em papelarias por um preço bem baixo, todas as sugestões de decoração exigem, principalmente, muita criatividade! Desde o painel decorativo até a mesa do bolo, arranjo de flores, arco de balão, rosetas de papel e pequenos adornos, veja a seguir como criar uma festa gastando pouco e que será sucesso total! Vamos lá?

1. Bandeirinhas

As bandeirinhas são ótimos adornos para complementar a decoração do painel decorativo, assim como da saia da mesa do bolo. Faça o enfeite com diferentes materiais, como jornal, papel colorido ou até mesmo com tecido.

2. Arranjos de flores

Os arranjos de flores concedem todo charme à composição do aniversário, além de agregar mais cor ao ambiente. Aposte em flores de verdade para proporcionar agradáveis aromas ao espaço, mas você também pode decorar com artificiais.

3. Garrafinhas personalizadas

Personalize as garrafinhas ou os copos de plástico da festa com coloridas fitas de cetim, tintas de spray ou apliques, como miçangas ou pérolas, e proporcione ainda mais personalidade à decoração do seu aniversário!

4. Rosetas de papel

Evie Almeida

Continua após o anúncio



Além de serem bem práticas de se fazer, as rosetas de papel irão proporcionar mais cor ao seu painel. Para a produção, você só precisa de cartolina, tesoura, cola branca ou dupla face, régua e lápis!

5. Chapeuzinho

Que tal você mesmo fazer o tradicional chapeuzinho de festa de aniversário usando fitas de cetim e papel cartolina? Você pode usar o item ou até mesmo para incrementar a decoração do local!

6. Cortina de papel crepom

Crie um incrível e charmoso painel decorativo com uma cortina de tiras de papel crepom de várias cores. Assim como os chapeuzinhos e todos os outros enfeites, harmonize sempre com o tema do evento.

7. Saia de mesa de tule

A mesa não é muito bonita ou não combina com o espaço? Crie uma saia de mesa de tule que é superfácil de fazer, além de ser econômica e incrementar a decoração com primor, leveza e muita beleza!

8. Saia de mesa de tecido

Ou, além do tule, você pode pegar aquele tecido bonito que você tem guardado no armário e transformar em uma linda saia de mesa. Complemente a peça com alguns pequenos apliques, como pérolas ou até rosetas de papel.

Continua após o anúncio



9. Flores de papel crepom

Flores de papel crepom podem ser usadas de várias formas na decoração de uma festa de aniversário simples, além de poderem ser confeccionadas em vários tamanhos e cores. O resultado é um espaço ainda mais bonito e decorado.

10. Flores de papel

Já as flores de papel, que podem ser feitas em diferentes formatos, são perfeitas para complementar um painel decorativo com charme, cor e, claro, muita beleza! A opção é perfeita para incrementar festas de aniversários simples.

11. Flores de papel de seda

Assim como as flores de papel crepom, você também pode fazer este item decorativo com papel seda que proporciona um visual ainda mais delicado e feminino. Faça uso de tons diferentes em harmonia para compor o arranjo de flores.

12. Gravatas de papel

Gravatas feitas com papel colorido são ótimas alternativas de decoração de aniversário simples para homem. Elas podem ser colocadas tanto na parede, quanto na mesa do bolo ou nos próprios docinhos da festa.

13. Pompom

Confete Estúdio

Continua após o anúncio



O pompom, além de ser fácil de produzir e não exigir muitos materiais, é ideal para conceder mais cor à composição da festa. O elemento pode ser feito com papel crepom, fitas de cetim ou até mesmo com retalhos de tecido.

14. Pompom de lã

Outra forma de fazer um pompom é o tradicional modelo confeccionado com lã. Você pode criar uma corrente com este fofo e gracioso item para decorar a mesa do bolo ou o painel da sua festa de aniversário.

15. Arco de balão desconstruído

Balões são indispensáveis na hora de decorar uma festa de aniversário, seja ela simples ou de luxo. Chame seus amigos e encha vários balões coloridos e de diferentes tamanhos para formar um belo arco e incrementar a decoração do local.

16. Borboleta de papel

Assim como as gravatas de papel, as borboletas são uma alternativa econômica, prática e fácil de fazer para incrementar o arranjo de uma festa infantil ou feminina. Procure por moldes prontos para confeccionar o item.

17. Quadros decorativos

Complemente o painel da sua festa com diversos quadros decorativos que remetem ao tema escolhido! Caso você não tenha muita habilidade em desenho ou colagem, imprima alguns modelos prontos para compor os quadros.

18. Pisca-pisca

Resgate as luzinhas de Natal e use-as para complementar a composição da sua festa! Dependendo da quantidade que você tiver em casa, vale fazer uma cortina com pisca-pisca para um evento supercharmoso e glamouroso ou pendurar na saia da mesa.

19. Varal de fotos

Reúna as melhores fotos suas e de momentos com os convidados que estarão presentes na sua festa e crie um pequeno varal com estas imagens. Coloque-a em um local em que as pessoas podem olhar e relembrar os velhos tempos.

20. Colmeias

Feitas com papel crepom, as incríveis colmeias são bem fáceis de confeccionar e os materiais necessários para produzir este adorno contam com um preço baixo no mercado. Crie de vários tamanhos e variadas cores!

21. Fitas coloridas

Sabe aqueles pedaços de fitas, tecidos e rendas que sobraram de algo que você fez? Que tal usá-las e criar uma belíssima cortina de várias cores e texturas que darão mais vivacidade à sua decoração? O resultado ficará lindo!

22. Cata-ventos

Cata-ventos feitos com papel e palito de churrasco são uma opção de decoração de festa infantil simples, bonita e barata. Além disso, você pode criar o elemento em várias cores e tamanhos.

23. Garrafas de vidro decorativas

Sendo uma opção sustentável e, ao mesmo tempo, podendo trazer elegância ao espaço, as garrafas de vidro decorativas podem servir como centro de mesa e lembrancinha para os convidados.

24. Balão dentro de balão

Ao contrário do que se pensa, colocar balões pequenos dentro de uma balão transparente e grande é bem fácil e o resultado fica incrível, ainda mais se você usar bexigas de várias cores. Inclua alguns enfeites na corda!

25. Copos decorativos com esmalte

Esmaltes são ótimos para decorar copos e taças de vidro, assim como os mais simples de plástico. Opte por um que contenha muito brilho ou uma cor mais vibrante para destacar o item e complementar a mesa.

26. Confetes

Faça uso de confetes para a decoração da mesa de sua festa de aniversário. Você pode comprá-los prontos em uma loja, ou você pode usar folhas secas e furá-las com um perfurador, sendo assim uma alternativa sustentável.

27. Brinquedos

Seu filho quer que um desenho animado ou filme seja tema de sua festa de aniversário? Então decore o espaço e mesa do bolo com os brinquedos que representam o tema escolhido e dê mais personalidade ao evento!

28. Cortina de bolinhas de papel

Sendo uma opção de decoração de aniversário simples e bem barata, a cortina de bolinhas de papel pode ser feita com cartolina ou qualquer outro tipo de papel com uma espessura mais grossa. Crie uma composição colorida e harmônica.

29. Corrente de forminhas

Use as forminhas que sobraram dos docinhos, cupcakes ou dos salgadinhos para criar uma corrente linda e bem colorida e enfeitar a mesa do bolo ou o painel decorativo da sua festa de aniversário!

30. Teto de balões

Seja para uma festa infantil, feminina ou masculina, balões são itens essenciais na hora de enfeitar o ambiente para a comemoração. E, falando nelas, por que não colocá-las, com ajuda de uma dupla face, no teto?

31. Bandeirinha com nome

Acrescente o nome do aniversariante nas bandeirinhas para a festa ficar ainda mais completa! Você pode usar uma caneta mais grossa ou um papel que contraste com as bandeiras para fazer o nome.

32. Enfeite para canudos

Confeccione pequenos adereços para os canudos que tenham a ver com o tema da sua festa de aniversário. Além de usar papel colorido, você também pode criar pequenos lacinhos feitos de fita de cetim para enfeitar o item.

33. Balão pintado com canetinha

Balões personalizados podem ser bem caros e, para fugir destes altos preços, você mesmo pode personalizá-los da forma que você quiser de acordo com o tema do seu aniversário com canetinhas coloridas.

34. Flores pequenas de papel crepom

Assim como os balões personalizados, as flores podem ter um custo mais alto. E, para não deixar de dar aquele charme que só as flores concedem, faça elas com papel crepom e decore a mesa da festa.

35. Quadro negro

Use um quadro negro para recepcionar os convidados, assim como anunciar o tema da festa ou apenar inserir o nome do aniversariante e a nova idade. Além disso, você pode utilizá-lo para seus amigos deixarem um recadinho.

36. String Art

Está técnica de artesanato também pode ser usada para compor o arranjo de uma festa de aniversário simples por exigir materiais de baixo custo. Decore a mesa ou o painel do evento com um string art feito por você!

37. Dobraduras

Dobraduras decoram qualquer tipo de festa com qualquer tema, basta ser criativo e ter um pouco de paciência para fazê-las. Use barquinhos de papel para servir como suporte de docinhos, balinhas e outras gostosuras!

38. Caixotes de feira

Caixotes de feira servem tanto como um apoio para os docinhos e adornos, quanto como decoração de uma festa simples, mas bonita e com um aspecto mais natural. Você ainda pode pintar as caixas para conceder mais cor.

39. Tricotin

O tricotin é um método artesanal muito usado para a decoração de quartos infantis, mas isso não impede de usar em festas de aniversário! Além de formar desenhos, você pode fazer letras ou números com esta linda técnica.

40. Flores e folhas secas

Junte folhas e flores secas do seu jardim e decore a mesa ou o redor do local para adquirir uma atmosfera mais natural e bonita. Só cuide para não usar aquelas que possuem mau cheiro!

41. Suporte para docinhos

Indispensáveis na hora de organizar os docinhos e salgadinhos, o suporte pode ser feito em casa e de forma bem econômica e simples, basta ter taças, pratos e cola quente! Finalize com tinta spray para concluir a peça com capricho!

42. Painel de balão

Outra opção fácil e econômica é formar um painel só com balões. Para isso, use fita dupla face para grudar na parede e fixe bem para não ficar soltando durante a sua festa. Você ainda pode formar desenhos e formas utilizando diversas cores.

43. Porta-retrato

Portas-retratos com fotos do aniversariante também decoram a festa. Escolha os melhores e mais marcantes momentos da sua vida para enfeitar a mesa principal, assim como um belo suporte para a imagem.

44. Corrente de papel

Item bastante tradicional em decoração de festas de São João, as correntes de papel também podem enfeitar festas de aniversários de qualquer idade. Além de jornal, você pode fazer com papel cartolina e de várias cores e texturas.

45. Forminhas para docinhos

Caso você não queira comprar as panelinhas para os docinhos do aniversário, você mesmo pode fazer uma forminha usando apenas papel e tesoura. O item é ideal para uma decoração de aniversário simples e muito charmoso.

46. Luminárias

Você certamente tem ou conhece alguém que tem uma luminária de LED em casa. A peça ultimamente é muito encontrada em decorações de festas simples em que concede um visual mais moderno e bonito à mesa do bolo.

47. Corrente de estrelas de papel

Além de corrente de estrelas feitas com papel colorido, você pode fazer corações, sorvetes, nuvens, sol ou números, basta criar algo que tem a ver com o tema escolhido para compor a sua festa de aniversário.

48. Balão com tule

Encha o balão e cubra-o com um pedaço de tule e finalize com uma fita de cetim e, pronto, você terá um simples, porém elegante e charmoso elemento para incrementar o arranjo do local do seu evento.

49. Molduras

Para uma festa simples, porém chique, faça uso de molduras de quadros de diversos tamanhos para complementar o seu painel decorativo. Pinte-os com a ajuda de um spray de tinta e finalize com flores ou outros apliques.

50. Painel de pallet

Painéis de pallet têm sido grandes protagonistas em festas de aniversário. Podendo ser adquiridos a preços baixos, o elemento concede equilíbrio em uma decoração simples e colorida através de seu tom natural.

51. Tapete

Incremente o local da sua festa de aniversário, seja ela masculina ou feminina, com um tapete que você tem em sua casa para proporcionar um toque mais aconchegante e confortável ao ambiente, além da sensação de bem-estar.

52. Móveis

Use os seus próprios móveis, como mesa de apoio ou pequenos armários, ou mesmo aqueles que possuem uma pegada mais retrô da sua avó para servir como apoio para o bolo e docinhos.

53. Potes de vidro

Faça bom proveito e personalize os potes de vidro para compor o seu aniversário. Você pode usá-los como vasos para os arranjos de flores e colocá-los na mesa dos convidados ou encher de balinhas e decorar a mesa principal.

54. Filtro dos sonhos

Confeccione em casa vários filtros dos sonhos com diferentes tamanhos e cores para criar um belo e incrível painel para o seu evento! Esta decoração pode compor uma festa infantil simples com um toque mais chique.

55. Flâmulas

Bem como os filtros dos sonhos, você também pode criar delicadas e lindas flâmulas inspiradas no tema da sua festa de aniversário para incrementar o arranjo do local com charme e muita cor.

56. Cartazes e plaquinhas

Cartazes e plaquinhas são uma forma de deixar o evento ainda mais divertido! Selecione bordões, assim como algumas frases bem clichês ou trechos de músicas para compor os itens e distribua aos convidados.

57. Topper para bolo

Assim como para os docinhos, você ainda pode criar um topper para incrementar o bolo da sua festa de aniversário. Faça uso de palitos de churrasco, papéis coloridos, pequenos apliques e, claro, muita criatividade!

58. Topper para docinhos

Crie pequenas plaquinhas para decorar os docinhos da mesa. Uma ideia mais despojada é confeccionar o item com a cara do aniversariante e fazer um pequeno chapéu de aniversário com papel colorido. Ficará superdivertido!

59. Serpentina

Muito utilizada no Carnaval, a serpentina também pode decorar um aniversário. De baixo custo, o elemento pode ser adquirido em diversos tons e até mesmo pode ser feita uma colorida cortina com este material para o painel do evento.

60. Bolo fake

O bolo falso é uma alternativa para quem busca decorar bem a mesa e gastar pouco. Podendo ser feito com isopor, papelão, tecido, EVA entre tantos outros materiais, o item deixará o visual do local mais bonito e colorido.

60. Bambolê

Compre um bambolê e passe em volta uma fita de cetim mais grossa ou um tecido. Depois, prenda alguns balões ou crie flores de papel para fixar no item e, pronto, você terá um belíssimo elemento para decorar a parede.

62. Balão com confetes

Insira vários confetes de diversas cores e tamanhos dentro de um balão transparente! Além do tradicional formato arredondado, você ainda pode cortar para formar corações que deixarão a composição mais delicada e feminina.

63. Borboleta de balão

Ideal para aniversários de crianças pequenas, as borboletas de balão são bem rápidas e práticas de produzir, podendo também ser feitas em vários tamanhos e diversas cores. Crie pequenos detalhes usando uma canetinha.

64. Balão com glitter

Passe cola branca no balão quando ele já estiver cheio e, logo em seguida, mergulhe-o em um recipiente cheio de brilho, como glitter, purpurina e lantejoulas. O item dará um aspecto mais elegante à composição do espaço.

65. Leque circular de papel

Podendo usar papel colorido ou crepom, o leque circular é uma roseta pela metade. Como a imagem, faça arranjo com duas ou mais cores que harmonizem entre si para proporcionar ao local ainda mais vivacidade e descontração.

66. Garrafas

As garrafas de cerveja são opções perfeitas para decorar alguma festa de aniversário, ainda mais quando o tema for algo relacionado ao boteco. Use as garrafas como vasos de flores e decore a mesa dos convidados!

67. Bolas de barbante

Faça bolas de barbante para pendurar pelo espaço em que ocorrerá a festa de aniversário. Faça o item decorativo em diversos tamanhos e cores para deixar a composição bem colorida e divertida!

68. Painel com bexiga

As bexigas compridas, também chamadas de canudo, podem servir para várias finalidades na hora de decorar um ambiente, como criar um painel de diferentes comprimentos. Torça elas um pouco para ficar com um visual de ziguezague.

69. Talheres pintados

Que tal conceder mais cor aos talheres de plástico? Dê cor ao garfo, faca e colher com ajuda de um pincel e uma tinta específica para este material. Não pinte a parte que entrará em contato com a boca.

70. Toalha de mesa

Escolha sabiamente uma toalha de mesa e dê preferência a modelos claros para poder depois enfeitar o espaço com balões coloridos e outros itens mais vibrantes. Caso não tenha uma toalha bonita, substitua por um TNT.

71. Copo com glitter

Decore os copos, sejam eles de plástico ou de vidro, com muito glitter! Para fixar ainda mais e não ter o problema de ficar com a mão cheia de brilho, passe uma camada de cola branca por cima.

72. Pompom de tule

Podendo ser feitos em tamanhos bem pequenos ou bem grandes, os pompons de tule vão complementar decorações de festas de aniversário femininas e infantis com charme e muita graça. Aposte em tons pastéis para confeccionar o delicado item!

73. Velas

Delicadas velas irão finalizar a decoração da sua festa de aniversário simples com primor. Selecione castiçais e suportes que harmonizem com o restante do arranjo, assim como cuide bem para não colocar próximo de flores, balões ou papéis.

74. Letreiros

Os letreiros podem ser feitos com caixas de papelão, tecidos, flores de papel crepom, purpurina, apliques entre outros materiais. Além de letras, você ainda pode confeccionar números para complementar o arranjo do local.

75. Parede de pratos

Adquira aqueles pratinhos de papelão que são superbaratinhos para decorar a parede do seu espaço! Pinte-os em várias cores com um spray de tinta e, quando tiver seco, faça algumas colagens que remetem ao tema do seu aniversário.

Ideias sensacionais e bem autênticas, não? Selecione as inspirações que você mais gostou e comece a planejar e a executar a sua festa de aniversário! Convide alguns amigos e familiares para te ajudar a produzir os elementos decorativos para compor a mesa do bolo, painel e o restante do local. Lembre-se: simples não é sinônimo de sem graça!