Foto: iStock
Dar uma festa em casa e receber os amigos é muito divertido, pôr o papo em dia, comer coisas gostosas e criar recordações faz bem para cultivar a amizade. Mas é importante lembrar que as coisas podem não dar muito certo se não tiver um bom planejamento.
Planejar a festa é a melhor saída para evitar imprevistos e garantir que a reunião seja agradável para você e para os seus convidados. Alguns passos importantes não podem ficar de fora, o primeiro deles é preparar com cuidado uma lista de convidados, depois definir um cardápio, cuidar da decoração e, por último, montar aquela playlist que agrade gregos e troianos.
Então, reunimos dicas preciosas para você arrasar na sua house party.
Foto: iStock
A primeira grande decisão a ser tomada é quanto aos convidados. Os gastos da festa estão diretamente ligados à quantidade de pessoas que você irá chamar e todas as suas outras escolhas serão baseadas nesta primeira.
A principal motivação para definir o número de pessoas deve ser o tamanho da sua casa. Será que você tem espaço suficiente para acomodar todos eles? Eles terão lugar para sentar? Eles vão ficar somente na sala ou você vai abrir outros ambientes da casa para eles?
Levando essas questões em consideração, chegou a hora de definir o máximo de pessoas que você irá convidar, lembrando que o número de convidados nunca será exato, porque alguém pode cancelar de última hora ou uma amiga sua pode levar o novo namorado, que você ainda não sabia que eles estavam juntos. Agora é só elencar os nomes de quem você gostaria de chamar e fazer sua lista.
Foto: iStock
Depois que você enviar os convites, lembre as pessoas de confirmar presença, porque chegou o momento de preparar o cardápio, e com o número certinho de quem irá comparecer, a chance de errar na quantidade de comida diminui muito.
Para começar a pensar no que servir, vale lembrar que festa em casa sugere um ambiente mais intimista e de proximidade com os convidados, então optar por alimentos mais práticos é uma ótima ideia, porque assim, não se perde muito tempo cozinhando e você também consegue aproveitar o momento.
Outra coisa importante de levar em consideração é se algum convidado possui algum tipo de restrição alimentar ou segue algum estilo de vida diferente do seu, como o vegetarianismo e veganismo.
As opções são inúmeras, basta saber se você irá preparar apenas aperitivos e petiscos ou um jantar completo. Dentre os aperitivos, o leque se abre para possibilidades quentes como salgadinhos ou geladas como patês e frios. Confira algumas opções para você servir na sua festa:
Essas opções são bem fáceis e práticas, você vai conseguir dar conta de tudo e preparar um cardápio delicioso para os seus convidados entrarem ainda mais no clima da festa.
A decoração é o que vai dar a cara da sua festa. Se ela não tiver um tema, opte por deixar sua casa com a sua cara e remeta ao seu estilo de vida. Se a festa for temática, invista em ideias simples e criativas. Confira essas dicas para arrasar ainda mais na sua house party.
Foto: Reprodução / MINIMALISM + MOTHERHOOD
Você já ouviu falar que menos é mais? Então, invista no simples, apenas alguns detalhes para trazer vida ao ambiente. O simples torna a festa mais aconchegante e não tem nada que pode tirar a atenção do que realmente importa, se divertir!
Foto: Reprodução / Simple Party
Sabe aquele cantinho da sua casa que você já acha legal? Use e abuse dele! Acrescente algumas coisinhas, como flores ou uma toalha bonita e terá um ambiente novinho e estiloso para sua festa.
Foto: Reprodução / Tweeny Party Decoration
Decorar as mesas com flores são uma ótima ideia. Elas existem em diversas cores, tamanhos, formatos e cheiros. Um vasinho de flor cria o clima intimista perfeito para uma festa em casa.
Foto: Reprodução / Party City
Escolher um tema pode deixar sua festa mais divertida. Opte por um que mais te agrade e que combine com o seu estilo. Depois de escolhido é só buscar referências e começar a criar ou contratar alguém para te ajudar.
Foto: Reprodução / Alexandra Moala
As bexigas e balões são uma saída rápida e bonita para mudar a cara do ambiente. Você pode investir em cores para uma festa mais descontraída ou optar por tons mais sóbrios. Os tamanhos também podem variar, o que vale é ser criativo!
A decoração é o que vai dar o visual da sua festa, sabendo o que você quer transmitir e o quanto pode investir, é só por a mão na massa e deixar o ambiente lindo e receptivo.
O que não pode faltar numa festa? Isso mesmo, música!
A organização da playlist vai depender da proposta da sua festa. Se for um evento mais calmo, só para conversar e ficar com as pessoas, é bom que a música seja mais tranquila, um mpb, um folk, uma música mais de fundo e com um volume mais baixo. Se o evento for para remexer o esqueleto, as músicas seriam mais animadas, como o pop, o funk e até mesmo o sertanejo.
Mas o que não podemos esquecer é que uma festa em casa é uma festa em um ambiente residencial e que existem regras quanto a barulho e volume. Em boa parte dos condomínios de prédios, por exemplo, o barulho está permitido até as 22h, depois desse horário tem que abaixar o volume da música e da conversa se você não quer ter problemas futuros ou desembolsar um dinheiro que não estava no orçamento.
É sempre bom montar sua playlist com antecedência e se você não sabe quais músicas colocar para agradar todo mundo, investir em uma playlist colaborativa é uma ótima ideia. Existem vários aplicativos de streaming de música que você pode criar online e compartilhar o link com a galera para eles adicionarem também.
Agora que você já sabe quais passos seguir para montar a sua festa, confira outras ideias e inspirações para uma festança ainda mais bonita.
Foto: Reprodução / E I S H E S S T Y L E ™️ elle
Foto: Reprodução / Conversa de Maria
Foto: Reprodução / Josefina Decora
Foto: Reprodução / Coco’s Cantina
Foto: Reprodução / Amis Arquitetura
Foto: Reprodução / Convesa de Maria
Foto: Reprodução / Atelidê do Suco
Foto: Reprodução / Meu Apto 401
Foto: Reprodução / Amanda Mol
Foto: iStock
Receber os amigos em casa é sempre uma delícia, mas não se esqueça de planejar e organizar tudo antes, desta forma, evita os imprevistos, faz tudo de acordo com o orçamento e garante uma recepção superagradável!