18 tipos de taças para apreciar cada gole da sua bebida favorita

Escrito por
Atualizado em 02.08.21

iStock

Por
Atualizado em 02.08.21

Os tipos de taças fazem toda a diferença na hora de apreciar boas bebidas. Para cada ocasião, há um modelo específico para você degustar e aproveitar o consumo da melhor forma. Veja os principais tipos de taças e descubra suas características para servir melhor e com muito estilo:

Publicidade

Taças para vinho

Um bom vinho merece toda a atenção na hora de ser servido. Veja como fazer bonito em qualquer momento especial:

  1. Bordeaux: apresenta a borda mais fechada e reta para concentrar os aromas e favorecer a degustação. É indicada para vinhos tintos mais encorpados e ricos em taninos como feitos com uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat e Syrah.
  2. Borgonha: taça com formato arredondado de bojo largo para permitir maior contato com o ar. Estimula a apreciação com o nariz e valoriza vinhos mais complexos, como os produzidos com Pinot Noir.
  3. Vinho branco e rosé: esse tipo de taça apresenta um bojo menor e uma haste maior. Isso reduz as trocas de calor e ajuda a manter o vinho em temperatura mais baixa. Pode ser usada para servir tanto o vinho branco quanto o rosé.
  4. Espumante: tem um formato mais alongado com bojo alto e estreito que permite a efervescência e a visualização das bolhas. Além disso, esse design direciona os aromas para o olfato e amplia o frescor.
  5. Sobremesa: é a menor das taças, com haste e bojo pequenos em razão da intensidade dos vinhos de sobremesa, como o do Porto. Sua pequena borda também favorece a percepção da doçura característica desse estilo.

Seja em uma confraternização, pequenas reuniões ou mesmo sozinho, cada tipo de taça pode conduzir a uma melhor experiência na degustação do vinho escolhido.

Taças para cerveja

A cerveja possui uma variedade de tipos, cores e aromas especiais. E, claro, tudo isso pode ser melhor apreciado em um copo que favoreça essas qualidades. Confira:

  1. Larger: modelo mais popular no Brasil e indicado para o tipo Pilsen, com base mais estreita que a boca e um formato longo. Esse copo permite apreciar as bolhas e ajuda a manter a espuma da cerveja.
  2. Pokal: com uma haste e boca estreita, esse formato ajuda na preservação da espuma e também favorece a percepção dos aromas. Além disso, é um dos tipos mais versáteis e pode servir diferentes estilos de cerveja, com preferências para as carbonatadas.
  3. Snifer: taça com base larga e boca estreita que permite apreciar melhor os aromas. É indicada para cervejas mais fortes e marcantes como Ipa e Stout, também pode ser usado para servir conhaque.
  4. Weizen: suas características são ideais para cervejas feitas com trigo. Com boca grande e um formato bem alongado que estreita próximo à base, é perfeito para manter as leveduras no fundo, garantindo o destaque da espuma.

Qualquer hora pode ser um bom momento para tomar uma cerveja, experimente colocar essas dicas em prática!

Taças para drinks

Os drinks são sempre uma atração: com uma mistura de sabores e explosão de cores, eles impressionam também no visual. Para fazer bonito, descubra os tipos de taças indicados e qual drink servir em cada uma:

Publicidade

  1. Dry: a haste longa e fina com boca larga desse tipo de taça ajudam a manter a bebida na temperatura ideal de coquetéis e drinks gelados. É indicada para servir Dry Martini, Cosmopolitan e Psico Sour.
  2. Coupette: seu bojo chama a atenção com uma divisão em duas partes e se destaca com sua boca mais larga. É usado para servir a tradicional Margarita, frozens e coquetéis com frutas.
  3. Ballon: tem o bojo largo e a boca estreita para concentrar melhor os aromas e podem ser usadas para servir drinks com bastante gelo, feitos com tônicas ou espumantes.
  4. Flute: tradicional taças para champagne que apresenta um formato mais alongado e com bojo estreito. Indicada para servir drinks feitos com espumantes, mas que não levam gelo, como Mimosa e Bellini.
  5. Escandinava: apresenta uma haste curta, com corpo longo e arredondado. É muito usado para preparar coquetéis exóticos e coloridos, como Sex on the beach.

Solte a imaginação na preparação dos drinks e divirta-se explorando os diferentes tipos de taças para impressionar ainda mais!

Taças para bebidas sem álcool

Bebidas não alcoólicas também podem e devem ser servidas com estilo. Confira as principais taças para utilizar:

  1. Taça de água: possui um formato similar à taça de vinho, mas com um bojo maior e haste mais reforçada para ajudar a manter a temperatura da água servida. Também pode servir sucos ou refrigerantes
  2. Highball: é um copo largo com tamanho intermediário, indicado para servir líquidos com pedras de gelos.
  3. Collins: tem um formato mais estreito e alto, perfeito para bebidas servidas com canudo e coquetéis refrescantes sem álcool.
  4. Irish Coffee: apresenta uma haste pequena e uma alça lateral, ideal para servir bebidas quentes, como Café Macchiatto ou chocolate quente.

Todas as bebidas merecem uma atenção especial na hora de servir. Com certeza, esses detalhes vão fazer a diferença!

Depois de todas essas dicas, é só escolher a taça certa e brindar! E, para servir sempre com muito estilo, veja como preparar uma bela mesa posta.