Mesa posta: dicas e 30 inspirações para quem adora receber

Escrito por Andressa Oliveira

Foto: Reprodução / Tania Bulhões

Para quem gosta de receber visitas em casa e adora pensar em cada detalhe para surpreender os amigos e familiares, não pode negar que uma mesa posta e lindamente decorada faz toda a diferença na recepção.

Seja em datas especiais, em eventos ou em uma ocasião qualquer, uma mesa posta cria um clima organizado e cheio de charme. Para fazer bonito e ser um bom anfitrião, confira os itens essenciais que não podem faltar em uma mesa posta e aprenda a montá-la, além de dicas e inspirações para você servir um café, almoço ou jantar com muito capricho e elegância.

Itens essenciais da mesa posta

Vamos começar com uma lista dos itens essenciais da mesa posta, assim fica fácil garantir o necessário para apresentar refeições primorosas. Veja as seguir os itens indispensáveis para montar uma mesa:

Louças

Foto: Reprodução / Vista Alegre


As louças são primordiais e protagonistas na mesa posta. A cor e o estilo das peças precisam harmonizar com a decoração da mesa. Louças brancas podem ser mescladas com louças coloridas e estampadas. A quantidade de peças na mesa pode variar conforme a escolha do menu.

Talheres

Foto: Reprodução / St. James


Um faqueiro completo é essencial: tenha facas e garfos de mesa, facas e garfos de sobremesa, colheres de sopa, colheres de sobremesa e colheres de chá.

Taças e copos

Foto: Reprodução / Tania Bulhões


As taças e os copos também não podem ficar de fora da mesa posta. Opte por taças curingas de água e vinho. Além disso, vale a pena ter taças para tomar um bom espumante. É importante levar em consideração o que costuma beber e servir em sua casa para dispor as taças na mesa. As peças lisas e transparentes combinam com todos os estilos.

Sousplat

Foto: Reprodução / Liliane Sousplat


O sousplat é uma peça funcional e também decorativa na mesa posta. São peças maiores colocados sob os demais pratos na mesa. Eles têm a função de proteger a mesa de eventuais respingos, emoldurar a louça e não deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos.

Guardanapos

Foto: Reprodução / Vamos Receber


Os guardanapos devem ser preferencialmente de tecido, assim a composição fica muito mais elegante. Podem ser combinados com anéis que são utilizados para prender a peça e adicionar um detalhe a mais para a mesa.

Toalha de mesa ou jogo americano

Foto: Reprodução / Atelier Couvert


Outro item essencial na mesa posta é a toalha de mesa ou o jogo americano. Escolha aquele que seja adequado para as suas necessidades e à ocasião. Os jogos americanos são mais práticos que as toalhas e funcionam como pequenas peças organizando o espaço de cada convidado.

Decoração

Foto: Reprodução / Vamos receber


Arranjos florais, vasos, velas e castiçais também podem ser utilizados para compor a decoração da mesa e dar um toque especial. Vale utilizar outros objetos decorativos para compor uma mesa temática. Evite utilizar itens que bloqueiem a visão e dificulte as conversas entre convidados.

Como montar sua mesa

Para montar a sua mesa para diferentes ocasiões, Juliana Santiago, especialista em mesa posta e etiqueta à mesa, dá as dicas e ensina como dispor os itens:

Café da manhã ou chá

Imagem: Tua Casa


Segundo Juliana Santigo a xícara deve estar sempre acompanhada do pires e da colher, “o ideal é deixar tudo junto como se fosse um jogo”. Quanto a disposição dos itens, ela ensina: “garfo na esquerda, faca na direita – com a parte de corte virada para o prato – e colher ao lado da faca. O copo ou taça de vidro fica ao lado direito, em cima da faca e da colher. O guardanapo segue a mesma linha dos talheres e copos, portanto, deve ficar ao lado do garfo, no lado esquerdo ou sobre o prato de sobremesa. Quanto ao jogo de xícaras, pires e colher eles podem ser posicionados sobre o prato de sobremesa ou ao lado direito na diagonal do copo.” Para finalizar, ela chama a atenção para a xícara, que sempre deve ser disposta virada para cima, nunca para baixo.

Almoço e jantar

Imagem: Tua Casa


A disposição dos itens pode variar conforme o menu que será servido, mas Juliana explica que para via de regra podemos usar sempre: “garfos na esquerda, facas e colheres na direita, taças na direita também, dispostas em diagonal. O guardanapo pode ficar ao lado do garfo – na esquerda, ou sobre o prato. Deve-se optar pelo jogo americano ou toalha de mesa, pois os dois tem a mesma função. O sousplat, fica abaixo do prato, e pode ser um item opcional”. Se o menu incluir sobremesa, os talheres de sobremesa devem ficar acima do prato, e o sousplat deve ser retirado na hora de servir.

Recepções informais

Foto: Reprodução / Andrea Rudge


Juliana Santiago também ensina como dispor os itens para recepções informais como happy hour, noite de petiscos ou quando o número de convidados é maior do que os lugares a mesa. Para essas situações, ela aconselha que “as comidas e bebidas fiquem dispostas em um aparador ou na mesa principal e todos se sirvam. Os itens devem ser separados por categorias – copos, talheres, pratos e guardanapos – e as comidas devem merecer o devido destaque”.

Uma mesa linda e organizada agrada todo mundo e demonstra todo o carinho na sua preparação, com essas dicas com certeza você vai montar mesas para todos os momentos.

30 ideias para inspirar você na hora de montar sua mesa posta

Agora que você já sabe quais são os itens essenciais para a mesa posta e a forma correta de montar a mesa para cada refeição, confira diversas ideias para você se inspirar e montar a sua

1. Café da manhã cheio de amor

Foto: Reprodução / Giselle Martos

2. Detalhes que deixam tudo mais especial

Foto: Reprodução / Vivane Loyola

3. Mesa posta para café da manhã na páscoa

4. Para encantar ao ar livre

Foto: Reprodução / Vamos Receber

5. Romântica e delicada

Foto: Reprodução / Chez Marina/Marina Cimerman

6. Mesa posta para noivado

7. Estilo náutico para o café

8. Delicadeza em tudo

Foto: Reprodução / Vamos Receber

9. Contrastes que encantam

Foto: Reprodução / Angela Chinasso

10. Mesa posta para o dia das mães

11. Clima romântico para celebrar o amor

Foto: Reprodução / Giselle Bassi

12. Harmonização de cores

Foto: Reprodução / Receber Bem

13. Mesa tropical para o verão

Foto: Reprodução / Vamos Receber

14. Protagonismo das flores

Foto: Reprodução / Matisse Casa

15.  Mesa junina

16. Suavidade com tons pastel

Foto: Reprodução / Giselle Martos

17. Aposte nas transparências para uma mesa clean e sofisticada

Foto: Reprodução / Presentes Mickey

18. Frescor cheio de elegância com cores vivas e flores

Foto: Reprodução / Angela Chinasso

19. Requinte em tons azuis e brancos

Foto: Reprodução / Tania Bulhões

20. Mesa posta de natal

21. Imprima requinte e delicadeza com rendas

Foto: Reprodução / Receber Bem

22. Combinação de cores suaves com estampas

Foto: Reprodução / Vamos Receber

23. Flores e elegância para o café

Foto: Reprodução / Chez Marina/Marina Cimerman

24. Surpreenda com cores nos detalhes

Foto: Reprodução / Tania Bulhões

25. Mesa posta para o chá

26. Toque rústico para recepções alegres

Foto: Reprodução / Giselle Bassi

27. Sofisticação para todas as ocasiões

Foto: Reprodução / Chez Marina

28. Inspiração na natureza

Foto: Reprodução / Vista Alegre

29. Mesa primorosa com detalhes dourados

30. Mesa moderna com combinação monocromática

Foto: Reprodução / Giselle Martos

Depois de todas essas dicas e inspirações é hora de colocar em prática a criatividade e demonstrar todo seu capricho para criar uma linda mesa posta e deixar qualquer recepção na sua casa muito mais especial.

PARA VOCÊ