Flor de crochê: aprenda a fazer e inspire-se com 90 aplicações diferentes

Escrito por Mariana Keller

Foto: iStock

O crochê é um tipo de artesanato muito popular e que encanta muitas pessoas. Ele é feito com uma agulha especial e tem esse nome pois é derivado da palavra francesa “croc”, que significa gancho, que é justamente o formato da agulha usada nesta técnica. A partir dele, pode-se produzir objetos e peças utilizadas no nosso dia a dia, como toalhas, tapetes, roupas e acessórios em geral. Para algumas pessoas, pode ser considerado até mesmo uma forma de terapia para aliviar o estresse.

São muitas as formas de se produzir e utilizar o crochê, mas as flores são uma das peças mais requisitadas, pois são muito versáteis. Elas podem ser utilizadas de diversas maneiras e podem ser aplicadas em diferentes objetos. E o melhor de tudo é que, além de muito charmosas, as flores de crochê são econômicas e fáceis de fazer. Sem contar a linda combinação de cores que podem ser feitas, é só soltar a imaginação!

Está pensando em embarcar no mundo do crochê? Então, fique atento às orientações dos tutoriais abaixo. Você vai ver que mesmo para quem é iniciante, é super fácil de aprender. Coloque a mão na massa, dê asas para a sua criatividade e assim, pode nascer um novo hobby ou até mesmo uma nova fonte de renda para ajudar em casa.

5 tutoriais para você fazer flores de crochê em casa

Agora, você vai aprender a fazer a sua própria flor de crochê em casa. Confira cinco tutoriais com dicas e  orientações para te ajudar a fazer diferentes modelos de flores:

Margaridinha de crochê

Neste vídeo você vai aprender o passo a passo de como fazer uma linda e delicada margaridinha de crochê. Ela pode ser usada como aplique em caminhos de mesa, tapetes e no que mais você desejar. Você precisará apenas de barbantes nas cores amarela e branca, agulha de 3mm e tesoura para esse trabalho.

Flor de crochê enrolada

Agora que você já aprendeu a fazer uma margarida, uma flor bem básica, agora é a vez de fazer essa linda flor enrolada. Ela é ideal para ser usada em aplicações e pode ser feita em diferentes tamanhos. Aqui, foram usados barbantes na cor rosa mesclado e agulha de 3,5mm.

Flor em crochê para aplicação

Neste tutorial você vai aprender a fazer pequenas florzinhas para aplicação. Essas são de tamanho menor e ficam lindas em bolsas, carteiras e qualquer tipo de acessório mais delicado.

Begônia de crochê

A begônia é uma flor tropical linda e muito usada na decoração. Neste tutorial, você vai aprender o passo a passo para fazer esta bela flor em crochê de maneira fácil e rápida. Foram usados barbantes nas cores amarela e verde mesclados. Detalhe para o miolo em pérola, que deu ainda mais charme para a peça.

Copo de leite com folha de crochê

O copo de leite também é uma flor muito charmosa e muito usada na decoração. Neste vídeo você vai ver como não é difícil fazer essa flor na versão crochê com direito a galhinho e folha, que fica uma graça! Foram usadas linhas nas cores branca, verde e amarela, de numeração 4.

90 flores em crochê que vão deixar sua casa mais charmosa e delicada

As flores de crochê têm mil e uma utilidades! Confira agora alguns exemplos de flores de diferentes modelos e feitas em diferentes tipos de aplicações para você se inspirar:

1. Deixe sua mesa de jantar linda para receber os amigos

Foto: Reprodução /Andrea e Marina Castelo Branco

Que tal essa linda mesa posta com souplast e porta-guardanapo com flor de crochê? Ela deu um toque especial para a decoração da mesa e a combinação de cores deixou o ambiente mais alegre, quebrando o tom sóbrio do conjunto de jantar. Além disso, a textura do crochê proporciona um efeito interessante na decoração dos ambientes. Seus convidados vão se sentir super especiais e bem-vindos!

2. Charmosos tapetinhos

Foto: Reprodução /Natalia Guilherme

Essa linda dupla de tapetinhos é puro charme! Detalhe para o fio mesclado usado nas confecção das flores. Esses fios são muito interessantes, pois proporcionam esse efeito de vários tons sobrepostos. Se você não quiser usar a peça como tapete, pode usar também como um enfeite para mesas de jantar e mesinhas de centro, fica uma graça!

3. Chuva de margaridas

Foto: Reprodução /Lemob Crochê

E o que dizer desse lindo e delicado enfeite de parede? As margaridinhas penduradas são dupla face e se movimentam de acordo com o vento, quase como se fosse um filtro dos sonhos. Detalhe para o galho de verdade, dando um toque de rusticidade para a peça.

4. Crochê e bordado: uma combinação perfeita

Foto: Reprodução /Sinhá Patchwork E Afins

Não podemos falar de flores sem falar de Frida Kahlo, não é mesmo? A artista foi um dos ícones do estilo floral e adorava exibir belas flores na cabeça. Esse lindo bastidor fez uma homenagem à artista e aproveitou para misturar dois estilos de costura super charmosos: o crochê e o bordado.

5. Conjuntinho fofo para a hora das refeições

Foto: Reprodução /Me Decora

Outra opção muito bacana para se fazer com crochê é esse conjuntinho de sousplat e porta-guardanapo. A flor é linda e delicada e deu mais charme para o conjunto. Detalhe para a estampa de cerejinha do guardanapo combinando com as cores da composição.

6. Um girassol rosa e sorridente

Foto: Reprodução /Luciana Ponzo

Para quem prefere ter flores artificiais em casa, que tal optar por uma de crochê? Assim, você enfeita a sua casa e ainda se diverte produzindo essa linda peça. Você pode até mesmo brincar e dar um toque mais divertido colocando uma carinha na flor. Esse girassol ganhou até um vaso de verdade!

7. O charme das garrafas decoradas

Foto: Reprodução /Arteiras

Outra forma de usar as flores de crochê é decorando objetos que podem servir para enfeitar ainda mais a sua casa, como essas garrafas. As duas fizeram uma linda composição combinando diferentes tons de roxo, assim como as flores, que também usaram fios mesclados nos mesmos tons da cor.

8. Uma linda faixa para bebês

Foto: Reprodução /Mirelle Cristina Silva De Lima

Aqui, a florzinha de crochê serve para dar um toque especial para as roupinhas dos bebês. A faixa é feita com meia de seda e serve para colocar na cabeça das crianças. As cores branca e vermelha da flor deixaram a peça mais neutra, sendo possível combinar com diferentes cores de roupinha.

9. Toalhinha para cobrir frutas

Foto: Reprodução /Profe Gi

Essa toalhinha estilo mosqueteiro para cobrir frutas ganhou um toque de charme com as flores de crochê. Cada florzinha tem uma cor diferente, o que permite que a peça combine também com as cores das frutas cobertas. Ficou uma graça!

10. Cordões também podem ganhar uma flor de crochê

Foto: Reprodução /Lucianita Canals

As flores de crochê são tão versáteis que podem ser aplicadas até mesmo em cordões e colares. Esse cordão é todo feito de linha nas cores cinza e vermelha. O miolo da flor foi feito de botão e combinou perfeitamente com o modelo do acessório.

11. Deixe seu pano de prato mais florido

Foto: Reprodução /Silvana Artsil

Panos de prato também ficam lindos com aplicação de flores de crochê. Assim, você pode deixar sua cozinha muito mais bonita e charmosa. Neste exemplo, podemos ver três tipos de flores diferentes e para complementar, detalhes com caneta permanente.

12. Um toque especial para a almofada

Foto: Reprodução /A Casa da Eliane

Almofadas de crochê são lindas e dão aquela cara de decoração mais artesanal, que é sempre muito aconchegante. Neste exemplo, a flor rosa deu ainda mais destaque para a peça. E o interessante é que você pode fazer uma composição com outros estilos de almofadas, deixando o ambiente mais descontraído.

13. Um marcador de página criativo

Foto: Reprodução /Andréia Rodrigues

Quem ama literatura e tem muitos livros sabe da importância de um marcador de página, e quando ele é lindo e charmoso igual a esse, melhor ainda. Aqui, a flor inteira é feita de crochê e ainda ganhou um gracioso miolinho de pérola. Use e abuse da criatividade!

14. Uma tiara super feminina

Foto: Reprodução /Artesanatos Da Neide

Para quem adora um acessório mais delicado e feminino, que tal essa linda tiara florida? É super simples de fazer e deixa o visual mais leve, charmoso e alegre. Você pode escolher as suas cores preferidas para as flores, usar uma cor só ou alternar com duas cores como neste exemplo.

15. Decoração especial para o banheiro

Foto: Reprodução /Elaine Croche

Conjuntinhos para banheiros deixam o ambiente muito bonito e com aquele ar de limpeza. Esse conjunto clarinho com flores em tons de azul ficou lindo no banheiro branco. Esse kit vem com tapete, porta-papel higiênico, capa e tapete menor para o vaso sanitário.

16. Bolsinhas coloridas e floridas

Foto: Reprodução /Adriella Trindade

Quer deixar suas bolsinhas ainda mais bonitas? Aposte nas flores de crochê! Você pode fazer de diversos tamanhos e de diferentes cores para combinar com as estampas. Assim, você vai deixar seus acessórios com a sua cara, dando um toque de personalidade para o seu visual.

17. Saída de praia personalizada

Foto: Reprodução /Loja Itanitas

Flores tem tudo a ver com natureza e um clima mais praiano de verão. Portanto, saídas de praia também ficam lindas com aplicações de flores de crochê. Para deixar a roupa ainda mais temática, você pode enfeitá-las com conchinhas de praia como estas. Não fica lindo?

18. Deixe a cozinha mais delicada

Foto: Reprodução /Ateliê Tecendo Ideias

Com o crochê você pode usar e abusar da criatividade e criar as mais diversas peças criativas e úteis para o seu dia a dia. Esse aqui é um pegador de armário, que pode ser usado também em portas de geladeira, freezer, fogão e etc. A cozinha fica mais acolhedora e cheia de vida!

19. Touca especial para o bebê

Foto: Reprodução /Cccbykartier

Além das tiaras, outra opção de aplicações de flores de crochê para o guarda-roupa infantil são as touquinhas de inverno. Essa combinação de cinza com amarelo não ficou uma gracinha? E ainda combinou com a decoração do quartinho!

20. Enfeite e proteja o seu liquidificador

Foto: Reprodução /Mari Crochês

Já imaginou seu liquidificador com uma capinha bonita, delicada e toda feita à mão como essa? Além de linda, é super útil para proteger o eletrodoméstico de arranhões e sujeiras. O desenho floral fez toda a diferença e deu mais destaque para a peça. A decoração da cozinha agradece!

21. Um mimo para a caneca

Foto: Reprodução /Cássia de Oliveira

Veja mais uma ideia para as flores de crochê: um acessório decorativo para caneca. Confesse: você não tinha pensado nessa possibilidade ainda, não é? As florzinhas foram feitas com a técnica amigurumi, presas no palito e amarradas à caneca por uma linha – esse mesmo tipo de flor pode ser feita de crochê e até de tecido. Um detalhe que faz toda a diferença e pode gerar muitos sorrisos logo pela manhã na hora do café!

22. Um pufe que esbanja alegria

Foto: Reprodução /Andrea Gaivoto

Quem diz que esse pufe foi feito de pneu? Pois é, as flores de crochê fizeram o acabamento! Foram usados diferentes estilos de flores e uma linda combinação de cores que deixam qualquer ambiente mais alegre. Ficou incrível!

23. Caminho de mesa bonito e romântico

Foto: Reprodução /Walk in the line

Caminhos de mesa enfeitam o ambiente e deixam a casa como um ar mais romântico, principalmente quando são floridos como esse, com lindas margaridas de crochê.  As linhas usadas nessa peça foram a branca, amarela e verde.

24. Um ninho feito com amor

Foto: Reprodução /Balaio Darte

Esse enfeite de pendurar simula um ninho de passarinho. Pode ser usado tanto no interior da casa, como também no exterior, como varandas e quintais, fazendo uma composição com flores e plantas de verdade. As flores de crochê deram um toque especial para o objeto decorativo.

25. Crie peças autênticas

Foto: Reprodução /Artesanatos Da Neide

Agora chegou a vez do escritório ficar mais charmoso. Está achando seu cantinho de estudos e trabalho sem graça? Pegue a linha e a agulha e faça você mesmo essas lindas capinhas para lápis e porta-lápis de crochê para ajudar na decoração. Você vai ver que eles vão deixar seu escritório muito mais alegre e receptivo. O ursinho de pelúcia deixou a ideia ainda mais criativa.

26. Recrie seus próprios objetos

Foto: Reprodução /Crochês da Paula

Sabe aquele chinelo simples que você quase não usa mais? Que tal dar um ‘up’ nele e trazer de volta ao uso? Se você está começando agora a se aventurar no crochê, está é uma ótima forma de praticar, reaproveitando peças que você já tem e dando uma outra cara para elas.

27. Útil e charmoso

Foto: Reprodução /Linhas Arteiras – Nil Campos

Porta-papel higiênico é um item praticamente obrigatório em todos os banheiros. Com eles, o papel fica em lugar de fácil acesso e sempre à mão. Então, aproveite para enfeitar essa peça também, pois além da utilidade, ela também pode ajudar na decoração do local.

28. Mais um modelo de tapete

Foto: Reprodução /Celina Marroco

Mais um conjuntinho lindo de tapetes. Eles são ótimos para colocar no banheiro, em halls, área de serviço ou até mesmo na entrada da casa. A combinação de cores quentes dão mais vida para a casa e as flores dão um clima mais romântico e puro.

29. O galão de água ficou bem mais bonito

Foto: Reprodução /Elaine Croche

Quem usa esses galões de água sabe que eles são muito brutos e acabam se destacando na cozinha. Uma forma de amenizar isso é usando uma linda capa de crochê. Você mesmo pode fazer, é só calcular o tamanho certo do galão. E claro, não se esqueça de colocar umas flores no trabalho.

30. Conjunto de sapatinho e tiara de crochê

Mais um lindo conjuntinho para bebês. Roupinha de bebê já é uma gracinha por si só, mas quando é de crochê fica ainda mais graciosas. Destaque para esse incrível tom de roxo super forte, para a pérola como miolo da flor e para os detalhes em strass.

31. Peso de porta para lá de estiloso

Foto: Reprodução /Catia Cuidados e Artes

Mais uma ideia super criativa de flor de crochê. Esse peso de porta virou um lindo vasinho de flores. Mesmo que eles fiquem quase escondidos, são ótimos objetos decorativos. Podemos observar mais uma vez a linha mesclada nas pétalas da flor.

32. Pura delicadeza

Foto: Reprodução /Art’s Nane

Cortinas são ótimos acessórios para usar o crochê. Aqui, as flores deram um toque especial na cortina branca, dando um pouco mais de cor para o ambiente. Mesmo se a cortina for de outro tipo de tecido ou material, você pode usar essas flores de crochê como item decorativo.

33. Pote de vidro bem enfeitadinho

Foto: Reprodução /Terrart

Potes de vidro são ótimos para complementar a decoração. Este foi decorado com juta, fita, flor em crochê e miolo com semente de magnólia. A combinação desses materiais deu uma cara nova para o pote.

34. Matrioskas floridas

Foto: Reprodução /Ateliê Hinara Bandeira

A Matrioska é um brinquedo artesanal e tradicional da Rússia e que faze muito sucesso no Brasil. De acordo com a cultura russa, elas simbolizam a ideia de maternidade, fertilidade, amor e amizade. O trio da foto foi feito de pano e ganhou um toque especial com as florzinhas de crochê. Lindas e encantadoras!

35. Anel grande e florido

Foto: Reprodução /Trama Atelier

Quem gosta de anéis grandes, pode apostar nesse de flor de crochê. Também é super simples de fazer e se você se especializar na técnica, é possível soltar a criatividade e criar um novo hobby que pode até vir a ser uma fonte de renda no futuro.

36. Enfeite de natal feito à mão

Foto: Reprodução /Crochê da Cynthia

No Natal é quase tradição enfeitar a porta de casa. Esse aqui é um exemplo de enfeite de porta natalino com uma linda flor de crochê. Depois de pronta, é só amarrar a fita na parte de cima e depois colocar os detalhes dourados no miolo. Fica bonito e original!

37. Buquê de casamento

Foto: Reprodução /Candy Cherry

Paras as noivas mais modernas, está cada vez mais comum usar buquês diferentes e criativos no lugar das flores convencionais. Que tal esse maravilhoso buquê de flores de crochê? A peça se torna ainda mais especial se você mesmo produzi-la para o seu casamento.

38. Leve a Frida sempre com você

Foto: Reprodução /Martinha Sousa

Olha a Frida de novo aí! Quando o assunto é flores, é impossível não citá-la de alguma forma, existem inúmeras peças inspiradas na artista. Neste exemplo, ela foi feita toda em crochê para ser usada como chaveiro. Linda e delicada!

39. Conjunto quentinho e aconchegante para o frio

Foto: Reprodução /Silvia Lima Lerner

Quando o inverno chega, nada melhor do que ficar bem agasalhado e quentinho. Esse kit com touca, luva e cachecol é perfeito para essa época do ano. As florzinhas deram um charme a mais e um toque especial para as peças.

40. Fantasias de crochê: divertidas e autênticas

Foto: Reprodução /Stitch and Dot

E para quem gosta de fantasia, uma opção muito mais autêntica e econômica é fazer a própria roupa ou um acessório para complementar, como essa tiara de unicórnio. Aqui, as flores foram usadas para dar mais charme e delicadeza para a peça. As cores azul, verde e roxo fizeram uma linda combinação.

41. A manta deixou a poltrona mais alegre

Foto: Reprodução /Gladys Crochê

Aqui, vemos mais uma opção de manta com flores de crochê. Normalmente, as peças de crochê são bem coloridas, alegres e permitem uma combinação de cores vastas que causam um efeito muito interessante na decoração. Em estofados como poltronas e sofás, essas peças ficam encantadoras.

42. Um presente mais do que especial

Foto: Reprodução /Maria Antonia Feijão Ramos

Se você gosta de presentear pessoas especiais da sua vida, as flores de crochê são uma ótima opção. Além de lindas e delicadas, tudo que é produzido artesanalmente é feito com mais amor e carinho e tem a alma e a energia de quem colocou a mão na massa.

43. Capa especial para o botijão de gás

Foto: Reprodução /Emelly Saracho Tocheto

O botijão de gás é outro item que acaba tendo muito destaque quando precisa estar na cozinha, e é bastante bruto e pesado. Para quebrar esse ar, você pode produzir uma capa de crochê florida para ele também.

44. Bolsa artesanal e ecológica

Foto: Reprodução /Modas Crochet

Em tempos de sustentabilidade, bolsas ecológicas estão muito em alta. Então, que tal usar um modelo ecológico e artesanal ao mesmo tempo? Existem fios ecológicos para esse tipo de produção e você pode até mesmo aproveitar e imitar o design das ecobags. Essa ainda veio com uma bolsinha de moeda com a mesma estampa floral.

45. O jogo americano ganhou um detalhe especial

Foto: Reprodução /Silvana Artsil

Esse lindo jogo americano de palha ficou ainda mais charmoso com detalhes de flores em crochê. Essa flor é super detalhada e foi feita até o galho com as plantinhas. Às vezes um simples detalhe faz toda a diferença na decoração dos ambientes.

46. Cacto fofo e sem espinhos

Foto: Reprodução /Mog Maciel Rio

Os cactos estão cada vez mais populares na decoração de residências. Portanto, ele também tem sido cada vez mais produzido na versão crochê. Nessa versão, ele fica ainda melhor, pois não tem espinhos e pode ser usado como uma linda almofada aconchegante. Detalhe para a florzinha amarela no topo.

47. Hora do chá

Foto: Reprodução /Amor Crochet

Que tal pegar aquela tampa simples do pote de açúcar e dar uma embelezada nela com um crochezinho? Neste caso, as cores usadas na flor de crochê combinaram com as cores do jogo americano e dos pratos. Ficou lindo e harmonioso!

48. Um toque delicado para o seu jardim

Foto: Reprodução /Helena Jurisch

Até o jardim de verdade pode ganhar lindas flores de crochê. Que tal essas com pétalas coloridas e que lembram o formato de um girassol? Você pode encher seu jardim com essas flores e intercalar com outras verdadeiras, fica super original!

49. Enfeite seu cabelo

Mais uma opção para acessórios e bijuterias. As presilhas ganharam um toque de charme com as flores de crochê. Podem ser usadas para diferentes ocasiões, por crianças e por adultos.

50. Porta-guardanapos super charmoso

Foto: Reprodução /Denise Costa Campos

Esse porta-guardanapos não é a coisa mais linda? As flores ficaram incríveis com esse tom de rosa. Agora uma dica para você que está começando a produzir arte em crochê: utilize um isqueiro para dar o acabamento final,na pontinha da linha, para que não desfie e o seu trabalho permaneça intacto.

Veja mais opções de flor de crochê para você fazer na sua casa

Ainda tem mais modelos de flores para você continuar se inspirando e começar a se aventurar na arte do crochê. Confira abaixo outros exemplos.

51. Tapetinho circular e florido

Foto: Reprodução /Crochê Doce Encanto

52. Linda almofada de boneca

Foto: Reprodução /Patissu

53. Cordão de crochê com flores

Foto: Reprodução /Silvia Gramani

54. Padrão de crochê

Foto: Reprodução /Crochet Patterns

55. Conjuntinho especial para o almoço e jantar

Foto: Reprodução /Andrea e Marina Castelo Branco

56. Enfeite para pacote de presente

Foto: Reprodução /By Me

57. Um charme a mais para as garrafas

Foto: Reprodução /Blog da Lu

58. Touquinha linda e confortável

Foto: Reprodução /Crochetatelie kids

59. Carteira de modelo retrô

Foto: Reprodução /Elaine Croche

60. Passadeira delicada e romântica

Foto: Reprodução /Coisinha de vó

61. Linda rosa para presentear pessoas queridas

Foto: Reprodução /Artesanatos Da Neide

62. Capinha até para o pote de biscoitos

Foto: Reprodução /Crislaine Kyky crochê

63. Almofada e cacto floridos

Foto: Reprodução /Emilce

64. Flores de crochê ficam lindas em sapatinhos de bebê

Foto: Reprodução /Fatima Guimarães

65. Porta-guardanapo de flor vermelho bordô

Foto: Reprodução /Andrea e Marina Castelo Branco

66. Trilho de mesa super charmoso

Foto: Reprodução /Silvana Artsil

67. Modelo de porta-prato moderno e criativo

Foto: Reprodução /Andreia Pufal

68. Vasinho e rosas de crochê com plantinha de verdade

Foto: Reprodução /Celina Marroco

69. Flor de crochê na bolsa é pura delicadeza

Foto: Reprodução /Elaine França

70. Deixe seu cachecol mais feminino

Foto: Reprodução /Kélcia Seidel

71. Bolo no pote com flor de crochê

Foto: Reprodução /Ateliê QueDelícia

72. Lindas flores azuis para enfeite

Foto: Reprodução /Nayara Cristy

73. Flores que ficam lindas em diferentes tipos de aplicação

Foto: Reprodução /Elaine Croche

74. Acessórios para pendurar, como esse porta-pano de prato, dão um toque especial para os ambientes

Foto: Reprodução /Andreia Pufal

75. Conjunto de almofadas com flor de crochê para dar mais vida para o sofá

Foto: Reprodução /Elaine Croche

76. Pano de prato com lindas flores amarelas

Foto: Reprodução /Silvana Artsil

77. As garrafas decoradas serviram de vasinho para as flores de crochê

Foto: Reprodução /Leila Dolif

78. Mais uma mesa caprichada para as refeições

Foto: Reprodução /Sublime Ateliê

79. Conjuntinho para a pequena bebê ficar ainda mais charmosa

80. Lindo tapete estilo passadeira azul com flores rosas

Foto: Reprodução /Coisinha de vó

81. Tapete para um quarto romântico

Foto: Reprodução /Bruna Szpisjak

82. Toalha fofinha e linda

Foto: Reprodução /Atelie Mimo

83. Panos de mesa de crochê são ótimos para decorar a sala

Foto: Reprodução /Linhas Arteiras – Nil Campos

84. Lindo conjunto de sousplat e porta guardanapo

Foto: Reprodução /Ideias e Mesa

85. Bolsinha prática para o dia a dia

Foto: Reprodução /Arteliê Handmade

86. Arte com crochê

Foto: Reprodução /Manas Crochê

87. As orquídeas ganharam a companhia das rosas de crochê

Foto: Reprodução /Silvana Artsil

88. Guirlanda de Natal com flores de crochê

Foto: Reprodução /Croche da Joy

89. Belo enfeite de mesa

Foto: Reprodução /Celina Marroco

90. Flor que serve de apoio para a caneca

Foto: Reprodução /Ingrid Silverol

Depois dessas dicas e referências, você já está pronta para começar a produzir lindas flores de crochê. É super simples e não precisa de muito investimento para começar. Com apenas uma agulha específica para esta técnica, um rolo de barbante e/ou linha e uma tesoura, você já pode criar peças lindas, coloridas e super criativas para decorar a sua casa. O limite para esta arte é a sua imaginação!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS