Proteas: apaixone-se pela beleza magnífica dessas flores

Plantô Arte botânica


Atualizado em 29.06.23

Donas de uma beleza exótica, as proteas são flores nativas da África do Sul que impressionam com seu tamanho. Elas também são consideradas umas das plantas mais antigas do mundo com registros de 300 milhões de anos. A seguir, descubra um pouco mais dessas flores magníficas, seu belo significado, dicas de cuidados e fotos que trazem todo o visual imponente delas.

Conheça a especialista

Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.

Índice do conteúdo:

O que são proteas

Protea é um gênero botânico da família Proteaceae, seus exemplares mais conhecidos e produzidos, inclusive no Brasil, são as proteas king e eximia. Seu formato se destaca com folhas com um visual bastante rústico e uma grande flor exuberante.

Significado das proteas

As proteas receberam esse nome em homenagem ao Deus grego Proteus, que tinha o poder da metamorfose. Assim, essas belíssimas flores representam transformação, coragem e esperança.

Publicidade

Dicas para manter as proteas lindonas

As proteas são flores de corte e podem render preciosos arranjos para casa ou festas, veja dicas de cuidados para mantê-las sempre belas:

  • Água: mantenha-as em um vaso com água fresca e limpa.
  • Flores secas: assim que as folhas começarem a escurecer, é possível deixá-las secar naturalmente, apenas retire a água do vaso. A flor manterá sua estrutura, e sua beleza será preservada para ser usada como arranjo seco.
  • Vasos e buquês: são exemplares resistentes e de longa duração e, por isso, essas flores são indicadas para vasos e arranjos na decoração de ambientes como salas, quartos e escritórios. Também podem ser usadas em buquês e decoração de eventos, sejam sozinhas ou acompanhadas de outras flores e folhagens.

É muito fácil cuidar das proteas e preservar sua beleza por muito mais tempo com as flores secas! Além disso, são perfeitas para adicionar um charme único e especial para qualquer decoração.

10 fotos de proteas na decoração que vão te conquistar

As proteas chamam facilmente a atenção e fascinam em um primeiro olhar, aprecie toda a exuberância dessa planta:

1. Uma flor encantadora

2. Que fica extremamente linda em arranjos

3. Seja sozinha

Foto de proteas 2 - 7

Estúdio 314

Publicidade

4. Ou com várias proteas

5. A protea king se destaca com sua enorme flor

6. E a eximia surpreende com cores incríveis

7. Unidas, elas ficam perfeitas!

8. Até mesmo seca a protea mantém sua beleza

9. Elegante para arranjos com outras flores

10. E maravilhosa para buquês!

Foto de proteas 10 - 14

Mania de Flor

Publicidade

As proteas trazem um grande impacto visual e não deixam dúvidas sobre a imponência de sua beleza. Aproveite e veja também outras ideias para usar arranjos de flores na decoração.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments