50 salas com quadros grandes para você se apaixonar

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte

Uma das tarefas mais complexas quando decoramos é incluir personalidade ao ambiente. Para isso, é necessário levar em conta não só a cartela de cores utilizada na decoração, como também o gosto pessoal de seus habitantes. E para colaborar com esta função, nada melhor do que incluir quadros na proposta escolhida.

Esta peça decorativa pode ter diversas funções, como colorir o cômodo, tampar um painel de luz, e até mesmo, preencher uma determinada proposta (como deixar o ambiente mais acolhedor, por exemplo). E se a ideia é alcançar um destes objetivos com precisão, a escolha de um quadro grande pode ser certeira!

Para instalar um grande adorno como este em sua sala, é preciso ter um espaço adequado para incluí-lo. Pense em uma parede que além de espaçosa, também ofereça destaque ao objeto. Confira algumas ideias geniais utilizadas nos projetos a seguir, que te inspirarão a escolher a peça ideal para a sua casa:

1. Cores em destaque

Foto: Reprodução / Estudio Vermelho Arquitetura

Para esta sala de estar e jantar integradas, a ideia era deixar o ambiente divertido. O quadro com cores quentes entrou na cartela de cores de tons terrosos utilizada no espaço, combinando com os tijolinhos e também o piso de madeira.

2. Um cenário real combinando com a decoração

Foto: Reprodução / Kali Arquitetura

Imagens em preto e branco fazem o maior sucesso na decoração! Isso porque além de combinarem com tudo, dá um ar de dramaticidade ao espaço, ideal para moradores que prezam pela neutralidade, e por que não, um certo saudosismo?

3. Quebrando a sobriedade da cartela de cores

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

Falando em neutralidade, incluir mais cores à um ambiente com cores sóbrias com quadros grandes é de uma elegância sem fim. Perceba como o off white dos tecidos utilizados, misturados com a madeira da mobília, ganharam mais destaque ainda com a adição do objeto vermelho acima do aparador.

4. Apoiados sobre prateleiras

Foto: Reprodução / Decoradoria

Deixe a sua sala ainda mais charmosa dispondo os seus quadros de uma maneira diferenciada. Neste ambiente, as peças foram acomodadas em duas prateleiras específicas para esta finalidade, em alturas distintas para preencher melhor a área acima do sofá.

5. O abstrato é carregado de dramaticidade

Foto: Reprodução / Marlon Gama

Nesta sala de conceito moderno, os quadros foram dispostos dentro das molduras criadas na própria parede, as chamadas boiseries, e ganharam destaque com a iluminação direta dos spots adicionados na sanca.

6. Deixando o ambiente mais divertido e descolado

Foto: Reprodução / Meu Apê 34

Adicionar a identidade de seus moradores na decoração é uma tarefa fácil: basta incluir gravuras com cores ou personagens favoritos, criando uma estética altamente personalizada. Neste projeto, os quadros da Audrey Hepburn e do Stormtrooper denunciam que seus habitantes são para lá de descolados.

7. A iluminação destacando o quadro

Foto: Reprodução / Apto 82

Uma iluminação adequada é capaz de deixar seus quadros ainda mais em evidência. Veja como o direcionamento dos spots acoplados ao trilho elétrico cumpriram muito bem esta função.

8. Por que utilizar um se podemos adotar vários?

Foto: Reprodução / Elmor Arquitetura

Neste ambiente, a decoração contou com diversos quadros com molduras distintas instalados na mesma parede, mas em perfeita harmonia. Assim, a parede de cimento queimado foi devidamente preenchida, deixando a sala muito mais acolhedora.

9. Formando um charmoso conjunto

Foto: Reprodução / Mauricio Karam

Quadros grandes também são super bem vindos em decorações minimalistas. Muitas vezes, basta alguns poucos elementos para deixar o espaço cheio de personalidade. Veja como a adição de três peças, somados aos poucos móveis, foram suficientes para preencher o cômodo com estilo.

10. Um parzinho minimalista

Foto: Reprodução / Iná Arquitetura

Falando em minimalismo, a escolha de cores é fundamental para quem deseja obter este tipo de resultado. Escolha tons que harmonizem com o restante da decoração, ou algo voltado para o sépia, e preto e branco.

11. Autenticidade na parede de cimento queimado

Foto: Reprodução / Suite Arquitetos

Uma sala com pegada industrial merece um quadro que se destaque no ambiente. Isso pode ser feito quando incluímos cores quentes, gravuras abstratas ou uma moldura bastante impactante. Não esqueça de aproveitar a iluminação ao seu favor também ok?

12. Uma tela destacando a decoração

Foto: Reprodução / David Guerra

Para esta sala moderna, uma grande tela quadrada se tornou um dos principais elementos decorativos do ambiente. Perceba que nada além dele chama mais a atenção, deixando a decoração equilibrada e bastante conceitual.

13. A simplicidade nem sempre é comum

Foto: Reprodução / Patricia Martinez

A decoração clean desta sala de estar ficou muito mais elegante com o grande quadro branco acima do sofá cinza. Seus detalhes em alto relevo criaram um efeito 3D na composição, deixando o espaço com uma pitada moderna.

14. A combinação do branco com o preto vai com tudo

Foto: Reprodução / Flávia Gerab Tayar

Não tem como errar com quadros branco e preto, não é mesmo? A sobriedade desta composição é infalível para qualquer tipo de ambiente, seja rústico ou contemporâneo. E para aquecer mais o ambiente, foram utilizados técnicas simples, mas que dão toda a diferença, como incluir madeira e tons terrosos na cartela de cores.

15. Pequenas partículas de cor

Foto: Reprodução / Hildebrand Silva Arquitetura

Os pequenos pontos vermelhos do quadro horizontal incluiu mais energia à cartela de cores desta espaçosa sala de TV. Algumas almofadas também cumpriram bem esta função, repousadas gentilmente acima do sofá branco, onde a família inteira poderá se jogar com conforto, para curtir um momento relaxante.

16. Quadros que se completam

Foto: Reprodução / Isabela Bethonico

Olha que genial incluir dois quadros com imagens complementares dispostos de forma inusitada! Em vez de colocá-los lado a lado, como vemos habitualmente, as duas peças deste projeto ficaram no cantinho de cada parede, em “L”, criando uma proposta extremamente diferenciada.

17. Um toque quente ao clássico

Foto: Reprodução / Brunete Fraccaroli

Esta sala com cores predominantes claras ganhou diversos detalhes em vermelho. Perceba que tanto os quadros quanto os adornos decorativos foram adicionados com a mesma cor, criando uma homogeneidade ao ambiente.

18. A majestade da sala de estar

Foto: Reprodução / Decoradoria

Nesta imagem, temos duas propostas bem bacanas como grande destaque da decoração: o quadro acima do sofá, que segue todo o padrão de tons utilizados na sala, e também o painel entre as janelas, formado por diversas imagens seguindo o mesmo padrão. Ficou super moderno, né?

19. Competindo as atenções com a televisão

Foto: Reprodução / Fabiana Marques Aloia

Algo muito importante a ser levado em conta também na escolha de um quadro é a moldura. Ela que ditará, em muitas vezes, o estilo da peça, e muitas vezes, contribuirá com o destaque não só da imagem, como também do restante da decoração.

20. Várias propostas para o pé direito alto

Foto: Reprodução / D&D Show

Quanto maior for o pé direito da sala, maior será a margem de liberdade para a sua imaginação. Nesta composição, diversos quadros foram expostos um coladinho no outro, e como todos possuem molduras iguais, logo pareceu uma enorme obra de arte exposta em duas paredes do cômodo.

21. Apoiado em cima do móvel

Foto: Reprodução / Leonardo Muller

Esta é uma maneira bastante utilizada, não só por quem gosta de inovar na decoração, mas também por quem não gosta muito da ideia de furar a parede. Deixar a peça apoiada sobre um móvel deixa tudo mais bonito e despojado.

22. Não tem como errar com um quadro grande acima do sofá

Foto: Reprodução / Patricia Kolanian Pasquini

O lugar onde mais recebe quadros grandes na sala, sem dúvidas, é logo acima do sofá. Essa é a maneira mais tradicional de decorar o ambiente de estar, pois a proporção de ambas as peças se casam como uma luva.

23. Para uma ampla sala, um quadro grande se torna essencial

Foto: Reprodução / Camila Klein

Falando em proporções, uma sala espaçosa merece peças que preencham bem o espaço. Não há a necessidade de incluir muitos móveis ou peças decorativas, desde que as poucas escolhas sejam suficientes para incluir uma identidade ao cômodo.

24. Valorizando o aparador da casa

Foto: Reprodução / Ana Luisa Previde

Para esta aconchegante sala de estar, o enorme quadro horizontal foi devidamente posicionado acima do largo aparador, estrategicamente centralizado na parede, de acordo com as limitações do ambiente. O resultado? Um local acolhedor, elegante e bem aconchegante.

25. A gravura é um ótimo representante da personalidade do morador…

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Quadros minimalistas, abstratos, paisagens, fotografias, preto e branco, monocromáticos, cores quentes, tons terrosos… Há uma infinidade de estilos que podem ser escolhidos para compor a decoração da sua sala, de acordo com o seu gosto e personalidade. É só escolher o que mais te agrada e contemplá-lo do seu sofá ou poltrona.

26. … e as cores escolhidas também!

Foto: Reprodução / Patricia Martinez

As cores devem sempre ser levadas em conta ao escolher o seu quadro preferido. Veja se os tons combinam com os já existentes em sua sala, ou se eles se harmonizam perfeitamente. Você pode estudar melhor algumas propostas conferindo este post.

27. Os quadros são capazes de oferecer diversas sensações ao ambiente

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

Nunca um quadro representou tão bem a sensação que uma sala proporciona! Veja como a escolha de cores suaves, misturado com um toque de tons terrosos na decoração, remeteu suavemente aquele climinha refrescante de uma praia em dia de Sol.

28. Além de proporcionarem um toque pessoal à decoração

Foto: Reprodução / Iara Kilaris

Esta espaçosa sala clean foi totalmente decorada em tons claros, com predominância do branco. E claro que o único quadro do ambiente seguiria este mesmo perfil, incluindo mais referências naturais à moderna decoração.

29. Nem a discrição tirou toda a sua beleza

Foto: Reprodução / Marcia Arcaro

O quadro de cavalos foi devidamente destacado pela luz indireta instalada logo acima do objeto, na sanca. Mais uma vez, os tons clarinhos da pintura comprovaram que o clean também pode ser bastante impactante e conceitual.

30. Um complementando o outro

Foto: Reprodução / Zize Zink Arquitetura

Parecem iguais, né? Mas não são! Na verdade, a figura abstrata de um quadro complementa o outro, formando uma única (e bela) obra de arte exposta nesta charmosa sala contemporânea. Tudo para dar uma quebrada na sobriedade da decoração.

31. Entre móveis e plantinhas

Foto: Reprodução / Casa Aberta

A rusticidade da cristaleira adicionou aquela pitada de boho chic no ambiente de uma maneira bem especial. E para ajudar a compor a proposta, o quadro apoiado sobre o móvel seguiu o mesmo estilo, combinando não só com a madeira envelhecida, como também com o cacto adicionado logo ao lado.

32. Quadros com efeito 3D são super criativos

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

E bem modernosos! A imagem parece sair da tela, e algumas artes até parecem acompanhar os nossos olhos, quando nos movimentamos pelo ambiente. Nesta sala, dois quadros com esta proposta foram incluídos na decoração, incluindo referências contemporâneas ao estilo retrô.

33. Ao lado da poltrona, de maneira bem despojada

Foto: Reprodução / Viviane de Pinho

Se você quer quadros mas não tem onde pendurá-los, por que não colocá-los no chão? Independentemente do tamanho da peça, pode apostar que você terá um resultado incrível, como este cantinho, que recebeu a sua Monalisa geométrica apoiada no baú baixo.

34. Quadros também podem deixar o seu espaço mais divertido

Foto: Reprodução / Desmobilia

Existem centenas de opções nas mais diversas lojas que atendem esta proposta caricata, seja com quadros fotográficos, desenhos criativos, imagens divertidas, entre outros. Uma ótima forma de incluir jovialidade ao espaço.

35. Além de fazerem uma grande diferença na decoração

Foto: Reprodução / Batistelli Arquitetura e Design

Um espaço vazio da sala fica decorado com muito bom gosto adicionando somente um grande quadro. Ele fará toda a diferença no local, sem necessitar de nenhum reforço de outro objeto, pode apostar. A imagem acima comprova exatamente esta teoria. Você consegue visualizar como a sala ficaria vazia sem ele?

36. Menos é mais!

Foto: Reprodução / Viviane Gobbato

O casamento entre as cores foi a grande aposta desta decoração. O quadro, as almofadas e o tapete, juntamente com os adornos, foram os responsáveis por adicionar tons quentes ao cômodo branco, rendendo um resultado cheio de classe.

37. Ostentação de cores e personalidade

Foto: Reprodução / Brunete Fraccaroli

Ainda sobre casamento de cores, os tons apresentados no quadro com diversas lâmpadas são praticamente os mesmos incluídos no restante da decoração. Para quem não curte se arriscar, essa é uma ótima saída e não tem como errar!

38. Quando uma imagem diz mais que mil palavras

Misturar estilos na decoração deixa qualquer ambiente carregado de personalidade! Esta sala com paredes imitando o cimento queimado poderia até ser chamada de industrial, se não fosse a adição de rusticidade com toques contemporâneos incluídos no espaço com a mobília e quadros.

39. Dando vida à neutralidade da madeira

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

A despojada e aconchegante sala ficou muito mais colorida com uma das obras do artista Romero Brito instalada no revestimento de madeira próximo à entrada. Junto com o quadro, algumas outras esculturas também fazem a alegria da decoração.

40. Uma paisagem distribuída em várias molduras

Foto: Reprodução / Cristina Reinert

A imagem da ponte de São Francisco foi bem ampliada nesta ideia genial: várias partes da fotografia foram emolduradas separadamente e em tamanhos distintos, formando um jogo de quadros de um mesmo cenário. Ficou incrível, não acha?

41. De olho na sala de jantar

Foto: Reprodução / Gabriel Valdivieso

A sala de jantar também é um ambiente em que quadros grandes são super bem-vindos. Neste espaço com decoração vintage, a imagem que remete à uma pintura clássica ganhou uma moldura simples, já que a peça por si só já fez toda a diferença.

42. O pôster preferido reinando no cômodo

Foto: Reprodução / Sheila Almendros

Já esta sala de jantar também com uma proposta retrô ganhou um belo companheiro para a parede geométrica: um quadro com moldura amarela, emoldurando com muita classe o pôster da banda preferida dos moradores.

43. Que tal deixar a peça apoiada no chão?

Foto: Reprodução / Rodrigo Fonseca

Olha outra ideia incrível de quadro apoiado no chão: neste exemplo, a peça com gravura na vertical ficou apoiada diretamente no chão, logo ao lado da planta alta.

44. … ou bem ali no cantinho da sala

Foto: Reprodução / Consuelo Jorge

Já neste ambiente, os moradores optaram por acomodar o quadro atrás do pequeno rack, que serviu de mesa lateral para apoiar os adornos.

45. Olha que charme este quadro acima da estante baixa!

Reparou que as cores dos livros adicionados na estante baixa possuem as mesmas cores presentes nos quadros e adornos decorativos? Nada como equilibrar a composição na medida certa!

46. Não esqueça de adicionar parceiros de peso em sua decoração

Foto: Reprodução / Tenório

Para deixar o seu ambiente mais completo, introduza em sua decoração outros objetos que harmonizem com seus quadros grandes, como um aconchegante tapete, almofadas, uma pintura interessante na parede, ou até mesmo, outros quadros que formem uma parceria perfeita com a sua peça principal.

47. Uma opção clean para harmonizar o ambiente

Foto: Reprodução / Flávia Gerab Tayar

Este projeto contou com um quadro bastante discreto para decorar o ambiente, para não tirar o foco do verdadeiro centro das atenções: o elegante sofá.

48. Tudo devidamente combinado

Foto: Reprodução / Renata Basques

Fazendo um contraponto com a parede da televisão, o quadro abstrato acima do sofá entrou com as cores sólidas da decoração, como o azul cobalto e o verde militar.

49. Tons terrosos “abraçam” a sala de estar

Criar ambientes aconchegantes não é difícil quando usamos as cores e texturas certas. Veja como o uso de tons terrosos nessa composição deixou tudo mais confortável e aquecido!

50. Uma identidade especial ao cantinho

Foto: Reprodução / Rawi Arquitetura

As duas poltronas dispostas lado a lado tiveram uma companhia especial: um enorme quadrado colorido. A peça é tão impactante que o ambiente não precisou de mais nada para se tornar completo!

Depois desta seleção incrível, impossível não se inspirar com essas salas com quadros grandes!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS