Por Shigueo Tanaka
O quarto compartilhado entre irmãos pode ser usado em diversas situações. Uma de suas vantagens é a otimização do espaço disponível. Porém, isso pode ser feito de uma forma muito estilosa. Neste post, você verá dicas e ideais para como montar um quarto assim.
Publicidade
Várias coisas devem ser levadas em consideração na hora de optar pela divisão de ambientes entre os irmãos. Por exemplo, como isso será feito ou quais as idades e gêneros dos filhos. Dessa forma, veja algumas dicas que serão muito úteis na hora de montar um ambiente assim:
A divisão do quarto pode ser feita de várias formas. Uma delas é usando uma divisória. Esse elemento ajuda a dar privacidade e delimitar os espaços de cada um. Para que não haja a sensação de falta de espaço, pode-se usar uma divisória vazada.
Se as crianças têm gêneros diferentes, aposte em uma decoração neutra. Isso faz com que a sensação de ligação entre os espaços seja mantida, sem que cada um dos filhos perca a sua personalidade. Além disso, é possível usar elementos que lembrem os gostos de cada um para que o quarto tenha ainda mais a cara deles.
O estilo escolhido para decoração é muito importante. Por exemplo, ele pode ser provençal, montessoriano, entre outros. Em certos casos, o planejamento do ambiente começa antes da descoberta do sexo das crianças. Por isso, a decoração genderless, isto é, sem gênero, pode ser uma ótima opção.
Quando as crianças têm idades diferentes, é preciso pensar na funcionalidade do ambiente. Principalmente quando o quarto está sendo preparado para um bebê que a caminho. Então, preste atenção ao espaço da criança mais velha e aposte em uma decoração atemporal.
As crianças crescem. E muito rápido! Busque fazer um quarto que será útil ao longos dos anos. Dessa forma, o ideal é pensar em móveis e decorações que podem ser facilmente adaptadas conforme os filhos vão crescendo. Isso ajuda a evitar reformas recorentes.
Essas dicas ajudam muito na hora de pensar o espaço. Afinal, além de otimizado e funcional, ele deve ser confortável e agradável para as crianças. Então, é importante que todas essas dicas sejam seguidas à risca.
Uma ótima ideia para quem vai decorar sozinho é observar o que já foi feito por outras pessoas. Dessa forma, é possível aprender com os erros e os acertos. A seguir, confira alguns vídeos e anote todas as informações:
Em certos casos, é preciso dividir o quarto entre dois filhos de gêneros diferentes. Contudo, isso pode ser feito de uma forma que ambos ainda tenham personalidade. Veja o que foi feito pela youtuber Carol Anjos, do canal Beleza Materna. Ao longo do vídeo, é possível ver quais foram as soluções de organização adotadas por ela.
Publicidade
As casas e os apartamentos menores impõem que os quartos entre irmãos sejam compartilhados. Nesse vídeo, a arquiteta Mariana Cabral dá dicas importantes para arrasar nessa divisão. Essas informações contemplam desde a escolha das cores até a criação de espaços de convivência. Confira!
A youtuber Amanda Jennifer mostra como foi feita a decoração do quarto do seu casal de filhos. Todas as soluções adotadas por ela são focadas no faça você mesmo. Além disso, ela fala sobre o uso da bicama. A qual pode ser fechada quando não está em uso, que é ideal para ambientes pequenos.
Quando um bebê está a caminho, muita coisa precisa ser repensada ou adaptada. Principalmente quando o assunto é o quarto. Nesse vídeo, a arquiteta Lara Thys, dá dicas para fazer essa adaptação e aguardar a chegada do bebê. As informações ajudam a planejar melhor como ficará o espaço com as duas crianças.
Com mais essas informações dá vontade de começar a decorar agora mesmo. Quer ter ideias de decorações para personalizar o seu ambiente? Então, veja a seguir como fazer um belo quarto compartilhado.
Um quarto pode ser compartilhado por diversos motivos. Contudo, isso não é desculpa para o ambiente parecer improvisado. Veja abaixo como criar uma decoração incrível para ter um quarto acolhedor:
Com todas essas ideias, todo quarto ficará otimizado. Contudo, é possível manter a personalidade de cada um dos filhos na decoração. Aproveite e veja opções de divisórias para quarto para garantir a privacidade das crianças!