Por Ana Kordelos
Sonho da maioria dos pais, sejam eles de primeira viajem ou não, montar o quarto do bebê é uma fase importante e deliciosa da maternidade. É neste momento em que os gostos pessoais dos pais, as necessidades do bebê e a funcionalidade do local serão definidos e implementados neste espaço.
Após a descoberta do sexo, o ideal de quarto vai tomando forma, assim como a escolha das cores que irão compor o ambiente e os elementos decorativos a serem utilizados. No caso do quarto masculino, dentre as cores mais popularmente eleitas para a decoração estão o azul e o verde, porém as possibilidades são infinitas, é só utilizar um pouco de criatividade.
Aqui, é comum optar pela decoração clássica, apostando em papéis de parede com motivos infantis e móveis tradicionais. Para os mais ousados, uma opção divertida é escolher um tema, como safári, carros ou espaço sideral e trabalhar os elementos desejados por todo o cômodo. Alternativas não faltam, basta deixar a imaginação fluir. Confira a seguir uma seleção de lindos quartos de bebê de meninos e inspire-se:
Foto: Reprodução / Happiness Baby Store
Este é um exemplo de tendência: quarto de bebê, porém sem uma decoração tão infantilizada. Ao usar e abusar do azul em tom pastel e formas geométricas, o espaço ganha ares atuais. Além disso, a combinação com o conjunto de móveis de linhas retas demonstra a influência do minimalismo na decoração.
Foto: Reprodução / Ameise Design
Aqui o quartinho de decoração mais rústica acomoda dois meninos: o irmão mais velho tem em sua cama uma estrutura semelhante à uma cabana, deixando a mudança do berço para a cama mais fácil e divertida. A parede de tijolinhos é ideal para garantir o destaque ao berço pintado de azul, além de harmonizar-se com o tapete com motivo esportivo.
A espera pelo seu príncipe ficará mais bonita! A decoração deste quarto de bebê segue o estilo clássico, usando o tema príncipe, observado no suporte para o mosqueteiro, nas estampas personalizadas do enxoval e detalhes em dourado envelhecido. Nichos são sempre bem-vindo para ajuda na decoração. Neste caso, temos prateleiras de vidro, espelho ao fundo para gerar ainda mais profundidade e os objetos de decoração que casam perfeitamente com a proposta temática do quarto.
Foto: Reprodução / Simões Pasin Arquitetura
Para este lindo quarto, o estilo clássico se faz presente tanto no design da poltrona de amamentação quanto nas curvas do berço. Para deixar o ambiente ainda mais elegante, pequenos toques de azul escuro dão graça ao cômodo essencialmente branco.
Foto: Reprodução / Ally Batties
O tema safári é o escolhido para deixar a decoração do quarto mais atraente. O tom claro da madeira deixa o berço em destaque ao ser acomodado em frente a parede de um verde intenso. Mantendo o clima, o cocar de índio e as cabeças de animais de pelúcias penduradas na parede deixam o visual mais divertido.
Foto: Reprodução / Celina Dias Bebê
O destaque principal deste ambiente é o berço clássico, em madeira entalhada. Outro detalhe que não passa despercebido é o uso do papel de parede xadrez, de grife, trazendo uma dose de masculinidade ao ambiente.
Foto: Reprodução / WVS Arquitetura
Quem disse que uma cor sóbria como o cinza é sinônimo de um ambiente sem graça? Este quarto demostra exatamente o contrário: o uso desta cor confere tranquilidade e beleza ao cômodo, combinando-se com pontos estratégicos de madeira, aqui e ali.
Continua após o anúncio
Foto: Reprodução / Celina Dias Bebê
Neste cômodo, o uso do papel de parede xadrez em azul bebê, agindo em conjunto com o amplo tapete, traz alegria ao quarto com cores neutras abundantes. Para adicionar luxo, detalhes em dourado envelhecido.
Foto: Reprodução / Raquel Mattar
A funcionalidade é o carro chefe da decoração deste quarto. Aqui, além do imponente berço com mosqueteiro, ainda encontramos a poltrona de amamentação e um pequeno sofá, abaixo da janela, ideal para cochilar (se necessário), durante os períodos de cuidados noturnos. As pequenas arandelas são um charme à parte.
Foto: Reprodução / Adriana Pereira e Carolina Reade
Ao olhar para este quarto, é impossível não notar toda a beleza proporcionada pela escolha de um berço produzido artesanalmente. Este harmoniza-se com o chão de madeira, fazendo par perfeito com o tom de azul abundante pelo cômodo.
Foto: Reprodução / INK Design e Interiores
Para um quarto neutro, a cor bege figura tanto nas paredes, no amplo tapete e no mobiliário. Este é um ótimo recurso para destacar detalhes como o dourado no mosqueteiro e na bandeja em cima da cômoda, e a utilização pontual de azul.
As formas geométricas variadas compõem cada canto deste quartinho. Presentes na parede, no tapete e papel de parede, sua mistura deixa o ambiente mais interessante visualmente. Ênfase especial na escolha pelo berço de design inusitado.
Foto: Reprodução / Fábio Pantaleão Arquitetura
Novamente o cinza se mostrando como tendência de cor. Aqui, a poltrona de amamentação foge do design tradicional, possuindo tinhas orgânicas e mostrando-se como uma boa opção de móvel para ser utilizado mesmo após o período de amamentação finalizar.
Foto: Reprodução / Studio Leandro Neves
Aqui a paleta de cores escolhida vai do verde e cinza ao azul e amarelo. O papel de parede de triângulos é o responsável para integrar tamanha variedade de tons. O letreiro com o nome do bebê traz personalidade ao ambiente e o móbile amarelo deixa a decoração mais charmosa.
Foto: Reprodução / Decorinha
Repleto de móveis, este projeto de quarto de bebê abre mão dos preceitos do método montessoriano, criado para estimular o aprendizado da criança, desde seus primeiros momentos de vida. A presença da mesinha ao centro compõe as funções a longo prazo nesta jornada.
Foto: Reprodução / Xiquita Premium
Em todos os móveis é possível perceber a mistura de madeira em seu tom natural e tingida de branco, trazendo elegância ao cômodo. Sem um tema pré-escolhido, o motivo infantil se faz presente somente na faixa de papel de parede decorada com simpáticos ursos.
Foto: Reprodução / Personal Enxoval Baby Shopper
Esta opção de decoração é especial para os fãs do Mickey: ele está presente em cada canto do quartinho. Destaque especial para os tapetes no formato do nosso amigo orelhudo, assim como os puxadores dos móveis.
Foto: Reprodução / Vanessa Baby Planner
O tom de verde água, bem clarinho, foi o escolhido para trazer graça ao ambiente. Visto desde o papel de parede até as luminárias de nuvens com iluminação embutida, este se mostra uma boa opção para aqueles que preferem uma cor menos vibrante.
Foto: Reprodução / Mallemonte Arquitetura
Tom que confere serenidade e quietude ao ambiente, aqui ele aparece mais apagado, assemelhando-se à uma tonalidade de jeans lavado. Destaque para o tampo da cômoda no tom exato da madeira aplicada ao chão, deixando o quarto mais harmonioso.
Foto: Reprodução / Keyla Kinder Arquitetura
Aqui a arquiteta abusou da tecnologia para criar um ambiente mais aconchegante para o bebê. Ela utilizou desde iluminação automatizada, bancada aquecida para a troca de fraldas e som ambiente para acalmá-lo. O tema de urso aviador, abusando do uso de nuvens por todo o cômodo, é um show à parte.
Foto: Reprodução / Grão de Gente
Este estilo de cama é destaque desta famosa técnica, sendo especial para estimular a individualidade e independência do bebê logo cedo, porém com segurança e muito estilo. Sua estrutura especial assemelha-se à uma cabana, deixando seu design mais divertido.
Foto: Reprodução / PKB Arquitetura
O design diferenciado deste móvel reúne em um só dois itens essenciais em um quanto de bebê: o berço e a bancada para o trocador. Além disso, o pet ganhou um espaço especial, todinho dedicado para que ele possa ajudar a cuidar do bebê. A parede multicolorida deixa tudo mais belo e divertido.
Foto: Reprodução / Quarto Para Bebê
Quem disse que só os tons mais suaves têm vez na decoração do quarto para o bebê? Tons vibrantes podem –e devem marcar sua presença, seja em pequenos detalhes, para um visual mais clean, ou predominando no ambiente.
Foto: Reprodução / Sleeper Móveis
Este móvel de desenho inusitado não possui quinas, sendo elaborado com os cantos arredondados, diminuindo o risco do bebê se machucar. Além dele, o papel de parede composto por pequenas e belas gotas deixam o visual elegante e mais bonito.
Foto: Reprodução / Jeovani Arquitetura
Esta é a combinação mais indicada para um quarto delicado e sereno. Os móveis seguem o estilo clássico, cheio de pompa e curvas, e o personagem em destaque é o urso em sua versão esportiva.
Foto: Reprodução / Le Bébé
De tom vibrante, esta cor é utilizada nos objetos de decoração e no kit de berço. Para um charme à mais, o berço foi acomodado abaixo de uma placa de madeira que vai da parede ao teto, a qual contém uma iluminação embutida toda especial, assemelhando-se a pequenos pingos de chuva.
Foto: Reprodução / Jeanette Emberland
Esta combinação de cores se mostra elegante e usável independente do ambiente ou da idade. O berço é substituído pela cama em formato de cabana, mostrando que o bebê está crescendo e ficando mais independente. Outro elemento de destaque é a utilização de pequenas nuvens, tanto desenhadas na parede quanto no móbile, trazendo mais encanto ao local.
Foto: Reprodução /Keyla Kinder
Tons neutros figuram nos móveis e no tapete e linhas retas deixam o berço com um visual mais contemporâneo. O tema aviador se faz presente no xadrez do enxoval, no urso vestido à caráter e na parede com desenho de nuvens.
Foto: Reprodução / Andressa Graciotto
Aqui os três tons diferentes de verde se complementam e embelezam o quarto. O chevron utilizado no protetor de berço deixa a decoração mais divertida, assim como os delicados adesivos de parede no formato de pequenos balões.
Foto: Reprodução / Andrea Anders
Para um quarto com temática de super-herói, os personagens são dispostos em quadros compostos com estampa chevron. A cabeira listrada de design moderno harmoniza-se com o enxoval escolhido, e o papel de parede estampado atribui mais informação ao espaço.
Foto: iStock
Para os amantes de verde, esta cor está presente em cada móvel do ambiente, assim como na luminária, tapete e paredes. Para quebrar um pouco a dominância desta cor, um belo arco-íris enfeita a parede acima do berço. Ideal para quem não tem medo de ousar.
Foto: iStock
Outra cor vibrante que cai muito bem neste ambiente, o laranja aquece e deixa o quarto mais divertido. Aqui ele é utilizado em conjunto com o azul, criando um belo contraste. Para não errar, opte por móveis de cores neutras, como o branco, não sobrecarregando o visual.
Foto: Reprodução / Pandorga
Deseja um quarto infantil, mas com aquele toque de sobriedade? Então aposte nesta mistura. Ela é capaz de transmitir tranquilidade, sem perder a beleza. Aqui os elementos como o móbile de carneirinhos e as estampas de nuvens na parede rementem à infância.
Foto: Reprodução / Amanda Machado
Ambiente singelo, possui o enxoval com as cores amarelo vibrante e cinza, em duas variedades de estampas: chevron e poás. Como estas aparecem discretamente, deixam o destaque especial aos pequenos detalhes tingidos em amarelo.
Foto: iStock
Para este amplo ambiente, o mobiliário surge na cor branca, onde o berço contém belos desenhos esculpidos na madeira. O amarelo aparece na parede que o acomoda e o tapete com amplas listras coloridas trazem mais cor e alegria ao cômodo.
Foto: Reprodução / Milla Holtz & Bruno Sgrillo
Novamente a temática de céu se faz presente. Aqui a cor é acompanhada pelo uso de lindas nuvens por todos o ambiente. Vale ressaltar a troca do modelo tradicional da poltrona de amamentação por uma com design mais moderno, mostrando ser uma tendência.
Foto: Reprodução / Lívio Andrade Arquitetura e Ambientação
Este projeto possui a decoração do tipo que nos faz viajar na memória. A presença do cavalinho de brinquedo nos remete aos brinquedos de infância, os quais deixam saudade. O design clássico do berço e o lustre adicionam elegância ao ambiente.
Foto: Reprodução / Patricia Azoni
Impecável, esta decoração utiliza-se do branco em cada canto do cômodo, mesclando ao uso de materiais refinados como o lustre de cristais e a metalizado na pintura do berço. Esta é uma ótima opção de decoração para um quarto unissex.
Foto: Reprodução / Pura Arquitetura
Esta combinação de cores vem sendo muito utilizada por aqueles que buscam uma decoração contemporânea, sem perder o estilo. Aqui o cinza aparece tanto nos móveis quanto no papel de parede chevron, enquanto o amarelo figura em pontos estratégicos do quarto.
Foto: Reprodução / Beiral Arquitetura e Urbanismo
De cores discretas, mas abundantes, este projeto lança mão da marcenaria personalizada ao criar um painel de nuvens em duas paredes do cômodo. Trazendo uma iluminação embutida, ele é o responsável pelo encanto proporcionado ao ambiente.
Muito além do azul e verde, é possível utilizar grande variedade de cores e combinações no quartinho que irá receber o mais novo membro da família. Seja com uma temática definida ou estilos favoritos, deixe a criatividade fluir na hora de decorar o cantinho do bebê.