Por Sheila Almendros
Atualizado em 05.08.22
A fase mais gostosa da gestação, sem dúvidas, é o momento de planejar o quarto do bebê. É quando temos que pensar em todos os detalhes da decoração, no conforto e praticidade e, principalmente, na otimização do espaço que receberá o novo membro da família. E cada vez mais, papais e mamães têm procurado um estilo que remete o menos possível o sexo da criança: a decoração de quarto de bebê sem gênero.
A escolha pode ter as mais diversas razões: o irmão que dividirá o quarto com a irmã, os pais que não querem saber o sexo do bebê até o dia do parto, ou porque simplesmente querem fugir dos padrões de gênero, como o rosa e o azul. Mas independentemente do motivo, o que importa é que um quarto neutro não precisa ser necessariamente sem graça, muito pelo contrário, ele proporciona muito mais liberdade para brincar com as cores, e trazer estilo e personalidade ao dormitório.
Esta tendência também influencia significantemente e indiretamente na educação das crianças, e muito elogiada pelos educadores, pois ensina a criança sobre as cores e formatos de forma desprendida de estereótipos.
Publicidade
Foto: Reprodução / Mini Verden
Não há regras quanto as cores a serem usadas e sim como elas devem ser usadas. Para um quarto mais clean e aconchegante, cores quentes devem ser usadas com cautela, para trazer alegria e não muita informação.
Outra alternativa é adotar tais cores quentes em tons pastel, para não perder a delicadeza que este tipo de ambiente geralmente precisa ter. As cores mais usadas para a decoração sem gênero são:
De acordo com o Feng Shui, o cinza é responsável por trazer o equilíbrio e a sobriedade para o ambiente quando usado na decoração, além de ser um tom muito em evidência no momento. O dormitório com as paredes cinza fica aconchegante, ou moderno quando a cor é empregada nos móveis.
Foto: Reprodução / Mini Verden
Quer uma cor mais alegre que o amarelo? Seu significado na decoração é sinônimo de otimismo, felicidade e positividade, e pode ser facilmente combinado a outras cores que oferecem o sentimento oposto para criar um equilíbrio, como a tranquilidade do branco ou cinza. Quando adicionado através da mobília ou objetos decorativos, cria um contraste divertido junto ao vermelho e verde.
Foto: Reprodução / BoligPluss
Uma cor vibrante e cheia de energia, o verde oferece uma sensação de renovação. Remete muito à natureza, e é diretamente ligado ao crescimento e a fertilidade. Seus tons são os mais variados, e cada um deles pode oferecer diversas sensações, desde a alegria até a tranquilidade.
Foto: Reprodução / Swedish mom of two girls
Super atemporal, o branco é aquela cor certeira que combina com tudo, e que você pode criar mil e um tipos de estilos decorativos, pois não tem como errar com ela. Sua leveza e elegância traz paz, tranquilidade, sobriedade e limpeza. Também é responsável por dar equilíbrio à outra combinação de cores.
Foto: Reprodução / Iskisita Baby
Há quem acredite que o marrom e o bege não agregam muita coisa na decoração, mas depois de ver alguns resultados inspiradores, a opinião certamente será mudada. Não podemos dizer que são cores vibrantes e nem frias, e sim terrosas, e por ser tão neutra quanto o branco, harmoniza com quase tudo.
Publicidade
Foto: Reprodução / Mini Verden
Pode parecer uma combinação um pouco pesada para um quarto de bebê, mas quando usada com bom humor e criatividade, o resultado final surpreende. Decorações estilo Tumblr e escandinavas possuem essas duas cores como características muito fortes e enchem o ambiente de personalidade.
Foto: Reprodução / Uauá – Decoração de quartos infantis
Não é só de cores que vive uma decoração. Os móveis são os principais responsáveis por oferecer um estilo específico ao ambiente e para o quartinho do bebê isso não seria diferente. Vejamos quais os tipos de mobília mais usadas para um dormitório neutro:
Foto: Reprodução / Uauá – Decoração de quartos infantis
Berços construídos em linha reta, ou modelos montessorianos são os mais procurados. Peças que não tenham cores estereotipadas também são bem vindos, independentemente de seu formato.
Foto: Reprodução / Uauá – Decoração de quartos infantis
Modelos que harmonizem bem com a decoração escolhida e, preferencialmente, que não tenham puxadores que remetem ao sexo do bebê. Como são móveis duradouros, o ideal é escolher uma mobília neutra, e que poderá ser usada posteriormente quando o pequeno estiver mais crescidinho.
Elas serão as responsáveis por dar aquela carinha delicada e infantil ao quarto. Use e abuse de seus formatos divertidos, como as de lua, nuvens, cactos entre outras formas – e se a ideia é adicionar alegria, aposte em peças de estampas coloridas.
Foto: Reprodução / Uauá – Decoração de quartos infantis
Outra maneira de dar alegria e personalidade ao ambiente infantil é apostar em quadrinhos, com gravuras delicadas e/ou divertidas, como texturas, animais, balões, elementos da natureza e formas geométricas.
Foto: Reprodução / Uauá – Decoração de quartos infantis
Caso seja muito difícil encontrar um kit de higiene que não seja rosa ou azul, aposte em um DIY. Você pode envelopar uma caixa, ou escolher uma bandeja bonita, e adicionar os itens de forma avulsa e de acordo com a sua inspiração. Formas geométricas, poás, listras e o xadrez são algumas das estampas indicadas.
Foto: Reprodução / Uauá – Decoração de quartos infantis
Em vez de carrinhos azuis e bonequinhas ou flores rosa, que tal escolher um modelo de estrelas, luas, balões, bolinhas, nuvens e outros formatos?
Veja como é fácil combinar e brincar com as cores de forma harmoniosa, divertida e pessoal nas inspirações a seguir. Elas também mostram uma variedade de móveis e acessórios que garantem um quartinho neutro, charmoso e cheio de personalidade:
Foto: Reprodução / Quartos Etc
Um arco-íris de possibilidades no mesmo quarto: laranja, verde, turquesa e o azul, combinados a neutralidade do cinza e peças de madeira natural.
Foto: Reprodução / Carina Fontes
O branco predominante e o chevron ganharam vida com o amarelo em tom pastel sem tirar a neutralidade escolhida para a decoração.
Foto: Reprodução / Casa da Mãe Joana
Quando o bebê ficar grandinho e o berço não servir mais, o estilo usado no quarto, assim como o restante dos móveis ainda serão perfeitos para a criança.
Foto: Reprodução / Pedro Redondo
Pequenos detalhes de cores quentes e divertidas parecem um sol irradiando no dormitório.
Foto: Reprodução / Belisa Corral
Quem disse que branco e preto são cores para serem usadas somente por adultos?
Foto: Reprodução / Planeta Bebê
Estilos comumente usados em cômodos infantis podem ganhar uma repaginada com um toque de criatividade.
Foto: Reprodução / A Mi Manera KIDS
O estilo não precisa ser usado somente para quartos de adolescentes. Ele se encaixa muito bem na decoração do bebê.
Foto: Reprodução / Jeanette Emberland
Cheio de nuvens, pegadinhas e amiguinhos de pelúcia!
Foto: Reprodução / Lu Boschi Design de Interiores
E combina com quase todas as cores!
Foto: Reprodução / Marselha Salomão
Uma das cores mais aconchegantes da cartela!
Foto: Reprodução / Sabri Fidelis
Com frases divertidas, gravuras e estampas fofas para deixar a decoração mais fofa.
Foto: Reprodução / Design & Interiores
A sobriedade de todo o cômodo foi quebrada pelos quadrinhos delicados acima do berço.
Foto: Reprodução / Maria Catarina
O quartinho neutro projetado para trigêmeos foi uma ótima escolha, já que estamos falando de um dormitório para uma menina e dois meninos.
Foto: Reprodução / Planeta Bebê
E quanto mais divertidas e/ou fofinhas, melhor!
Foto: Reprodução / Uauá – Decoração de quartos infantis
Ele pode encher o cômodo de personalidade e conforto.
Foto: Reprodução / Uauá – Decoração de quartos infantis
É um recurso muito mais barato que o papel de parede e super fácil de aplicar.
Foto: Reprodução / Uauá – Decoração de quartos infantis
As formas geométricas estão super em evidência, e ficam lindas combinadas a outras estampadas divertidas, como mustaches e animais.
Foto: Reprodução / Uauá – Decoração de quartos infantis
Além dos quadrinhos, pelúcias são brinquedos que encantam as crianças desde cedo.
Foto: Reprodução / Uauá – Decoração de quartos infantis
Para dar um charme a mais na hora decorar, instale papel de parede somente em uma metade e, na outra, pinte de uma cor que orne com a estampa acima. Só não esqueça da faixa divisória entre ambos, ok?
Foto: Reprodução / Hora Design
Quer dar um toque pessoal ao ambiente? Escolha um móvel estiloso, como uma cadeira de balanço moderna e objetos decorativos sofisticados.
Foto: Reprodução / Anna Guedes
Para quem não quer errar a mão: aposte no total white!
Foto: Reprodução / Leila Dionizios Arquitetura
Diferente, divertido, estiloso e um ótimo recurso para quem tem pouco espaço.
Foto: Reprodução / Kid’s Concept
A estampa mais atemporal de todos os tempos traz muito aconchego para o cômodo.
Foto: Reprodução / Apartamento 127
E que possa ser divertido tanto para a menina como para o menino.
Foto: Reprodução / Loja do Bebê
… de pintinhos de pelúcia! Tem como não amar?
Foto: Reprodução / Decorinha
Um quarto neutro para a irmã receber o novo irmãozinho, sem tirar a personalidade da moradora que chegou primeiro.
Foto: Reprodução / Lilibety
Todo o aconchego acinzentado misturado à alegria da cor do sol.
Foto: Reprodução / Ateliê Montessori
E futuramente pode servir de cama para a criança, tirando somente os protetores.
Foto: Reprodução / Studio Patricia Gonçalves
Quando o pequeno crescer, ainda amará o cantinho dele!
Foto: Reprodução / Swedish mom of two girls
Quem disse que o branco deixa tudo sem graça? Casado com os elementos certos, ele deixa o ambiente mais charmoso, tranquilo e totalmente aconchegante.
Vale lembrar que o rosa e o azul não precisam ser necessariamente deixados de lado para este tipo de decoração, mas sim usados minimamente ou em doses homeopáticas. Tudo é possível quando há equilíbrio.