Grandes aliadas da decoração de interiores, as cores não apenas embelezam, mas também harmonizam e transmitem diferentes características e particularidades aos ambientes em que são aplicadas. Os tons mais quentes (como o amarelo, laranja e vermelho) proporcionam sensações de acolhimento, enquanto os mais frios (como azul, verde e violeta) ampliam visualmente os espaços disponíveis.
Observa-se, entretanto, que a eleição de apenas uma delas não garante a elaboração de decorações impecáveis, valendo-se da combinação com outras cores para uma ambientação mais aconchegante.
Com atributos de prosperidade e tranquilidade, o verde (aplicado em quadros, luminárias, tapetes, cortinas, mobiliários, roupas de cama, assim como nos revestimentos das paredes) é indicado para a criação de ambientes mentalmente equilibrados e que objetivam relaxamento, atenuando emoções e aumentando a consciência e a compreensão dos indivíduos.
Abaixo reunimos algumas dicas e inspirações enfatizando, mas não restringindo, a aplicação do verde em suas mais diversas tonalidades para a decoração de dormitórios destinados a todas as idades.
Foto: iStock
Associado a elementos orgânicos (como flores, plantas e madeiras diversas), o verde é também considerado como símbolo de crescimento, esperança e satisfação. Entre as diferentes sensações e percepções que proporciona, destaca-se na estimulação da saúde e bem estar das pessoas.
Suas tonalidades claras são indicadas para ambientes que buscam calmaria e tranquilidade, enquanto as mais fortes energizam, valendo-se do cuidado para que seus excessos não provoquem sensações de opressão. Para a arquiteta Lívia Ornellas, o verde é a cor predominante na natureza e traz modernidade e elegância se associado ao dourado, prateado, preto ou branco. Quando falamos em dormitórios, “a dica é usar um verde clarinho, pois traz a sensação de paz e serenidade ao ambiente, aliado perfeito para uma boa noite de sono” complementa a arquiteta.
Foto: iStock
Continua após o anúncio
Ambiente compartilhado, sua decoração demanda combinações equilibradas que contribuam com a convivência de seus ocupantes. Nesse sentido, os elementos em verde aparecem trazendo características curativas (renovação e regeneração), além de calmaria e fertilidade.
Segundo a arquiteta Lívia Ornellas, tons mais escuros de verde demandam a criação de contrapontos com cores mais claras e vice-versa. Para casos em que os casais tenham dúvidas quanto a uma aplicação mais generalizada, “aposte em colchas e objetos decorativos com detalhes em verde, isso porque são mais fáceis e econômicos no caso de futuras substituições”. A entrevistada ainda complementa que tons de madeira também combinam muito bem com verde.
Foto: iStock
Considerado como o ambiente em que as crianças viverão suas melhores histórias fantásticas, quartos infantis demandam decorações não apenas agradáveis, mas também extremamente seguras, com móveis funcionais e resistentes. Das paredes esverdeadas às decorações temáticas (como selvas e fazendas), elementos com pequenos detalhes verdes garantem composições para todos os gêneros.
Antes da escolha da tonalidade de verde é necessário que se conheça o usuário, “sendo uma criança, é importante conversar com os pais para saber o comportamento do filho, se é calmo ou agitado, isso vai ajudar a nortear essa escolha de tonalidade, já que pode ser associado a um tom mais claro caso a ideia seja trazer mais tranquilidade para a criança, ou uma cor mais vibrante ou fechada, para estimular a criatividade e comunicação” recomenda Lívia Ornellas.
Foto: Reprodução / Arquiteta Melissa Martins Silveira
Para quartos de solteiro, o verde se apresenta como a tonalidade que instintivamente conectamos quando vivemos determinados traumas, ativando sensações de conforto, assim como trazendo paz e boas energias.
Entre as sugestões de decoração, a escolha de uma ou duas paredes para a aplicação de destaque da tonalidade, ampliando a sensação de espaços disponíveis. Lívia Ornellas sugestiona a complementação com elementos fixos como marcenaria e mobiliários, isso porque móveis planejados são ótimos para espaços reduzidos.
Aposte também em cores complementares para a criação de uma decoração contrastante, aplicando em roupas de cama, cortinas e até mesmo em detalhes dos móveis, “é importante sempre associar o verde com outra cor de apoio e, para a alegria de quem gosta dessa cor, ele combina com quase todas do arco-íris, desde o azul até o laranja” complementa.
Continua após o anúncio
Considerando as diversas sensações que a tonalidade transmite, assim como suas relações psicológicas de aumento da satisfação, do desempenho e da criatividade, abaixo uma lista de dormitórios verdes inspirativos decorados para todas as idades.
Foto: Reprodução / Apartamento 21B
Ambientação suave apostando na utilização de cores em tons pastéis nas paredes, roupas de cama e mobiliários. O romantismo é complementado com o toque aveludado presente na cabeceira capitonê, assim como pelos detalhes florais presentes em elementos decorativos como vasos e quadros. O verde dessaturado em parte da parede proporciona serenidade ao ambiente.
Foto: iStock
Contrapontos e pequenos contrastes são ideais para a criação de ambientes equilibrados e harmônicos. Para uma boa utilização do verde na decoração, aposte em sua combinação com cores claras presentes em detalhes de roupas de cama, pequenas porções nas paredes, assim como em elementos decorativos como vasos e luminárias.
Foto: Reprodução / Safe Men
O verde em suas tonalidades mais fortes e vibrantes é indicado para dormitórios que buscam a transmissão de energias positivas aos seus ocupantes. A inserção de elementos decorativos em madeira (como painéis, cadeiras e piso amadeirado) contribuem com a criação dessa atmosfera de atribuições orgânicas e energizantes.
Foto: Reprodução / Renove Projetos
Aos que preferem a inserção de pequenos elementos, roupas de cama e papéis de parede com detalhes em verde, opção que acompanha o crescimento e desenvolvimento dos usuários do dormitório, uma vez que não demanda mudanças bruscas. Mobiliários neutros com destaque para nichos que acomodam brinquedos e outros elementos decorativos.
Continua após o anúncio
Foto: Reprodução / Fazendo Interiores
A criação de ambientes aconchegantes são essenciais para um bom desenvolvimento dos pequenos. Aposte em papéis de parede com motivos lúdicos que incentivam a imaginação, assim como em iluminação indireta que proporciona conforto ao dormitório. O verde é aplicado buscando o aumento da imunidade e a estimulação do crescimento.
Foto: iStock
Tonalidades terrosas e amadeiradas resultam em decorações com toques orgânicos quando combinadas com o verde e suas inúmeras nuances. O mobiliário escuro contrasta com as paredes, tapetes e luminárias em cores claras e o verde presente na roupa de cama e na pequena faixa localizada na parede proporciona frescor ao dormitório.
Foto: iStock
Aposte na combinação do verde com cores complementares como azul e laranja, que resultam em dormitórios contrastantes e visualmente mais alegres e divertidos. Detalhes em madeira como portas e partes do mobiliário trazem harmonia para que o ambiente não se apresente com exageros, prejudicando o descanso de seus ocupantes.
Foto: Reprodução / TulipaBaby
Para a fuga de combinações monótonas, invista na combinação de cores complementares em tons pastéis, resultando em ambientações visualmente mais aconchegantes. Aplique diferentes papéis de parede usando as mesmas tonalidades, transferindo também para os mobiliários e itens como poltronas, vasos decorativos, roupas de cama e pelúcias.
Foto: Reprodução / Power Of Art
O verde escuro em apenas uma das paredes do dormitório proporciona sofisticação ao ambiente quando combinado com tons mais neutros como preto, cinza e branco, presentes nas roupas de cama. Os móveis em cores claras e com acabamentos rústicos complementam a decoração adicionando suavidade e receptividade ao ambiente.
Foto: Reprodução / Rekonstrukce Domu
Eleita como a tonalidade destaque de 2017, o verde Greenery aparece aplicado em paredes, persianas, cortinas e roupas de cama. O branco permite que a tonalidade se sobressaia sem exageros e a decoração é complementada com plantas, vasos decorativos em formatos orgânicos e luminária minimalista.
Foto: Reprodução / We Heart It
Tons pastéis adicionam delicadeza ao dormitório, assim como proporcionam contrastes suaves com o verde aplicado em detalhes das roupas de cama e dos quadros decorativos. O mix de estampas (poás, xadrez e arabescos) alegra o ambiente.
Foto: Reprodução / 微众圈
Para a elaboração de uma decoração verde com toques orgânicos, aposte na combinação da tonalidade com outras mais terrosas. Invista em itens decorativos em cores mais neutras (como cortinas, cabeceira, luminárias, criado-mudo e porta-retrato) e aposte no verde para roupas de cama (cobreleitos, capas de almofada, entre outros). Um vaso com flores complementa o estilo da decoração.
Foto: Reprodução / Zize Zink Arquitetura e Interiores
Fugindo da monotonia, decorações com motivos florais incluem o verde de forma equilibrada e bastante romântica no dormitório. Com almofadas estampadas, aposte na elaboração de uma paleta para o restante do ambiente que lembre as cores presentes nessas estampas, aplicando nas roupas de cama, paredes, mobiliários e luminárias.
Foto: iStock
Para a elaboração de ambientes alegres e descontraídos, aposte no verde e suas diferentes nuances combinados com cores complementares. O azul permite a criação de contrastes, ficando bem combinado com mobiliários e itens decorativos brancos ou em tons amadeirados.
Foto: Reprodução / Decor Ruwichurch
Para ocupantes agitados, invista no verde em suas nuances mais claras e suaves, isso porque a tonalidade proporciona sensações de paz e serenidade, sendo ideais para espaços de descanso e relaxamento, como os dormitórios. Complemente a decoração utilizando-se de mobiliários em madeira, combinação que harmoniza o ambiente e as energias transmitidas.
Foto: Reprodução / LR Castilho Pisos Laminados
Aplicado em quartos femininos e masculinos, o verde em suas tonalidades pastéis ficam bem combinados com outras cores, principalmente as complementares. Para uma ambientação ainda mais aconchegante, mobiliários minimalistas e em cores neutras, assim como a aplicação de papel de parede que estimula a imaginação dos pequenos. O piso amadeirado traz conforto térmico.
Foto: iStock
Para a elaboração decorações divertidas e aconchegantes, mistura de estampas geométricas quadradas e arredondadas presentes nas paredes e no tapete, ambos em tons pastéis e cores complementares ao verde. Roupas de cama em tons que se assemelham às das estampas e mobiliários brancos, resultando em suavidade.
Foto: Reprodução / Cool Housez
Para ambientações que não exagerem na utilização do verde e suas nuances, a escolha de uma ou duas paredes para sua aplicação são suficientes para uma decoração diferenciada. O branco, aplicado no restante das paredes e em partes de móveis multifuncionais, cortinas e roupas de cama permite a elaboração de contrastes agradáveis.
Foto: Reprodução / Susan Kennedy Design
O dormitório contemporâneo tem suas bases principalmente na escolha da paleta de cores e no design dos móveis. A paleta calma e pacífica de tons terrosos e verdes dialoga com a cama suspensa e os detalhes florais das roupas de cama e do vaso decorativo, resultando não apenas modernidade, mas também em delicadeza e aconchego.
Foto: Reprodução / Artkasa Dourados
Demandando boas sensações e energias, a parede verde aveludada com ornamentação de arabescos traz romantismo ao dormitório do casal. O espelho amplia os espaços disponíveis e os móveis em madeira combinados com cores mais claras e neutras, assim como a iluminação embutida e focalizada resultam em acolhimento e elegância.
Foto: Reprodução / Patricia Duarte Arquitetura e Interiores
O futebol aparece como uma entre as diversas opções temáticas para decoração de dormitórios. Utilizando-se do minimalismo, o verde adotado pelo time aparece aplicado em uma das paredes do ambiente e combinado com pequenos elementos decorativos como mouse pad, porta-retrato, porta-lápis e miniaturas. O mobiliário branco faz com que o verde se sobressaia sem carregar visualmente o ambiente.
Foto: Reprodução / Habitissimo
Dormitório com papel de parede com motivos florais, cabeceira de bambu e tapete em fibras naturais, decoração oferecendo um universo de texturas e sensações. A atmosfera tropical é complementada pelos móveis em madeira escura com acabamentos também em fibras naturais, espelho com moldura de cipós, assim como pela inserção de elementos verdes (cortina e capas de almofada).
Foto: Reprodução / Contemporist
Para um ambiente receptivo, aposte na decoração com cores vibrantes opostas ou análogas. Utilizadas em seus tons pastéis, cores como rosa e laranja resultam em combinações aconchegantes com o verde. A cama montessoriana finaliza a produção proporcionando liberdade de movimentos e circulação.
Foto: Reprodução / Lennar Nashville
A escolha de apenas uma parede do dormitório para a aplicação do verde é suficiente para a elaboração de uma decoração elegante, ainda mais quando combinada com elementos dourados (quadros decorativos e detalhes do ventilador), brancos (cortinas, restante das paredes, roupas de cama) e prateados (luminárias), cores essas associadas também a modernidade.
Foto: Reprodução / Leroy Merlin
Itens com forte poder decorativo, o papel de parede com motivos florais em fundo verde ganha destaque com a iluminação natural proporcionada pela persiana romana que sobe criando dobras no tecido, conferindo elegância e boa ventilação ao ambiente. As tonalidades das flores são aplicadas em almofadas decorativas e em uma das paredes, equilibrando a decoração.
Foto: Reprodução / Quarto Decorado
O verde em seus tons mais escuros demanda a elaboração de contrapontos com cores mais claras e neutras. Para isso, o branco aplicado em roupas de cama e molduras de quadros, assim como a utilização de mobiliários amadeirados são boas escolhas para decorações harmônicas e que proporcionem relaxamento.
Foto: Reprodução / Home Designing
A tranquilidade e calmaria proporcionada pelos diferentes tons verdes na decoração do dormitório foram complementadas com toques retrôs vindos de aplicações florais nas almofadas, luminária, roupas de cama e espelho (que inclusive amplia o ambiente). A iluminação embutida confere sensação de conforto pois não ofusca tanto quanto a iluminação convencional.
Foto: Reprodução / House And Garden
Mais importante que a decoração é a elaboração de ambientes seguros e funcionais para o desenvolvimento das crianças. Aposte em móveis multifuncionais como camas com gavetões e paredes que comportam nichos organizadores, detalhes que otimizam os espaços de dormitórios pequenos.
Foto: Reprodução / CP Imóveis
Opção de investimento econômico na decoração, a mistura de tonalidades verdes para o efeito degradê trazem amplitude ao ambiente sem a necessidade de grandes reformas. A combinação com itens decorativos brancos harmonizam e também modernizam.
Foto: iStock
A decoração é enfatizada pelos móveis clássicos, com acabamentos arredondados, desenhos rebuscados e detalhes dourados, trazendo refinamento ao dormitório. A harmonia é alcançada com a escolha de apenas uma parede verde em contraste com outras brancas, resultando em um ambiente elegante e acolhedor.
Foto: iStock
Aos que apresentam dúvidas quanto a inserção do verde de maneira mais generalizada, invista em ambientes com paredes e mobiliários em cores neutras, aplicando diferentes cores e estampas nas roupas de cama e nos itens decorativos como caixas organizadoras, porta-retratos e tapete de fibras naturais. Incremente com lustre em modelo clássico.
Foto: iStock
Recomendado para crianças em desenvolvimento, o método montessoriano combina a escolha de cores com a correta disposição dos móveis, objetivando a autonomia e liberdade dos pequenos com uma dose de segurança. O verde é aplicado visando a estimulação da comunicação e os mobiliários na altura dos olhos para a estimulação do sentimento de confiança. O espelho ajuda no reconhecimento de si mesmo e o tapete contribui com experiências sensoriais e de delimitação de espaço.
Foto: iStock
Recomenda-se cores quentes, como o laranja e tons amarelados, para a elaboração de ambientes com fortes sensações de acolhimento. O verde, entretanto, é adicionado buscando não apenas o equilíbrio e harmonia na decoração, como também objetivando a ampliação do ambiente e seu consequente espaço de relaxamento.
Foto: iStock
Conferindo aconchego ao ambiente em que são aplicadas, as cores em tons pastéis caracterizam-se pela suavidade e sensações de tranquilidade que transmitem. Fazendo-se presentes em roupas de cama, mobiliários e capas de almofadas, são cores pouco saturadas que acrescentam delicadeza e sofisticação na decoração.
Foto: iStock
Quarto branco complementado com detalhes verdes nas cortinas, roupas de cama e em faixa colorida na parede, que com iluminação embutida proporciona efeito decorativo junto à cabeceira da cama. A utilização de luzes focais e de toda uma parede em vidro contribuíram com uma iluminação mais aconchegante.
Foto: iStock
No caso de dormitórios predominantemente neutros, sejam nas cores das paredes ou nos mobiliários, aposte na inserção de elementos em diferentes tonalidades verdes para a elaboração de uma decoração voltada ao descanso de seus ocupantes. Tons mais claros acalmam, enquanto os mais vibrantes energizam em diferentes proporções.
Foto: Reprodução / Hinck Amsterdan
Além da escolha pelas diferentes tonalidades verdes para a elaboração de uma decoração repleta de energias positivas e vitalidade, o colchão no chão traz uma ambientação receptiva e aconchegante quando combinado com grande número de almofadas. Complemente com difusores de ambiente, um arranjo de flores e pedras energizantes.
Foto: Reprodução / Devi
Estampas florais proporcionam toques românticos e orgânicos na decoração do dormitório. Suas pétalas rosadas ficam bem combinadas com cores mais neutras como o creme e o branco, mas também recebem o verde com harmonia suficiente para uma ambientação calmante. O romantismo é complementado com o capitonê na cabeceira, painel decorativo e recamier.
Foto: Reprodução / Motley Decor
O estilo latino-americano é evidenciado pela combinação de cores quentes e vibrantes com o arranjo de flores e a cabeceira verde-camuflada. Os quadros e a almofada com gravura complementam a inspiração, valendo-se também da combinação do verde das paredes com as roupas de cama estampadas com motivos geométricos em preto e branco. Aos pés da cama, um banco de madeira também garante acomodação.
Foto: Reprodução / Lennar Nashville
A beliche se traduz em versatilidade nos ambientes em que é necessário a acomodação de duas pessoas. No que se refere às cores, o verde é escolhido objetivando a estimulação da comunicação, enquanto o azul favorece o exercício intelectual, ou seja, com ambas cores trabalhando pela convivência e desenvolvimento de seus ocupantes. Itens como roupas de cama, puffs e cortinas são mais facilmente substituídos no processo de crescimento.
A escolha das melhores tonalidades verdes para a decoração de ambientes específicos como dormitórios (que abrigam crianças, jovens ou casais) é motivada não apenas pelas preferências, mas também pelos atributos que seus ocupantes desejam presentes nesses espaços de vivência e convivência. Considerado como a própria imagem da segurança e proteção, invista no verde e suas diferentes tonalidades para a criação de ambientes receptivos e bastante aconchegantes.