O tamanho do sofá é motivo de preocupação para muitas pessoas. Pequeno, grande ou médio? Escolher um sofá não é uma das tarefas mais simples. E, antes mesmo de sair às compras, você vai precisar medir seu espaço com calma e seguir alguns cuidados. Mas, não se desespere, mesmo com pouco espaço você pode ter um belo ambiente.
Normalmente, as salas de apartamentos ou casa menores costumam oferecer um canto especial para colocar o seu sofá. É sempre bom colocar o móvel de frente para o seu televisor e no sentido oposto da mesa de jantar, se você tiver uma sala pequena ou com dois ambientes.
Ter pouco espaço não significa um problema, já que existem várias opções de modelos de sofás que podem se adaptar muito bem a ambientes mais compactos. Hoje em dia, é possível encontrar sofás prontos com medidas perfeitas para a sua sala pequena e você também pode mandar fazer um modelo sob medida.
Uma dica especial: os modelos claros deixam o ambiente mais espaçoso e você pode optar em trazer cor com objetos de decoração ou plantas. Os tons escuros exigem um pouco mais de cuidado na hora da compra, pois um sofá preto, por exemplo, pode deixar o ambiente mais “carregado” dependendo do restante da composição. Se seu desejo é ter um sofá escuro, pense em ter paredes com cores claras, opte por almofadas com tons complementares e aposte um uma boa iluminação no ambiente.
Não se apegue somente ao tamanho do sofá, capriche na escolha da cor e do tecido do móvel. Almofadas e mantas são excelentes acessórios para a sua nova compra! Para te ajudar a encontrar o sofá ideal, aquele dos seus sonhos, confira uma lista com vários ambientes decorados para se inspirar:
Foto: Reprodução / Chris Silveira
Aqui a sala externa ganhou um charme extra com o sofá bege em veludo. O tapete, no mesmo tom, trouxe um ar de aconchego para o ambiente. Os móveis claros também ajudam na composição de um espaço mais acolhedor. A designer de interiores Giu Moneá lembra que os tons claros são coringas em espaços pequenos. “Parece clichê, mas é uma regra que realmente faz toda a diferença, os tons claros são poderosos em ambientes pequenos”.
Capriche na decoração do seu ambiente. O sofá é o personagem principal na sala, mas você pode obter um efeito bacana e luxuoso com a ajuda dos acessórios. Quadros, almofadas e tapetes podem ser ótimas ideias. As plantas também ajudam a deixar o espaço mais harmonizado. “As plantas são opções baratas, práticas e que podem transformar qualquer espaço”, explica Giu Moneá.
Foto: Reprodução / Monise Rosa
Quem disse que tons claros não podem ser luxuosos? O branco é poderoso e pode transformar a sua sala. Um sofá branco deixa o espaço encantador. Muito bom gosto e charme no ambiente da arquiteta Monise Rosa, tendo as almofadas como peças importantes na decoração da sua sala.
Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura
Camurça no sofá, crochê e veludo nas almofadas, e um belo tapete de pele sintética para completar o visual. A dupla lustre tipo globo e quadro colorido deixam o espaço mais moderno.
Foto: Reprodução / Elayne Felix Interiores
Os tons terrosos são escolhas certeiras porque conferem uma decoração atemporal. A mistura de cores claras e escuras ajuda na composição do ambiente. As plantas deixam o espaço mais delicado e são sempre uma boa opção para incrementar a decoração dos cômodos.
Foto: Reprodução / Max Mello
O sofá branco em couro é sempre uma boa escolha, porque o ambiente ganha mais glamour com uma peça nesse tecido. As almofadas podem ser do mesmo material, não se preocupe com isso – mas, levando em consideração a tonalidade neutra, você pode adquirir almofadas coloridas.
Continua após o anúncio
Foto: Reprodução / Iara Kilaris
Aqui o espaço permite a utilização de dois sofás. No canto esquerdo, o sofá de dois lugares, em tamanho menor, ficou na parede com espelho – outro recurso que gera sensação de amplitude dos espaços. Os tons em caramelo também contribuem nessa mesma linha, deixando o ambiente maior.
Foto: Reprodução / Joyce Stela e Leonardo Dias
Uma boa escolha, sofá tipo divã em camurça bege. Com pequenas medidas, o modelo deixou o espaço bem mais aconchegante. Mesinhas também são boas escolhas para separar o ambiente.
Foto: Reprodução / Carol Cantelli
Ambiente com ar rústico, em tons claros e com plantas na decoração. O espaço ganhou mais charme com a cozinha americana.
Foto: Reprodução / Art Wall
O sofá, modelo clássico, em tom de cinza ganhou mais glamour com os quadros coloridos na parede. Use e abuse das cores nos objetos de decoração para conferir mais beleza a ambientes sóbrios, reforça a designer de interiores Giu Moneá.
Peças clássicas harmonizam no ambiente com sofá branco em couro. A parede de mármore claro também é uma ótima opção para trazer mais requinte ao ambiente. Em ambientes integrados, alerta, Giu Moneá, é sempre importante fazer com que os elementos conversem entre si, mantendo uma sintonia de estilo de decoração.
Foto: Reprodução / Fabiana Tonini
Cores e vida em sala com tons sóbrios, onde a dupla almofadas e quadros é sucesso garantido. A luminária também é uma excelente opção para iluminar o seu sofá.
Foto: Reprodução / Cristina Barbara
O sofá bege ganhou vida com almofadas coloridas. A parede de textura em madeira deixa o ambiente elegante.
Foto: Reprodução / Carol Cantelli
Não tenha medo de misturar. Cores curinga: o preto, branco e cinza sempre ficam bem em qualquer ambiente. Charme extra com puff amarelo.
Foto: iStock
Um modelo clássico de sofá com almofadas em estampas florais. A mesinha com flores completa o visual que tira muito proveito da luz natural conferida por meio da grande janela.
Foto: Reprodução / Maria Pia Casa
O pequeno sofá completa o visual dessa charmosa sala. Almofadas, plantas, velas e abajures, e um belo piano transformam esse lindo espaço, que mostra todo o requinte dos morados em um único ambiente.
Foto: Reprodução / Drops Arquitetura
O móvel em tom claro quebra a sobriedade do ambiente. O tapete em dois tons deixa o espaço mais clean. Esse jogo de cores e misturas é uma boa saída para quem não quer deixar de lado as paredes revestidas com tijolo aparente.
Foto: iStock
As peças coloridas também são ótimas escolhas. O tom de amarelo pode ser uma opção irreverente e cheia de estilo para o seu sofá. Note que as paredes e tapete possuem cores neutras, ficando em sintonia com os demais objetos de decoração.
Foto: Reprodução / Fernanda Marques
Aqui o sofá ganhou uma “prateleira” para acessórios. As almofadas pretas deixam o belo e pequeno sofá bege mais charmoso. Novamente, como reforça Giu, lembre-se de trazer mais vida ao ambiente usando quadros e plantas.
Foto: Reprodução / Suite Arquitetos
O sofá azul marinho ganha destaque ao lado dos móveis amarelos. Almofadas estampadas e um abajur deixam o espaço mais moderno, isso sem falar do cimento queimado nas paredes que ficou um arraso.
Foto: iStock
A dupla de sofás em tons românticos deixa o espaço super delicado. Estampas, em tons claros ou escuros, são sempre bem-vindas quando em harmonia com os demais elementos da sala.
Foto: Reprodução / Clarice Semerene
O couro sempre traz luxo e requinte para os ambientes. Aqui o caramelo brilhou na sala, ficando em total sintonia com a parede de tijolo aparente. Os quadros divertidos completam o visual e trazem um pouco da personalidade dos morados para a sala.
Foto: Reprodução / Jamile Lima
Ambiente clean com sofá em camurça bege e almofadas estampadas destacam a peça. Os sofás estilo divã são ótimas opções para salas de estar, aquele espaço perfeito para ficar horas conversando com os amigos.
Foto: iStock
A mistura de cores complementares também é uma ótima opção para trazer modernidade para as salas. Aposte em tons divertidos, deixe o ambiente alegre e charmoso.
Foto: Reprodução / Flavia Secioso
O requinte do ambiente fica por conta dos acessórios estilo pequenas esculturas de ferro e a obra em destaque. O sofá, em tom de gelo, ganhou almofadas com estampas geométricas.
Foto: Reprodução / Fernanda Distéfano
O bege, marrom e caramelo são cores que combinam em qualquer ambiente, destaca a designer de interiores. Apesar de trazer seriedade ao ambiente, os tons escuros são boas apostas para quem prefere um estilo de decoração atemporal.
Foto: Reprodução / Maria Pia Casa
O sofá ganha destaque na sala decorada com velas, mármore e flores. Uma bela mistura.
Foto: iStock
O vermelho pode ser uma boa escolha para quem gosta de cores. Giu informa que, nesses casos, é preciso tomar um pouco mais de cuidado com a decoração do ambiente, já que o vermelho, em excesso, provoca agitação. Por isso, opte por cores neutras, como cinza ou gelo, para as paredes que isso, com certeza, vai ajudar a equilibrar o cômodo.
Foto: Reprodução / Chris Silveira
O ambiente ganha mais vida com a aplicação de plantas. Se você optar por cores claras nos móveis e sofá, capriche na escolha dos objetos de decoração.
Foto: Reprodução / IBD Arquitetura
Uma boa mistura de cores pode fazer toda a diferença. O cinza sempre é uma boa aposta, curinga, ele combina com tudo. Dessa maneira, optando por tons neutros no sofá, você pode abusar das cores nos demais móveis.
Foto: iStock
O sofá em couro preto pode trazer beleza à sala, além de ser uma excelente escolha para quem quer conferir características luxuosas ao ambiente. Almofadas e mantas coloridas deixam o espaço mais alegre e quebram qualquer impessoalidade.
Foto: Reprodução / Cristina Barbara
Os sofás menores são boas opções para salas com dois ambientes. Menores, eles possibilitam uma melhor distribuição do espaço na sala, funcionando, muitas vezes, como elemento de divisória.
Foto: Reprodução / 3K Arquitetura e Interiores
A simplicidade da madeira foi trabalhada com as almofadas estampadas em preto e branco. O básico também é uma boa aposta para espaços mais compactos.
Foto: Reprodução / Ark2 Arquitetura
O coral sempre é uma boa aposta quando se deseja acrescentar mais cor ao ambiente que tem predominância de tons neutros. Aqui as almofadas, em coral, trazem um ar de romantismo ao espaço.
Foto: Reprodução / Chris Silveira
O sofá de camurça cinza ganha mais charme e estilo com as almofadas em diferentes materiais e texturas. O tapete preto e branco também é uma boa escolha, sem contar que as listras ajudam na sensação de amplitude da sala.
Foto: Reprodução / Suite Arquitetos
Optou pelo sofá branco? Capriche nas cores, exagere sem medo. Abuse das almofadas coloridas e aposte em outras peças com tons mais fortes. Giu comenta que optar por colorir uma única parede é uma boa alternativa para garantir uma mescla de tonalidades nos espaços.
Foto: Reprodução / Maria Pia Casa
Sim, o sofá preto pode ser o queridinho da sua sala. Aqui ele ganha mais requinte com almofadas e mantas brancas. A aposta pelo mix de texturas deixou o cômodo apaixonante e, mais uma vez, o cimento queimado ajuda a coroar o ambiente.
Foto: Reprodução / Andrea de Paula e Gabriela Nóbrega
Uma mistura de bons elementos funcionam em qualquer ambiente, por isso vale sempre a pena utilizar padronagens de estampas e texturas. Investir na dupla amarelo e cinza é sempre uma boa saída.
Foto: Reprodução / Fernanda Distéfano
Investir em peças de madeira é uma boa saída. Para salas de estar externas vale apostar em materiais mais rústicos.
Foto: iStock
O veludo é uma excelente escolha de tecido para sofás, já que é confortável, clássico e sempre dá um up na decor do espaço. A combinação veludo com azul traz estilo e glamour para o ambiente.
Já deu pra perceber que tamanho não faz muita diferença na hora de escolher o seu sofá. Sim, ele pode ser pequeno, colorido, alegre, clean, claro, escuro: o mais importante é caprichar na escolha e optar por uma peça com encaixe perfeito na sua sala. Pesquise, tenha as medidas do seu espaço em mãos e faça uma boa compra!