5 dicas para utilizar tinta para azulejo e obter os melhores resultados

Escrito por
Em 28.04.22

Em certos momentos, é preciso deixar os ambientes com cara nova. Se a sua vontade é mudar o banheiro ou a cozinha, saiba que o primeiro passo é alterar a cor. Por isso, saiba sobre tinta para azulejo e reforme seu ambiente com alegria!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Tipos indicados de tinta para azulejo

No momento de alterar a cor da decoração do ambiente é necessário saber qual tinta é indicada para cada superfície. Por isso é essencial selecionar a tintura ideal para evitar problemas futuros. Assim, confira opções de tinta para azulejo:

Publicidade

  • Epóxi à base de água: de fácil aplicação e secagem rápida. Este tipo forma uma película de alta durabilidade no azulejo. Assim, é simples de limpar e pode ter contato frequente com a água.
  • Multissuperfícies: possui proteção antimofo e tem rápida secagem. Além disso, deixa um acabamento acetinado e é a base de água, facilitando a pintura e evitando odor forte de tinta no ambiente.
  • Epóxi Catalisável: é um esmalte a base de solvente com ótima resistência e durabilidade. Por isso, possui um bom acabamento. Mas atenção, porque seu cheiro é forte. Recomenda-se o uso de máscara durante a aplicação.

Utilizando o tipo de tinta correto, você garante uma pintura de qualidade e evita transtornos no futuro. Por isso, mude a cor dos azulejos e transforme a decoração do seu lar!

Como escolher a tinta ideal para azulejo e dicas que irão te ajudar

Antes de escolher a tinta para azulejo ideal é importante se atentar a algumas informações e cuidados. Saber qual a melhor tinta para cada espaço e sua durabilidade são informações essenciais. Assim, veja dicas que te ajudarão muito:

Qual a tinta ideal

Embora haja outras opções, uma das melhores tintas para pintar azulejo é a Epóxi a base de água, porque possui fácil aplicação e é simples de limpar. Sendo assim, ela não descasca em contato frequente com a umidade.

Publicidade

Durabilidade

A durabilidade da pintura no azulejo varia, aproximadamente entre 1 à 2 anos. Isso depende do cuidado, higienização e de qual cômodo é a parede. Por isso, cuide bastante da sua pintura para prolongar sua durabilidade.

Pintura em azulejo de banheiro

Como o banheiro é um ambiente úmido, é importante que nessa área seja utilizada tintura com resistência a água. Assim, pesquise bastante antes de fazer a sua compra.

Média de preço

O valor varia de acordo com a marca e quantidade de produto por lata. Ou seja, é importante ter noção do espaço para evitar dores de cabeça. Mas no caso de 1 L de tinta, a variação de preço aproximada é entre R$130,00 e R$60,00 (os preços podem mudar, por isso, pesquise bastante antes de separar o orçamento).

Cuidados antes de aplicar a tinta

É necessário que o azulejo seja limpo e desengordurado antes de aplicar a nova tinta. Preparar o ambiente é importante, porque o acabamento fica mais bonito. Dessa forma, utilize uma esponja e limpe a área. E não se esqueça dos rejuntes!

Seguindo essas dicas e cuidados, certamente a pintura do azulejo ficará com um acabamento perfeito. Além de mudar a cor irá trazer muito mais vida ao ambiente!

Publicidade

Onde comprar tinta para azulejo

Para facilitar, você pode adquirir a tinta para azulejo sem precisar sair de casa. Por isso, confira algumas lojas que possuem ótimas opções:

Agora que já sabe onde encontrar ficou mais fácil mudar a cor de sua parede. Aproveite a comodidade e receba no conforto de seu lar!

Como pintar azulejo

Se você gosta de botar a mão na massa, há a possibilidade de utilizar a tinta para azulejo para você mesmo pintar sua parede. Para isso, assista vídeos e tutoriais com passo a passo que irão te ajudar:

Pintando azulejo de cozinha

Se os azulejos da sua cozinha estão velhos, uma solução é pintá-los ao invés de fazer a troca. Nesse vídeo, você acompanha João Oliveira. Ele decidiu transformar sua cozinha e deixá-la com aspecto de nova. O resultado é incrível!

Pintura colorida em azulejo

Para quem gosta de cores alegres é possível fazer uma pintura combinando tonalidades. A Karla Amadori te ensina a utilizar a tinta para azulejo, quais materiais são necessários e todo o passo a passo até a finalização. Veja como ficou lindo!

Reforma no banheiro

Neste vídeo, você vai acompanhar uma reforma no banheiro. Pintar o azulejo é o primeiro passo para deixar o ambiente de cara nova. Além disso, Evelyn dá dicas para a sua reforma não pesar no bolso. Confira!

Publicidade

Como pintar azulejo antigo

Quer transformar e dar um estilo novo aos azulejos antigos? Com a tintura isso se torna possível. Nesse tutorial você verá a facilidade do processo de pintura, como deve ser feita a higienização antes da aplicação da tinta e muito mais.

A tinta para azulejo é uma ótima opção para reformas em banheiros e cozinhas. Gostou das sugestões? Confira também adesivo de azulejo e se inspire com ótimas ideias!