Tons de azul: Saiba como usar a cor na sua decoração

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Guilherme Torres

Já foi comprovado cientificamente que as cores têm o poder de influenciar as nossas sensações das mais diversas maneiras, principalmente na decoração de um ambiente. E se tratando do azul, tom associado a energia do elemento água, o efeito causado não podia ser mais tranquilizante: “o azul atua diretamente no sistema nervoso central, desacelera o metabolismo, diminui a circulação sanguínea e reduz o ritmo da respiração, proporcionando paz e relaxamento nas pessoas”, explicam as designers de interiores Emily Sousa e Vanessa Akinaga.

E por ser uma cor que possui diversos tons, os sentimentos também podem ser dos mais diversos, e em certas situações, devem ser até usado com cautela: “Quando aplicado em um ambiente, o azul pode induzir à interiorização e meditação. Em contrapartida, também pode ser usado para aumentar a frieza, tornando o cômodo mais refrescante e criando um espaço com mais privacidade. Mas quando usado em excesso, pode tornar-se perigoso, pois o azul em grande quantidade trará sono, tristeza e angústia para algumas pessoas, por isso é aconselhável que seja combinado com outras cores para evitar a monotonia”, complementam as profissionais.

Tons de azul nos ambientes

Foto: Reprodução / Suite Arquitetos

Para adicionar a cor em sua decoração, é necessário primeiramente estudar quais serão as suas possibilidades. Uma parede pode ser pintada com o seu tom preferido ou receber um papel de parede bem bonito, mas caso você acredite que possa enjoar facilmente, aposte em elementos mais maleáveis, como a mobília e objetos decorativos. “É importante manter o bom senso durante a composição do ambiente e usar o azul de maneira cautelosa, ou combinando-o com outras cores. É possível usar um sofá, mesa lateral, acessórios e até mesmo na iluminação (os letreiros neon estão super em alta!). Na dúvida, procure a ajuda de um profissional”, pontuam as designers.

Azul na sala

Foto: Reprodução / Suite Arquitetos

Em uma sala de estar ou de TV, é importante adotar a cor para adicionar mais aconchego ao ambiente. Um ou mais quadros com gravuras azuis, ou um sofá bem confortável em um tom escuro, um tapete, ou um pequeno detalhe adicionado singelamente na decoração, como um vaso ou mesinha de centro. Se a cor principal do ambiente for neutra, vale até apostar em um rack bem estiloso. Tudo depende do gosto pessoal do morador. Já na sala de jantar a cor pode ser adicionada em uma única opção, como em um dos móveis (ou na mesa, ou nas cadeiras, ou no aparador) ou em uma das paredes, para destacar a mobília mais clean.

Azul no quarto

Foto: Reprodução / SQ+ Arquitetos Associados

A roupa de cama é uma das opções mais versáteis para adicionar o azul na decoração. Ela pode ser trocada diversas vezes e, por isso, evita que o morador enjoe da decoração nessa tonalidade. Aposte também em almofadas ou quadros, mas se deseja ousar, deixe a criatividade rolar solta escolhendo uma das paredes (geralmente a eleita é onde a cabeceira é instalada) para receber uma boa mão de tinta azul de seu gosto ou um belo papel de parede. A mobília também pode ser um ponto de cor no espaço.

Azul na cozinha

Foto: Reprodução / Greisse Panazzolo

O mais comum é adicionar o azul na marcenaria da cozinha. As portas são os principais destaques deste ambiente, e combinadas a outras cores, ficam mais personalizadas ainda! Você também pode contar com os eletrodomésticos nesta cor, a louça, um revestimento bem bacana ou os mesmos componentes da sala de jantar, caso sua mesa fique nesta área da casa.

Azul no banheiro

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

O revestimento é a melhor opção para incluir azul na decoração de um banheiro, mas óbvio que isso não é uma regra. Um pia ou gabinete com o tom deixa o ambiente muito mais tranquilizador, combinado a outras cores claras, como o branco, por exemplo. Se não deseja ousar tanto ou investir em grandes reformas, aposte em objetos azuis, como um lixinho, ou um conjunto de cerâmica no lavabo, ou até mesmo a moldura de um espelho.

Azul na lavanderia

Foto: Reprodução / LayoutA3

A lavanderia não precisa ser necessariamente aquela região esquecida na hora da reforma e decoração! Ela pode receber um revestimento divertido com a cor em questão, ou um planejado com portas bem destacadas, por exemplo.

Azul na varanda ou sacada

Foto: Reprodução / Greisse Panazzolo

Se há liberdade para recriar o ambiente, texturas, revestimentos e pinturas são super bem-vindas na varanda. Ela também pode receber futons, almofadas e mobílias na cor azul, caso não seja possível mexer no visual das paredes. Quadrinhos, almofadas e apetrechos são soluções práticas para quem não quer ousar tanto.

Tintas em tons de azul

E como escolher a cor perfeita? Isso é uma questão de gosto pessoal mesmo. Para não carregar no visual, é importante você escolher apenas um ou, no máximo, dois tons da cor, caso a ideia seja deixá-la como destaque principal na composição. Mas se a intenção é criar o efeito de tom sobre tom, pense em opções sutis e bem elaboradas, para harmonizar na medida certa com o restante do ambiente (nessas horas a ajuda de um profissional pode ajudar bastante!). Abaixo você confere algumas opções da cor azul e suas vertentes.

Azul claro

“O azul claro simboliza espiritualidade e faz-nos sentir descontraídos, calmos e protegidos. É um tom que introduz um pouco de feminilidade ao espaço, mas isso não é uma regra. Se prefere algo mais romântico, pode misturar ele a tons de rosa (como o rosa chá ou até mesmo o rosa claro), mas se prefere algo diferente use o coral, ele trará ao seu ambiente um ar de ousadia sem perder a delicadeza”, explicam as designers de interiores.

Nanoglass: tecnologia, alta resistência e acabamento branco brilhante para o seu lar

Azul escuro

Segundo Emily e Vanessa, o tom mais escuro do azul simboliza a profundidade do mar, e instiga a sabedoria, poder da intuição e do inconsciente, e ainda ressaltam: “Existem várias formas de expressar estilo em uma decoração, o azul-marinho com os tons mais claros formam uma combinação clássica e moderna. O azul marinho, o branco e o cinza-claro também oferecem um resultado fantástico. Já aos que preferem algo mais divertido e que estimule a criatividade, a adição do laranja é uma boa pedida!”

Azul Tiffany

“O que chamamos de Azul Tiffany é justamente a cor da embalagem e logo da famosa joalheria Tiffany & Co., que carrega consigo toda a simbologia do azul, ou seja, é uma cor refrescante, serena, calma, tranquila, com um poderoso teor terapêutico e, adendo a marca, remete ao luxuosidade. Quando inserido na decoração, imprime bom gosto e luxo. A cor costuma ganhar mais destaque e se tornar sofisticada quando faz parceria com o branco ou com o preto, mas nada impede que se misture com outras cores, como exemplo o rosa claro ou até mesmo o amarelo. Porém, é preciso escolher quem vai ser o destaque, seja através de um acessório (como almofadas) ou até mesmo uma parede, para que a outra cor não fique tão em evidência e se torne algo exagerado”, finaliza a dupla.

15 itens em tons de azul para destacar a decoração

Veja algumas sugestões de compras online que você pode incluir em sua decoração:

Produto 1: Cadeira UMA. Compre na Oppa
Produto 2: Quadro Nordic Blue. Compre na Urban Arts
Produto 3: Quadro Good Vibes. Compre na Tok Stok
Produto 4: Sofá Cabriolet. Compre na Tok Stok
Produto 5: Tapete Caleidoscópio. Compre na Oppa
Produto 6: Quadro Deep Blue Sea. Compre na Urban Arts
Produto 7: Jogo de 4 almofadas. Compre na Americanas
Produto 8: Almofada Nativa. Compre na Oppa
Produto 9: Edredon Queen Catu. Compre na Etna
Produto 10: Gabinete Mission. Compre na Leroy Merlin
Produto 11: Vaso Adari. Compre na Tok Stok
Produto 12: Cuba de Vidro Redonda. Compre na Leroy Merlin
Produto 13: Armário Hendrix. Compre na Mobly
Produto 14: Rack Vintage. Compre na Mobly
Produto 15: Poltrona Bay Jeans. Compre na Etna

70 ambientes com tons de azul na decoração

Depois de conferir dicas profissionais de como usar a cor na decoração, você já pode se inspirar e amar os projetos criados com tons de azul no ambiente:

1. Uma parede com diversos quadros seguindo o seu tom

Foto: Reprodução / Guardini Stancati

Os quadros dispostos na imensa parede azul desta sala de estar seguiram a mesma combinação de tons em suas gravuras. Repare que também foram usados alguns objetos decorativos discretos na mesma cor para compor o ambiente.

2. Pontos de tons de azul misturados a madeira

Foto: Reprodução / Suite Arquitetos

Impossível este casamento não dar certo, ainda mais por contar com a neutralidade do cinza nesta decoração moderna. A ampla sala com pé direito alto ganhou com a cor azul de destaque para dar vida e aconchego à decoração.

3. Azul com cinza

Foto: Reprodução / Suite Arquitetos

Segundo as profissionais, a combinação entre o azul e o cinza é sinônimo de sofisticação: “Você pode optar por paredes em diversos tons de cinza, aproveitando o azul para dar destaque aos detalhes ou pode também escolher um tom de azul para destacar uma das paredes, afinal a cor cinza sempre deixará o ambiente equilibrado”.

4. O azul é uma cor excelente para o quarto

Foto: Reprodução / Suite Arquitetos

… por oferecer toda a leveza, calma e tranquilidade ao ambiente. Neste projeto, a cor foi utilizada na roupa de cama, almofadas e no criado-mudo em seu tom mais impactante. O cinza médio na parede mantém o equilíbrio entre os tons da composição.

5. Um ponto de destaque na varanda do imóvel

E não estamos falando de um móvel. O azul royal foi incluído nesta charmosa e moderna varanda com uma pintura na parede e no teto, e o revestimento seguiu o mesmo tom da cor.

6. A versão candy colors é a mais querida

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura

O mesmo tom da marcenaria da cozinha foi usado também na porta de entrada deste delicado ambiente. A mesa de madeira, assim como a plantinha pendurada no hall de entrada deram todo o aconchego que o espaço precisava.

7. Decorando com a versatilidade da roupa de cama

Foto: Reprodução / Carla Arigón Felippi

Você pode trocar de tons e cores quantas vezes quiser adicionando-as no quarto através do seu enxoval. Como a cama é o destaque principal do dormitório, o resultado não podia ser mais surpreendente, mesmo que o restante da decoração seja clean, como nesta imagem.

8. A pia e o gabinete são as atrações principais deste banheiro

Foto: Reprodução / Tania Bertolucci

Perceba como uma simples inclusão de azul neste banheiro claro ganhou um toque especial de modernidade e sofisticação. Uma única peça fazendo toda a diferença na decoração.

9. Tom sobre tom

Foto: Reprodução / Ateliê Meninas do Pano

Neste ambiente, o uso de vários tons de azul trouxe muito mais alegria e deixou a decoração bem jovial e divertida. A mobília usada segue o mesmo estilo vintage que o papel de parede e os quadros.

10. Demarcando o ambiente no espaço integrado

Foto: Reprodução / INÁ Arquitetura

Aqui, as portas do armário com um ar retrô definiram a demarcação da cozinha neste ambiente com marcenaria estendida. Pelo ambiente ser todo conjugado, essa divisão também contou com a instalação de um piso diferenciado.

Cabideiros: 17 ideias criativas para deixar sua casa estilosa e organizada

11. Pastilhas azuis para o box

Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura

O revestimento mais utilizado em banheiros contemporâneos, sem dúvidas, é a pastilha. E para esta decoração, todo o box recebeu as pequenas peças, todas em azul royal. Para dar mais leveza ao espaço, os outros itens foram escolhidos em tons clarinhos.

12. Uma cozinha levemente rudimentar

Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura

O revestimento imitando madeira desta área gourmet contou com algumas ripas em tons de azul. Um toque bem pessoal e carregado de personalidade, combinando perfeitamente com as cadeiras Tiffany.

13. Aquela parede mais especial

Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura

Uma forma muito prática de decorar é elegendo uma parede para ser destacada e pintando-a com o seu tom preferido. Neste home-office, o azul marinho transformou a bicicleta em um verdadeiro artigo decorativo.

14. Piso hidráulico para deixar a cozinha mais charmosa

Foto: Reprodução / INÁ Arquitetura

A cozinha, toda decorada de branco, ganhou mais simpatia com o piso hidráulico com detalhes de azul, e a composição ficou ainda mais completa com as cadeiras de madeira da mesma cor. Note como o ambiente ganhou muito mais leveza e frescor.

15. No box e no lavabo

Neste projeto, o revestimento de pastilhas azuis se estendeu também para a região da pia, dando um destaque maior para a bancada e gabinete branco.

16. Livreiros cheios de estilo

Foto: Reprodução / Triarq

Quer deixar o ambiente mais jovial e descontraído? Combine o azul Tiffany com outra cor mais divertida, como o amarelo. Este livreiro é a prova de que este casamento dá muito certo!

17. A sala de jantar descoladinha

Foto: Reprodução / Mariana Carvalho

Veja como todos os móveis e acessórios da mesa de jantar ganharam muito mais destaque com a parede azul royal, que ainda foi turbinada com as molduras instaladas da mesma cor. Um contraste perfeito de cores carregado de personalidade.

18. Um sofá cheio de requinte

Foto: Reprodução / Sá & Cioni

O sofá azul marinho de linhas retas e definidas foi um toque bastante chique e ousado na decoração da varanda, onde foi montada uma sala de estar bem confortável e sofisticada.

19. Azul e pink

Foto: Reprodução / SP Estudio Arquitetura

“A princípio não parece, mas essa é uma combinação muito charmosa e que cada vez mais vem ganhando espaço na decoração. Os tons mais escuros de rosa e azul deixam o ambiente com um toque mais ousado cheio de personalidade e estilo. Já os tons mais claros remetem muito ao estilo romântico, o que faz a decoração ser mais leve”, explicam Vanessa e Emily.

20. Decorando com ousadia

Foto: Reprodução / Marli Lima

Segundo as designers, a combinação entre o azul e amarelo é uma forma de sair da zona de conforto: “Para decorar com essas cores é preciso ter estilo, afinal elas são bem vibrantes e ganham destaque em qualquer ambiente”.

21. Incluindo a cor com criatividade

Foto: Reprodução / Hiperbato Arquitetura

Neste projeto, foi criado uma faixa azul super moderna, projetada desde a torre de eletrodomésticos, passando pelo chão e terminando na mesa de jantar. Esta também foi uma saída para criar uma divisão divertida entre os ambientes.

22. Singelos detalhes que fazem uma grande diferença

Foto: Reprodução / Suite Arquitetos

Para esta sala, o cinza foi utilizado como cor principal, mas o azul foi quem ganhou o maior destaque na composição: quadros, almofadas e outros acessórios foram os detalhes que deram mais serenidade e personalidade ao ambiente.

23. A mobília de madeira ganhou detalhes em azul

Foto: Reprodução / Quitete & Faria

O tom utilizado na mesa de jantar e nos nichos do móvel foi o mesmo incluído nas portas do armário da cozinha. Dessa forma, a decoração ganhou um toque especial sem fugir da sobriedade.

24. Decoração estilo Navy

Foto: Reprodução / Marcia Debski Ferreira

“Sempre muito usada por ser uma combinação tradicional (porcelanas chinesas, holandesas e portuguesas), o azul e branco são simples de compor qualquer tipo de ambiente. O branco por ser uma cor neutra, é possível brincar um pouco com os vários tons de azuis em uma mesma composição. Esses dois tons remetem muito ao tema náutico, mas podem também ser usados em outros tipos de decoração”, explica a dupla.

25. Um detalhe ousado no lavabo

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura

Um pequeno lavabo pode ganhar uma outra cara com simples mudanças. O revestimento azul do mesmo tom da pia criou uma linha simples abaixo do espelho Adnet. Essa composição com formas geométricas é perfeita para quem busca uma decoração moderna.

26. No cantinho da parede

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura

O móvel planejado desta sala recebeu não só um rack estendido de cimento queimado, como um painel de madeira e nichos exclusivos na quina da parede em azul cobalto para criar um ponto de cor na decoração.

27. Uma cozinha nada convencional

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura

Esta cozinha super moderna foi contemplada com móveis planejados de marcenaria azul fosca, e o revestimento cinza neutro trouxe para a decoração uma proposta diferenciada e conceitual. O acabamento prateado encontrado nos eletrodomésticos e nos pequenos detalhes como os puxadores é um detalhe à parte, cheio de sofisticação.

28. Uma mistura de escandinavo com industrial

Foto: Reprodução / Ana Cano Milman

80 ideias de decoração com balões que deixaram as festas impressionantes

O azul é uma cor que combina bem com qualquer estilo e em qualquer ambiente. Nem o acabamento da parede feito com tijolinhos e tinta de lousa tirou o glamour do Tiffany aplicado no armário abaixo da bancada, muito pelo contrário, destacou ainda mais o tom e na medida certa.

29. Um gabinete azul para um banheiro clean

Foto: Reprodução / Mauricio Arruda

Emily e Vanessa explicam que ambientes decorados com branco e azul costumam ser lugares leves, que transmitem paz e também tranquilidade. “É um clássico em termos de elegância, são sempre muito bem recebidos na decoração”.

30. Quando uma cor faz toda a diferença

Foto: Reprodução / Luciane Mota

Repare nesta imagem como uma cor pode repaginar todo o ambiente, dando muito mais autenticidade à decoração, sem precisar de muito esforço. Neste projeto, a pintura de uma única parede com azul Tiffany transformou o simples espaço em um local muito mais harmonioso e aconchegante.

Confira mais ambientes decorados com azul

Veja mais projetos de decoração para se inspirar:

31. As pastilhas na lavanderia deixou o espaço muito mais despojado

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

32. Portas azuis por todos os lados

Foto: Reprodução / Mauricio Arruda

33. Azul e amarelo para alegrar o quarto das crianças

Foto: Reprodução / Érica Salguero

34. O toque colorido ficou por conta da bancada neste banheiro

Foto: Reprodução / Sandra Sanches

35. Até as louças entraram na dança

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

36. Um armário estiloso para a sala de jantar

Foto: Reprodução / Milla Holtz

37. A delicadeza do azul Tiffany para um quarto de menina

Foto: Reprodução / Maria Teresa Rodrigues Alves

38. Formas geométricas tom sobre tom

Foto: Reprodução / Mandril Arquitetura

39. A parede colorida trouxe uma sensação de profundidade à sala

Foto: Reprodução / MIS Arquitetura e Interiores

40. Três tons de azuis nas pastilhas do banheiro

Foto: Reprodução / Tikkanen arquitetura

41. Estofados azuis para a ampla sala de televisão

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

42. Aqui o azul royal predomina na cozinha

Foto: Reprodução / Aline Torres

43. O banheiro do pequeno menino ganhou diversos detalhes azuis

Foto: Reprodução / Orlane Santos

44. Muito luxo e glamour na varanda azulada

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

45. Listras são atemporais e caem bem em ambientes de adultos ou de crianças

Foto: Reprodução / Cleide Pessanha

46. O porcelanato azul deu mais frescor à casa

Foto: Reprodução / Vapor 324

47. Objetos decorativos fazem toda a diferença

Foto: Reprodução / Patricia Wheeler

48. Uma sala com este lustre não precisa de mais nada

Foto: Reprodução / Daniela Schmitt Arquitetura

49. As poltronas ornando perfeitamente com o tapete

Foto: Reprodução / Elaine Carvalho

50. Um quadro abstrato para uma luxuosa sala

Foto: Reprodução / Cavalcante Ferraz

51. O quarto jovial contou com o frescor do azul claro

Foto: Reprodução / Marcelo Rosset Arquitetura

52. Uma sala de estar vibrante

Foto: Reprodução / Joel Caetano Paes

53. Este sofá trouxe a tranquilidade que a decoração desta sala precisava

Foto: Reprodução / Bárbara Makant

54. O quartinho da aventura ganhou cortinas temáticas

Foto: Reprodução / Bárbara Makant

55. O enorme futon recebe perfeitamente as almofadas coloridas

Foto: Reprodução / Bárbara Makant

56. Destaque para as poltronas, almofadas e quadros

57. Uma porta de respeito…

Foto: Reprodução / Casa Trio Arquitetura

58. … e na área gourmet, cadeiras vintage

Foto: Reprodução / Casa Trio Arquitetura

59. Um tom neutro e delicado para o sofá

Foto: Reprodução / Patricia Wheeler

60. Adicionando mais cor na cozinha integrada

61. Toda a riqueza do azul petróleo

62. Capricho nas almofadas

Foto: Reprodução / Sá & Cioni

63. E porque não no tapete também?

Foto: Reprodução / Patricia Wheeler

64. Uma forma de incluir o mar na decoração

Foto: Reprodução / In and Out Decor

65. Azul logo na entrada

Foto: Reprodução / PKB arquitetura

66. Um toque simples que já enche a sala de alegria

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura

67. Uma obra de arte na parede

Foto: Reprodução / PKB Arquitetura

68. Uma composição suave e delicada

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura

69. Para quebrar a sobriedade

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura

70. Dividindo os ambientes

Foto: Reprodução / Mandarina Arquitetura e Design

Ao incluir o azul em sua decoração, lembre-se que espaços pequenos ganham mais sensação de amplitude ao manter as cores claras como fundo principal do ambiente. Use e abuse de sua criatividade para adicionar o tom e toda a sua personalidade em seu canto especial.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS