30 inspirações de apartamento studio e suas principais características

Escrito por Amanda Barata
Em 18.12.20

O apartamento studio é uma tendência que vem ganhando espaço nos mais variados tipos de projetos. Além de ter cômodos integrados e metragens menores, você vai conferir, a seguir, outras características desse tipo de imóvel. Acompanhe:

Continua após o anúncio



O que é um apartamento studio?

Apartamento studio é um tipo de imóvel que conta com uma metragem menor e cômodos integrados. De acordo com a arquiteta Mariana Miranda, algumas características são bem marcantes e valorizam o espaço, além de torná-lo ainda mais funcional. Confira:

  • Ambientes integrados e multifuncionais;
  • Metragem de aproximadamente 30 a 40 m²;
  • Ambiente único e sem paredes;
  • Pé-direito um pouco acima do padrão normal;
  • Planta com ambiente único de sala de estar e cozinha, porém o quarto pode ser separado.

Apesar de ter pontos bem específicos, o apartamento studio ainda é confundido com o loft. Por isso, é válido pontuar quais são as diferenças entre esses dois para uma decisão acertada com relação às suas expectativas.

Apartamento studio X loft

iStock

Enquanto um apartamento studio possui poucas divisões na planta, o loft tem um conceito totalmente aberto, sem contar com paredes para dividir nenhum dos ambientes. Além disso, os lofts possuem metragem maior e pé-direito duplo.

“É comum que as pessoas confundam o apartamento studio com loft por conta da integração dos ambientes”, destaca Mariana. Ela ainda reforça que o loft tem um conceito mais industrial, remetendo a um galpão, enquanto o studio conta com projetos modernos e melhor definidos.

Vale a pena o apartamento studio?

A arquiteta esclarece que o apartamento studio atrai perfis específicos, como estudantes, pessoas solteiras com vida mais agitada e que passam menos tempo em casa ou recém-casados que querem um imóvel moderno e estiloso. Confira, a seguir, as vantagens e as desvantagens desse tipo de imóvel:

Vantagens

  • Praticidade: por ser menor, a limpeza e a manutenção do espaço são proporcionais, o que reduz a preocupação com a organização do ambiente e garante mais tempo livre para curtir o apartamento.
  • Layout: o conceito aberto está em alta e confere um toque moderno ao apartamento studio, permitindo variadas combinações decorativas que podem e devem contar com o toque pessoal dos moradores.
  • Localização: geralmente, esses imóveis são localizados em condomínios bem equipados, com lavanderia, academia e área de lazer, e estão em regiões centrais da cidade, o que facilita o acesso a transportes públicos e restaurantes.
  • Investimento: por ser compacto, o preço de compra ou aluguel de um apartamento studio tende a ser menor do que os convencionais, uma vez que a metragem influencia diretamente no valor do imóvel.
  • Economia: esse tipo de imóvel não conta com a necessidade de aquisição de muitos móveis e aparelhos eletrônicos, por conta do seu tamanho mais reduzido. Além disso, as despesas fixas, como conta de luz e água, tendem a ser menores.

Desvantagens

  • Lotação máxima: esse tipo de apartamento não comporta qualquer tipo de família, se limitando a acomodar no máximo duas pessoas.
  • Espaço para armazenamento: por ser pequeno, o apartamento studio não conta com muito espaço para armazenamento. Se você é do tipo que gosta de fazer compras de mês ou acumula muitas roupas, vai ser preciso uma readequação de hábitos.
  • Falta de privacidade: esse é um dos pontos mais importantes a serem destacados como desvantagem. Como o ambiente é único e sem paredes, a privacidade é reduzida. Se você recebe visitas frequentes, é bom considerar esse ponto na hora de pensar em adquirir ou alugar esse estilo de apartamento.
  • Localização: apesar de estar listada como vantajosa, a localização pode ser um problema para quem gosta de tranquilidade. Por ser mais movimentada, a região onde o apartamento está localizada tende a ser mais barulhenta, por conta de bares e restaurantes próximos.
  • Ruídos e barulhos vizinhos: as novas construções contam com paredes bem finas, o que aumenta consideravelmente interferências de apartamentos vizinhos. Além de ser um complemento à falta de privacidade, pois músicas e conversas podem ser ouvidas, é também um incômodo para quem deseja tranquilidade e silêncio ao chegar em casa.

É importante que o seu estilo de vida seja adequado a esse tipo de apartamento. Por ser um imóvel com características bem específicas, considere cada uma delas na hora de avaliar se essa é de fato a escolha ideal para você.

Continua após o anúncio



30 fotos de apartamento studio modernos e aconchegantes

Separamos inspirações de apartamento studio que contam com tamanhos e disposições diferentes. Confira cada uma delas e saiba como fazer a decoração e a integração desses ambientes!

1. Mais compacto e com metragem reduzida

2. O apartamento studio conta com ambientes integrados

3. E com um conceito mais moderno

4. Aposte em uma decoração harmoniosa entre os ambientes

5. Considerando que eles estão em um mesmo espaço

6. Caso deseje mais privacidade em algum cômodo

7. Inclua portas de correr

8. Inclusive para delimitar os ambientes, caso deseje

Mendonça Pinheiro Interiores

Continua após o anúncio



9. Por conta da restrição de espaço

10. Inclua apenas o que for necessário para a sua rotina

11. E escolha mobiliários de tamanhos adequados

12. Para não perder a circulação entre os ambientes

13. Conte com uma boa marcenaria

14. E garanta que todos os móveis sejam adaptados

15. Dessa forma, você ganha em funcionalidade

16. E mantém o apartamento livre de excessos de móveis

17. As propostas são bem variadas

Chris Silveira

Continua após o anúncio



18. E voltadas a atender a rotina do morador

19. Por isso, é importante pensar no que é indispensável

20. Para garantir um espaço bem confortável

21. Mas também funcional

22. Use referências de seus gostos pessoais

23. Tanto na escolha dos elementos decorativos

24. Quanto nas cores que irão compor a decoração

25. Desde os estilos mais rústicos

26. Até os mais modernos

27. É possível fazer boas adaptações

28. Para garantir não só a beleza na decoração

29. Mas também o máximo de aproveitamento do espaço

30. E a atenção a todos os mínimos detalhes!

Viver em um espaço pequeno pode ser desafiador, mas também muito agradável. Saiba como aproveitar cada cantinho de um apartamento pequeno para transformá-lo de maneira funcional, moderna e usando os móveis e eletrodomésticos ideais!