Artesanato com palito de picolé: 50 ideias criativas e passo a passo

Escrito por Mariana Keller

Foto: Reprodução/Simplichique

Se você gosta de artesanato sabe que existem diversas formas de trabalhos manuais possíveis de se fazer. Mas, você sabia que dá para reaproveitar até mesmo os palitos de picolé? Sim, esses pequenos pedaços de madeira podem ser transformados em peças lindas, como porta-joias, vasos de flores, casinhas, quadros e nichos para paredes, luminárias, baús, enfeites, marcadores de página, e muito mais.

Você pode juntar os palitos dos próprios picolés que tomar, ou comprar pacotinhos que são vendidos em lojas de artesanato e papelarias. De qualquer forma, é sempre bom tentar reutilizar e reciclar, pois assim você também contribui com o meio ambiente. Quer aprender? Então, confira a seguir diferentes tipos de objetos que podem ser feitos com palitos de picolé:

1. Um porta-brincos charmoso e funcional

Foto: Reprodução/Mialandia

Olha que legal essa ideia para guardar brincos! Todo mundo que usa sabe o quanto é importante deixá-los em um lugar prático e acessível. Afinal, por serem acessórios pequenos, é muito comum perder as peças com facilidade. Com esse suporte, vai ficar fácil guardá-los e não perder mais. E ainda vai dar um toque de charme para o seu cantinho de bijuteria!

2. Aviõezinhos para brincar e decorar

Esses lindos aviõezinhos são porta-recados feitos com palito de picolé e prendedor de roupa. Mas você também pode usá-los como brinquedo ou enfeite; fica especialmente bonito em quartinhos de criança ou em eventos infantis. Também é uma ótima forma de estimular a criança a aprender a fazer artesanatos, ajudando, assim, em seu desenvolvimento.

3. Passo a passo: Luminárias

Sabia que dá para fazer até luminária com palito de picolé? Neste tutorial, você vai aprender a fazer dois lindos modelos. As peças ficam muito bonitas, são super úteis em casa e podem ser usadas em criados-mudos, mesinhas laterais ou onde mais você desejar.

4. Um suporte sustentável para vasinhos de planta

Foto: Reprodução/ Casa de Amados

O vasinho dessa suculenta ganhou um suporte mais do que especial! O legal dessa peça é que ela é super fácil de fazer e deixa a decoração muito charmosa, além de, claro, ser uma opção sustentável e que ajuda muito o meio ambiente. Neste caso, os palitos ficaram na madeira pura, mas você também pode pintá-los, se achar melhor. Além disso, a combinação com o outro vasinho de cacto deixou o cantinho das plantas ainda mais autêntico.

5. Palitos decorados para mil e uma utilidades

Foto: Reprodução/Papel & Cor – Paula Soares

Olha que graça que ficaram esses palitos decorados! Foram usadas apenas pérolas coloridas e um arame dourado. Essas peças podem ser usadas para várias funções, como marcadores de livros e agendas, enfeites dentro de vasos e potes, tanto para casa, quanto para festas, também como palito de aromatizador de ambiente e, até mesmo, como marcador de copos.

6. Caixinha multiuso

Foto: Reprodução/Artesanato é meu Negócio

Essa linda e delicada caixinha colorida também é uma ótima peça para se fazer com palitos de picolé. Afinal, caixas são sempre muito úteis e ajudam a organizar os acessórios. Essa da foto pode ser usada para guardar joias, como anéis e brincos, utensílios de costura ou até mesmo moedas. Você também pode usar apenas como enfeite.

7. Um nicho estiloso para decorar a parede da casa

Foto: Reprodução/Andressa Priscila

Essa é mais uma ideia super criativa de se fazer com palitos e também muito útil para casa. Nichos são ótimos para decorar, principalmente, aquela parede vazia que ninguém sabe o que pôr. Esse em forma de hexágono é ainda mais legal e autêntico, e ficou lindo com o vasinho de cacto florido complementando a decoração!

8. Enfeites fofos para a árvore de natal

E que tal enfeitar sua árvore de Natal de forma personalizada e econômica? Com palito de picolé, barbante, tesoura, pedaços de tecido, tinta ou canetinha e cola, é possível fazer esses adoráveis enfeites natalinos, que também vão encantar e divertir a criançada.

9. Para deixar os batons bem organizadinhos

Foto: Reprodução/ Sussu Arts

Aqui, vemos mais uma ideia de artesanato com palitos de picolé que é super útil e funcional: um porta-batons. Organizar a maquiagem é sempre um desafio, então, nada melhor do que objetos como esse que nos ajudam a manter tudo bem arrumado e no seu devido lugar. Além disso, a decoração da peça ficou super delicada e feminina.

10. Passo a passo: 5 peças decorativas para fazer com palito de picolé

Neste vídeo, você vai aprender a fazer 5 peças decorativas e úteis para a sua casa, de forma econômica e sustentável. São elas: cestinhas para flores, mini caixotes, um espiral colorido pendente, um porta-lápis e uma mini estante super fofa e funcional.

11. Mais charme para as plantinhas

Foto: Reprodução/ Denise Izidoro

Esse vasinho/cachepô é super fácil de fazer e deixa a decoração com um toque rústico e romântico ao mesmo tempo, seja na sua casa ou em algum evento. Basta pegar uma lata, que pode ser de leite condensado, milho ou ervilha, e colar os palitos em volta, um a um. Depois que secar, é só colocar um tecido rendado como esse, ou qualquer outro tipo de tecido que você goste mais. Não fica lindo?

12. Com palitos, é possível fazer até uma mesa

Foto: Reprodução/Tamara Maynes

As possibilidades de objetos para criar com palitos de picolé são tão grandes, que é possível montar até mesmo uma mesinha como essa! Vai dizer que ela não deixa a decoração muito mais moderna e autêntica? Porém, essa é uma peça mais complexa e você vai precisar juntar muitos palitos.

13. Faça você mesmo o seu kit de escritório

Foto: Reprodução/Renata Sampaio

E que tal esse kit para escritório? Tem porta-lápis e caneta e até um suporte para clips, apontador e outros objetos menores. Além do palito, o prendedor de roupas também ganhou uma nova utilidade, se tornando um porta-recados e post-it. As peças se transformaram em um lindo conjuntinho, super útil para os dias de trabalho.

14. Quebra-cabeça infantil

Esse quebra-cabeça colorido é super fácil de fazer e é um ótimo recurso para trabalhar com as crianças a partir de três anos. Dá para ensinar números, cores, sequência e raciocínio lógico, tudo de forma leve, através da brincadeira. Ele foi feito apenas com palitos de picolé e canetinha!

15. Passo a passo: porta-retratos

Quem não ama porta-retratos? Eles são ótimos para decorar e nos trazer lembranças de momentos felizes da nossa vida. Confira como a fazer uma linda e criativa versão desse objeto com palitos de picolé.

16. Miniatura de móveis

Foto: Reprodução/ Dupé – Ateliê e Design

Também é possível fazer miniaturas de móveis com palitos de picolé, como essa linda cadeirinha. Nesse caso, ela foi usada como enfeite para a palha italiana, ideia muito legal para quem vende docinhos e também para a decoração de festas. Mas, ela também pode ser usada como brinquedo para casinhas de boneca. Além da cadeira, você também pode fazer mesinhas, armários, cama, etc.

17. Enfeite de parede delicado e romântico

Foto: Reprodução/ MeuHobby1

Veja que graça esse quadrinho feito com palito de picolé e conchas! Foi usada a técnica decoupage no interior das conchas, aplicando uma lindo desenho de flores. Além disso, também foi usado um cordão de pérolas para pendurar a peça na parede, deixando o enfeite ainda mais delicado.

18. Um cantinho especial para os passarinhos

Foto: Reprodução/Artesanato Brasil

Essa graça de casinha colorida foi feita para ser um comedouro de passarinhos. É uma ótima ideia para decorar jardins, quintais e varandas, basta preencher o interior da casinha com alpiste. Se preferir, você também pode fazer o comedouro de outros formatos. Não é a coisa mais linda que existe?

19. Mini cavalete para decorar e informar

Os cavaletes são suportes usados por pintores e artistas para apoiar as telas de pintura, mas quem disse que eles não podem ganhar outras versões e utilidades? A foto mostra uma miniatura desse objeto feita com palitos de picolé, que foi usada como uma espécie de ‘tag’ para a sessão dos docinhos de uma mesa de festa. É muita criatividade!

20. Passo a passo: nicho de parede

Neste vídeo, aprenda como fazer um lindo e charmoso nicho hexagonal de parede. Ele também se destaca pela linda pintura mesclada. Essa é uma ótima peça para se fazer com os palitos de picolé.

21. Mini pallets como porta-copos

Foto: Reprodução/Michella Souza

Essa ideia também é uma graça! Os palitos de picolé se transformaram em mini pallets, para serem usados como porta-copos. Mas, você também pode usá-lo como apoio para itens decorativos e outros objetos. Então, se você curte uma decoração mais rústica com pallets e artesanatos de madeira, essa é uma ótima ideia para fazer em casa e deixar tudo combinando.

22. Uma peça inspiradora e fácil de fazer

Está procurando uma placa decorativa para sua casa? Então, que tal você mesmo fazer com os palitos de picolé? É uma peça super fácil de fazer. Basta colar os palitos, escolher a frase ou palavra que você deseja e depois comprar as formas das letras, ou fazer à mão mesmo. Você pode pintar com tinta ou caneta hidrocor. Pronto! Assim, você já tem a sua plaquinha com mensagem para deixar sua casa mais inspiradora.

23. Nichos são ótimos para decorar e otimizar espaço

Foto: Reprodução/Composê da Mari

Olha aí os nichos novamente!! Essa é uma das peças mais legais de se fazer com os palitos, pois são muito bonitos e funcionais. Além da forma hexagonal, que é a mais usada quando feita com esse material, você também pode usar outras formas geométricas ou criar a forma que desejar, como esse da foto ao lado do hexágono. Além disso, as peças ficaram ainda mais charmosas com os vasinhos de planta, a caneca e, principalmente, a câmera decorativa.

24. Mais opções de enfeites natalinos

Datas comemorativas como o Natal são ótimas para dar asas à imaginação e colocar a mão na massa. Essa é mais uma opção de enfeite natalino artesanal para se fazer com os palitos. Praticamente, todos os materiais usados na confecção dessas arvorezinhas são recicláveis, o que torna o trabalho ainda mais incrível.

25. Passo a passo: Mini balanço de jardim

Você acredita que esse lindo balanço, com pergolado e tudo, foi todo feito com palitos de picolé? Essa peça fica ótima para decorar áreas externas e jardins. Se você gostou da ideia e quer fazer aí na sua casa, acompanhe esse tutorial.

26. Estimule a criatividade das crianças!

Foto: Reprodução/Danica Dior

Essas caixinhas super fofas também foram feitas com palitos de picolé. São fáceis de fazer e podem ser decoradas de diversas formas. Além disso, ainda é uma ótima atividade para fazer com as crianças, principalmente esses modelos da foto, super coloridos e divertidos.

27. Anjinhos para abençoar

Foto: Reprodução/Mari Marchezin Mantz

Para quem gosta de peças religiosas, está aí uma ótima opção para fazer com os palitos de picolé. Esses lindos e graciosos anjinhos podem ser usados em diferente ocasiões e não necessitam de uma grande quantidade de palitos, o que faz com que o trabalho seja mais prático.

28. Uma caixinha cheia de estilo

Foto: Reprodução/Tayra Covolan

Precisando de uma ideia para lembrancinha de aniversário ou para decorar o centro da mesa? Essa caixinha pode ser uma ótima opção! Além dos palitos de picolé, também foram utilizadas tampinhas de garrafa de cerveja, o que torna a peça ainda mais sustentável e criativa.

29. Que tal um porta-tempero super original?

Foto: Reprodução/DIY – Faça Você Mesmo

Quando a criatividade e as habilidades manuais andam juntas, é possível criar uma infinidade de objetos incríveis. Nesse caso, os palitos de picolé se transformaram em um porta-temperos que fica preso a parede. E a criatividade não parou por aí: frasquinhos de remédio de manipulação viraram os potinhos de tempero. Genial, não é?

30. Passo a passo: porta-celular

Hoje em dia, o celular vai muito além de um simples aparelho de ligação. Ele é usado para assistir filmes, séries, ouvir música, acessar as redes sociais e email, etc. Então, nada melhor do que um porta-celular para ajudar nessas atividades, não é mesmo? Neste vídeo, aprenda a fazer um modelo bem legal com palitos de picolé.

31. Um porta-guardanapo cheio de cor

Foto: Reprodução/Artesanato Brasil

Essa é outra peça muito fácil de fazer e que não necessita de uma grande quantidade de palitos. Mas, o grande destaque, nesse caso, é a escolha de cores. A pintura foi inspirada nas cores do arco-íris e deixou o objeto cheio de vida, dando mais alegria para o momento das refeições.

32. Coelhinhos para brincar e ajudar no desenvolvimento

Como já falamos anteriormente, estimular as crianças a fazer artesanato é uma ótima forma de melhorar o  desenvolvimento psicomotor dos pequenos. Neste exemplo, foram feitos lindos coelhinhos com palitos, tinta, cola e papel. Uma ótima dica para decorar e brincar na época da Páscoa.

33. Enfeite criativo de cabine de polícia

Foto: Reprodução/Ronan Customs

Essa miniatura de cabine de polícia super fofa foi feita de isopor com revestimento de palitos de picolé. Depois foi lixado, pintado e envernizado; um trabalho super cuidadoso e bem feito. A peça é ótima para quem gosta de um estilo de decoração nerd e fãs de Doctor Who.

34. Mais um modelo de porta-celular

Foto: Reprodução/Guia de Manualidades

Aqui, vemos mais um modelo de porta-celular que pode ser feito com palitos de picolé. Esse parece até uma cadeirinha de praia, não é mesmo? Você pode montar a peça de acordo com a sua preferência e da forma que fique mais prático para realizar as suas atividades com o aparelho.

35. Passo a passo: baú pirata

Neste vídeo, você aprende a fazer um mini baú de palitos de picolé super fofo. É uma peça bem legal, pois pode ser usada tanto para guardar objetos, como também em decoração de festas temáticas. Não ficou igualzinho ao baú dos piratas?

36. Palitos de picolé também podem se transformar em lindas esculturas

Foto: Reprodução/Amaro Cosme filho

Também é possível fazer lindas esculturas como essas com os palitos de picolé. Além de ser um belo trabalho artístico e cheio de detalhes, as peças também podem ser usadas como vasos para plantas ou suporte para outros itens decorativos. Ficam especialmente bonitas em áreas externas, como mostra a foto.

37. Mini pallets podem ser usados de várias formas

Foto: Reprodução/Own que fofo!

Olha aí o mini pallet de novo! Nesse exemplo, ele foi usado como suporte para um lindo cacto. Além disso, ele também foi decorado com fita whashi tape com estampa de bolinhas, dando ainda mais charme para a peça. Destaque especial também para a xícara de vidro, que foi usada como vaso, deixando a composição ainda mais autêntica.

38. Quebra-cabeça de fotos

Foto: Reprodução/Maria Reciclona

Além de desenhos e pinturas, o quebra-cabeça de palitos de picolé também pode ser feito com fotos. Valem fotos de família, casais, amigos, animais de estimação, fotos artísticas, etc. É um ótima forma de expor essas fotos de um jeito diferente na casa. Também pode ser usado como lembrancinhas e presentes para datas especiais como Dia dos Pais, Dia das Mães e outras ocasiões.

39. Cachepô colorido e versátil

Foto: Reprodução/Arte Eficiente – Cristiano

Aqui, vemos um exemplo de cachepô feito com os palitos. O cachepô é um objeto super versátil e pode ser usado para diversas utilidades. Esse da foto se destaca pelo formato super diferente, lembrando até mesmo uma estrela; e também pela linda escolha de cores da pintura.

40. Passo a passo: pulseira

Aposto que por essa você não esperava, mas sim, dá para fazer até mesmo pulseiras com palito de picolé. O segredo está na técnica de arredondar os palitos. Neste vídeo, aprenda direitinho como fazer.

41. Faça seus próprios ímãs de geladeira

Foto: Reprodução/Marina Mamede

Com palitos de picolé também é possível fazer ímãs de geladeira de uma maneira super fácil e divertida. Esses da foto foram feitos com a temática natalina, mas você pode fazer ímãs de diversos outros temas e de diferentes tamanhos.

42. Mandala para decorar e trazer boas energias

Foto: Reprodução/Olavo Galdino

A mandala é um símbolo cujo significado principal está ligado à integração e harmonia. Você acredita que essa belíssima mandala da foto foi feita com palitos de picolé? Para quem tem uma boa habilidade manual, está aí mais uma ótima ideia para se fazer com os palitos. Ficou incrível demais!!

43. Peças que fazem toda a diferença na decoração

Foto: Reprodução/Nina Braz

Essa é uma outra ideia super original para se fazer com os palitos de picolé: um suporte retangular para vasos de planta. Essa peça super simples, fácil de fazer e barata vai dar um toque especial para a decoração da sua casa. Inclusive, você pode fazer um conjunto com dois ou mais tamanhos diferentes, como mostra o exemplo acima. Não ficou um charme?

44. Peças feitas com palitos são ótimas para decorar

Foto: Reprodução/Carol Guerrero

Olha que fofinho esse kit! Ele foi feito com muito amor e carinho por uma mãe que queria decorar o quarto do seu bebê. Tanto os nichos, quanto o porta-lápis foram feitos com palitos de picolé. O enfeite com a palavra ‘ele’ foi feito de MDF. Já o porta-lápis foi feito com uma latinha de leite condensado revestida com os palitos de picolé. Para finalizar e dar um toque ainda mais especial para peça, também foi colocada uma linha de tricô azul clarinho, combinando com a pintura do MDF.

45. Passo a passo: Porta-recado e porta-caneta

Se você gostou dos exemplos de porta-lápis e caneta que mostramos aqui, que tal aprender a fazer um para você? Neste vídeo, aprenda o passo a passo e todas as orientações para fazer essas duas lindas peças mostradas acima.

46. As frutas merecem um cantinho especial

Foto: Reprodução/ Mialandia

E que tal essa charmosa fruteira para decorar a sua cozinha ou a sua mesa? Nesse caso, a pintura da peça também é muito interessante, já que apenas alguns palitos foram pintados de vermelho, enquanto a maioria se manteve na madeira. Apesar de ter sido criada para ser uma fruteira, você também pode usá-la como vaso de flores, cesta de pão ou para qualquer outra utilidade que preferir.

47. Miniaturas são sempre muito graciosas

Foto: Reprodução/ Michelle Corrêa

Olha o mini caixote de feira aí! Essa é uma peça super fofa e pode ser uma ótima ideia para decorar a cozinha. Nesse caso, ela foi usada como decoração de festa infantil, servindo como suporte para balinhas em forma de frutas. Uma decoração divertida e gostosa ao mesmo tempo!

48. Produza souvenirs para vender

Foto: Reprodução/Artesanato e Reciclagem

Para quem já trabalha com artesanato, fazer souvenirs com palitos de picolé pode ser uma nova opção de peças para você produzir e vender. Nessa foto, vemos um exemplo de souvenirs da cidade de Belo Horizonte. Eles foram feitos em forma de casinha e com ganchinhos na base, para serem usados como porta-trecos: chaves, cordões, pulseiras, etc. Vai dizer que não é uma boa ideia?

49. Se inspire nas suas séries e filmes favoritos

Foto: Reprodução/Joyce Montilares

Essa é para os fãs da série Breaking Bad. Quem assistiu a série, com certeza vai reconhecer essa casinha feita com palitos de picolé da foto, inspirada no restaurante Los Pollos Hermanos, que faz parte da trama. Além da casinha, também podemos ver um barquinho, que também foi feito com palitos. Muito legal, não é?

50. Passo a passo: mini gaveteiro organizador

Neste vídeo, aprenda a fazer um lindo gaveteiro organizador. Ele pode ser usado para organizar diferentes itens, como joias, maquiagens e miudezas em geral. Confira o passo a passo!

E aí, o que achou desse tipo de artesanato? Muita gente sequer imagina que os palitos de picolé podem se transformar em tantas peças lindas, funcionais e decorativas! Então, se você gosta de trabalhos manuais, comece agora a fazer os seus objetos preferidos com os palitinhos. É um tipo de material super acessível, versátil e econômico. Invista em projetos ‘faça você mesmo‘!

PARA VOCÊ