50+ inspirações para decorar salas pequenas

Escrito por Natália Cagnani
Foto: Reprodução / Jamie Keskin Design

Foto: Reprodução / Jamie Keskin Design



Ambientes pequenos são desafiadores na hora de pensar a decoração, mas como diz o ditado há males que vêm para o bem. Em um espaço menor, a criatividade é responsável por trazer soluções e ideias bem mais interessantes, afinal cada móvel, peça e até mesmo as cores e a iluminação devem ser pensados com cautela para compor todo o visual. Uma das maiores dificuldades neste quesito é montar salas de estar ou TV, que geralmente são usadas para receber a família, os amigos ou outros convidados.

Para a designer de interiores Melanie Kiss, tudo começa com o perfil dos moradores. “É fundamental a integração total com quem mora na casa ou no apartamento, reuniões e pesquisas que melhor atendam aos sonhos de reforma, decoração e inovações”, explica.

Decorar uma sala pequena exige planejamento. Para aproveitar o ambiente ao máximo, não só esteticamente falando, mas também a parte prática, pense em móveis multifuncionais e que ocupem pouco espaço, além de uma paleta de cores mais simples para poder combinar todos os elementos.

Como deixar sua sala pequena mais bonita e funcional

Foto: Reprodução / Stadshem

Foto: Reprodução / Stadshem

“Pode-se misturar elementos modernos com antiguidades, por exemplo. Móveis e objetos com história, design assinado e estampas da moda convivem no mesmo espaço em harmonia. Recordações de viagens, fotos da família, peças com história e obras de arte têm espaço especial na decoração, mas sem exagero, pois elas devem se destacar”, revela a designer.

Você também pode explorar diferentes proporções a fim de conseguir um efeito mais versátil. O sofá, por exemplo, pode ter várias utilidades — como sentar para ver TV, relaxar durante o dia ou dormir — se for modular. Se for um modelo grande, você pode equilibrar a composição com peças menores como um pufe ou uma mesinha de centro, dependendo do espaço que você tem. Essa combinação vai criar uma sensação de amplitude e você ainda terá um ambiente bonito e funcional.

Se você gosta de praticidade, pode investir em um sofá com gavetas, uma mesa conversível ou uma mesa de centro com espaços para pufes, que podem inclusive guardar objetos, otimizando ainda mais o espaço. Móveis pendurados ou planejados, nichos e prateleiras complementam o pacote. Portas de correr, até com modelos em vidro, são ideais para salas pequenas.

Para as cortinas, escolha tecidos mais leves e soltos, pode ser linho, organza, seda, voil, renda de algodão ou transparências; modelos lisos sem estampas; e tons mais claros. Essa composição ajuda a criar aquele ambiente aconchegante para você relaxar e receber as visitas.

No chão, vale colocar um tapete de espessura alta, para andar sem os sapatos depois de um dia de trabalho e relaxar, mas evite um tamanho muito grande. Dê preferência àquele que fique com boa parte embaixo do sofá. Na proporção certa, a peça torna qualquer sala pequena um espaço aconchegante e tranquilo para descansar.



5 truques para ampliar o ambiente sem reforma

Foto: Reprodução / Eloy e Travaglini

Foto: Reprodução / Eloy e Travaglini

Por menor que seja o espaço que você vai decorar, sempre dá para ampliar ou ao menos criar a sensação de que a sala é maior sem ter que apelar para reforma. Há truques que podem ser aplicados para alcançar este efeito e deixar o ambiente ainda mais bonito. “É importante que se obtenha, ainda, a sensação de continuidade em todos os ambientes, repetindo de forma variada os mesmos elementos, como cores, formas, texturas etc. E como a sala é tida como vedete do lar, quanto menor o número de itens nesse ambiente, mais leve ficará e, assim, parecerá mais amplo”. Por isso, Melanie Kiss aconselha a máxima de que o “menos sempre vale mais”.

1. Espelhos

Foto: Reprodução / Hannotte Interiors

Foto: Reprodução / Hannotte Interiors

Espelhos ampliam qualquer ambiente e podem ser usados em detalhes para dar um toque moderno e elegante na decoração. Em paredes inteiras, a peça ajuda a propagar a luz e causa a sensação de profundidade maior. Você também pode colocar um grande espelho com moldura ou vários menores, um ao lado do outro, em conjunto, mas cuidado com o que será refletido. Evite expor o banheiro, a cozinha ou a lavanderia.

2. Cortinas e persianas

As cortinas também podem ajudar a aumentar a sala. Para isso, escolha um modelo longo, que se encaixe o mais próximo possível do teto e que se estenda até o chão. Além de ampliar o ambiente, vai deixar todo o espaço ainda mais aconchegante. Outra opção que traz mais economia ainda é a persiana. Elas são compactas e conferem um ar de modernidade ao cômodo.

3. Tapetes

Foto: Reprodução / Shannon Malone

Foto: Reprodução / Shannon Malone

Tapetes com listras também ajudam a aumentar visivelmente o espaço de uma sala pequena. Agora, se o seu piso está em boas condições e segue um único padrão, elimine todos os tapetes. Dessa forma, você terá à disposição a sensação de continuidade, ampliando o espaço.

4. Teto

Foto: Reprodução / The Couture Room

Foto: Reprodução / The Couture Room

Quanto menos informação no teto, maior a amplitude. Evite forros com sancas ou detalhes sofisticados e opte pela alvenaria nua e crua ou gesso, PVC ou até mesmo madeira. Em relação a cores, vale deixar o mais clean possível com tons neutros ou o próprio branco.



5. Iluminação

Foto: Reprodução / The Cross Interior Design

Foto: Reprodução / The Cross Interior Design

A iluminação de um ambiente é muito importante na hora da decoração, mas nem sempre é lembrada. Um cômodo bem iluminado também pode reforçar a amplitude de uma sala pequena. Para criar esse efeito, opte pela iluminação difusa, aquela que ilumina todo o ambiente, mas não deixe de apostar também na luz dirigida através de abajures, luminárias de chão ou de parede, arandelas ou para criar “holofotes” em obras de arte, por exemplo.

Como decorar uma sala pequena

A decoração de uma sala pequena também vai depender do estilo do dono da casa ou do apartamento, e opções para agradar a todos os gostos não faltam. Por isso, acompanhe as dicas e inspirações de ambientes decorados e encontre o que mais combina com você, para deixar sua sala com a sua cara.

Salas de TV modernas ou contemporâneas

Foto: Reprodução / Gabriela Jimenez

Foto: Reprodução / Gabriela Jimenez

Se a ideia é dar um ar moderno e contemporâneo para a sua sala pequena, opte por cores mais escuras nas paredes, intercale tons neutros no ambiente e nos móveis ou invista no marrom, que traz um toque de sofisticação. Use e abuse de quadros que tragam obras de arte, imagens noturnas de grandes cidades ou estampas de jornais. Você também pode usar nichos para decorar o espaço em volta da TV, letras, porta-retratos, vasos com plantas para humanizar, além de iluminação e tapetes para deixar o lugar aconchegante.

Salas de estar ou de TV simples

Foto: Reprodução / Arq Drummond

Foto: Reprodução / Arq Drummond

Para salas simples, você pode dar destaque a uma parede ao criar uma textura ou usar uma tintura diferente, combinando com objetos da mesma cor ou em contraste. Este realce também pode vir acompanhado a TV com uma bancada ou um painel de madeira. Invista em estantes e peças decorativas, vasos com plantas, abajur, home theater, almofadas e quadros com paisagens para dar charme e aquele toque final ao ambiente. Escolha um sofá ou um retrátil com dois lugares e preencha o ambiente com poltronas individuais.

Salas de TV com cores vibrantes

Foto: Reprodução / Cuded

Foto: Reprodução / Cuded

Além dos tons neutros, há salas de TV que esbanjam vida e estilo com cores vibrantes, seja nas paredes, nos móveis ou em peças decorativas. Aliás, elementos coloridos combinam bem com mobília branca. A cor pode estar em uma parede e nas almofadas de um sofá, por exemplo. Se você não quer colorir o ambiente, você pode fazer isso com os elementos que o compõem, como nichos e prateleiras, conferindo um toque de personalidade ao lugar. Você também pode aplicar várias cores, ao invés de uma.

Salas de estar em tons sóbrios

Foto: Reprodução / Cuded

Foto: Reprodução / Cuded



Se você tem um estilo mais clássico, provavelmente vai querer uma sala com tons sóbrios, principalmente nas cores branco, preto e/ou cinza. Você pode combinar tons e sobretons para um efeito bonito e elegante. Livros, abajures, vasos, velas e almofadas compõem o visual. Quadros em preto e branco dão aquela pincelada de sofisticação e combinam ainda mais com tapetes mais altos e fofos. Se o espaço for integrado com outros ambientes, você pode utilizar uma estante divisora com objetos que tragam sua personalidade.

Há muitos detalhes para se levar em conta na hora decorar uma sala pequena. Lembre-se de que “menos é mais”. Por isso, independente do seu estilo e do espaço que você quer transformar, opte por manter a simplicidade em primeiro lugar. Quanto menos elementos, quanto mais clean, mais leve será o ambiente. E isso, por si só, já deixará sua sala maior. Use somente o que é necessário para o seu bem-estar e o das pessoas a sua volta.

Inspirações de decorações de salas pequenas

Agora que você já viu as dicas, confira uma seleção de imagens encantadoras para você planejar a decoração da sala pequena da sua casa:

1. Móveis atrás do sofá garantem melhor aproveitamento do espaço

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista

2. O tapete como protagonista na sala

Foto: Reprodução / Chris Silveira

Foto: Reprodução / Chris Silveira

3. Estantes são sempre muito bem-vindas

Foto: Reprodução / Daniele Mais

Foto: Reprodução / Daniele Mais

4. Inove no revestimento das paredes

Foto: Reprodução / Larissa Catossi Arquitetura

Foto: Reprodução / Larissa Catossi Arquitetura

5. Você pode usar papel de parede que imita ladrilho em salas pequenas

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura

6. Espelho em bronze gerando profundidade na sala

Foto: Reprodução / Giovane Silva Decor

Foto: Reprodução / Giovane Silva Decor

7. Sala para dois ambientes com painel de tijolinho

Foto: Reprodução / Max Mello

Foto: Reprodução / Max Mello

8. Sempre há espaço para uma poltrona

Foto: Reprodução / Giovane Silva Decor

Foto: Reprodução / Giovane Silva Decor

9. Um projeto que preza por cores claras

Foto: Reprodução / RM arquitetura

Foto: Reprodução / RM arquitetura

10. E uma paleta de cores pastéis fica incrível

Foto: Reprodução / Rajane Dubeux

Foto: Reprodução / Rajane Dubeux

11. Tons neutros são sempre um sucesso

Foto: Reprodução / Atellier de Arquitetura

Foto: Reprodução / Atellier de Arquitetura

12. Uma sala pequena e muito bonita

Foto: Reprodução / Danilo Maghi

Foto: Reprodução / Danilo Maghi

13. Sofás em L são indicados para salas pequenas

Foto: Reprodução / Chris Silveira

Foto: Reprodução / Chris Silveira

14. Um bom esquema de iluminação agrega valor ao cômodo

Foto: Reprodução / Juliana Scherer

Foto: Reprodução / Juliana Scherer

15. Bela composição de cores

Foto: Reprodução / Casa Novah

Foto: Reprodução / Casa Novah

16. Sala de estar aconchegante

Foto: Reprodução / Interior Pik

Foto: Reprodução / Interior Pik

17. Invista em acabamentos com gesso para deixar a sala mais aconchegante

Foto: Reprodução / Mariana Paro e Jaqueline Menin

Foto: Reprodução / Mariana Paro e Jaqueline Menin

18. Uma pegada rústica, por que não?

Foto: Reprodução / Figoli Ravecca Arquitetura

Foto: Reprodução / Figoli Ravecca Arquitetura

19. Estilo contemporâneo para a sala de estar

Foto: Reprodução / Interior Pink

Foto: Reprodução / Interior Pink

20. Contraste com painéis de madeira

Foto: Reprodução / Paula Neder

Foto: Reprodução / Paula Neder

21. Abuse de cores e texturas

Foto: Reprodução / Simples Arquitetura

Foto: Reprodução / Simples Arquitetura

22. Estilo alternativo

Foto: Reprodução / Casa Montada

Foto: Reprodução / Casa Montada

23. Sala pequena com um toque moderno

Foto: Reprodução / Life's Chic

Foto: Reprodução / Life’s Chic

24. Vale a pena acomodar puffs embaixo do rack

Foto: Reprodução / Une Casa

Foto: Reprodução / Une Casa

25. Aposte em objetos de decoração

Foto: Reprodução / Roseli Muller

Foto: Reprodução / Roseli Muller

26. Inspiração com tons fortes para a sala

Foto: Reprodução / Ceres Vasconcelos

Foto: Reprodução / Ceres Vasconcelos

27. Tijolinho a vista trazendo charme

Foto: Reprodução / Cuded

Foto: Reprodução / Cuded

28. Sala de TV simples com parede preta

Foto: Reprodução / Cuded

Foto: Reprodução / Cuded

29. Sala de TV alegre

Foto: Reprodução / Interior Pik

Foto: Reprodução / Interior Pik

30. Rack na cor amarela trazendo vida ao ambiente

Foto: Reprodução / IBD Arquitetura

Foto: Reprodução / IBD Arquitetura

31. Painel na cor rosa na sala de TV

Foto: Reprodução / Interior Pik

Foto: Reprodução / Interior Pik

32. Sofás e almofadas coloridas

Foto: Reprodução / Michelle Williams Photography

Foto: Reprodução / Michelle Williams Photography

33. Aposte em papéis de parede

Foto: Reprodução / Interior Pik

Foto: Reprodução / Interior Pik

34. Vale a pena adicionar poltronas na sala pequena

Foto: Reprodução / Le Petite Olga

Foto: Reprodução / Le Petite Olga

35. Toques pontuais de vermelho na sala

Foto: Reprodução / Cuded

Foto: Reprodução / Cuded

36. Mais um sofá em L favorecendo a sala pequena

37. Até o home office pode ficar no mesmo espaço

38. Perfeita para relaxar

Foto: Reprodução / Silvana Lara Nogueira/a>

Foto: Reprodução / Silvana Lara Nogueira

39. Quadros enriquecem o ambiente pequeno

Foto: Reprodução / Silvana Lara Nogueira/a>

Foto: Reprodução / Silvana Lara Nogueira

40. A iluminação deve estar ao seu favor

Foto: Reprodução / Larissa Catossi Arquitetura/a>

Foto: Reprodução / Larissa Catossi Arquitetura

41. O uso de nichos combina muito bem com salas pequenas

Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer Abelin/a>

Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer Abelin

42. Um visual moderno

Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer Abelin/a>

Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer Abelin

43. Ambientes integrados e espelhos

Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer Abelin/a>

Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer Abelin

44. O rack contorna a sala, fica lindo

Foto: Reprodução / Juliana Farias Arquitetura/a>

Foto: Reprodução / Juliana Farias Arquitetura

45. Sofá retrátil é sempre seu aliado

Foto: Reprodução / Ana Cristina Cunha/a>

Foto: Reprodução / Ana Cristina Cunha

46. Recorra aos tapetes

Foto: Reprodução / Paula Magnani/a>

Foto: Reprodução / Paula Magnani

47. Paredes coloridas também são permitidas

Relaxing Modern Living Room and Kitchen room Interior in apartment.

Foto: iStock

48. Projeto de uma sala de estar

Foto: iStock

Foto: iStock

49. Projeto de sala pequena com tons claros

Foto: iStock

Foto: iStock

50. Leve sempre seu estilo para sua sala

Foto: iStock

Foto: iStock

51. Sala pequena cinza

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista/a>

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista

52. Aconchego total

Foto: Reprodução / Anexo Arquitetura

Foto: Reprodução / Anexo Arquitetura

53. Quadros sempre trazem alegria para a sala

Foto: Reprodução / Anexo Arquitetura

Foto: Reprodução / Anexo Arquitetura

54. Nunca se esqueça da importância do tapete

Foto: Reprodução / Manga Rosa Arquitetura

Foto: Reprodução / Manga Rosa Arquitetura