Foto: Reprodução / Jamie Keskin Design
Ambientes pequenos são desafiadores na hora de pensar a decoração, mas como diz o ditado há males que vêm para o bem. Em um espaço menor, a criatividade é responsável por trazer soluções e ideias bem mais interessantes, afinal cada móvel, peça e até mesmo as cores e a iluminação devem ser pensados com cautela para compor todo o visual. Uma das maiores dificuldades neste quesito é montar salas de estar ou TV, que geralmente são usadas para receber a família, os amigos ou outros convidados.
Continua após o anúncio
Para a designer de interiores Melanie Kiss, tudo começa com o perfil dos moradores. “É fundamental a integração total com quem mora na casa ou no apartamento, reuniões e pesquisas que melhor atendam aos sonhos de reforma, decoração e inovações”, explica.
Foto: Reprodução / Stadshem
“Pode-se misturar elementos modernos com antiguidades, por exemplo. Móveis e objetos com história, design assinado e estampas da moda convivem no mesmo espaço em harmonia. Recordações de viagens, fotos da família, peças com história e obras de arte têm espaço especial na decoração, mas sem exagero, pois elas devem se destacar”, revela a designer.
Você também pode explorar diferentes proporções a fim de conseguir um efeito mais versátil. O sofá, por exemplo, pode ter várias utilidades — como sentar para ver TV, relaxar durante o dia ou dormir — se for modular. Se for um modelo grande, você pode equilibrar a composição com peças menores como um pufe ou uma mesinha de centro, dependendo do espaço que você tem. Essa combinação vai criar uma sensação de amplitude e você ainda terá um ambiente bonito e funcional.
Se você gosta de praticidade, pode investir em um sofá com gavetas, uma mesa conversível ou uma mesa de centro com espaços para pufes, que podem inclusive guardar objetos, otimizando ainda mais o espaço. Móveis pendurados ou planejados, nichos e prateleiras complementam o pacote. Portas de correr, até com modelos em vidro, são ideais para salas pequenas.
Para as cortinas, escolha tecidos mais leves e soltos, pode ser linho, organza, seda, voil, renda de algodão ou transparências; modelos lisos sem estampas; e tons mais claros. Essa composição ajuda a criar aquele ambiente aconchegante para você relaxar e receber as visitas.
No chão, vale colocar um tapete de espessura alta, para andar sem os sapatos depois de um dia de trabalho e relaxar, mas evite um tamanho muito grande. Dê preferência àquele que fique com boa parte embaixo do sofá. Na proporção certa, a peça torna qualquer sala pequena um espaço aconchegante e tranquilo para descansar.
Por menor que seja o espaço que você vai decorar, sempre dá para ampliar ou ao menos criar a sensação de que a sala é maior sem ter que apelar para reforma. Há truques que podem ser aplicados para alcançar este efeito e deixar o ambiente ainda mais bonito. “É importante que se obtenha, ainda, a sensação de continuidade em todos os ambientes, repetindo de forma variada os mesmos elementos, como cores, formas, texturas etc. E como a sala é tida como vedete do lar, quanto menor o número de itens nesse ambiente, mais leve ficará e, assim, parecerá mais amplo”. Por isso, Melanie Kiss aconselha a máxima de que o “menos sempre vale mais”.
Foto: Reprodução / Hannotte Interiors
Espelhos ampliam qualquer ambiente e podem ser usados em detalhes para dar um toque moderno e elegante na decoração. Em paredes inteiras, a peça ajuda a propagar a luz e causa a sensação de profundidade maior. Você também pode colocar um grande espelho com moldura ou vários menores, um ao lado do outro, em conjunto, mas cuidado com o que será refletido. Evite expor o banheiro, a cozinha ou a lavanderia.
Foto: Reprodução / Jennifer Brouwer Interior Design
As cortinas também podem ajudar a aumentar a sala. Para isso, escolha um modelo longo, que se encaixe o mais próximo possível do teto e que se estenda até o chão. Além de ampliar o ambiente, vai deixar todo o espaço ainda mais aconchegante. Outra opção que traz mais economia ainda é a persiana. Elas são compactas e conferem um ar de modernidade ao cômodo.
Foto: Reprodução / Shannon Malone
Tapetes com listras também ajudam a aumentar visivelmente o espaço de uma sala pequena. Agora, se o seu piso está em boas condições e segue um único padrão, elimine todos os tapetes. Dessa forma, você terá à disposição a sensação de continuidade, ampliando o espaço.
Foto: Reprodução / The Couture Room
Quanto menos informação no teto, maior a amplitude. Evite forros com sancas ou detalhes sofisticados e opte pela alvenaria nua e crua ou gesso, PVC ou até mesmo madeira. Em relação a cores, vale deixar o mais clean possível com tons neutros ou o próprio branco.
Continua após o anúncio
Foto: Reprodução / The Cross Interior Design
A iluminação de um ambiente é muito importante na hora da decoração, mas nem sempre é lembrada. Um cômodo bem iluminado também pode reforçar a amplitude de uma sala pequena. Para criar esse efeito, opte pela iluminação difusa, aquela que ilumina todo o ambiente, mas não deixe de apostar também na luz dirigida através de abajures, luminárias de chão ou de parede, arandelas ou para criar “holofotes” em obras de arte, por exemplo.
A decoração de uma sala pequena também vai depender do estilo do dono da casa ou do apartamento, e opções para agradar a todos os gostos não faltam. Por isso, acompanhe as dicas e inspirações de ambientes decorados e encontre o que mais combina com você, para deixar sua sala com a sua cara.
Foto: Reprodução / Gabriela Jimenez
Se a ideia é dar um ar moderno e contemporâneo para a sua sala pequena, opte por cores mais escuras nas paredes, intercale tons neutros no ambiente e nos móveis ou invista no marrom, que traz um toque de sofisticação. Use e abuse de quadros que tragam obras de arte, imagens noturnas de grandes cidades ou estampas de jornais. Você também pode usar nichos para decorar o espaço em volta da TV, letras, porta-retratos, vasos com plantas para humanizar, além de iluminação e tapetes para deixar o lugar aconchegante.
Foto: Reprodução / Arq Drummond
Para salas simples, você pode dar destaque a uma parede ao criar uma textura ou usar uma tintura diferente, combinando com objetos da mesma cor ou em contraste. Este realce também pode vir acompanhado a TV com uma bancada ou um painel de madeira. Invista em estantes e peças decorativas, vasos com plantas, abajur, home theater, almofadas e quadros com paisagens para dar charme e aquele toque final ao ambiente. Escolha um sofá ou um retrátil com dois lugares e preencha o ambiente com poltronas individuais.
Foto: Reprodução / Cuded
Além dos tons neutros, há salas de TV que esbanjam vida e estilo com cores vibrantes, seja nas paredes, nos móveis ou em peças decorativas. Aliás, elementos coloridos combinam bem com mobília branca. A cor pode estar em uma parede e nas almofadas de um sofá, por exemplo. Se você não quer colorir o ambiente, você pode fazer isso com os elementos que o compõem, como nichos e prateleiras, conferindo um toque de personalidade ao lugar. Você também pode aplicar várias cores, ao invés de uma.
Continua após o anúncio
Foto: Reprodução / Cuded
Se você tem um estilo mais clássico, provavelmente vai querer uma sala com tons sóbrios, principalmente nas cores branco, preto e/ou cinza. Você pode combinar tons e sobretons para um efeito bonito e elegante. Livros, abajures, vasos, velas e almofadas compõem o visual. Quadros em preto e branco dão aquela pincelada de sofisticação e combinam ainda mais com tapetes mais altos e fofos. Se o espaço for integrado com outros ambientes, você pode utilizar uma estante divisora com objetos que tragam sua personalidade.
Há muitos detalhes para se levar em conta na hora decorar uma sala pequena. Lembre-se de que “menos é mais”. Por isso, independente do seu estilo e do espaço que você quer transformar, opte por manter a simplicidade em primeiro lugar. Quanto menos elementos, quanto mais clean, mais leve será o ambiente. E isso, por si só, já deixará sua sala maior. Use somente o que é necessário para o seu bem-estar e o das pessoas a sua volta.
Agora que você já viu as dicas, confira uma seleção de imagens encantadoras para você planejar a decoração da sala pequena da sua casa:
Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista
Foto: Reprodução / Chris Silveira
Foto: Reprodução / Daniele Mais
Foto: Reprodução / Larissa Catossi Arquitetura
Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi Arquitetura
Foto: Reprodução / Giovane Silva Decor
Foto: Reprodução / Max Mello
Foto: Reprodução / Giovane Silva Decor
Foto: Reprodução / RM arquitetura
Foto: Reprodução / Rajane Dubeux
Foto: Reprodução / Atellier de Arquitetura
Foto: Reprodução / Danilo Maghi
Foto: Reprodução / Chris Silveira
Foto: Reprodução / Juliana Scherer
Foto: Reprodução / Casa Novah
Foto: Reprodução / Interior Pik
Foto: Reprodução / Mariana Paro e Jaqueline Menin
Foto: Reprodução / Figoli Ravecca Arquitetura
Foto: Reprodução / Interior Pink
Foto: Reprodução / Paula Neder
Foto: Reprodução / Simples Arquitetura
Foto: Reprodução / Casa Montada
Foto: Reprodução / Life’s Chic
Foto: Reprodução / Une Casa
Foto: Reprodução / Roseli Muller
Foto: Reprodução / Ceres Vasconcelos
Foto: Reprodução / Cuded
Foto: Reprodução / Cuded
Foto: Reprodução / Interior Pik
Foto: Reprodução / IBD Arquitetura
Foto: Reprodução / Interior Pik
Foto: Reprodução / Michelle Williams Photography
Foto: Reprodução / Interior Pik
Foto: Reprodução / Le Petite Olga
Foto: Reprodução / Cuded
Foto: Reprodução / Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli
Foto: Reprodução / Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli
Foto: Reprodução / Silvana Lara Nogueira
Foto: Reprodução / Silvana Lara Nogueira
Foto: Reprodução / Larissa Catossi Arquitetura
Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer Abelin
Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer Abelin
Foto: Reprodução / Thaisa Bohrer Abelin
Foto: Reprodução / Juliana Farias Arquitetura
Foto: Reprodução / Ana Cristina Cunha
Foto: Reprodução / Paula Magnani
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista
Foto: Reprodução / Anexo Arquitetura
Foto: Reprodução / Anexo Arquitetura
Foto: Reprodução / Manga Rosa Arquitetura