Manacá-da-serra: dicas para plantar e cultivar essa exuberante árvore

Escrito por Mariana Bicudo

iStock

Originária da Mata Atlântica brasileira, o manacá-da-serra faz parte das maiores plantas domésticas, chegando em até 12 metros de altura. É muito utilizada em projetos de paisagismo residencial e urbano por não ter raízes agressivas, e pode ser perfeita para o seu jardim em vasos ou plantada diretamente no solo. Quer cultivá-la da forma certa? Confira as dicas abaixo!



Índice do conteúdo:

Origem do manacá-da-serra e suas variedades

A beleza do manacá-da-serra vem diretamente da Mata Atlântica, e ela pode ser apreciada, originalmente, no litoral de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Seu colorido característico se destaca em meio a densidade verde escura da mata e suas três cores características vão aparecendo com a passagem do tempo. As flores desabrocham brancas, em sua fase adulta apresentam tons de rosa e perto de murchar elas finalizam o ciclo com um profundo lilás.

O manacá-da-serra também pode oferecer sua beleza em diferentes variedades, veja quais:

Manacá-da-serra anão

O manacá-da-serra também pode oferecer sua beleza para jardins domésticos e de pouco espaço, com a sua variedade anã, que cresce no máximo três metros e é perfeita para ser cultivada em vasos nos jardins.

Manacá-de-cheiro

Outra opção residencial para seus amantes, essa variedade floresce na primavera e no verão, com um colorido muito particular, que começa no azul-arroxeado e, com os passar do tempo, chega ao branco. Precisa de sol constante e pode chegar até três metros de altura.

Agora que você já conhece as variedades do manacá-da-serra, aprenda como plantar e dicas para cultivar o seu, para que ele cresça forte e saudável!

Como plantar o manacá-da-serra

O manacá-da-serra pode ser plantado em um amplo jardim ou em espaços pequenos, como os vasos, mas o modo de cultivá-los muda conforme o local escolhido, veja:



Manacá no vaso

Para quem prefere seu exemplar em um lindo vaso, é preciso se atentar aos detalhes.

  1. Escolha um recipiente que seja grande o bastante para não impedir o crescimento da árvore;
  2. Coloque pedregulhos no fundo e cubra com uma manta de drenagem;
  3. Prepare o substrato, misturando uma parte de terra comum e duas partes de areia;
  4. Em seguida, faça um pequeno buraco no solo e posicione a muda de forma centralizada;
  5. Complete com terra e posicione o vaso no local desejado.

Mesmo em um local bem iluminado, o manacá-da-serra anão não pode receber luz solar direta por uma semana, depois você está livre para deixá-lo em um local arejado e ensolarado.

Manacá no solo

Se você optar por plantar diretamente no solo, é importante separar um local que comporte toda sua exuberância e que receba iluminação direta do sol.

  1. Cave uma vala grande;
  2. Enriqueça-a com um mix de adubo orgânico, como o húmus de minhoca, por exemplo;
  3. Adicione também uma parte de areia, para garantir uma boa aeração;
  4. Coloque a muda centralizada e complete o buraco com terra.

É importante posicionar sua árvore em um local amplo e que não impeça seu crescimento, mesmo suas raízes tendo pouca expansão, elas ainda precisam de um espaço para se tornarem mais fortes!

Aprenda a cuidar do seu manacá-da-serra

O manacá-da-serra é imponente e megacolorido e, mesmo com suas origens brasileiras, precisa de cuidados especiais para que floresça por muitos anos, por isso separamos dicas para facilitar o cultivo do manacá. Vamos conferir!

Mantenha o seu manacá-da-serra florido o ano todo!

As flores do manacá são um deleite aos olhos, e para mantê-las colorindo o seu jardim durante todo o ano, aprenda a receita de um adubo que vai deixar sua árvore mais forte durante todas as estações.

Como cuidar do manacá-de-cheiro

Você conhece o manacá-de-cheiro? Ele é uma ramificação do manacá anão, e também pode ser plantado em vasos ou pequenos jardins. Saiba como cuidar dessa árvore que promete manter os ambientes perfumados e coloridos.

Seu manacá secou? Você ainda pode recuperá-lo!



Muitas vezes, quando adquirimos o manacá em estufas, eles podem apresentar uma diferença estética muito grande ao ser replantado de forma domiciliar. Se o seu manacá está seco, não desista dele, conheça as melhores técnicas para recuperá-lo para a próxima primavera.

Como plantas o manacá-da-serra anão?

Você já achou o vaso perfeito para seu manacá, mas ainda não sabe como replantar em sua nova casa? Atente-se e siga todos os passos para uma árvore forte e saudável.

Utilize as sementes para novas mudas de manacá-da-serra

Caso seu manacá já esteja apresentando sementes junto às flores, saiba que é possível utilizá-las para expandir seu jardim! Entenda como identificar o momento certo e as etapas necessárias para aumentar seus manacás.

Seja em um ambiente da casa, ou colorindo um vasto jardim, o manacá-da-serra agrega características únicas de adaptação e, quando bem cultivado, pode ser uma longa companhia para quem é apaixonado pelo colorido da natureza.

15 fotos do manacá-da-serra para te inspirar

Depois de todas essas dicas você ainda está se questionando se o manacá-da-serra é uma boa ideia para o seu jardim? Confira essas quinze inspirações que vão te ajudar a planejar o local perfeito para essa árvore maravilhosa!

1. Na calçada, o manacá-da-serra colore a rua de uma forma especial

2. E traz um visual único para a sua fachada

3. Que tal plantar várias árvores juntas?

Margarida Furusato



4. O rosa intenso ilumina a paisagem

5. Sua composição inspira ornamentos rústicos

6. Observe as sementes para saber a hora certa de replantá-las

7. Uma paleta de cores com as flores do manacá-da-serra

8. Junto de outras árvores, ele vai embelezar seu quintal

9. Um jardim com vários manacás: seria um sonho?

10. Os brotinhos também tem seu charme particular

11. O manacá-da-serra anão é perfeito para um jardim pequeno

12. Sua imponência pode ser vista de longe

13. E fica lindo todo florido

14. E até para esconder muros

15. A grandiosidade do manacá-da-serra não seria tão especial sem suas delicadas flores

Seja no campo, nas calçadas da sua rua, ou naquele canto estratégico do seu jardim, o manacá-da-serra foi feito para colorir e deixar qualquer espaço mais alegre. Aposte nesse magnífica árvore e leve a vegetação brasileira para mais perto de você! Aproveite e veja dicas de paisagismo para fazer o jardim dos sonhos.