Nichos para cozinha: 60 ideias para organizar e decorar com estilo

Escrito por Andressa Oliveira

Foto: Reprodução / Díptico Design de Interiores

Continua após o anúncio



Na cozinha, os nichos são ótimas opções para quem quer manter tudo organizado e também deseja armazenar os utensílios ou os eletrodomésticos com estilo. Além disso, esse tipo de peça também cria espaços que servem de apoio para objetos decorativos no ambiente.

Os nichos são uma alternativa para substituir armários e deixar o visual da cozinha mais leve, moderno e despojado. As peças, quadradas ou retangulares, podem se destacar no ambiente com cores ou materiais diferenciados – e acrescentam um toque de personalidade ao espaço. Confira modelos funcionais e versáteis de nichos para cozinha que ajudam a manter o ambiente em ordem e decorado com estilo:

1. Nichos amarelos em destaque

Foto: Reprodução / Sp Estudio

Os nichos em amarelo se destacam na decoração dessa cozinha. O tom vibrante, presente também em outros objetos, traz alegria ao ambiente.

2. Mais praticidade na cozinha

Foto: Reprodução / Iná Arquitetura

Um pequeno nicho em um armário traz praticidade na cozinha. Dá para deixar a louças sempre a mão e guardar aqueles livros de receitas que ajudam na hora das refeições.

3. Sofisticação e funcionalidade

Foto: Reprodução /Doob Arquitetura

Na cozinha, os nichos são perfeitos para preencher aquele espaço em cima da geladeira e também acomodar eletrodomésticos, como o microondas. Tudo com muita sofisticação e funcionalidade.

Continua após o anúncio



4. Nichos embutidos

Foto: Reprodução /Eliane Mesquita

Os nichos embutidos decoram a cozinha com elegância e de forma discreta. Aqui, organizam e ajudam na praticidade do ambiente.

5. Organização e decoração com os nichos

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

Tigelas, vasos, louças e livros preenchem os nichos, que além de deixar cada coisa em seu lugar, decoram lindamente a cozinha.

6. Nicho de madeira

Foto: Reprodução / Juliana Pipi

A madeira marca o nicho e a bancada nessa cozinha. A combinação com a cor azul traz uma decoração leve e aconchegante para o ambiente.

7. Branco, madeira e vermelho

Foto: Reprodução / Marí Aní Oglouyan

A cozinha traz a combinação da madeira com o branco e vermelho. Os nichos na ilha central são práticos, de fácil acesso, e ótimos para deixar panelas sempre à mão.

8. Organize e armazene com estilo

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

Continua após o anúncio



O nicho é um ótimo lugar para acomodar alguns eletrodomésticos. Nessa torre de eletros dessa cozinha, a impressão é que eles são invisíveis.

9. Cozinha estilo industrial e urbano

Foto: Reprodução / Yamagata Arquitetura

Na cozinha de estilo industrial e urbano, os nichos amadeirados claros contrastam com os tons escuros e são acompanhados de uma mistura de elementos contemporâneos e vintages.

10. Nichos em cozinha pequena

Foto: Reprodução /Eliane Mesquita

Em cozinhas pequenas, os nichos fazem a diferença na organização do espaço. Nichos suspensos liberam a bancada e garantem espaço para armazenar eletrodomésticos e outros utensílios.

11. Cores escuras e detalhes vermelhos

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura

A paleta de cores escuras prevalece no ambiente, que também recebe pequenos toques vermelhos e traços marcantes. O nicho sobre a pia traz mais praticidade e organização e no dia a dia da cozinha.

12. Nicho como fruteira

Foto: Reprodução / Ana Cristina Cunha

Nesse ambiente, nichos laterais trazem peças usuais da cozinha em destaque. Na bancada de silestone, os nichos funcionam como fruteiras e deixam o espaço mais funcional e organizado.

Continua após o anúncio



13. Nichos iluminados

Foto: Reprodução / João Armentano

Com um ar moderno e sofisticado, os nichos marcam presença nesse ambiente fluido. A iluminação destaca a madeira e os objetos decorativos.

14. Cozinha jovem e moderna

Foto: Reprodução / Duda Senna

Jovem e moderna, essa cozinha branca conta com detalhes charmosos, como o nicho e a bancada em madeira e as cadeiras no tom verde-água.

15. Nichos de madeira

Foto: Reprodução / DT Estudio

A cozinha branca é acompanhada de nichos em madeira, que armazenam livros de receitas e objetos decorativos coloridos.

16. Cozinha com armários azuis

Foto: Reprodução / Estudio Minke

O ambiente com armários azuis tem nichos que exibem uma integração organizada e com muito estilo dos equipamentos da cozinha ao mobiliário.

17. Cozinha cinza com nichos

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

Os nichos de madeira clara aproveitam o pequeno espaço próximo à geladeira para armazenar objetos, copos, louças e livros de culinária – e contrapõem com o armário em tom cinza.

18. Cimento queimado e madeira

Foto: Reprodução / Carolina Wambier

Cimento queimado e madeira formam uma combinação de estilo na cozinha. O nicho suspenso organiza potes de mantimentos e eletrodomésticos, assim a bancada fica livre para o preparo de alimentos.

19. Tudo organizado e sempre à mão

Foto: Reprodução / Casa 14 Arquitetura

Os painéis de vidro integram a cozinha com o ambiente externo. Os nichos aproveitam as pequenas superfícies de parede e armazenam temperos, louças e alimentos, assim tudo fica organizado e de fácil acesso na hora de fazer as refeições.

20. Cozinha monocromática

Foto: Reprodução /Lidia Maciel

Os nichos para cozinha também podem acompanhar a cor dos armários e deixar o ambiente com estilo clean, moderno e organizado.

21. Nichos com spots embutidos

Foto: Reprodução / Duda Senna

Nessa cozinha, além de organizar e armazenar louças e utensílios, os nichos têm spots embutidos que iluminam diretamente a bancada e facilitam o preparo de alimentos.

22. Combinação preto e branco

Foto: Reprodução /Amarelo Arquitetura

A combinação de preto e branco é sinônimo de elegância na cozinha. Os nichos em tons escuros trazem profundidade e contrastam com o armário, além de destacar os objetos armazenados.

23. Cozinha com nichos e tons vibrantes

Foto: Reprodução / Lamego Mancini

Os nichos organizam utensílios e decoram com objetos a cozinha com detalhes retrôs, rústicos e vibrantes com a cor laranja.

24. Nichos e mistura de acabamentos

Foto: Reprodução / Sabrina Becker Arquitetura

Com uma linguagem clássica, a cozinha traz elementos contemporâneos com a mistura de acabamentos.  Os nichos brancos se destacam no painel de madeira e trazem elementos decorativos para o ambiente.

25. Cozinha pequena com soluções práticas

A cozinha pequena traz soluções práticas para o dia a dia com os nichos e o revisteiro, além de contar com o charme dos azulejos de metrô e o toque de aconchego com a madeira.

26. Nichos para os eletrodomésticos

Foto: Reprodução / Casa 100 Arquitetura

Na cozinha, os nichos de madeira combinam com armários escuros e brancos, e são boas soluções para organizar e armazenar os eletrodomésticos. A estampa amarela dos azulejos dá um toque de cor discreto.

27. Tudo branco

Foto: Reprodução / Pascali Semerdjian Arquitetos

A cozinha aberta e fluída tem o acabamento, mobiliários e utensílios totalmente brancos, e marcam claramente uma distinção visual do resto da casa. O nicho organiza livros e objetos acompanhando o estilo clean do ambiente.

28. Armários brancos e nichos de madeira

Foto: Reprodução /Ana Yoshida

Com paleta de cores de tons neutros, a cozinha traz amplitude com os armários brancos. Os nichos de madeira equilibram o visual e são ótimos para guardar eletrodomésticos com estilo.

29. Compacta e prática

Foto: Reprodução / Casa 14 Arquitetura

Na cozinha compacta e prática, a paleta escura e neutra esbanja elegância e personalidade. O armário traz nichos que abrigam os glamourosos eletrodomésticos de aço inox.

30. Cozinha cinza, moderna e clean

Foto: Reprodução /Arkitito

O tom cinza sugere um ambiente contemporâneo, neutro e sofisticado. Os nichos no armário deixam alguns eletroportáteis, como a batedeira, em pontos estratégicos e fáceis de serem pegos, além de exibir todo o estilo das peças, louças e utensílios.

31. Nichos para cozinha estreita

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

Uma cozinha estreita e pequena requer soluções práticas e que aproveitem ao máximo o espaço, como os nichos suspensos. Além de decorar com muito charme, a rotina da cozinha fica muito mais fácil.

32. Equilíbrio visual com nichos

Foto: Reprodução / Metamoorfose Studio

O nicho aberto traz um equilíbrio visual para o armário e abriga utensílios e objetos do dia a dia na cozinha. A bancada de madeira, usada como mesa de parede, atende tanto à sala quanto à cozinha.

33. Nichos de cimento queimado

Foto: Reprodução /Casa 14 Arquitetura

A decoração da cozinha ganha um ar contemporâneo e descolado com os nichos de cimento queimado, que substituem os armários e deixam tudo visível.

34. Cozinha com detalhes pretos

Foto: Reprodução / Francisco Calio

Versátil, o cimento queimado tem um belo efeito e é perfeito para compor uma cozinha de estilo industrial. Os nichos exibem os utensílios usados na cozinha e complementam com personalidade e praticidade o décor.

35. Cozinha integrada com nicho

Foto: Reprodução /Raduan Arquitetura

A cozinha integrada é toda em madeira. O nicho no armário é um jeito prático e funcional para guardar potes de mantimentos, que também organizam e auxiliam na composição da decoração do ambiente.

36. Elegante e simples

Foto: Reprodução /Lidia Maciel

Os nichos para cozinha são peças simples, mas elegantes, e podem facilmente substituir armários, trazendo originalidade com uma organização prática e ideal, com cada item em seu devido lugar.

37. Composição com nichos

Foto: Reprodução / Arquitetura Paralela

Os nichos ganham destaque com a cor amarela e criam uma composição dinâmica com os armários fechados. Além disso, são ótimas soluções para cozinhas tipo corredor.

38. Louças e utensílios aparentes

Foto: Reprodução / Terra e Turma

O projeto evidencia a simplicidade dos materiais – como os blocos de concreto, a tubulação aparente e os nichos de madeira. Esse último deixa as louças, pratos, copos e utensílios expostos.

39. Armário com nichos

Foto: Reprodução / HUM arquitetos

Parte do armário utiliza nichos que auxiliam na organização, decoram e economizam espaço na cozinha. O revestimento de tijolos cria uma textura alaranjada que reforça o contraste com o concreto aparente.

40. Clássica e moderna

A cozinha, de tons neutros, tem elementos clássicos e modernos que se misturam. Os nichos criam espaços para armazenar livros, potes de mantimentos, louças e um cantinho para a cafeteira.

41. Decoração com nichos

Foto: Reprodução /Cipriano Paffi Arquitetura

Os nichos para a cozinha trazem uma dose de elegância com a disposição de elementos decorativos e suavizam a composição de armários. A utilização da madeira traz um toque rústico e aconchegante.

42. Solução prática e inspiradora

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

Na cozinha, a forma de organização dos objetos é o mais importante para o aproveitamento do espaço. Aqui, os nichos com fundo escuro destacam os objetos armazenados e tornam o espaço mais prático e inspirador.

43. Otimização do espaço com nichos

Foto: Reprodução / Juliana Pipi

Para aproveitar o espaço em cozinhas pequenas, explore a altura com nichos, assim você dispõe de mais um lugar para guardar itens menos usados ou, ainda, livros de receitas e objetos decorativos.

44. Destaque de cor no nicho

Foto: Reprodução / DMDV Arquitetos

O nicho em uma cor diferenciada do restante dos armários se destaca na decoração da cozinha. Uma boa solução para quem gosta de uma cozinha discreta, mas deseja um toque de cor.

45. Nichos por toda a cozinha

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

A cozinha compacta, prática e contemporânea têm vários nichos que percorrem toda a extensão do armário superior, garantindo assim um apoio para vários objetos da rotina diária da cozinha.

46. Nichos embutidos e suspensos

Os nichos embutidos economizam espaço e são ótimos em cozinhas pequenas para ajudar na organização. Os nichos suspensos sobre a bancada também facilitam a rotina e podem armazenar eletrodomésticos.

47. Nicho em cima da geladeira

Foto: Reprodução / Cipriano Paffi Arquitetura

Aproveite ao máximo o espaço disponível na cozinha, para isso aposte em nichos aéreos em cima da geladeira, para guardar itens de pouco uso ou decorar o ambiente.

48. Cozinha com armário amarelo

Foto: Reprodução / Stuchi & Leite

A organização da cozinha deve levar em consideração a frequência do uso de utensílios. Para os objetos de uso diário, prefira nichos abertos em locais baixos ou de fácil alcance. Aqui, o armário amarelo se destaca e ilumina o ambiente de tons escuros.

49. Aproveite os cantinhos

Foto: Reprodução /Doob Arquitetura

Com alguns artifícios, como os nichos, é possível otimizar o espaço na cozinha. Com eles é possível aproveitar ao máximo cada cantinho disponível.

50. Nicho para temperos

Foto: Reprodução / Studio 3.7

Com ares urbanos, essa cozinha traz soluções práticas para o dia a dia. Ao lado do fogão, o nicho embutido aproveita o espaço da parede e armazena os temperos, tornando o preparo das refeições muito mais fácil.

51. Cozinha versátil e colorida

Foto: Reprodução /Arkitito

A cozinha com armários de madeira ganha um toque vibrante com a bancada em amarelo. Os nichos trazem versatilidade com a organização de taças e de uma coleção de cafeteiras italianas.

52. Armário com nichos para cozinha

Foto: Reprodução /Arquitetura Paralela

Os armários na cozinha são um dos principais itens do ambiente e podem muito bem serem explorados como um elemento de decoração, com a utilização de cores e adição de nichos.

53. Cozinha branca com nichos

Foto: Reprodução / Babi Teixeira

A cor branca predomina no ambiente e nos armários, trazendo amplitude para a cozinha. Os nichos otimizam o espaço e ganham no visual dessa cozinha, com um lugar especial para o microondas e para algumas louças em destaque.

54. Cozinha com nichos garrafeiros

A organização é aliada na composição do espaço na cozinha. Aqui, os nichos sob a bancada deixam panelas e outros utensílios com fácil acesso na hora de cozinhar. Na parede oposta, uma pequena adega com nichos ordena os vinhos e traz charme ao ambiente.

55. Nichos para cozinha compacta

Foto: Reprodução / Teresinha Nigri

Os nichos para cozinha são ótimos para ambientes compactos. Aqui, o espaço sob o armário é aproveitado para encaixar um pequeno nicho e criar mais um espaço para organizar e armazenar potes de mantimentos.

56. Nichos para cozinha pequena e integrada

Foto: Reprodução / Joana & Manoela

Os nichos criam espaços para o armazenamento dos objetos na pequena cozinha integrada com a sala de jantar e a lavanderia. O móvel espelhado é utilizado como recurso para ampliar o espaço.

57. Cozinha neutra e sofisticada

Foto: Reprodução / Bianchi & Lima Arquitetura

Desenvolvida em formato corredor, essa cozinha tem móveis com linhas simples e retas. Os acabamentos seguem uma linha neutra, mas sofisticada. Os nichos acrescentam um toque de madeira, liberam a bancada e ajudam na organização do ambiente.

58. Cozinha pequena com nicho

Foto: Reprodução / Gabriela Herde

Nessa cozinha pequena, os armários são priorizados na parte inferior. Para aproveitar a parede disponível, foi utilizado um nicho que mantém latas decorativas e livros de receitas.

59. Destaque e organize objetos

Foto: Reprodução / Marina Turnes

O nicho decora e organiza com graça o ambiente, dando destaque a alguns objetos e peças da cozinha, vasos e livros. Combine nichos com a iluminação e valorize ainda mais as peças em exposição e os revestimentos!

60. Um espaço para cada coisa

Foto: Reprodução / Mariane Battaglia

Os nichos para cozinha são práticos e deixam a decoração com um ar mais organizado, ao criar um espaço reservado para cada coisa.

Já se rendeu à praticidade dos nichos para cozinha? Com essas peças de decoração funcional, com certeza sua cozinha vai ganhar um ar mais organizado, além de um toque moderno e com muito estilo que, com certeza, irá atrair a atenção de todos!