Orquidófila compartilha dicas para cultivar a Orquídea phalaenopsis

JARDINES DEL SUR


Atualizado em 12.04.23

A Orquídea phalaenopsis é uma das variedades de orquídeas mais populares do mundo. A planta é de fácil cultivo e possui flores coloridas, delicadas e muito charmosas. Na decoração, ela é ideal para compor ambientes internos e jardins. A seguir, fique por dentro de dicas e informações para cuidar dessa plantinha.

Índice do conteúdo:

O que é a Orquídea phalaenopsis

A Orquídea phalaenopsis é um tipo de orquídea de origem asiática e se destaca pela sua facilidade de florescimento. Segundo a orquidófila e paisagista Ana Paula Lino, a planta é “uma das espécies mais comuns em todo o mundo e possui uma diversidade de cores, tamanhos e belezas. Além disso, é de fácil cultivo, sendo ideal para jardineiros iniciantes”.

A plantinha possui a característica de se adaptar em diferentes ambientes, como casas, apartamentos, jardins e áreas externas. Lino também destaca que a Orquídea phalaenopsis “é uma das espécies mais comuns em floriculturas e supermercados no Brasil”. Em média, uma muda custa R$ 39. A paisagista ressalta que a planta sem flor ainda possui preços mais acessíveis em todo o país.

Publicidade

Características da Orquídea phalaenopsis

Além de ser uma flor linda e exuberante, a Orquídea phalaenopsis possui algumas características interessantes, que garantem ainda mais charme na decoração e também pode agradar diferentes estilos. A seguir, confira mais detalhes sobre a flor:

  • Segundo a paisagista, “o nome ‘phalaenopsis’ é de origem grega e significa ‘parecido com borboleta ou mariposa’. O nome se refere ao formato das flores que lembram os insetos”.
  • As Orquídeas phalaenopsis são consideradas uma das orquídeas mais populares do Brasil e do mundo. A flor chama a atenção de amantes de plantas e colecionadores, pois a sua floração pode durar até 3 meses.
  • De acordo com Lino, “a phalaenopsis pode ser cultivada em vasos, árvores ou troncos mortos, porque a flor é epífita, ou seja, gosta de viver apoiada sobre as árvores”.
  • A variedade também é conhecida por possuir diferentes tipos de cores. “Ela pode ser encontrada na cor branca, amarela, rosa-claro e escuro, em tonalidades matizadas etc.”, afirma a especialista.

Ou seja, se você não tem dedo verde e sonha em cuidar de orquídeas, a espécie phalaenopsis pode ser uma boa opção. No próximo tópico fique por dentro de dicas práticas para aprender a cultivá-la em sua casa ou jardim.

Como cuidar da Orquídea phalaenopsis

Apesar de se adaptar a diferentes condições de solo e clima, a phalaenopsis também precisa de alguns cuidados especiais. A seguir, confira 7 dicas valiosas de cultivo da paisagista e orquidófila Ana Paula Lino:

1. Adubação

Segundo a paisagista, o adubo é o principal alimento da Orquídea phalaenopsis, pois ela precisa desses nutrientes para permanecer sempre em floração. “A adubação pode ser realizada pelo menos a cada 15 dias e deve ser feita sempre bem cedo, logo após a irrigação”. A planta pode receber adubos próprios para as orquídeas, mas a paisagista lembra que é necessário seguir rigorosamente o rótulo do produto para obter bons resultados.

2. Irrigação

Foto de orquidea phalaenopsis 5 - 6

Katia

Publicidade

A rega das orquídeas é bem específica. Segundo a especialista, ela “deve acontecer somente quando o substrato estiver seco e, por isso, não há uma quantidade de regas adequadas por dia ou por semana”. A irrigação também pode variar conforme as estações do ano. Em períodos mais frios, as regas tendem a diminuir, já no verão, a planta pode receber água com mais frequência. Por fim, a Lino afirma que cada irrigação deve ser caprichada, sempre com muita água e umidade.

3. Luminosidade

Assim como a maioria das espécies de orquídeas, a phalaenopsis aprecia um ambiente com luminosidade indireta, mas sem o contato direto com a luz solar. “O sol direto pode queimar as suas folhas, já a pouca luz pode impedir a sua floração”, afirma Lino.

4. Substrato ideal

“A orquídea deve ser cultivada em cascas de pinus ou chips de coco, puros ou misturados” e também pode receber musgo e carvão na composição. Lino indica o cultivo em pedra brita, como prefere a maioria dos orquidófilos, pois o material é inerte e ideal para a planta. É importante lembrar que a flor não tolera substrato velho, então é importante trocar a cada 3 anos.

5. Mudas

A Orquídea phalaenopsis se multiplica de forma espontânea por meio de sua haste floral, após cada florescimento. Essas novas mudas também são chamadas de ‘keikis’, que significa ‘bebê’ na língua havaiana. “As mudas feitas por sementes são obtidas somente em laboratórios”, afirma a orquidófila.

Publicidade

6. Floração

“A floração pode acontecer até 3 vezes ao ano, em qualquer estação”, explica. A dica para garantir uma segunda florada de forma mais rápida é fazer um corte em diagonal acima do segundo nó da haste floral da planta, que estará com flores velhas ou secas.

7. Ciclo de vida

Por fim, Lino afirma que as orquídeas podem viver de 30 a 40 anos. “Ela é uma das poucas flores ornamentais que possuem um longo período de vida”, assegura.

Com essas dicas profissionais, com certeza você vai cuidar da sua orquídea muito bem e usufruir de todo o seu charme e beleza na decoração.

Tipos de Orquídea phalaenopsis

Você sabia que a Orquídea phalaenopsis possui variedades exóticas que podem trazer ainda mais charme para a sua casa ou jardim? A seguir, conheça 6 tipos da flor, segundo a paisagista:

Foto de orquidea phalaenopsis 00 - 12

Tua Casa

  • Phalaenopsis amabilis: “essa variedade possui a cor branca, como a maioria das phalaenopsis”. Ela é nativa da Índia e seu nome significa ‘encanto’. A floração é numerosa e acontece no verão.
  • Phalaenopsis schilleriana: possui flores na cor rosa e pode atingir até 50 cm. O seu diferencial está nas folhas verdes com pequenas manchinhas pretas. O seu período de florescimento é na primavera.
  • Phalaenopsis branca: “essa espécie corresponde a todas as phalaenopsis na cor branca“. Além disso, é muito popular no Brasil, pois garante um belo efeito decorativo. A sua floração pode acontecer até 3 vezes por ano.
  • Phalaenopsis gigantea: essa espécie é uma das mais presentes em floriculturas de todo o país. Ela possui folhas grandes que podem chegar a até 60 cm de comprimento. Já as flores possuem tons em amarelo e marrom.
  • Phalaenopsis violacea: “faz parte do grupo de phalaenopsis mini e possui flores em tons de violeta e amarelo”. A planta costuma florir no verão.
  • Phalaenopsis mini: por fim, essa variedade corresponde a todas as espécies de phalaenopsis em tamanho mini, produzidas para ter flores e folhas menores. Ela não possui tantas diferenças de cultivo em relação à planta de tamanho normal.

Com essas variedades, você já pode montar a sua própria coleção de phalaenopsis em casa. O melhor é que cada tipo pode florir em diferentes estações, ou seja, você terá flores o ano todo!

Saiba mais sobre a Orquídea phalaenopsis

Além de todas as dicas da paisagista, fique por dentro de informações extras e curiosidades sobre a Orquídea phalaenopsis. A seleção de vídeos a seguir conta com dicas que serão importantes para você ter sucesso no cultivo dessa bela flor. Acompanhe:

Mais dicas para cultivar a Orquídea phalaenopsis

Nesse vídeo, você fica por dentro de informações que irão te auxiliar no cultivo da Orquídea phalaenopsis. O vlog traz dicas práticas para plantar e adubar a flor, assim como escolher o melhor substrato para o plantio. Você também acompanha como ocorre o crescimento da orquídea e a sua floração. Vale a pena assistir e anotar as orientações.

Como replantar a orquídea phalaenopsis

Assim como toda plantinha, a phalaenopsis também irá crescer com o passar dos anos e precisará de um novo ambiente para continuar se desenvolvendo. Nesse vlog, você vai aprender como replantá-la corretamente, garantindo que ela fique sempre linda. Vale a pena conferir, pois o vídeo traz o passo a passo desse processo para você não errar em casa.

Como fazer mudas de phalaenopsis

A Orquídea phalaenopsis permanece florida por longos períodos. Então, se você desejar aumentar a produção da plantinha em casa, saiba que é fácil garantir um ambiente sempre florido. Nesse vídeo, a própria Ana Paula Lino compartilha dicas valiosas para multiplicar a flor. A especialista explica como identificar as suas futuras mudinhas e cultivá-las corretamente após o plantio.

Outra forma de cultivar a Orquídea phalaenopsis

Por fim, sabia que existem outros recipientes para cultivar a phalaenopsis? Além do vaso, a flor fica linda em uma caixinha de plástico ou em um nó de pinho, ideal para o cultivo em árvores. Nesse vídeo, você aprende a realizar os dois processos de plantio em casa, garantindo mais possibilidades para a sua decoração.

Gostou das dicas para cultivar a Orquídea phalaenopsis? A planta realmente possui uma beleza única e encanta com flores coloridas e delicadas. Outra plantinha que promete uma floração marcante é a Bromélia, ela conta com flores exóticas e pode ser usada para decorar diversos ambientes.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments