O porcelanato cinza tornou-se um dos revestimentos mais versáteis na arquitetura. Seja como piso ou instalado nas paredes de uma área molhada, sua neutralidade garante a possibilidade de combiná-lo com todas as cores e formas na decoração. Conheça os seus principais modelos, sugeridos pela arquiteta Karina Lapezack, e veja inspirações:
Polido: o polimento da peça durante a confecção oferece um brilho intenso, com textura lisa. Seu acabamento moderno é ideal para áreas secas, como corredores, quartos e salas.
Acetinado: também possui acabamento brilhoso, porém suave, quase aveludado, e com superfície lisa. Por não ter tanto brilho, torna-se um revestimento menos cansativo aos olhos, ideal para garantir aconchego ao ambiente.
Esmaltado: se a ideia é incluir algum material que imite a madeira, invista no porcelanato esmaltado. Ele garante que a superfície permaneça lisa, mas com menos brilho que as demais. Seu acabamento ainda pode variar entre brilhante, mate ou áspero e, dependendo de onde for instalado, é necessário averiguar o PEI da peça – quanto maior, mais resistente é o esmalte do porcelanato.
Fosco: também conhecido como porcelanato natural, o acabamento fosco é pouco escorregadio e oferece mais resistência à peça. Ideal para áreas externas.
Porcelanato marmorizado: para quem deseja incluir no projeto uma pitada de requinte, o porcelanato marmorizado é o mais indicado. Mas não é recomendado para quem se enjoa fácil de estampas, por exemplo, justamente por ser algo que não é tão simples de ser trocado. Caso seja esse o seu perfil, prefira um porcelanato de estilo sóbrio.
Estudando as opções mais populares, já sabe qual é o mais indicado para o seu projeto?
80 fotos que provam o charme do porcelanato cinza
Os projetos a seguir contam com o porcelanato cinza em diversos ambientes, estilos e espaços diferentes. Tudo para comprovar que esse revestimento, definitivamente, se encaixa com tudo!
1. A neutralidade do porcelanato cinza combina com todos os projetos