Sofá de madeira: 60 modelos lindos, confortáveis e cheios de estilo

Escrito por Andressa Oliveira

Foto: Reprodução /Vivi Cirello

O sofá de madeira é uma opção cheia de charme e conforto para a decoração da sala ou da varanda. Uma peça ideal para reunir os amigos, relaxar, assistir TV ou ler um bom livro. É um móvel versátil que harmoniza com diversos estilos de decoração – do rústico ao contemporâneo –, acrescentando aquele toque natural e sofisticado para o ambiente.

Além do valor estético, outro ponto positivo do sofá de madeira é a sua durabilidade. Em comparação a outros materiais, pode oferecer anos de uso.

Em alguns modelos, um bom acompanhamento para o sofá de madeira são as almofadas. Elas podem cobrir o assento, o encosto ou os dois e deixam o móvel mais confortável, além de decorarem com suas cores ou estampas:

Confira uma seleção de diversos modelos e formatos de sofás de madeira que se destacam com sua beleza e funcionalidade para decorar sua casa.

1. Sofá de madeira e concreto aparente

Foto: Reprodução / AR Arquitetos

Nesta sala contemporânea, o sofá de madeira maciça contrasta com o concreto aparente das vigas estruturais e da laje no ambiente.

2. Sofá de madeira clássico

Foto: Reprodução /In House

Nessa sala com ares sofisticados e bela decoração, quem ganha destaque é o sofá de madeira com design clássico e atemporal.

3. Conforto e aconchego

Foto: Reprodução / Marina Linhares

A madeira nos móveis traz o aconchego para a sala. As almofadas deixam o sofá confortável e decoram o ambiente.

4. Sala contemporânea com sofá de madeira

Foto: Reprodução / Iná Arquitetura

Essa sala contemporânea conta com um sofá de madeira e almofadas de couro. A decoração ganha um toque descolado e moderno com a luminária de chão e os quadros minimalistas.

5. Sala na casa de campo

Foto: Reprodução /Triplex Arquitetura

Para casas de campo, o sofá de madeira é uma excelente opção, pois além de trazer um toque natural para a decoração ainda tem grande durabilidade e exige pouca manutenção.

6. Sofá de madeira com almofadas coloridas

Foto: Reprodução / Felipe Hess Arquitetos

O sofá ganha contemporaneidade e diversão com o estofado com estampa geométrica e as almofadas coloridas.

7. Descanso e contemplação da natureza

Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura

Aqui os ocupantes podem descansar nos sofás de madeira enquanto apreciam a bela paisagem pelas amplas aberturas.

8. Mix de estilos

Foto: Reprodução /Sub.Estudio

Essa sala mistura elementos do estilo escandinavo e brutalista com toques vintage. A madeira no sofá e no piso é usada para trazer aconchego.

9. Elegância da madeira

Foto: Reprodução / Bernandes Arquitetura

Os traços dos mobiliários de madeira são finos e delicados, e enchem a sala com muito estilo e elegância.

10. Madeira e concreto aparente

Foto: Reprodução / AR Arquitetos

Os poucos móveis de linhas retas, madeira e o branco total nas paredes em contraponto com a estrutura de concreto aparente dão o tom contemporâneo para esta sala.

11. Estampas étnicas

Foto: Reprodução / Jean de Just

A decoração de base neutra da sala continua no sofá com estofado cinza e base de madeira. O toque de cor aparece nas almofadas e nas estampas étnicas.

12. Detalhes coloridos e alegres

Foto: Reprodução / Karen Pisacane

O sofá de madeira com tom claro e design contemporâneo é acompanhado de objetos coloridos, que deixam a decoração alegre e vibrante.

13. Sala simples e sofisticada

Foto: Reprodução / Marina Linhares

Essa sala tem uma decoração simples mas, ao mesmo tempo, sofisticada, com um sofá com pé de madeira e estofado azul. O tapete estampado acompanha o tom azul suave do móvel.

14. Sofá de madeira com apoio lateral

Foto: Reprodução / Migs Arquitetura

O sofá com almofadas futon e apoio lateral dá o tom para uma decoração descontraída e agradável para a sala.

15. Repleto de delicadeza

Foto: Reprodução /Histórias de Casa

Esse espaço é repleto de delicadeza: o papel de parede, as cores das almofadas, o tom da madeira e as linhas orgânicas do sofá deixam o ambiente repleto de aconchego.

16. Sofá de madeira com estofado azul

Foto: Reprodução / Iná Arquitetura

O sofá com estofado azul é o ponto de destaque da sala – e é acompanhado de uma mesa lateral de metal e tapete com desenho geométrico.

17. Sofá de madeira com couro

Foto: Reprodução / Francisco Viana

Com uma paleta de cores com tons escuros e sóbrios, a decoração da sala traz elementos ricos e atemporais, como o sofá de madeira com couro.

18. Formas amplas e acolhedoras

Foto: Reprodução / Felipe Hess Arquitetos

A sala de cores sóbrias tem móveis de madeira com formas amplas e acolhedoras, que deixa o ambiente com estilo rústico e ao mesmo tempo elegante.

19. Tons escuros e sofá de madeira

Foto: Reprodução /Diptico Designer de Interiores

Os tons escuros, a madeira e o couro são a combinação ideal para deixar a decoração da sala elegante, sóbria e atemporal.

20. Sala com sofá de madeira e pontos de cor

Foto: Reprodução / AR Arquitetos

O ambiente fluido tem o branco como cor dominante. A madeira é presente nos móveis e painéis. A divisão do espaço é marcada por pontos de cores e elementos alegres.

21. Sala agradável e convidativa

Foto: Reprodução / Marina Linhares

A decoração da sala deixa o espaço agradável e convidativo. O sofá de madeira é ótimo para relaxar ou receber os amigos.

22. Sofá de madeira na varanda

Foto: Reprodução /Vivi Cirello

Os sofás de madeira são excelentes opções para decorar salas, varandas ou sacadas. As almofadas acrescentam conforto e dão um toque especial na decoração.

23. Sofá de madeira grande e acolhedor

Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura

A área social da casa é toda voltada para a paisagem e tem um sofá grande de madeira. Com as almofadas, o móvel fica bastante acolhedor e perfeito para apreciar a vista.

24. Sofá de madeira e tapete estampado

Foto: Reprodução / Triarq

O sofá de couro com pé de madeira marca a sala com elegância. O tapete estampado se destaca nos tons sóbrios e sérios do ambiente.

25. Sala de estar tropical e moderna

Foto: Reprodução / Bernandes Arquitetura

O ambiente de estar explora bastante a madeira – no forro e no mobiliário. O espaço convidativo agrega a paisagem externa e esbanja tropicalidade com suas cores e texturas.

26. Ares praianos

Foto: Reprodução / Marilia Veiga

Com ares praianos, a sala conta com mobiliário de madeira. O sofá, inclusive, valoriza a iluminação natural e a integração com a natureza com os painéis de vidro.

27. Design brasileiro

Com base clara e neutra, o sofá de madeira com estofado preto se destaca no espaço e é acompanhado de outros mobiliários do design brasileiro.

28.  Sala de estar com parede de tijolos

Foto: Reprodução /Ambienta Arquitetura

A parede de tijolos de demolição e o mobiliário de madeira trazem personalidade e um ar retrô para o ambiente – pontos que contrastam com os elementos modernos, como a luminária de chão.

29. Cores nas almofadas

O sofá de madeira repleto de almofadas é perfeito para relaxar e receber visitas. As cores das almofadas se destacam e decoram o ambiente de estar.

30. Sofá de madeira com estofado azul

Foto: Reprodução / Felipe Hess Arquitetos

Na ampla sala, o azul do sofá contrasta com o marrom da madeira. A cor azul transmite tranquilidade, serenidade e aconchego criando um ambiente convidativo.

31. Sala de estar com peça de design brasileiro

Foto: Reprodução / H2C Arquitetura

Os tons escuros compõem a paleta de cores da sala. O sofá mole do designer brasileiro Sérgio Rodrigues é feito de madeira maciça e é uma peça de destaque no décor.

32. Natural, resistente e aconchegante

Foto: Reprodução / Bernandes Arquitetura

A madeira tem como características: resistência, aconchego e aparência rústica. Aqui ela aparece nos móveis e contrasta com tons claros.

33. Azul, branco e madeira

Foto: Reprodução /PMZ Arquitetura

O azul, o branco e a madeira estão presentes e em harmonia neste pequeno ambiente de estar. Ótimo para receber visitas ou descansar.

34. Sofá de madeira e poltronas marsalas

O sofá de madeira com estofado branco é acompanhado de poltronas na cor marsala, que se destacam na decoração de base cinza na sala.

35. Cenário verde no estar

Foto: Reprodução /Dado Castello Branco

O cenário verde no estar é composto por um sofá de madeira e um belo jardim vertical com plantas tropicais, como samambaia, jiboias e peperômias.

36. Sofá de madeira e piso de cimento queimado

Foto: Reprodução / OD.VO

O piso de cimento destaca toda a decoração da sala, inclusive o sofá de madeira. A abundante iluminação natural, o conforto do mobiliário e o amplo espaço privilegiam o convívio.

37. Decoração rústica com sofá de madeira

Foto: Reprodução /Marina Linhares

A decoração do ambiente traz diversos elementos rústicos, como o exuberante sofá de madeira, móveis de fibras e o tapete étnico.

38. Dose certa de aconchego

Foto: Reprodução / Gui Mattos

O estar tem sofá, mesas de apoio e bancos de madeira. O tom azul dá toques de cor e deixa o ambiente com a dose certa de aconchego.

39. Sala rústica e elegante

A sala tem toques rústicos e elegantes com o mobiliário. O sofá de madeira com estofado em couro preto traz uma combinação de muita expressividade.

40. Sofá de madeira com combinação branco e azul

Foto: Reprodução /Ouriço Arquitetura

A combinação do branco com azul no sofá de madeira dá ao espaço ares de sossego, aconchego e total relaxamento.

41. Branco e madeira

Foto: Reprodução /Ambienta Arquitetura

A tonalidade branca na decoração ajuda a ampliar o ambiente e, junto com a madeira, forma uma combinação que nunca sai de moda.

42. Proximidade com a natureza

Foto: Reprodução / Gui Mattos

Próximo à natureza, o estar integrado traz as características do campo para a decoração: a luz natural, os acabamentos em madeira e a rusticidade do mobiliário.

43. Pedras decorativas e sofá de madeira

Foto: Reprodução / Marina Linhares

O mobiliário de madeira acompanha o tom rústico do ambiente, que é conferido pelo revestimento de pedras decorativas na parede.

 44. Sofá branco e almofadas estampadas

O estofado branco do sofá de madeira garante uma base neutra, que pode ser explorada na decoração – nesse caso, com almofadas com cores e estampas.

45. Sofá de madeira e tecidos florais

Foto: Reprodução / Marina Linhares

O ambiente integrado tem uma decoração suave e muito aconchego com a utilização da madeira no mobiliário e com tecidos florais discretos.

46.  Sofá de madeira cheio de conforto

Foto: Reprodução / Marilia Veiga

O sofá esbanja conforto com as suas almofadas. O ponto de cor vermelho dá vida e destaque para o móvel.

47. Sala ampla e integrada

Foto: Reprodução / Felipe Hess Arquitetos

O mobiliário em madeira se destaca no amplo espaço branco e integrado, conferindo o tom moderno para decoração. As paredes brancas exibem diversas pinturas e obras de arte.

48. Materiais naturais e industrializados

Com ares rústicos, a sala combina materiais naturais brutos com industrializados: cimento queimado no piso, blocos stone na parede e madeira no mobiliário.

49. Combinação de cores e texturas

Foto: Reprodução /Ambienta Arquitetura

A parede de tijolinhos à vista é acompanhada de mobiliário de madeira com estofado neutro e almofadas coloridas. Um mix de texturas e combinação de cores.

50. Mistura colorida

Foto: Reprodução /Histórias de Casa

A mistura colorida na sala explora cores pouco óbvias, mas que funcionam muito bem na decoração – como o verde no sofá. O tapete dá um toque acolhedor e bem pessoal.

51. Sala com concreto aparente e madeira

Foto: Reprodução / OD.VO

Com toques urbanos, a decoração da sala explora a textura do concreto em contraponto com a madeira no nicho, nos painéis e no sofá.

52.  Sala aconchegante e atemporal

Foto: Reprodução / Erica Salguero

O ambiente com base neutra e atemporal tem as cores fortes nos acessórios e almofadas. Os móveis trazem aconchego com a utilização de madeira e estofado azul.

53. Sofá de madeira e toques de verde

Foto: Reprodução / Marilia Veiga

O sofá de madeira com base clara e neutra ganha toques de cor verde nas almofadas, que são acompanhadas dos objetos decorativos no mesmo tom e trazem frescor para o espaço.

54. Sala leve e sem excessos

Foto: Reprodução /Sub.Estudio

A decoração tem um aspecto leve e sem excessos – a estrutura de concreto aparente combinada com o sofá de couro e madeira trazem um charme moderno e aconchegante.

55.  Sofá de madeira e tapete geométrico

Foto: Reprodução / Karen Pisacane

A decoração do espaço com sofá de madeira e tons claros e neutros explora as cores marcantes e as texturas nos acessórios. Destaque para o tapete geométrico e bancos vermelhos.

56. Varanda como extensão da sala

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi

Uma extensão da sala, a varanda tem um sofá de base de madeira e almofadas aconchegantes, o mix perfeito para momentos de descanso e apreciação da paisagem.

57. Versatilidade da madeira

Foto: Reprodução /Iná Arquitetura

A madeira faz bonito nessa sala e mostra sua versatilidade sendo o material principal no sofá, no painel ripado de freijó e na estante para TV e livros.

58. Mistura de cores e estampas

Foto: Reprodução /Ouriço Arquitetura

A sala mistura cores e padronagens na decoração com o piso de parquet bicolor, o sofá de madeira com estampa quente e o papel de parede geométrico.

59. Design simples e contemporâneo

Foto: Reprodução / Move Móvel

O sofá de madeira tem design simples e contemporâneo – e explora as cores nas almofadas. O nicho logo acima, também conhecido como passa-prato, aproveita o espaço de uma forma inteligente.

60. Decoração sóbria e sofá de madeira

O sofá de madeira acompanha o estilo sóbrio de decoração da sala e acomoda a personalidade do espaço. As almofadas estampadas se destacam na base escura do móvel.

Existem diversos tons, formatos, tamanhos e estilos de sofás de madeira que podem ser combinados com uma variedade de estofados e almofadas. O sofá é sempre um móvel essencial na sala e, quando feito de madeira, tem beleza e durabilidade garantidas. Opte por um sofá que seja o ponto de equilíbrio na decoração e acomode a sua identidade na composição do seu lar!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS