Utilizados nos mais variados ambientes, os tijolos de vidro trazem suavidade a um espaço e aumentam a claridade sem, no entanto, comprometer a privacidade dos locais. Disponíveis em diversos formatos, texturas e cores, eles podem atuar como complemento na decoração dos espaços e fazer uma bela composição em halls de entrada, escadas, banheiros e muito mais!
Continua após o anúncio
Fáceis de limpar e manter, os tijolos de vidro podem, inclusive, dar vida a bancadas e divisórias, porém têm a restrição de não suportarem altas cargas, como vigas, por exemplo. Seu efeito decorativo dá um ar muito mais aconchegante aos locais, que vão desde salas e fachadas até áreas íntimas, como o quarto, por exemplo. Com o tijolo de vidro, banheiros ganham mais luminosidade sem perder a intimidade, ao passo que áreas de serviço se beneficiam de toda a luminosidade e ventilação proporcionadas pelo tijolo de vidro vazado.
Foto: Reprodução / Rochester Glass Block
Os tijolos de vidro podem ser utilizados em todos os cômodos, incluindo fachadas, piscinas e áreas comuns. “O tijolo de vidro é composto por duas paredes de vidro e uma camada de ar entre elas e, por isso, podem ser vazados ou não”, explica o arquiteto Mateus Persin, da Dezoito Arquitetura. “Quando vazados, permitem, além da passagem de luz, também a passagem de ar, o que faz dele o que chamamos de elemento vazado”, complementa. “Quando não vazado, ele pode ser transparente ou ter ondulações em vários formatos.”
Segundo o profissional, tijolos de vidro vazados são indicados para dividir ambientes, como salas ou quartos/closet. Os demais tipos são indicados para locais como banheiros, fachadas, salas ou locais que necessitem de claridade.
Foto: Reprodução / Rochester Glass Block
Não basta apenas gostar de um modelo de tijolo de vidro para aplicá-lo a um ambiente. É preciso, antes de mais nada, avaliar se essa peça ficará harmônica com o restante da decoração e trará funcionalidade ao espaço. A seguir, confira dicas de utilização do tijolo de vidro em cada ambiente:
Nesses ambientes, é possível utilizar o tijolo de vidro para separar o quarto do closet, por exemplo. Você pode, ainda, aplicar o tijolo de vidro colorido na parede na qual a cama fica encostada, criando um contraste com a cabeceira. Vale, apenas, atentar para o fato de que muitos tijolos de vidro podem conferir grande iluminação ao quarto e prejudicar os momentos de descanso.
Salas podem ganhar muito mais amplitude e claridade com o auxílio dos tijolos de vidro. “Apesar do custo mais elevado que o tijolo comum, a grande qualidade do tijolo de vidro é a passagem de luz. Isso pode deixar o ambiente mais moderno”, diz o arquiteto Mateus Persin. Nesse espaço, os tijolos de vidro podem até ser utilizados para compor mosaicos, por exemplo.
Continua após o anúncio
A cozinha é um dos ambientes da casa que mais requer claridade e, por isso, os tijolos de vidro são altamente indicados para esse espaço. Seja na parede atrás da bancada ou apenas como complemento da decoração, posicionados próximos ao teto, os tijolos de vidro trazem uma sensação mais higiênica e ampla à cozinha, facilitando o preparo das refeições. Balcões também podem ser confeccionados com esse material.
Banheiros que possuem baixa claridade podem se beneficiar do tijolo de vidro, que permite que a luz entre sem, no entanto, comprometer a privacidade. Esse material pode, ainda, ser utilizado próximo a banheiras ou até para compor o box, deixando um ar íntimo nesses espaços. “O tijolo de vidro não tem função estrutural, apenas de vedação, portanto, há necessidade de estruturação do tijolo, sendo necessário o uso de barras de aço na instalação”, destaca o arquiteto Mateus Persin.
Tijolos de vidro modernos, texturizados e até coloridos podem ser aplicados a escritórios para compor um ambiente moderno, convidativo e, ao mesmo tempo, funcional para o desenvolvimento de atividades do dia a dia, contribuindo, inclusive, para a iluminação natural do espaço. “Há que se tomar o cuidado, já que o tijolo de vidro não pode ser cortado, ou seja, só pode ser instalado com peças inteiras”, avalia o arquiteto.
As lavanderias, muitas vezes conectadas à cozinha, beneficiam-se dos tijolos de vidro como divisórias, que podem abrigar a máquina de lavar roupas, por exemplo, ou trazer claridade a esse ambiente, que também requer ventilação. Nas paredes da lavanderia, o tijolo de vidro, que pode ser do tipo vazado, enche o ambiente de luz e ar.
Uma fachada ganha toques especiais e charmosos com a aplicação dos tijolos de vidro ao redor da porta de entrada, por exemplo. Áreas externas como churrasqueiras e até piscinas ou fontes também podem contar com esses elementos, que trazem muito mais requinte aos ambientes.
Foto: iStock
Atualmente, há diversos tipos de tijolo de vidro para embelezar e trazer mais funcionalidade aos ambientes. Confira, a seguir, quais são os modelos disponíveis no mercado e veja como combiná-los:
Foto: iStock
Um dos mais tradicionais modelos de tijolo de vidro, o transparente ou translúcido viabiliza uma grande passagem de claridade e é ideal para ambientes como salas, banheiros e fachadas. Por serem translúcidos, esses tijolos de vidro também podem proporcionar até 80% a mais de luminosidade se comparados à parede de alvenaria.
Continua após o anúncio
Foto: Reprodução / Kitchen Cool Idea
De fácil instalação, o tijolo de vidro texturizado proporciona isolamento acústico e ainda mais privacidade a um ambiente, como banheiros e áreas íntimas. As texturas variam muito de acordo com cada modelo e podem ter aspecto esponjado, ondulado ou mais áspero, compondo até desenhos. A escolha dessa peça dependerá de uma questão de gosto pessoal.
Foto: Reprodução / Arq Guia
“Acho lindo o Banco Boa Vista, no Rio de Janeiro, feito pelo Oscar Niemeyer. O prédio tem uma facha feita de tijolos de vidro”, afirma Mateus Persin, exaltando a beleza da combinação entre o tijolo de vidro vazado e com vedação completa.
Geralmente, os locais que podem receber tijolos de vidro vazados são aqueles que necessitam de ventilação de ar, tais como lavanderias, jardins de inverno, cozinhas e áreas externas em geral. Ambientes que precisem de aquecimento e aconchego, como salas e quartos, devem contar com o tijolo de vidro de vedação completa.
Foto: Reprodução / MS Paint Art
Os tijolos de vidro arredondados permitem que acabamentos em cantos ou boxes sejam feitos com mais precisão, além de deixarem os ambientes muito mais refinados e esteticamente harmônicos. Seu uso é indicado para bancadas, divisórias em banheiros e halls de entrada.
Foto: Reprodução / Trend’Ir
Os tijolos de vidro coloridos podem embelezar ambientes, montar composições e complementar a decoração de espaços. Seu visual vibrante pode ser aplicado aos mais variados espaços, incluindo banheiros, onde o azul prevalece, cozinhas, com o vermelho em destaque, ou fachadas e ambientes de relaxamento, com a composição de uma parede colorida.
Continua após o anúncio
Inspirar-se em projetos que utilizam o tijolo de vidro ajuda a desenvolver ideias e conhecer novas formas de utilizar esse material. A seguir, confira 30 lindas sugestões de aplicações do tijolo de vidro!
Foto: Reprodução / Regina Segura
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: Reprodução / Adelaide Glass Blocks
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: Reprodução / Mvb Journal
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: Reprodução / Koka Kubex
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: Reprodução / Marcos Jordão
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: Reprodução / Rochester Glass Block
Foto: iStock
Foto: Reprodução / Blog Construindo Minha Casa Clean
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: Reprodução / Rochester Glass Block
Foto: iStock
Foto: Reprodução / Interior Design Ideas
Foto: Reprodução / Beeyoutiful Life
Foto: Reprodução / Houzz
Foto: Reprodução / J Marvin Handyman
Foto: Reprodução / Rochester Glass Block
Foto: Reprodução / Buildpedia
Seja vazado, translúcido, colorido ou texturizado, o tijolo de vidro é um grande aliado da beleza e conforto da sua casa e, se bem aplicado aos ambientes, pode trazer mais claridade, vivacidade e encantos a um espaço. Abuse dele na decoração!